Home / Opinião

OPINIÃO

Movimento de 64 (não golpe, nem ditadura)...

Ao ci­tar o pe­rí­o­do dos go­ver­nos mi­li­ta­res co­mo “mo­vi­men­to de 1964”, o mi­nis­tro Di­as Tof­fo­li, pre­si­den­te do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), as­su­me pos­tu­ra mo­de­ra­da, di­fe­ren­te da nar­ra­ti­va vi­ti­mis­ta do Par­ti­do dos Tra­ba­lha­do­res, ao qual es­te­ve fi­li­a­do e ser­viu an­tes de se tor­nar mi­nis­tro. Os mi­li­ta­res de­fi­ni­am seus go­ver­nos co­mo “re­vo­lu­ção” e o PT, seus pu­xa­di­nhos e até agre­mia­ções de ou­tras ori­en­ta­ções, clas­si­fi­cam co­mo di­ta­du­ra re­sul­tan­te de um gol­pe e – de­pen­den­do do in­te­res­se de mo­men­to – a pin­tam co­mo cru­el e san­gui­ná­ria. Es­sa pos­tu­ra do mi­nis­tro é in­te­res­san­te vin­do de al­guém que, na po­si­ção de ma­gis­tra­do, tem o de­ver cul­ti­var as leis, co­lo­car água na fer­vu­ra e pro­mo­ver, da me­lhor for­ma, a pa­ci­fi­ca­ção na­ci­o­nal. É pre­ci­so en­ten­der que aque­le pe­rí­o­do da his­tó­ria bra­si­lei­ra foi re­sul­ta­do de to­da a tra­je­tó­ria re­pu­bli­ca­na, on­de os mi­li­ta­res não só pro­cla­ma­ram a Re­pú­bli­ca, mas tam­bém a ga­ran­ti­ram. Lem­brar, ain­da, que na­que­les anos con­fla­gra­dos, on­de opo­si­to­res par­ti­ram pa­ra a lu­ta ar­ma­da, ocor­re­ram ex­ces­sos de am­bos os la­dos e não ape­nas dos de­ten­to­res do po­der, co­mo tem si­do en­fa­do­nha­men­te re­pe­ti­do e en­si­na­do às no­vas ge­ra­ções.

Os que di­zem ter a “di­ta­du­ra de 64” du­ra­do 21 anos se en­ga­nam ou que­rem en­ga­nar. É o que lem­bra Mar­co An­to­nio Vil­la, no seu li­vro so­bre o pe­rí­o­do: “Não é pos­sí­vel cha­mar de di­ta­du­ra o pe­rí­o­do 1964-1968 (até o AI-5), com to­da a mo­vi­men­ta­ção po­lí­ti­co-cul­tu­ral que ha­via no pa­ís. Mui­to me­nos os anos 1979- 1985, com a apro­va­ção da Lei de Anis­tia e as elei­ções di­re­tas pa­ra os go­ver­nos es­ta­du­ais em 1982”. Na ver­da­de, a lu­ta ar­ma­da foi a tro­ca  da po­lí­ti­ca pe­las ar­mas es­co­lhi­da por pe­que­nos gru­pos ra­di­cais, e deu mo­ti­vo pa­ra o go­ver­no en­du­re­cer e re­pri­mir. Mas se com­pa­ra­do, o nú­me­ro de ví­ti­mas bra­si­lei­ras dos anos 1964-85, ape­sar de to­da a nar­ra­ti­va vi­ti­mis­ta dos ad­ver­sá­rios es­quer­dis­tas, é pe­que­no em re­la­ção ao ocor­ri­do nos vi­zi­nhos Ar­gen­ti­na, Chi­le e Uru­gu­ai. No Bra­sil, a Co­mis­são Na­ci­o­nal da Ver­da­de iden­ti­fi­cou 424 mor­tos e de­sa­pa­re­ci­dos (os de­sa­pa­re­ci­dos são 210). Na Ar­gen­ti­na (1973-83) fa­lou-se em 30 mil mor­tos, mas o nú­me­ro ofi­ci­al­men­te re­co­nhe­ci­do é 8.961. No Chi­le (1973-90), acu­sou-se 40 mil e o nu­me­ro ofi­ci­al é 4.299. No Uru­gu­ai (1973-85) es­ti­ma-se 300 mor­tos ou de­sa­pa­re­ci­dos. Pa­ra se es­ta­be­le­cer uma com­pa­ra­ção, é im­por­tan­te lem­brar que o Bra­sil ho­je pos­sui 207 mi­lhões de ha­bi­tan­tes en­quan­to na Ar­gen­ti­na são 43,8 mi­lhões, no Chi­le 17,9 mi­lhões e no Uru­gu­ai 3,5 mi­lhões.

Cul­ti­var ódi­os do pas­sa­do em na­da con­tri­bui pa­ra o avan­ço do pa­ís e o bem-es­tar do po­vo. É im­por­tan­te co­nhe­cer a his­tó­ria pa­ra evi­tar a re­pe­ti­ção de er­ros. A Lei da Anis­tia, de 1979, foi a for­ma bra­si­lei­ra en­con­tra­da pa­ra a bus­ca da pa­ci­fi­ca­ção na­ci­o­nal, já que per­do­ou os ex­ces­sos tan­to de uns quan­to de ou­tros. Os que in­sis­tem em re­vê-la são sa­u­do­sis­tas mór­bi­dos e, mui­tas ve­zes nem is­so, pois sen­do jo­vens ape­nas re­pe­tem aqui­lo que ir­res­pon­sa­vel­men­te lhes en­si­na­ram não só na mi­li­tân­cia po­lí­ti­ca, mas nas es­co­las e em ou­tros am­bi­en­tes que de­ve­ri­am ser apo­lí­ti­cos...

(Te­nen­te Dir­ceu Car­do­so Gon­çal­ves, di­ri­gen­te da Aspomil (As­so­cia­ção de As­sist. So­ci­al dos Po­li­ci­ais Mi­li­ta­res de São Pau­lo)  as­po­milpm@ter­ra.com.br)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias