Home / Opinião

OPINIÃO

Minha casa, minha gaiola

“Re­clu­são: vi­dra­ça no pré­dio, a plan­ta den­tro da sa­la fa­la­ce de té­dio.”

Da­ni­el Bri­to

Qual é a efi­cá­cia do es­ta­tu­to do de­sar­ma­men­to, se to­do ban­di­do tem ar­mas es­con­di­das da lei? O que eles não têm mes­mo é con­sci­ên­cia. Ban­di­do sem ar­ma não tem po­der, não é ban­di­do de ver­da­de!!! Os po­lí­ti­cos pre­ten­dem aca­bar com a ban­di­da­gem bra­si­lei­ra, ape­lan­do à con­sci­ên­cia de quem não a tem? Não adi­an­ta di­zer pa­ra o ban­di­do ar­ma­do: não me ma­te! Uma men­te cau­te­ri­za­da e um co­ra­ção in­sen­sí­vel não po­de ser to­ca­do. "Po­de o etío­pe mu­dar a sua pe­le? Po­de o le­o­par­do al­te­rar as su­as pin­tas? As­sim tam­bém po­de­reis vós fa­zer o bem, es­tan­do tão ha­bi­tu­a­dos à prá­ti­ca do mal?" (Jer. 13:23). O con­trá­rio tam­bém é ver­da­de. E mui­tos elei­to­res são co­ni­ven­tes com os que pro­põ­em a paz sem lu­ta, prin­ci­pal­men­te evan­gé­li­cos fa­ná­ti­cos. Não sa­ben­do eles que o Re­su­mo dos 10 man­da­men­tos é: Não mor­re­rás! To­do sen­ti­do do cris­tia­nis­mo e da Bí­blia é: Não mor­re­rás. Qual­quer coi­sa que pre­ser­ve a mi­nha vi­da vem de Deus. O Tra­ba­lho do Ini­mi­go é rou­bar, ma­tar e des­tru­ir. Che­ga de fal­so mo­ra­lis­mo. Lem­bro-me mui­to bem que es­tu­dei es­te te­ma na fa­cul­da­de de Te­o­lo­gia e nun­ca mais pa­rei de es­tu­dar, por­tan­to cres­ci um pou­co mais. Sua lu­ta con­tra as ar­mas de fo­go é a mes­ma con­tra o in­fer­no! Não é obri­ga­tó­rio, com­pra uma ar­ma quem qui­ser; sem­pre foi as­sim e as­sim se­rá, ago­ra vo­cê quer ga­nhar do go­ver­no po­pu­lis­ta uma ar­ma de fo­go na ces­ta-bá­si­ca?

Mi­nha ca­sa é mi­nha gai­o­la, eu pre­so, pro­te­gi­do pe­las ru­des pa­re­des com­pra­das com di­nhei­ro do tra­ba­lho di­fí­cil, e os mal­fei­to­res sol­tos e li­vres pe­las ru­as, di­ver­tin­do-se à von­ta­de. Ra­ci­o­na­li­zan­do o va­ler a pe­na do so­frer en­gai­o­la­men­to, na atu­al cir­cun­stân­cia, não de­ve ser mo­ti­vo de tris­te­za pa­ra um "pas­sa­ri­nho" que se pre­za, ten­do de en­fren­tar, de­sar­ma­do, os pe­ri­gos da imen­si­dão, re­gi­da pe­la lei dos mais for­tes, ele des­fru­ta de uma cer­ta pro­te­ção. Acos­tu­ma­mos com o que não pres­ta. O bom uso do di­rei­to de au­to­de­fe­sa que­bra as ca­dei­as. Mas, es­tan­do im­pos­si­bi­li­ta­do, só lhe res­ta can­tar, e eu es­cre­ve­rei po­e­mas por mui­to tem­po aqui den­tro, fa­lan­do ao mun­do de paz con­quis­ta­da e me­re­ci­da.

Co­mo se­rá o mun­do, se os dó­ceis, frá­geis e sen­sí­veis se es­que­ce­rem de "vo­ar" ou es­ti­ve­rem im­pos­si­bi­li­ta­dos de pro­cu­rar seu pró­prio ali­men­to, qua­is aves ve­lhas de gai­o­la?

É im­pos­sí­vel, quan­do mi­lha­res de pes­so­as se unem, não pro­mo­ver a vi­o­lên­cia! Nem to­dos têm o mes­mo ob­je­ti­vo em um tu­mul­to, mas, por es­ta épo­ca de elei­ções, con­si­de­ran­do a sé­rie de ma­ni­fes­ta­ções, em vá­ri­as par­tes do pa­ís, só po­de­ria re­sul­tar em um gran­de ato pú­bli­co na­ci­o­nal tam­bém vi­o­len­to: Os de­ba­tes dos can­di­da­tos são apo­lo­gi­as às vi­o­lên­cias: in­ven­tan­do men­ti­ras, agre­din­do o ad­ver­sá­rio; im­por­ta ser o ído­lo ou se­gui­dor do ído­lo. Nun­ca foi di­fe­ren­te na dis­pu­ta pe­la so­bre­vi­vên­cia e o con­for­to.

Co­mo que­rem re­sol­ver os can­di­da­tos a vi­o­lên­cia das ru­as, se pre­ci­sa mes­mo é de pro­pos­tas que va­lha a pe­na  uma ma­ni­fes­ta­ção con­tra a vi­o­lên­cia das ma­ni­fes­ta­ções. O bra­do des­sas pas­se­a­tas se­ria di­ri­gi­dos a quem, na ver­da­de? Aos ban­di­dos! E fa­zem pa­les­tras a quem nem pre­ci­sa­ria ou­vir con­se­lhos des­sa na­tu­re­za: O Ci­da­dão de bem! As es­ta­tís­ti­cas e in­ti­mi­da­ções con­ten­do fra­ses de efei­to, com­ba­ten­do a vi­o­lên­cia em lu­ga­res ina­de­qua­dos. Sen­si­bi­li­zar ban­di­do é um tra­ba­lho pou­co ren­tá­vel. O cri­me é um ví­cio! Por que os fu­man­tes ape­sar de mui­tas ad­ver­tên­cias no ma­ço de ci­gar­ro, po­rém, até ho­je, ain­da, con­ti­nuam fu­man­do?

Re­pe­tiu o pre­si­den­ci­á­vel, Bol­so­na­ro, mui­tas ve­zes em sua cam­pa­nha, o Di­to po­pu­la: "Ban­di­do bom é ban­di­do mor­to". Se "Es­tá mor­to: po­de­mos elo­giá-lo à von­ta­de." (Ma­cha­do de As­sis). Mor­to não se en­vai­de­ce, es­tá in­sen­sí­vel, bem co­mo os vi­ci­a­dos no mal. Vân­da­los, sa­que­a­do­res e ban­di­dos vi­vos e atu­an­tes de­vem ser tra­ta­dos cru­el­men­te da mes­ma for­ma,  com a qual eles nos tra­tam, tal­vez fa­ça sen­ti­do, se­não es­ta­re­mos sen­do cúm­pli­ces de­les! "Os maus só têm cúm­pli­ces; os li­ber­ti­nos têm só­ci­os de de­vas­si­dão; o co­mum dos ho­mens oci­o­sos tem re­la­ções. Os ho­mens vir­tu­o­sos têm ami­gos." (Vol­tai­re).

A pa­la­vra de Deus diz que de­ve­mos con­fi­ar na po­lí­cia: "As au­to­ri­da­des são ins­tru­men­tos de Deus pa­ra teu bem. Mas, se fi­ze­res o mal, te­me, por­que não é sem ra­zão que le­va a 'es­pa­da'"(Rom 13:4). Em­bo­ra na cor­po­ra­ção te­nha os pou­cos in­dig­nos, mas, pe­lo me­nos, obe­di­ên­cia às au­to­ri­da­des é uma for­ma de com­ba­ter a vi­o­lên­cia. Di­go me­lhor, que meus im­pos­tos pa­guem uma po­lí­cia jus­ta, con­sci­en­te, for­te e ati­va. Eu con­fio nos ór­gã­os pú­bli­cos de de­fe­sa do ci­da­dão, pois ain­da saio pa­ra ir tra­ba­lhar, e ir ao su­per­mer­ca­do, e te­nho vol­ta­do em paz pa­ra mi­nha gai­o­la. Ape­sar que não bas­ta só ter ca­sa, pa­ra on­de vol­tar, pre­ci­sa­mos de se­gu­ran­ça, ha­bi­li­da­de e au­to­con­fi­an­ça.

(Clau­de­ci Fer­rei­ra de An­dra­de, pós-gra­du­a­do em Lín­gua Por­tu­gue­sa, Li­cen­cia­do em Le­tras, Ba­cha­rel em Te­o­lo­gia, pro­fes­sor de fi­lo­so­fia, gra­má­ti­ca e re­da­ção em Se­na­dor Ca­ne­do, fun­cio­ná­rio pú­bli­co)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias