Home / Opinião

OPINIÃO

Plano Nacional de Valorização da Advocacia Idosa

Foi pu­bli­ca­do, pe­lo Di­á­rio Ofi­ci­al da Uni­ão, pro­vi­men­to que cria o Pla­no Na­ci­o­nal de Va­lo­ri­za­ção da Ad­vo­ca­cia Ido­sa, acres­cen­tan­do o in­ci­so XXI ao art. 1º do Pro­vi­men­to n. 115/2017, que “De­fi­ne as Co­mis­sões per­ma­nen­tes do Con­se­lho Fe­de­ral da Or­dem dos Ad­vo­ga­dos do Bra­sil', e dá ou­tras pro­vi­dên­cias”.

O Pla­no Na­ci­o­nal de que tra­ta o re­fe­ri­do Pro­vi­men­to, com fun­da­men­to na Cons­ti­tu­i­ção da Re­pú­bli­ca, no Es­ta­tu­to do Ido­so, na Con­ven­ção In­te­ra­me­ri­ca­na so­bre a Pro­te­ção dos Di­rei­tos Hu­ma­nos da Pes­soa Ido­sa e no Pri­mei­ro Prin­cí­pio do Pac­to Glo­bal, de­fen­de com ve­e­mên­cia os di­rei­tos dos ido­sos, com ba­se na dig­ni­da­de da pes­soa hu­ma­na.

En­tre as dis­po­si­ções pre­vis­tas, es­tão a cri­a­ção, em to­das as sec­ci­o­nais e sub­se­ções, em ca­rá­ter per­ma­nen­te, da Co­mis­são dos Di­rei­tos da Pes­soa Ido­sa, ob­je­ti­van­do a uni­fi­ca­ção das ações de apoio, tran­spa­rên­cia, in­ser­ção e de­fe­sa dos di­rei­tos dos ad­vo­ga­dos e das ad­vo­ga­das ido­sos (ida­de igual ou su­pe­ri­or a 60 anos), em to­do o ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal.

É ne­ces­sá­rio va­lo­ri­zar e in­ves­tir nos di­rei­tos hu­ma­nos vol­ta­dos pa­ra os ido­sos, atra­vés de re­gu­la­men­ta­ção e sua apli­ca­bi­li­da­de, ações con­jun­tas, even­tos, pa­les­tras e ou­tras ati­vi­da­des, pri­o­ri­zan­do os ad­vo­ga­dos bra­si­lei­ros.

A Or­dem dos Ad­vo­ga­dos do Bra­sil, ins­ti­tu­i­ção sui ge­ne­ris, mais uma vez, cum­pri seu pa­pel de guar­diã da so­ci­e­da­de, efe­ti­van­do a fun­ção so­ci­al e o pa­pel dos ad­vo­ga­dos em de­fe­sas dos di­rei­tos e ga­ran­ti­as fun­da­men­tais do ser hu­ma­no. Va­lo­ri­zan­do prin­ci­pal­men­te os ad­vo­ga­dos e ad­vo­ga­das ido­sas do nos­so pa­ís.

É pre­ci­so atu­ar em fa­vor dos Ad­vo­ga­dos Ido­sos ofe­re­cen­do ori­en­ta­ção e su­por­te, en­ca­mi­nha­men­to de ma­té­rias de sua com­pe­tên­cia, ela­bo­rar pa­re­ce­res es­cri­tos, pro­mo­ver pes­qui­sas, acom­pa­nhar pro­je­tos de lei e po­lí­ti­cas pú­bli­cas, pa­ra fa­vo­re­ci­men­to do ad­vo­ga­do ido­so.

Nes­se di­a­pa­são, é pre­ci­so se­mi­ná­rios e even­tos que di­gam res­pei­to à pro­mo­ção, pro­te­ção e à de­fe­sa dos di­rei­tos do ido­so, so­li­ci­tar a ado­ção de pro­vi­dên­cias das au­to­ri­da­des com­pe­ten­tes, en­tre ou­tras ati­vi­da­des.

(Lo­re­na Ayres, ad­vo­ga­da, só­cia pro­pri­e­tá­ria ayres, go­mes & pe­rei­ra ad­vo­ca­cia e con­sul­to­ria ju­rí­di­ca, (pre­si­den­te da co­mis­são de di­rei­tos hu­ma­nos da abra­crim go­i­ás, vi­ce pre­si­den­te da co­mis­são de di­rei­to cri­mi­nal e po­lí­ti­cas pú­bli­cas OAB/GO sub­se­ção Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia, pro­fes­so­ra uni­ver­si­tá­ria, ar­ti­cu­lis­ta e co­men­da­do­ra)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias