Home / Opinião

OPINIÃO

Quem controla o que comemos?

O de­ba­te so­bre o uso dos agro­tó­xi­cos, cul­tu­ras agrí­co­las trans­gê­ni­cas, plan­ta­ções or­gâ­ni­cas e a qua­li­da­de dos pro­du­tos ali­men­tí­ci­os que con­su­mi­mos au­men­tou ex­po­nen­cial­men­te nos úl­ti­mos anos. Vo­cê sa­be quem con­tro­la o que co­me­mos? Co­mo fun­cio­na es­te mer­ca­do que mo­vi­men­ta bi­lhões de dó­la­res e im­pac­ta di­re­ta­men­te na vi­da e sa­ú­de da po­pu­la­ção? Exis­te um equi­lí­brio en­tre sus­ten­ta­bi­li­da­de e lu­cra­ti­vi­da­de?

Ho­je, ape­nas qua­tro gran­des con­glo­me­ra­dos em­pre­sa­ri­as são res­pon­sá­veis pe­la mai­or fa­tia do mer­ca­do de agro­tó­xi­cos e se­men­tes. Se­gun­do o At­las do Agro­ne­gó­cio (2018), ape­nas três de­les do­mi­nam mais de 60% do mer­ca­do de se­men­tes co­mer­ci­ais e pro­du­tos quí­mi­cos agrí­co­las. Na prá­ti­ca, sa­be-se que quan­to mai­or uma in­dús­tria, mai­or a in­flu­ên­cia que ela tem na cri­a­ção de leis e po­lí­ti­cas de um pa­ís. Ou se­ja: quem pos­sui do­mí­nio so­bre os agro­tó­xi­cos e pa­ten­tes de cul­tu­ras ge­ne­ti­ca­men­te mo­di­fi­ca­das, in­flu­ên­cia a agri­cul­tu­ra e o mer­ca­do agrí­co­la co­mo um to­do.

Um exem­plo des­sa in­flu­ên­cia é a apro­va­ção por uma Co­mis­são da Câ­ma­ra de De­pu­ta­dos do Pro­je­to de Lei 6.299/2002, co­nhe­ci­da co­mo “PL do Ve­ne­no”, que pro­põe mo­di­fi­ca­ções no sis­te­ma de re­gu­la­men­ta­ção do uso de agro­tó­xi­cos, seus com­po­nen­tes e afins no Bra­sil. A gran­de mu­dan­ça da no­va lei é a re­ti­ra­da de po­de­res de de­ci­são de ór­gã­os de sa­ú­de e meio am­bi­en­te no pro­ces­so de re­gis­tro dos de­fen­si­vos agrí­co­las, re­du­zin­do seu pa­pel à sim­ples ho­mo­lo­ga­ção do uso des­ses pro­du­tos quí­mi­cos. Sen­do as­sim, se en­fra­que­ce sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te os cri­té­rios pa­ra apro­va­ção do uso de um no­vo agro­tó­xi­co.

Mui­tos de­fen­dem que as mo­di­fi­ca­ções na lei vão per­mi­tir que a agri­cul­tu­ra bra­si­lei­ra se tor­ne mais com­pe­ti­ti­va e que au­men­te a pro­du­ti­vi­da­de no cam­po, de­vi­do a mo­der­ni­za­ção dos agro­tó­xi­cos uti­li­za­dos. Po­rém, na prá­ti­ca, as no­vas tec­no­lo­gi­as não são tão efi­ci­en­tes as­sim e acar­re­tam em um gran­de im­pac­to ao meio am­bi­en­te. O At­las do Agro­ne­gó­cio (2018) apon­ta al­gu­mas con­se­quên­cias das no­vas tec­no­lo­gi­as co­mo a per­da de fer­ti­li­da­de de so­los, a re­du­ção de bi­o­di­ver­si­da­de, as in­to­xi­ca­ções em se­res hu­ma­nos, além da re­du­ção dos pos­tos de tra­ba­lho no cam­po.

A pa­la­vra do mo­men­to nes­te as­sun­to é equi­lí­brio. Pre­ci­sa­mos en­ten­der nos­sa re­la­ção com o que es­ta­mos con­su­min­do e os im­pac­tos que cau­sam em nos­sa sa­ú­de e bem-es­tar. Pre­ci­sa­mos mo­ni­to­rar a qua­li­da­de de águas, ali­men­tos e so­los. É ne­ces­sá­rio bus­car gra­du­al­men­te a re­du­ção do uso de agro­tó­xi­cos nas plan­ta­ções e in­cen­ti­var o de­sen­vol­vi­men­to de al­ter­na­ti­vas sus­ten­tá­veis pa­ra a agri­cul­tu­ra e que se­jam eco­no­mi­ca­men­te vi­á­veis.

(Gra­ce Jenske, en­ge­nhei­ra quí­mi­ca do Frei­tag La­bo­ra­tó­rios)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias