Home / Opinião

OPINIÃO

O futuro da biotecnologia e o desafio no controle de plantas daninhas

O ob­je­ti­vo da agri­cul­tu­ra mo­der­na é pro­du­zir mais por me­nos, pro­cu­ran­do pre­ser­var a sus­ten­ta­bi­li­da­de dos sis­te­mas pro­du­ti­vos, tan­to no as­pec­to am­bien­tal, quan­to eco­nô­mi­co. Pa­ra ob­ten­ção des­te pro­pó­si­to é es­sen­cial que as tec­no­lo­gi­as es­te­jam pau­ta­das em ge­né­ti­ca avan­ça­da, me­lho­ria da efi­cá­cia de uso dos re­cur­sos do am­bi­en­te de pro­du­ção, e ma­ne­jo in­te­li­gen­te dos fa­to­res re­du­to­res de pro­du­ti­vi­da­de.

O prin­cí­pio do ma­ne­jo in­te­li­gen­te des­ses fa­to­res é tal­vez um dos mai­o­res de­sa­fi­os, pois mes­mo com os atu­ais mé­to­dos de con­tro­le, as per­das de pro­du­ti­vi­da­de são ain­da mui­to sig­ni­fi­ca­ti­vas. Es­ti­ma-se que as pra­gas re­du­zem em mé­dia 18% da pro­du­ção agrí­co­la mun­di­al, as do­en­ças de plan­tas em tor­no de 16%, e as plan­tas da­ni­nhas pro­vo­cam 34% de re­du­ção de pro­du­ção. A ma­nei­ra de en­con­trar­mos tec­no­lo­gi­as, que re­du­zam es­tes ín­di­ces de per­das, é por meio da in­te­gra­ção de co­nhe­ci­men­tos da quí­mi­ca de con­tro­le, com a bi­o­lo­gia das plan­tas. E é nes­te pro­ces­so, que se en­cai­xa a bi­o­tec­no­lo­gia.

Uma das tec­no­lo­gi­as atu­ais re­sul­tan­tes da bi­o­tec­no­lo­gia é a so­ja to­le­ran­te aos her­bi­ci­das di­cam­ba e gli­fo­sa­to, pre­sen­te nos Es­ta­dos Uni­dos, on­de tem ti­do uma ado­ção ex­pres­si­va. Em 2017, fo­ram 10 mi­lhões de hec­ta­res com so­ja e al­go­dão, pas­san­do pa­ra 20 mi­lhões de hec­ta­res em 2018 e, pro­va­vel­men­te, em 2019, se­rão 24 mi­lhões de hec­ta­res. Es­ta ado­ção rá­pi­da pe­los pro­du­to­res de­ve-se aos múl­ti­plos pro­pó­si­tos da tec­no­lo­gia, co­mo va­ri­e­da­des mais pro­du­ti­vas e ma­ne­jo de plan­tas da­ni­nhas, que pro­por­ci­o­nam aos pro­du­to­res ru­ra­is fle­xi­bi­li­da­de de uso, con­sis­tên­cia de re­sul­ta­dos, e prin­ci­pal­men­te o con­tro­le efi­caz da prin­ci­pal plan­ta da­ni­nha na­que­le pa­ís, que é oA­ma­ran­thus pal­me­ri, den­tre ou­tros as­pec­tos. No en­tan­to, no­vas tec­no­lo­gi­as tam­bém tra­zem de­sa­fi­os, e nes­te ca­so o mai­or de­sa­fio es­tá pau­ta­do no uso res­pon­sá­vel e se­gu­ro do her­bi­ci­da di­cam­ba.

Den­tre os as­pec­tos que ne­ces­si­tam de aten­ção no uso des­se her­bi­ci­da, des­ta­cam-se os pos­sí­veis des­vi­os de al­vo (de­ri­va e vo­la­ti­li­za­ção) pa­ra cul­tu­ras vi­zi­nhas sus­ce­tí­veis, e a lim­pe­za de tan­que do pul­ve­ri­za­dor, após sua uti­li­za­ção. Pa­ra evi­tar es­tes des­vi­os, avan­ços na quí­mi­ca de for­mu­la­ções de bai­xa vo­la­ti­li­da­de, e uso ade­qua­do da tec­no­lo­gia de apli­ca­ção no cam­po de­vem ser im­ple­men­ta­dos. Pa­ra is­so, é es­sen­cial o trei­na­men­to de apli­ca­do­res e pes­so­as en­vol­vi­das na re­co­men­da­ção do her­bi­ci­da. Ain­da, pro­ce­di­men­tos de lim­pe­za de equi­pa­men­tos ade­qua­dos são fun­da­men­tais após a apli­ca­ção do her­bi­ci­da. Tam­bém é im­pres­cin­dí­vel que o pro­du­tor co­nhe­ça os li­mi­tes de efi­cá­cia da tec­no­lo­gia.

Es­ta tec­no­lo­gia es­tá vin­do ao Bra­sil, pro­va­vel­men­te, pa­ra a sa­fra de 2020/2021, e ne­ces­si­ta de al­gu­mas ações pa­ra que se­ja uti­li­za­da de for­ma sus­ten­tá­vel. Te­mos que ser pro­a­ti­vos e evi­tar os pro­ble­mas an­tes que eles sur­jam. A mu­dan­ça mais im­por­tan­te que en­ten­do que es­ta tec­no­lo­gia tra­rá pa­ra o Bra­sil é a edu­ca­ção e o trei­na­men­to ao agri­cul­tor. E is­so con­si­de­ro po­si­ti­vo de uma for­ma ge­ral. Por ou­tro la­do, se­rão ne­ces­sá­rias pes­qui­sas pa­ra as con­di­ções bra­si­lei­ras.

An­tes mes­mo que a tec­no­lo­gia se­ja li­be­ra­da pa­ra uso co­mer­cial no Bra­sil, te­re­mos que de­ter­mi­nar os va­lo­res dos com­po­nen­tes do sis­te­ma in­di­vi­dual­men­te pa­ra nos­sas con­di­ções. Por exem­plo, pa­ra os Es­ta­dos Uni­dos, o pro­ble­ma do Ama­ran­thus Pal­me­ri é um as­pec­to que a tec­no­lo­gia traz so­lu­ções. Po­rém, já no Bra­sil, além de plan­tas da­ni­nhas de fo­lha lar­gas, a re­a­li­da­de atu­al é ou­tra, so­bre­tu­do, por con­ta da pre­sen­ça de fo­lhas es­trei­tas de gran­de im­por­tân­cia. Num se­gun­do mo­men­to, te­re­mos que de­ter­mi­nar as in­te­ra­ções de fa­to­res fo­can­do to­dos os as­pec­tos de uma pla­ta­for­ma múl­ti­pla. Ao fi­nal, va­li­dar a pla­ta­for­ma em si­tu­a­ção re­al de cam­po, por meio da cha­ma­da pes­qui­sa em lar­ga es­ca­la.

O que po­de­mos ob­ser­var até o mo­men­to é que a tec­no­lo­gia, ali­a­da às bo­as prá­ti­cas agrí­co­las, po­de e vai aju­dar o agri­cul­tor a ter uma mai­or pro­du­ti­vi­da­de, a con­se­guir ma­ne­jar os de­sa­fi­os de con­tro­lar os fa­to­res re­du­to­res de pro­du­ti­vi­da­de da la­vou­ra, e a ga­ran­tir a lon­ge­vi­da­de das bi­o­tec­no­lo­gi­as.

(Pe­dro Chris­tof­fo­le­ti, pro­fes­sor as­so­cia­do da Es­co­la Su­pe­ri­or de Agri­cul­tu­ra Lu­iz de Quei­ros (Esalq/ USP))

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias