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OPINIÃO

Existe consumo consciente ou só compramos de forma inconsciente?

Es­te te­ma é bem in­te­res­san­te, pois a to­do mo­men­to es­ta­mos nos po­li­ci­an­do pa­ra po­der com­prar mais. Os car­tões de cré­di­to vão es­tou­ran­do, a con­ta fi­can­do ne­ga­ti­va e o de­ses­pe­ro che­gan­do em se­gui­da. Atu­al­men­te, exis­tem até co­a­ches­pa­ra vo­cê con­se­guir sa­ir das dí­vi­das e dos pro­ble­mas fi­nan­cei­ros. Pa­ra al­gu­mas pes­so­as, es­te pro­ble­ma aca­ba sen­do pa­to­ló­gi­co ou psi­co­ló­gi­co mes­mo, aí pre­ci­sam de aju­da de es­pe­cia­lis­tas e, al­gu­mas ve­zes, de me­di­ca­ção e te­ra­pia.

Mas o que es­ta­mos fa­lan­do aqui são da­que­les con­su­mi­do­res que con­so­mem de uma ma­nei­ra mais éti­ca, com par­ci­mô­nia fi­nan­cei­ra, com al­guns cui­da­dos am­bien­tais na es­co­lha e in­clu­são so­ci­al nas de­ci­sões. Sim, sei que não é fá­cil pe­la quan­ti­da­de de in­for­ma­ções e pro­pa­gan­da que re­ce­be­mos a to­do mo­men­to, mas é pos­sí­vel.

Uma das me­ga­ten­dên­cias apon­ta­das pe­la Ip­sos em 2017, em seu do­cu­men­to “Glo­bal Trends Frag­men­ta­ti­on Co­he­si­on & Un­cer­taint”, mos­tra a sus­ten­ta­bi­li­da­de co­mo um fa­tor mui­to evi­den­te com as mu­dan­ças e a pres­são da so­ci­e­da­de, ou se­ja, é ne­ces­sá­rio que as em­pre­sas e os con­su­mi­do­res pen­sem jun­tos nes­te gran­de te­ma. Ou­tra pes­qui­sa da Ni­el­sen de 2015, com 30 mil pes­so­as em 60 paí­ses, mos­tra que 66% pa­ga­ri­am mais por pro­du­tos e ser­vi­ços mais sus­ten­tá­veis, e ain­da, se for fei­to um re­cor­te por ge­ra­ções e ida­des, a ge­ra­ção Z ele­va es­ta por­cen­ta­gem pa­ra 72%. Sen­do qua­se que um mo­de­lo bá­si­co de pen­sa­men­to pa­ra es­tas fu­tu­ras ge­ra­ções.

Mui­tos dos meus alu­nos e alu­nas ou as pes­so­as que as­sis­tem às mi­nhas pa­les­tras per­gun­tam se is­so é uma re­a­li­da­de ou são nú­me­ros in­ven­ta­dos. Exis­te até um mo­vi­men­to que co­men­ta que es­ta tal da sus­ten­ta­bi­li­da­de é só uma no­va “rou­pa­gem” pa­ra as em­pre­sas ven­de­rem mais pro­du­tos e ser­vi­ços. E ou­tros ain­da di­zem que é so­men­te pa­ra ob­ter mais lu­cro.

Sim, o ob­je­ti­vo do sis­te­ma vi­gen­te é lu­crar e, pa­ra is­so, que as em­pre­sas nas­ce­ram e ten­tam so­bre­vi­ver. Se uma em­pre­sa des­tas co­me­ça a per­der lu­cro du­ran­te mui­to tem­po e tem pre­ju­í­zos cons­tan­tes, ela mor­re, che­ga ao seu fim. Ou se­ja, não exis­te mais.

Mas o pro­ble­ma é co­mo es­tas em­pre­sas ad­qui­rem es­te lu­cro!

E o pen­sa­men­to ou a con­sci­ên­cia es­tá em ga­nhar es­te lu­cro NÃO a qual­quer cus­to e de qual­quer jei­to. É ne­ces­sá­rio um pen­sa­men­to não só fi­nan­cei­ro, mas tam­bém ana­li­san­do as ques­tões so­ci­ais e am­bien­tais.

Mas, e o con­su­mi­dor no Bra­sil es­tá pre­pa­ran­do pa­ra is­so?

Se­gun­do a pes­qui­sa do Ins­ti­tu­to Aka­tu de 2018, com 1090 en­tre­vis­ta­dos no Bra­sil in­tei­ro, te­mos 24% des­tes mais con­sci­en­tes. No es­tu­do, o Aka­tu ava­lia 13 com­por­ta­men­tos dos en­tre­vis­ta­dos, co­mo fe­char a tor­nei­ra en­quan­to es­co­va os den­tes, se­pa­rar o li­xo em ca­sa pa­ra re­ci­cla­gem, pas­sar ao mai­or nú­me­ro pos­sí­vel de pes­so­as as in­for­ma­ções que apren­de so­bre de­ter­mi­na­da em­pre­sa e pro­du­tos, pla­ne­jar com­pras de ali­men­tos, rou­pas, or­gâ­ni­cos, en­tre mui­tas ou­tras ações. Mui­to ba­ca­na, pois tem tu­do a ver com o li­vro que es­cre­vi “101 Di­as com Ações Mais Sus­ten­tá­veis pa­ra Mu­dar o Mun­do”.

Po­rém, a ideia aqui não é fa­zer pro­pa­gan­da do meu li­vro e sim mos­trar que os in­di­fe­ren­tes aca­bam cum­prin­do so­men­te de 0 a 4 des­tes com­por­ta­men­tos. E no ou­tro ex­tre­mo, os con­sci­en­tes, que fa­zem de 11 a 13 des­tes com­por­ta­men­tos. No meio des­tes dois exis­tem ain­da os ini­ci­an­tes e os en­ga­ja­dos.

Com a mes­ma me­to­do­lo­gia que usou em anos an­te­rio­res 2006, 2010, 2012 e re­cen­te­men­te em 2018, o Aka­tu no­tou que o nú­me­ro dos ini­ci­an­tes au­men­tou em 2012, de 32% pa­ra 38%, em 2018, o que mos­tra que as pes­so­as es­tão pres­tan­do mais aten­ção ao te­ma.

In­fe­liz­men­te, em re­la­ção aos mais con­sci­en­tes, os nú­me­ros di­mi­nu­í­ram de 27% (2012) pa­ra 24% (2018), o que mos­tra que pre­ci­sa­mos tra­ba­lhar mais com es­te te­ma e co­lo­car ou­tros cor­re­la­tos à sus­ten­ta­bi­li­da­de nas nos­sas ações do dia a dia.

E uma das con­clu­sões da pes­qui­sa do Aka­tu é que a ex­pec­ta­ti­va da po­pu­la­ção em re­la­ção às em­pre­sas é que elas fa­çam mais do que a lei exi­ge, cu­i­dan­do das pes­so­as e da so­ci­e­da­de, o que tem tu­do a ver com o que co­lo­ca­mos no co­me­ço do ar­ti­go. Pen­sar no lu­cro so­ma­do às pes­so­as e ao cui­da­do com o meio am­bi­en­te é al­go bá­si­co a res­pei­to do de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel e ne­ces­sá­rio à so­bre­vi­vên­cia das em­pre­sas.

(Mar­cus Naka­gawa, pro­fes­sor)

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