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OPINIÃO

Para inovar no agro precisamos ser “crianças”

Já se vão cer­ca de 20 anos que fa­ço par­te do vas­to uni­ver­so do agro­ne­gó­cio.

É es­tra­nho pen­sar que, ao mes­mo tem­po que con­si­de­ra­mos is­so um pe­rí­o­do de tem­po gran­de, te­mos tam­bém a vi­são de que é só o co­me­ço de uma his­tó­ria, uma pe­que­na par­ce­la da vi­da da gen­te.

Um dos meus mai­o­res pra­ze­res den­tro des­se tem­po foi es­tar em con­ta­to com pes­so­as, com his­tó­ri­as. E al­gu­mas des­tas his­tó­ri­as me fa­zem re­fle­tir so­bre o pa­pel que nós, mem­bros ati­vos do se­tor, re­pre­sen­ta­mos na vi­da das pes­so­as.

Es­ta é uma das his­tó­ri­as que co­nhe­ci e acom­pa­nhei em mi­nha tra­je­tó­ria, tal­vez, a que eu mais me lem­bre com de­ta­lhes.

Era um me­ni­no. A his­tó­ria de­le co­me­ça co­mo a de mui­tos ou­tros me­ni­nos e me­ni­nas no cam­po. Uma pai­xão des­per­ta pe­la sen­sa­ção gos­to­sa de lem­brar co­mo o chei­ro da ter­ra, do ma­to, en­tra­va pe­las na­ri­nas e pre­en­chia tu­do de paz e cu­ri­o­si­da­de.

Era sua pri­mei­ra re­cor­da­ção des­sa par­ce­ria, tal­vez a mais for­te de­la.

Exis­tia um la­ço for­te de uni­ão que li­ga­va o me­ni­no e o cam­po: seu pai, a fi­gu­ra que ele tan­to ama­va e ad­mi­ra­va des­de quan­do nem po­dia se lem­brar, e que quan­do com­prou uma fa­zen­da fez sur­gir um no­vo ho­ri­zon­te na tra­je­tó­ria de seu fi­lho, que mu­da­ria tu­do, pa­ra sem­pre.

O me­ni­no tor­cia pa­ra que os di­as pas­sas­sem ra­pi­da­men­te e che­gas­se o mo­men­to que re­tor­na­ria à fa­zen­da. Era lá que ele apren­dia, ex­plo­ra­va, tes­ta­va su­as te­o­ri­as e co­me­ça­va a ques­ti­o­nar: por­que as coi­sas são fei­tas as­sim, se po­de­mos fa­zer “as­sa­do” e ter um re­sul­ta­do me­lhor?

E aí veio a res­pos­ta: as coi­sas eram fei­tas as­sim por­que foi es­sa a ma­nei­ra que seu pai en­con­trou de fa­zer as coi­sas de for­ma se­gu­ra e com cer­ta ren­ta­bi­li­da­de. Foi um lon­go pro­ces­so de apren­di­za­do pa­ra ele tam­bém, de ten­ta­ti­vas e er­ros ao lon­go dos anos, pa­ra che­gar nes­se pa­ta­mar em que ele es­ta­va se­gu­ro e não de­se­ja­va ino­va­ção.

Na ca­be­ça do me­ni­no, à me­di­da que ele cres­cia, is­so não fa­zia sen­ti­do. O de­se­jo de fa­zer di­fe­ren­te, de pen­sar por ou­tro ân­gu­lo e agir de ou­tra ma­nei­ra era for­te, mas, ape­sar do res­pei­to à opi­ni­ão e de­ci­são do pai, is­so o in­co­mo­da­va. E foi o que abriu mais um ho­ri­zon­te em sua vi­da.

Pa­ra pro­var que es­ta­va cer­to e ex­pan­dir ain­da mais sua ca­pa­ci­da­de de fa­zer coi­sas no­vas, ele se en­ve­re­dou pe­los ca­mi­nhos da en­ge­nha­ria agro­nô­mi­ca, e lá se sen­tiu em ca­sa no­va­men­te. Pô­de tes­tar, des­co­brir, ex­plo­rar, cres­cer com os acer­tos e os er­ros.

E po­dia, fi­nal­men­te, ino­var, tes­tan­do ca­mi­nhos pa­ra is­so.

Ele se sen­tiu mais con­fi­an­te e pre­pa­ra­do do que nun­ca pa­ra ser o agen­te de mu­dan­ça na vi­da de seu pai, e na sua pró­pria vi­da. Mes­mo as­sim, não con­se­guiu abrir uma bre­cha se­quer pa­ra cri­ar coi­sas no­vas, e, de­pois de anos de sua re­la­ção com pai e o cam­po, o ine­vi­tá­vel acon­te­ceu.

O de­clí­nio da ati­vi­da­de ru­ral de seu pai che­gou, as con­tas não mais ba­ti­am e não hou­ve ou­tra op­ção. Era o fim da­que­la jor­na­da de­les no cam­po. E co­mo fi­cam as his­tó­ri­as con­ta­das e vi­vi­das? E a sa­u­da­de? Era tu­do o que res­ta­va den­tro de­les.

Eu fui des­co­brin­do es­sa his­tó­ria ao lon­go do tem­po, den­tro de mim, da mi­nha ex­pe­ri­ên­cia co­mo gu­ri, de­pois co­mo es­tu­dan­te, os mo­men­tos de di­fi­cul­da­de co­mo em­pre­en­de­dor, e tam­bém o su­ces­so de fa­zer com que idei­as que são par­te de mim te­nham se tor­na­do re­ais.

Sim, es­sa é uma par­te da mi­nha his­tó­ria.

E sa­be por que fa­ço ques­tão de con­tar es­sa his­tó­ria?

Por­que não há fa­se de mai­or apren­di­za­do, cri­a­ti­vi­da­de e ino­va­ção que a in­fân­cia.

É quan­do tu­do é no­vo, inex­plo­ra­do, atra­en­te, cu­ri­o­so.

Não so­mos li­mi­ta­dos pe­la co­e­rên­cia dos adul­tos. É a fa­se da vi­da na qual acres­cen­ta­mos um mon­te de in­for­ma­ções, em que nos es­pe­lha­mos em nos­sa fa­mí­lia, ami­gos, no que o mun­do es­pe­ra de nós.

É a fa­se que so­mos ino­va­ção em seu es­ta­do mais pu­ro, mes­mo sem sa­ber!

A in­qui­e­ta­ção de uma cri­an­ça e seu de­se­jo de ino­var. Tá aí uma coi­sa que nun­ca de­ve­rí­a­mos per­der.

O de­se­jo de to­car, de sen­tir coi­sas no­vas, de tes­tar se tal so­lu­ção fun­cio­na mes­mo – e o apren­di­za­do que fi­ca quan­do elas não dão tão cer­to as­sim; a cu­ri­o­si­da­de com o que já es­tá fei­to, mas não sa­be­mos co­mo fun­cio­na, e o fe­e­ling in­fan­til do “por­que is­so ain­da não foi cri­a­do se é uma ideia tão boa? ”.

Mui­tas coi­sas são fei­tas to­dos os di­as. Mui­tas idei­as são pen­sa­das ao mes­mo tem­po, por pes­so­as di­fe­ren­tes, em lu­ga­res di­fe­ren­tes. Mas só quem se dis­põe a pas­sar por to­do pro­ces­so, as di­fi­cul­da­des e cres­ci­men­to, o apren­di­za­do, fa­zer, er­rar, acer­tar, mu­dar, agre­gar... po­de, na es­sên­cia da pa­la­vra, des­fru­tar do que é ino­var.

Con­vi­do vo­cês ago­ra pa­ra uma re­fle­xão: qual foi a úl­ti­ma vez que vo­cê ou­viu o que sua cri­an­ça in­te­ri­or tem a di­zer e lhe en­si­nar?

Acho que é ho­ra de ino­var­mos e cri­ar­mos co­mo “cri­an­ças”, pa­ra me­lho­rar­mos o mun­do das pró­xi­mas cri­an­ças que vi­rão, sem as­pas.

(Le­o­nar­do Me­ne­gat­ti, en­ge­nhei­ro agrô­no­mo (Esalq/USP) e CEO da In­Ce­res)

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