Home / Opinião

OPINIÃO

Goyaz, Goiaz, Goiás!

... “Pa­rei! Che­gan­do ha­via al­go ao ci­mo da mon­ta­nha/as­pér­ri­ma e ta­ma­nha/ o sol mor­re­ria além/ Pa­rei! Sen­tei-me só à bei­ra do ca­mi­nho/ sen­tei-me ali so­zi­nho/ eu só e mais nin­guém/ Olhei atrás e avan­te, os lar­gos ho­ri­zon­tes/ que de­bru­ça­vam nos mon­tes/ e lon­ges por além/ de bran­co azul e fo­go e púr­pu­ra tou­ca­dos/ di­zi­am con­tris­ta­dos: / Tu só sem mais nin­guém”. Fé­lix de Bu­lhões, po­e­ta, sen­sí­vel e apai­xo­na­do por Go­i­ás, dei­xou re­gis­tra­do to­da a es­sên­cia do so­nhar vi­la­bo­en­se, da ci­da­de cor de pra­ta, de lu­ar ba­nha­da. Ci­da­de dos ou­tei­ros, a ve­lha ca­pi­tal!

Goyaz, Go­i­az, Go­i­ás!

Os vi­a­jan­tes es­tran­gei­ros que co­nhe­ce­ram a ve­lha Ca­pi­tal de Go­i­ás des­ta­can­do-se Jo­han Em­ma­no­el Pohl, Au­gus­tin Fran­çois Cé­sar Pro­ven­çal de Saint- Hi­lai­re, em épo­cas pró­xi­mas, des­cre­ve­ram a ci­da­de em di­fe­ren­tes as­pec­tos, cons­ti­tu­em, ho­je, do­cu­men­ta­ção pre­ci­o­sa. To­dos eles, no con­jun­to, re­su­mi­ram a his­tó­ria, dis­cu­ti­ram as van­ta­gens e des­van­ta­gens de sua lo­ca­li­za­ção, des­cre­ve­ram su­as ru­as, ti­pos, lu­ga­res, a po­pu­la­ção (a mai­o­ria cons­ti­tu­í­da de mes­ti­ços); des­cre­ve­ram a ca­rên­cia de re­cur­sos, a ali­men­ta­ção, a vi­da so­ci­al, o com­por­ta­men­to fe­mi­ni­no, o mau exem­plo da­do pe­las au­to­ri­da­des e o pro­ce­di­men­to pou­co edi­fi­can­te dos ecle­siás­ti­cos.

No­ta-se sem­pre, nas obras des­ses vi­a­jan­tes, uma crí­ti­ca pi­can­te da con­du­ta mo­ral e so­ci­al dos ha­bi­tan­tes da ci­da­de de Go­i­ás e do res­tan­te da Pro­vín­cia, mas de­ve-se ob­ser­var que a for­ma­ção dos mes­mos, por ser es­tran­gei­ra, era mol­da­da den­tro dos rí­gi­dos pre­cei­tos eu­ro­peus, a ra­zão pe­lo es­pan­to do mes­mo em re­la­ção aos mo­dus vi­ven­di do po­vo no co­ra­ção do Bra­sil, no fun­do do ser­tão.

No pla­no eco­nô­mi­co, se­gun­do a his­to­ri­a­do­ra Ma­ria Eli­za­beth Mar­tins Dol­les, a Pro­vín­cia de Goyaz man­ti­nha uma si­tu­a­ção eco­nô­mi­ca inal­te­ra­da, ape­sar do ad­ven­to da In­de­pen­dên­cia do Bra­sil, per­ma­ne­cen­do uma agri­cul­tu­ra de sub­sis­tên­cia e um co­mér­cio fra­co pe­la ca­rên­cia de ex­ce­den­tes ex­por­tá­veis, pe­la di­fi­cul­da­de de aces­so e co­mu­ni­ca­ção e a su­pre­ma­cia da pe­cu­á­ria, pe­lo gos­to do go­i­a­no por uma ali­men­ta­ção mais à ba­se de car­ne.

Na es­fe­ra po­lí­ti­ca, a pri­mei­ra Cons­ti­tu­i­ção Bra­si­lei­ra, da­ta­da de 1824, ins­ti­tu­iu nas pro­vín­cias do Im­pé­rio os cha­ma­dos “Con­se­lhos Fis­cais”, que ti­nham por ob­je­ti­vo pri­mor­di­al re­co­nhe­cer e ga­ran­tir, a to­do ci­da­dão, o di­rei­to de in­ter­vir nos ne­gó­ci­os de sua Pro­vín­cia; o que, na prá­ti­ca, não foi de­vi­da­men­te le­va­do a efei­to de­vi­do ao ca­rá­ter cen­tra­li­za­dor des­ta e a pre­o­cu­pa­ção com a pre­ser­va­ção da uni­da­de ter­ri­to­ri­al bra­si­lei­ra.

Com o ad­ven­to da In­de­pen­dên­cia, o pen­sa­men­to po­lí­ti­co do Bra­sil nor­te­ou pe­los di­ta­mes do Fe­de­ra­lis­mo na Amé­ri­ca do Nor­te, fa­tor que de­to­nou nas pro­vín­cias ide­ais es­sen­cial­men­te fe­de­ra­lis­tas; o que foi mo­la pro­pul­so­ra pa­ra a pri­mei­ra re­for­ma cons­ti­tu­ci­o­nal bra­si­lei­ra, con­sub­stan­ci­a­da na Lei de 12 de agos­to de 1832, de­no­mi­na­da “Ato Adi­cio­nal”.

Na pro­vín­cia de Goyaz, no pla­no po­lí­ti­co, após a Jun­ta Pro­vi­só­ria, to­mou pos­se o Ba­cha­rel Ca­e­ta­no Ma­ria Lo­pes Ga­ma (14/09/1824 a 24/10/1827), se­gui­do pe­lo Bri­ga­dei­ro Mi­guel Li­no de Mo­ra­is (24/10/1827 a 14/08/1831), de­pois as­su­min­do o Pa­dre Lu­iz Bar­to­lo­meu Mar­ques (14/08/1931 a 31/12/1831), pas­san­do a Pre­vi­dên­cia ao Co­ro­nel Jo­sé Ro­dri­gues Jar­dim, que go­ver­nou de 31 de de­zem­bro de 1831 a 20 de mar­ço de 1837, pri­mei­ro go­i­a­no a ocu­par tal car­go.

Em 15 de ju­lho de 1826, a bu­la do Pa­pa Le­ão XII ele­vou Goyaz à ca­te­go­ria de Bis­pa­do, quan­do fi­cou à fren­te da Di­o­ce­se Dom Fran­cis­co Fer­rei­ra de Aze­ve­do, pre­la­do já no­me­a­do e em exer­cí­cio. Por es­se tem­po, os pa­dres re­si­den­tes na Pro­vín­cia de Goyaz pos­su­í­am uma in­ve­já­vel cul­tu­ra, des­ta­can­do-se Lu­iz An­tô­nio da Sil­va e Sou­za co­nhe­ce­dor de his­to­ria e ar­te po­é­ti­ca; Bar­to­lo­meu Lu­iz Mar­ques (Mo­ral); Emí­dio Mar­ques (La­tim); Lu­cas Frei­re de An­dra­de (Ad­vo­ca­cia); Ma­no­el Ro­dri­gues Jar­dim (Po­lí­ti­ca Ad­mi­nis­tra­ti­va), den­tre ou­tros.

O pa­dre Lu­iz Gon­za­ga de Ca­mar­go Fleury, ti­do por “Pa­ci­fi­ca­dor do Nor­te”, as­su­miu a pre­si­dên­cia da Pro­vín­cia de Goyaz, por car­ta im­pe­ri­al de 15 de ja­nei­ro de 1837, to­man­do pos­se em 20 de mar­ço de 1837, go­ver­nan­do até 04 de se­tem­bro de 1839, quan­do a pro­vín­cia in­ter­na e ques­tões de lu­tas de fron­tei­ras com Ma­to Gros­so e Ma­ra­nhão.

Ao ve­ri­fi­car as pés­si­mas con­di­ções de fun­cio­na­men­to do Hos­pi­tal da Ca­ri­da­de São Pe­dro de Al­cân­ta­ra, ide­a­li­zou a pri­mei­ra Lo­te­ria de Goyaz, de­no­mi­na­da “Lo­te­ria da Pro­vín­cia de Goyaz”, bai­xa­da por Re­so­lu­ção nº 055 de 27 de ju­lho de 1837, e que fun­cio­nou por dez anos, quan­do le­vou uma ren­da pe­que­na pa­ra o Hos­pi­tal, mas que, pe­lo ges­to pi­o­nei­ro e ar­ro­ja­do do pa­dre Lu­iz Gon­za­ga de Ca­mar­go Fleury, in­ten­si­fi­cou os ges­tos ca­ri­do­sos dos ha­bi­tan­tes da ci­da­de de Goyaz, “bas­tan­do is­so pa­ra o seu no­me (o do Pa­dre Ca­mar­go Fleury) fos­se re­lem­bra­do com sim­pa­tia e com amor”, se­gun­do nar­ra o his­to­ri­a­dor Odo­ri­co Cos­ta, em ar­ti­go na Re­vis­ta Oes­te, em 1942.

Em 1837, che­ga­va à Ci­da­de de Goyaz, Dr. Fran­cis­co Sa­bi­no Al­ves da Ro­cha Vi­ei­ra, che­fe prin­ci­pal do mo­ti­vo re­vo­lu­ci­o­ná­rio que te­ve pal­co na Ca­pi­tal ba­i­a­na, in­ti­tu­la­do “A Sa­bi­na­da”, de ca­rá­ter in­fla­ma­do, o que fez mais de du­as mil mor­tes. Foi, por sen­ten­ça ju­di­cial, exi­la­do em Goyaz, sob as vis­tas do Pre­si­den­te da Pro­vín­cia, e que aqui se cas­ou com Ana Vi­ei­ra, po­rém, sem­pre fi­el aos seus ide­ais re­vo­lu­ci­o­ná­rios, lan­ça “O Zum­bi”, jor­nal de ca­rá­ter po­lê­mi­co, ma­nus­cri­to que não pas­sou do pri­mei­ro nú­me­ro, mas que foi mo­la pro­pul­so­ra pa­ra sua re­ti­ra­da pa­ra Pro­vín­cia de Ma­to Gros­so, sob as vis­tas do Al­mi­ran­te Au­gus­to Le­ver­ger, em Cu­ia­bá, lo­cal on­de veio a fa­le­cer em 1846.

Em 19 de fe­ve­rei­ro de 1839, a Ci­da­de de Goyaz, após chu­vas tor­ren­ci­ais, co­nhe­ceu a mai­or en­chen­te de sua his­to­ria, quan­do o Rio Ver­me­lho de águas en­fu­re­ci­das, de­vas­sou a par­te bai­xa da ci­da­de, des­tru­in­do as pon­tes de Cam­ba­ú­ba, La­pa, Car­mo, Pin­gue­lo­na, e car­re­gan­do a Igre­ja de Nos­sa Se­nho­ra da La­pa, da­ta­da de 1794, com to­das as su­as al­fai­as, ima­gens e o si­no; o que cau­sou gran­de pre­ju­í­zo aos mo­ra­do­res do cen­tro da an­ti­ga ca­pi­tal e co­nhe­ci­da co­mo a mai­or de sua his­tó­ria.

Fo­ram no­mes ilus­tres na an­ti­ga ca­pi­tal por es­sa épo­ca: Ma­ri­a­no Tei­xei­ra dos San­tos (1810 – 1902), nas­ci­do em Pi­re­nó­po­lis e fa­le­ci­do no Ar­rai­al de Ou­ro Fi­no, que exer­ceu o car­go de di­re­tor da ti­po­gra­fia do Cor­reio Ofi­ci­al, pri­mei­ro jor­nal vi­la­bo­en­se e ain­da o Dr. Vi­cen­te Mo­ret­ti Fog­gia (1803 – 1894), que foi, des­de fe­ve­rei­ro de 1831, quan­do che­gou a Go­i­ás, pro­ve­ni­en­te da Itá­lia, ab­ne­ga­do, re­gen­te da ca­dei­ra de ma­te­má­ti­cas ele­men­ta­res do Lyceu de Goyaz e exa­mi­na­dor das águas ter­mais de Cal­das No­vas; além de ca­ri­do­so ser­ven­te da me­di­ci­na até ida­de avan­ça­da de 91 anos de tra­ba­lho inin­ter­rup­to, em fa­vor da Ci­da­de de Goyaz que, sem som­bra de dú­vi­das “per­deu o tí­tu­lo de ca­pi­tal, mas não per­deu o dom do en­can­ta­men­to” no es­cri­to an­to­ló­gi­co de Ma­ri­a­na Au­gus­ta Fleury Cu­ra­do.

“... Aci­ma dos te­sou­ros dos seus ca­sa­rões e das igre­jas, o mais im­por­tan­te em Go­i­ás é a sua at­mos­fe­ra, que a mi­gra­ção pa­ra ca­pi­tal no­va co­mo que pu­ri­fi­cou, re­fi­nou. Os in­qui­e­tos, os am­bi­cio­sos, par­ti­ram. Ne­la fi­ca­ram os es­co­lhi­dos, os fe­li­zes que sa­bem apre­ci­ar o seu si­lên­cio, a paz do­ce e dig­na...” As­sim se ex­pres­sou a gran­de da­ma da li­te­ra­tu­ra bra­si­lei­ra Ra­chel de Quei­roz – li­ga­da à an­ti­ga ca­pi­tal por la­ços afe­ti­vos – pu­bli­ca­da na Re­vis­ta Cru­zei­ro, em 1958, de­mons­tran­do to­do o amor da es­cri­to­ra ce­a­ren­se pe­la ci­da­de eter­na de nós os go­i­a­nos, cor de vi­o­le­ta, cor da sa­u­da­de.

Por vol­ta de 1830, na an­ti­ga ca­pi­tal, ci­da­de de Goyaz e, sur­giu uma en­ti­da­de clan­des­ti­na de­di­ca­da à li­ber­ta­ção de es­cra­vos, com­pos­ta de 04 mem­bros, es­con­di­dos sob pseu­dô­ni­mo, que aca­ba­ram por se tor­nar no­mes de fa­mí­lias ilus­tres: Ser­ra­dou­ra­da, To­can­tins, Cai­a­pó, Co­rum­bá, Bon­so­lhos e Mi­la­mei­xas. Es­ta en­ti­da­de de vi­da efê­me­ra con­se­guiu li­ber­tar al­guns ne­gros e ser­viu de em­bri­ão pa­ra os ver­da­dei­ros ide­ais li­ber­tá­rios que, mais tar­de, ga­nha­ri­am o cor­po eclo­din­do no fa­mo­so 13 de maio de 1888, que foi se­lo pa­ra o ex­pi­rar da mo­nar­quia.

Em 01 de agos­to de 1835, foi fun­da­da na Ci­da­de de Goyaz a “Lo­ja Ma­çô­ni­ca Azylo da Ra­zão”, que te­ve de­ci­si­vo pa­pel no mo­vi­men­to abo­li­cio­nis­ta en­ce­ta­do a par­tir da se­gun­da me­ta­de do sé­cu­lo XIX. Tam­bém, em 1840, che­ga­va à an­ti­ga ca­pi­tal, pro­ve­ni­en­te de Meia Pon­te, o ar­tis­ta Jo­sé Jo­a­quim da Vei­ga Val­le, ti­do por “Alei­ja­di­nho de Goyaz”, que dei­xou obras sa­cras va­li­o­sís­si­mas nas igre­jas e mu­seus da ve­lha ca­pi­tal.

No ano de 1841, Vei­ga Val­le con­traiu ma­tri­mô­nio com a fi­lha do pre­si­den­te da Pro­vín­cia, Jo­sé Ro­dri­gues Jar­dim, pas­san­do a re­si­dir no Lar­go do Ro­sá­rio, quan­do re­a­li­zou im­por­tan­te tra­ba­lho co­mo san­tei­ro e co­mo ho­mem pú­bli­co, po­lí­ti­co con­cei­tu­a­do. Den­tre su­as obras sa­cras des­ta­cam-se São Jo­sé de Bo­tas, Nos­sa Se­nho­ra do Par­to (co­mo os an­jos ca­re­cas), São Jo­ão Ba­tis­ta, Deus Me­ni­no, Nos­sa Se­nho­ra da Con­cei­ção, den­tre ou­tras. De­pois de uma vi­da la­bo­rio­sa e pro­du­ti­va, fa­le­ceu Vei­ga Val­le na Ci­da­de de Goyaz, em 19 de ja­nei­ro de 1874.

Em 01 de ja­nei­ro de 1842, o Ca­pi­tão An­tô­nio Jo­sé de Cas­tro to­mou pos­se do car­go de Pro­ve­dor da Fa­zen­da Pro­vin­ci­al, ao re­a­li­zar im­por­tan­te tra­ba­lho no se­tor. No ano an­te­ri­or, to­ma­va pos­se no car­go de Pre­si­den­te da Pro­vín­cia de Goyaz, Dom Jo­sé de As­sis Mas­ca­re­nhas, que fi­cou de 04/09/1839 a 19/09/1845, sen­do sub­sti­tu­í­do in­te­ri­na­men­te por vi­ce-pre­si­den­tes por cur­tos pe­rí­o­dos, den­tre es­ses des­ta­ca-se Jo­sé Ro­dri­gues Jar­dim e Fran­cis­co Fer­rei­ra dos San­tos Aze­ve­do.

Em 19/09/1845 to­ma­va pos­se do car­go de Pre­si­den­te da Pro­vín­cia Jo­a­quim Iná­cio de Ra­ma­lho, Ba­rão de Ra­ma­lho, Pro­fes­sor de Di­rei­to da Fa­cul­da­de de Di­rei­to de São Pau­lo, que per­ma­ne­ceu no po­der até 19 de fe­ve­rei­ro de 1848. Du­ran­te seu go­ver­no, foi cri­a­do o “Lyceu Goya­no”, de­pois Lyceu de Goyaz, por lei pro­vin­ci­al de 20 de ju­nho de 1846, re­gu­la­men­ta­da pe­la lei nº 009 de 25 de ju­lho do mes­mo ano, ins­ta­la­do em 23 de fe­ve­rei­ro de 1847, se­gun­do a ata la­vra­da por Dr. Vi­cen­te Mo­ret­ti Fog­gia. O Lyceu de Goyaz fun­cio­nou ain­da na Es­co­la de Apren­di­zes e Ar­tí­fi­ces e por cum­pri­men­to das de­ter­mi­na­ções tes­ta­men­tá­rias do Dr. Co­rum­bá, pas­sou a fun­cio­nar no pré­dio da rua que le­vou seu no­me, de­pois am­pli­a­do. Ain­da em 1906, o Dr. Jo­ão Al­ves de Cas­tro re­que­reu e ob­te­ve, em 1907, a equi­pa­ra­ção do Lyceu de Go­i­ás ao fa­mo­so Co­lé­gio Pe­dro II do Rio de Ja­nei­ro, en­tão a ca­pi­tal do pa­ís.

Ain­da no go­ver­no do Ba­rão de Ra­ma­lho sur­giu o se­gun­do jor­nal vi­la­bo­en­se “O Go­i­a­no”, cir­cu­la­do pe­la pri­mei­ra vez em 01 de ja­nei­ro de 1846 por ini­ci­a­ti­va par­ti­cu­lar. De­pois apa­re­ce­ram a “Ga­ze­ta Ofi­ci­al”, em 1855 e “O To­can­tins”, cir­cu­la­do pe­la pri­mei­ra vez em 06 de ja­nei­ro de 1855. Em 1848 sur­giu O The­a­tro São Jo­a­quim no Be­co da La­pa (há ou­tras que afir­mam ser ele inau­gu­ra­do em 01 de ju­lho de 1857), sen­do pro­pri­e­da­de do co­mer­cian­te Ma­no­el das Cha­gas Ar­ti­a­ga, ad­qui­ri­do em 1871 pe­lo Pre­si­den­te da Pro­vín­cia An­te­ro Cí­ce­ro de As­sis, e des­tru­í­do em 1928, há 90 anos.

Ali eram re­pre­sen­ta­dos se­ma­nal­men­te ope­re­tas, dra­mas ro­mân­ti­cos, tri­o­lés, Soi­ré­es lí­te­ro-mu­si­cais, co­mé­dias e es­pe­tá­cu­los va­ri­a­dos, com re­fi­na­do acom­pa­nha­men­to mu­si­cal. Ain­da no ano de 1848 fo­ram às ru­as cen­tra­is da an­ti­ga ca­pi­tal ilu­mi­na­das a que­ro­se­ne.

En­tre 1840 e 1850 a ima­gem de Nos­so Se­nhor dos Pas­sos, pa­dro­ei­ro da ir­man­da­de que le­va seu no­me, fun­da­da na Ci­da­de de Goyaz em 1746 pe­lo pa­dre Pe­res­tre­lo, so­freu re­for­mas; sen­do acres­ci­do de olhos de vi­dro, ar­ti­cu­la­ção nas jun­tas e pin­tu­ra, tra­ba­lho do ar­tis­ta Vei­ga Val­le. Es­sa ima­gem, fi­xa­da na Igre­ja de São Fran­cis­co de Pau­la, não tem da­dos cer­tei­ros so­bre a sua ori­gem, e, se­gun­do re­la­tos ora­is, a mes­ma veio da Ba­hia car­re­ga­da nos om­bros pe­los es­cra­vos de Goyaz, mas não há ne­nhu­ma afir­ma­ti­va ofi­ci­al.

Com a in­ple­men­ta­ção que se ini­ci­a­va da na­ve­ga­ção dos rios go­i­a­nos, que to­ma­ria im­pul­so no go­ver­no de An­tô­nio de Pá­dua Fleury, che­gou a Le­o­pol­di­na em 14 de fe­ve­rei­ro de 1848 os dois bar­cos “Na­ti­vi­da­de” e “San­to An­tô­nio”, com, res­pec­ti­va­men­te, 1000 e 12000 qui­los, fa­to aus­pi­cio­so pa­ra a épo­ca. Nes­te mes­mo ano, já no go­ver­no de Pá­dua Fleury (de 19/09/1848 a 11/06/1849), foi cri­a­da uma so­ci­e­da­de de Acio­nis­tas pa­ra o pro­gres­so da na­ve­ga­ção do Rio Ara­gu­aia, sen­do que a pri­mei­ra vi­a­gem da no­va em­pre­sa se deu em 28 de ju­lho de 1848 com per­cur­so até o Pa­rá.

Ain­da no go­ver­no de Pá­dua Fleury, hou­ve em­be­le­za­men­to da an­ti­ga ca­pi­tal com o cal­ça­men­to das ru­as e a cons­tru­ção de par­te dos Cais do Rio Ver­me­lho, a fim de res­guar­dar os mo­ra­do­res da par­te bai­xa das en­chen­tes do Rio Ver­me­lho... “O Dom Fran­cis­co/ ao lon­ge aves em ban­do/ ao fun­do o ve­lho cais/ que vai pa­ra o mer­ca­do/ por on­de mui­tas ve­zes/ pas­sei brin­can­do...”.As­sim es­cre­veu Hu­go de Car­va­lho Ra­mos, no­me mai­or da li­te­ra­tu­ra de Vi­la Boa.

Eram al­guns no­mes ilus­tres na me­ta­de do sé­cu­lo XIX na Ci­da­de de Goyaz: Mon­se­nhor Jo­a­quim Vi­cen­te de Aze­ve­do (1794 – 1886), que foi vi­gá­rio da Igre­ja de Nos­sa Se­nho­ra do Ro­sá­rio dos Pre­tos, mem­bro do pres­ti­gio do Par­ti­do Li­be­ral; ma­jor Iná­cio So­a­res de Bu­lhões (1819 – 1890), uma das gran­des for­tu­nas de Goyaz Im­pe­ri­al, ca­va­lei­ro da Or­dem da Ro­sa e ma­jor da Guar­da Na­ci­o­nal; De­sem­bar­ga­dor Jo­ão Bo­ni­fá­cio Go­mes de Si­quei­ra (1816 – 1901), pri­mei­ro go­i­a­no a se for­mar em Di­rei­to, vi­ce-pre­si­den­te da Pro­vín­cia e ain­da ín­te­gro ma­gis­tra­do; Cô­ne­go Ma­no­el do Cou­to, de gran­de cul­tu­ra, e The­o­do­ro Ro­dri­gues de Mo­ra­is, pri­mei­ro vi­la­bo­en­se a se for­mar em Me­di­ci­na. To­dos aman­tes do tor­rão na­tal, a be­la, no­bre e fi­dal­ga Vi­la Boa de Go­i­ás, ci­da­de luz e a eter­na ins­pi­ra­ção dos po­e­tas e se­res­tei­ros.

... “Co­mo são be­las as noi­tes de lu­ar em Go­i­ás! No meio de­le se des­ta­ca a lua bran­ca e fria, en­vol­va len­ta­men­te em um cír­cu­lo azul es­me­ral­di­no. Sim, as nos­sas noi­tes tem es­pe­ci­al en­can­to...”. As­sim, es­cre­veu, com al­ma apai­xo­na­da, a ta­len­to­sa cro­nis­ta Lllydia Ma­ria Pe­ril­lo Cai­a­do, no jor­nal “A Ro­sa”, de 24 de se­tem­bro de 1908, ao des­cre­ver o sem­pre eter­no lu­ar de en­can­to da an­ti­ga ca­pi­tal de Goyaz.

A par­tir de 1842, se­gun­do re­la­tó­rios his­tó­ri­cos, o Dr. The­o­do­ro Ro­dri­gues de Mo­ra­is, pri­mei­ro go­i­a­no a se for­mar em Me­di­ci­na, pas­sou a au­xi­li­ar, de for­ma gra­tui­ta, o Dr. Vi­cen­te Mo­ret­ti Fog­gia nos tra­ba­lhos mé­di­cos do Hos­pi­tal de Ca­ri­da­de São Pe­dro de Al­cân­ta­ra, até en­tão, o úni­co da Pro­vín­cia.

Se­gun­do Re­la­tó­rio do vi­ce-pre­si­den­te Fran­cis­co Fer­rei­ra dos San­tos Aze­ve­do, apre­sen­ta­do em ses­são or­di­ná­ria da As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va em 1842, pu­bli­ca­da pe­la Typo­grap­hia Pro­vin­ci­al, de for­ma li­vre, de­nun­ci­a­va o des­cré­di­to e a fal­ta de re­cur­sos da an­ti­ga Ca­pi­tal nes­sa épo­ca: “Não po­den­do a Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal des­ta Ci­da­de de Goyaz cons­tru­ir com su­as ren­das, ce­mi­té­rio, con­ti­nua-se a en­ter­rar os cor­pos dos des­gra­ça­dos no Cam­po de For­ça, on­de não há ne­nhu­ma cer­ca que ve­de a en­tra­da dos por­cos que con­ti­nua­men­te es­tão a fu­çar as se­pul­tu­ras, de ma­nei­ra que, às ve­zes, che­gam a apa­re­cer os mes­mos cor­pos, exa­lan­do sem­pre, e prin­ci­pal­men­te quan­do o sol es­tá quen­te, um fé­ti­do odor, hor­rí­vel, o que na ver­da­de é pre­ju­di­cial à sa­ú­de.”

O pro­ble­ma, mais tar­de, foi sa­na­do com a cons­tru­ção do Ce­mi­té­rio São Mi­guel, nas pro­xi­mi­da­des da Igre­ja de San­ta Bár­ba­ra, po­é­ti­ca e tris­to­nha, en­vol­ta, ao en­tar­de­cer, de bru­mas vi­o­lá­ce­as, co­mo uma èchar­pe cor de sa­u­da­des.

No cam­po edu­ca­cio­nal, a Ci­da­de de Goyaz, nos me­a­dos do sé­cu­lo XIX, con­ta­va com Lyceu, úni­co ofi­ci­al, e ain­da com o ab­ne­ga­do tra­ba­lho das an­ti­gas mes­tras do pas­sa­do, co­mo Ma­ria Ro­ma­na da Pu­ri­fi­ca­ção Araú­jo, pri­mei­ra a ser no­me­a­da, Pa­cí­fi­ca Jo­sep­hi­na de Cas­tro (Mes­tra In­ho­la), tal­vez a mais que­ri­da mes­tra de Goyaz, pro­fes­so­ra de de­ze­nas de ge­ra­ções vi­la­bo­en­ses, me­re­cen­do o di­ta­do: “Se ca­deia fos­se es­co­la, lá mo­ra­va mes­tra In­ho­la”, mui­to cor­ren­te na épo­ca. Mes­tra de re­vi­ga­ra­do es­for­ço, nas­ci­da em 1846 e fa­le­ci­da em 1933, In­ho­la te­ve co­mo alu­no, den­tre ou­tros, o ge­ne­ral Cus­tó­dio De­champs Ca­val­can­te, Do­ni­zeth Mar­tins de Araú­jo e Ro­sen­ti­na San­ta­na e Sil­va.

Com de­vo­ção, Mes­tra In­ho­la foi ain­da a in­tro­du­to­ra dos pi­e­do­sos Can­tos do “Per­dão” e o “Bou­quet” das fes­tas re­li­gi­o­sas da an­ti­ga Ca­pi­tal, que fa­zem par­te ho­je das nos­sas mais gra­tas tra­di­ções.

Ou­tra mes­tra fa­mo­sa em Goyaz foi Sil­vi­na Her­me­lin­da Xa­vi­er de Bri­to (1835 – 1920), ti­da por “Mes­tra Sil­vi­na”. En­si­na­va às tur­mas re­gu­la­res no seu ca­sa­rão da Rua Di­re­ta, au­las sem fé­rias, sem no­tas, sem re­creio, e com “Chei­ro de ra­bu­gem dos ca­chor­ros de Sa­mé­lia”, se­gun­do Co­ra Co­ra­li­na, uma de su­as alu­nas.

No uso de mé­to­dos an­ti­gos, Mes­tra Sil­vi­na re­pas­sa­va às cri­an­ças da ve­lha Ca­pi­tal os en­si­na­men­tos que re­mon­ta­va os sé­cu­los. Te­ve por alu­nos, den­tre ou­tros: Le­ão Di Ra­mos Cai­a­do (mais tar­de, ad­vo­ga­do e po­lí­ti­co); Hu­go de Car­va­lho Ra­mos (ex­po­en­te mai­or da li­te­ra­tu­ra go­i­a­na); Ar­gen­ti­na Re­mí­gio Mon­tei­ro (in­te­lec­tu­al vi­bran­te; fez par­te de uma das se­cre­ta­rias do ga­bi­ne­te Li­te­rá­rio Go­i­a­no); Vic­tor de Car­va­lho Ra­mos (es­cri­tor de no­tá­vel in­te­li­gên­cia); Bren­no Gui­ma­rã­es (po­e­ta ro­mân­ti­co, de gran­de sen­si­bi­li­da­de que mais tar­de foi as­sas­si­na­do); além de Apul­cro de Alen­cas­tro. De­pois de la­bo­rio­sa jor­na­da, Mes­tra Sil­vi­na apo­sen­tou-se por de­cre­to nº 13, de 21 de ju­lho de 1892, as­si­na­do pe­lo Go­ver­na­dor e Ma­re­chal Braz Abran­tes.

Ou­tros ab­ne­ga­dos mes­tres do pas­sa­do, que se po­de sa­li­en­tar pe­lo ar­ro­jo e pi­o­nei­ris­mo, des­ta­ca-se Fe­li­ci­a­no Jar­dim, pri­mei­ro que se tem no­tí­cia, no ra­mo de pri­mei­ras le­tras, sen­do que foi ain­da Ins­pe­tor Pa­ro­qui­al em 1859, e pro­fes­sor de Ge­o­gra­fia e His­tó­ria do Lyceu de Go­i­ás. Tam­bém, me­re­ce des­ta­que o tra­ba­lho das pro­fes­so­ras Eme­ren­ci­a­na Mon­tei­ro e Ri­ta Sér­gio La­cer­da dos San­tos, am­bas, re­no­ma­das mes­tras do an­ti­go Ar­rai­al de Ou­ro Fi­no, das ad­ja­cên­cias da an­ti­ga ca­pi­tal.

Em 1858, o Ba­cha­rel Fran­cis­co Ja­nu­á­rio da Ga­ma Cer­quei­ra, que go­ver­nou Goyaz de 28 de mar­ço de 1857 a 01 de maio de 1860, cri­ou uma “Es­co­la Nor­mal”, que, to­da­via, não foi le­va­da a efei­to por ca­rên­cia de pes­so­al do­cen­te e fal­ta de um pré­dio pró­prio pa­ra a ins­ta­la­ção. So­men­te em 1834, no go­ver­no de Ca­mi­lo Au­gus­to Ma­ria de Brit­to (de 6 de fe­ve­rei­ro de 1884 a 03 de se­tem­bro de 1884), cur­to pe­rí­o­do, mas pro­du­ti­vo, é que a Es­co­la Nor­mal ini­ciou su­as ati­vi­da­des, em ane­xo ao Lyceu.

Pa­ra cui­da­dos re­la­ti­vos à es­cri­ta dos ar­qui­vos es­co­la­res e ad­mi­nis­tra­ti­vos da Pro­vín­cia em ge­ral, foi cri­a­do o Car­go de Ama­nu­en­se por re­so­lu­ção de 19 de ja­nei­ro de 1858, sen­do no­me­a­do in­te­ri­na­men­te o Mi­guel Ber­nar­di­no Pi­zar­ro.

O Se­mi­ná­rio Epis­co­pal San­ta Cruz (ou se­mi­ná­rios San­ta Cruz) foi fun­da­do por for­ça do De­cre­to 2543 de 03 de mar­ço de 1860, pe­lo es­for­ço de Dom Jo­a­quim Gon­çal­ves de Aze­ve­do, Bis­po de Goyaz. A prin­ci­pio, aten­dia a alu­nos in­ter­nos e ex­ter­nos. Foi ins­ta­la­do em 1872, fe­chan­do por pe­rí­o­do e rei­ni­ci­an­do em 16 de ou­tu­bro de 1879, por ini­ci­a­ti­va do Cô­ne­go Jo­a­quim Vi­cen­te de Aze­ve­do, vi­gá­rio ca­pi­tu­lar do bis­pa­do.

Exis­tiu ain­da, em Goyaz an­ti­ga ca­pi­tal, o “Ex­ter­na­to Goya­no” que te­ve vi­da efê­me­ra, fun­da­do em 01 de ou­tu­bro de 1836, ten­do por di­re­tor Jo­ão Ba­tis­ta So­a­res Maya, que, den­tre ou­tros, ob­je­ti­va­va ofe­re­cer uma edu­ca­ção “In­te­lec­tu­al e Me­tó­di­ca”, po­rém, pe­la pou­ca di­fu­são e pe­lo tra­di­cio­na­lis­mo, não te­ve mui­ta acei­ta­ção, en­cer­ran­do su­as ati­vi­da­des em pou­co tem­po.

Den­tre os ho­mens no­tá­veis des­se tem­po, po­de-se sa­li­en­tar o ar­ro­jo de Fe­li­pe Car­do­so de San­ta Cruz, po­lí­ti­co vi­bran­te e atu­an­te, mui­to fez pe­la ins­ta­la­ção do Se­mi­ná­rio Epis­co­pal, que aca­bou le­van­do seu no­me, uma me­re­ci­da ho­me­na­gem. Foi nes­sas su­as li­des po­lí­ti­cas, res­pon­sá­vel pe­la es­co­lha do lo­cal on­de se lo­ca­li­za­ria o “Pa­ço Epis­co­pal” e a se­de do Se­mi­ná­rio, ho­je, to­dos de­sa­pa­re­ci­dos.

Me­re­ce des­ta­que o no­me de An­to­nio Jo­sé Cai­a­do (1826 – 1899), que che­gou a De­pu­ta­do Pro­vin­ci­al, que o vi­ce-pre­si­den­te e se­na­dor e, ain­da sem­pre de­ve­rá ser lem­bra­do o tra­ba­lho de Jo­sé Jo­a­quim de Sou­za (1830 – 1913), que após o cur­so de Di­rei­to em São Pau­lo, che­gou a Pro­cu­ra­dor Fis­cal da Te­sou­ra­ria e Se­na­dor Fe­de­ral, mui­to lu­tan­do pe­la an­ti­ga ca­pi­tal, es­teio de to­dos nós, go­i­a­nos e vi­la­bo­en­ses, pri­si­o­nei­ros, no co­ra­ção e na sen­si­bi­li­da­de, ao va­le da Ser­ra Dou­ra­da, on­de nas­ceu pou­co de Go­i­ás. E, se­gun­do Ed­mar Fleury Pe­rei­ra, “Goyaz, pe­que­ni­na ci­da­de, pos­to que Ca­pi­tal do Es­ta­do, on­de di­ver­sões eram min­gua­das, es­cas­sas, pro­pi­ci­a­va uma paz di­fe­ren­te, na sen­si­bi­li­da­de de sua gen­te, que se ali­men­ta­va no lu­ar...”.

Só as­sim, aos ca­di­nhos, com pe­da­ços de co­ra­ção de ca­da um é que se fez Goyaz, Go­i­az, Go­i­ás!

(Ben­to Al­ves Araú­jo Jayme Fleury Cu­ra­do, Gra­du­a­do em Le­tras e Lin­guís­ti­ca pe­la UFG. Es­pe­cia­lis­ta em Li­te­ra­tu­ra pe­la UFG. Mes­tre em Li­te­ra­tu­ra pe­la UFG. Mes­tre em Ge­o­gra­fia pe­la UFG. Dou­tor em Ge­o­gra­fia pe­la UFG. Pós-dou­to­ran­do em Ge­o­gra­fia pe­la USP. Pro­fes­sor. Po­e­ta. ben­to­fleury@hot­mail.com)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias