Home / Opinião

OPINIÃO

Entre talentos

Uma mo­ça bo­ni­ta apa­re­ceu na te­li­nha do com­pu­ta­dor, pro­pon­do que eu a acei­tas­se en­tre os meus con­ta­tos de Fa­ce­bo­ok. Fui ao per­fil da mo­ça, vi que é es­cri­to­ra e, co­mo cos­tu­mo fa­zer, aco­lhi-a. Em se­gui­da, ex­pres­sei-lhe bo­as-vin­das e ela res­pon­deu de um mo­do mui­to gen­til, com um tex­to que re­du­zi­rei ao es­sen­cial:

“Olá, po­e­ta Lu­iz”, co­me­çou ela, Ma­ri­a­na Pai­va, pa­ra con­ti­nu­ar num tom afe­ti­vo e re­cep­ti­vo, lem­bran­do que há 22 anos (ela, na épo­ca, ti­nha ape­nas 13 anos), tro­ca­mos pro­sas a par­tir do si­te Jor­nal da Po­e­sia (cri­a­do e man­ti­do pe­lo po­e­ta ce­a­ren­se So­a­res Fei­to­sa), usan­do os “chats” da UOL. E con­ti­nua: “Vo­cê che­gou a me man­dar seu li­vro Ra­zões da Se­men­te (que) guar­do com ca­ri­nho até ho­je”. Ela viu, en­tre pos­ta­gens alu­si­vas à elei­ção, um co­men­tá­rio meu – “e vim ver se era vo­cê. É. Fi­quei tão fe­liz!”, con­clu­iu.

Ora, mo­ça, quem fi­cou mui­to fe­liz, mes­mo, fui eu! Que ale­gria pa­ra um po­e­ta sep­tu­a­ge­ná­rio, in­crus­tra­do no ano­ni­ma­to da Pro­vín­cia Go­i­ás, sa­ber que bas­tou um pou­co de con­ver­sa – no que se­ria um em­bri­ão das mí­di­as so­ci­ais – e um li­vro des­pre­ten­si­o­so pa­ra que es­te po­e­ta se tor­nas­se lem­bran­ça e, co­mo ela me diz ago­ra, até mes­mo re­fe­rên­cia!

Ma­ri­a­na Pai­va, ho­je, é jor­na­lis­ta e es­cri­to­ra. E foi mui­to além de mim: já é mes­tra e con­clui dou­to­ra­do! Nes­te ema­ra­nha­do de más no­tí­cias, de tru­cu­len­tas men­sa­gens de­sa­fi­a­do­ras das li­ber­da­des e quan­do sen­ti­mos a Na­ção ame­a­ça­da por xe­no­fo­bia, ra­cis­mo, re­vo­ga­ção de di­rei­tos e van­ta­gens ar­dua­men­te con­quis­ta­dos, agres­sões con­tra mu­lhe­res, ho­mos­se­xu­ais, pre­tos e ve­lhos e a vul­ga­ri­za­ção de con­cei­tos que vi­sam à im­plan­ta­ção do ar­bí­trio e da ex­tin­ção do Po­der Ju­di­ci­á­rio, uma jo­vem as­sim se ma­ni­fes­ta!

Nun­ca a vi pes­so­al­men­te, nun­ca tro­ca­mos men­sa­gens de voz, mas se o tem­po qua­se me fez es­que­cer a me­ni­na ba­i­a­na que gos­ta­va de po­e­sia, meu li­vro fi­cou ao al­can­ce de su­as mãos e, bem, ela dis­se:

– Ho­je sou es­cri­to­ra, te­nho li­vros pu­bli­ca­dos e vim agra­de­cer! Vo­cê me aju­dou a ver que era pos­sí­vel!

Nos meus pri­mei­ros tem­pos de as­pi­ran­te a es­cri­tor, con­tei com a sim­pli­ci­da­de de no­tá­veis ori­en­ta­do­res. Eram fu­tu­ros co­le­gas, co­mo Ana­to­le Ra­mos, Car­mo Ber­nar­des, Ye­da Schmaltz, Ba­ri­a­ni Or­tên­cio, Jo­sé J.Vei­ga e ou­tros mais. En­tres es­tes, um jo­vem, mais mo­ço que eu: Bra­si­gó­is Fe­lí­cio. Ou­tros ha­via que nos olha­vam com des­dém e des­con­fi­an­ça, co­mo quem se nos achas­sem in­cô­mo­dos (de al­guns des­ses ou­vi au­to apre­sen­ta­ções cu­ri­o­sas, co­mo “Sou um me­da­lhão”).

O po­e­ta Ai­de­nor Ai­res lem­bra, com fe­li­ci­da­de, que che­gou um tem­po em que, sem per­ce­ber, co­me­ça­mos a sub­sti­tu­ir aque­les an­ti­gos ami­gos mes­tres, pas­san­do a se­gu­rar o fa­cho que cla­reia o ca­mi­nho dos no­vos ca­mi­nhan­tes das le­tras. Com a men­sa­gem fe­liz que me pas­sou a me­ni­na que ho­je já me en­si­na, sa­bo­reio a sen­sa­ção de ter fei­to al­go de útil.

Gi­ro mi­nha ca­dei­ra e con­fi­ro a pi­lha de li­vros de no­vos au­to­res a quem ti­ve a ale­gria de abrir a pri­mei­ra por­ta – e olhe que tais li­vros são ape­nas aque­les em que os no­vos au­to­res pe­di­ram-me um tex­to pa­ra apre­sen­tá-los ao seu no­vo meio. São de­ze­nas, mas de al­guns mal me re­cor­do (per­de­mos o con­ta­to).

Fi­na­li­zo o mo­men­to de ale­gria com um tom de des­pe­di­da – re­fi­ro-me ao nos­so ir­mão mais ve­lho Ur­su­li­no Le­ão, ro­man­cis­ta ins­pi­ra­do e com­pa­nhei­ro in­dis­pen­sá­vel. Dei­xei de ci­tá-lo aci­ma por­que já o ti­ve ao al­can­ce já na ma­tu­ri­da­de da jor­na­da. Ad­mi­ra­va-o à dis­tân­cia, len­do su­as crô­ni­cas e acom­pa­nhan­do sua car­rei­ra ju­rí­di­ca, sua vi­da po­lí­ti­ca e sua li­de­ran­ça co­mo pre­si­den­te da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras.

So­bre ele pro­du­zi, não há mui­to, crô­ni­cas de bem-con­tar, por­que não ha­ve­ria ou­tro mo­do de re­fe­rir-me a ele. Nos úl­ti­mos di­as, en­tre tu­do o que co­lheu em seus 95 anos de ex­ce­len­te con­ví­vio, de­sa­bro­chou al­gum mal pro­ve­ni­en­te do can­sa­ço do tem­po. A me­di­ci­na foi até on­de pô­de, e o Cri­a­dor api­e­dou-se de su­as do­res.

Ao meu mo­do, que­ri­do con­fra­de, ten­to re­pro­du­zir seus fei­tos de ori­en­ta­dor de no­vos au­to­res. As­sim, ima­gi­no-me lem­bra­do en­tre os que ci­tei aqui, pos­to que nos ocu­pa­mos, to­dos, de pre­ser­var es­te nos­so ofí­cio de con­ta­do­res dos fa­tos e das emo­ções em sua rou­pa­gem mais re­fi­na­da, is­to é, dan­do aos tex­tos o pri­mor das bo­as le­tras.

(Lu­iz de Aqui­no, jor­na­lis­ta e es­cri­tor, mem­bro da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias