Home / Opinião

OPINIÃO

Advocacia jovem na OAB

Con­cor­do com Aris­tó­te­les. O ho­mem é mes­mo um ani­mal po­lí­ti­co. Em mai­or ou me­nor grau, to­dos  que­re­mos nos re­la­ci­o­nar, nos agru­par em prol de um bem co­mum. E, sim, is­so traz fe­li­ci­da­de. É por pen­sar as­sim que ja­mais com­pre­en­di re­gra do Es­ta­tu­to da Ad­vo­ca­cia e da OAB que im­pe­dia ad­vo­ga­dos com me­nos de cin­co anos de ins­cri­ção na Or­dem de com­po­rem cha­pa nas elei­ções da ins­ti­tu­i­ção. Es­ta se­ma­na, ape­sar do do­cu­men­to in­ti­tu­la­do Car­ta de Go­i­â­nia, no qual a OAB-GO de­cla­rou seu re­pú­dio à ini­ci­a­ti­va de der­ru­bar es­ta re­gra, se re­co­nhe­ceu, em vo­ta­ção ocor­ri­da no Con­se­lho Fe­de­ral da OAB, em Bra­sí­lia, que ela de­ve ser ex­tin­ta.

Tra­ta-se de um avan­ço que, res­guar­da­das as pro­por­ções, po­de ser com­pa­ra­do à per­mis­são da­da às mu­lhe­res pa­ra vo­tar ou, ain­da, à ins­ti­tu­i­ção do vo­to di­re­to no Bra­sil. Não há dú­vi­das da im­por­tân­cia des­se pas­so da­do pe­la OAB Na­ci­o­nal e de seus pos­sí­veis im­pac­tos na so­ci­e­da­de: com  1.187,402 ad­vo­ga­dos ins­cri­tos em to­do o Pa­ís, me­ta­de dos qua­is jo­vens re­cém-in­gres­sos na car­rei­ra, a OAB po­de ser con­si­de­ra­da, atu­al­men­te, a mai­or ins­ti­tu­i­ção da so­ci­e­da­de ci­vil or­ga­ni­za­da em to­do o Pa­ís, is­so sem se fa­lar em sua mis­são pre­cí­pua de ze­lar pe­lo es­ta­do de­mo­crá­ti­co de di­rei­to, bem ina­li­e­ná­vel de nos­sa so­ci­e­da­de.

Per­mi­tir ao jo­vem ad­vo­ga­do par­ti­ci­par da po­lí­ti­ca clas­sis­ta da Or­dem é in­je­tar ener­gia, cri­a­ti­vi­da­de, e no­vas idei­as nes­sa ins­ti­tu­i­ção, cu­ja mis­são, mui­to além da de­fe­sa da ad­vo­ca­cia, al­can­ça a so­ci­e­da­de in­tei­ra, na me­di­da em que a OAB de­sem­pe­nha seu pa­pel de guar­diã dos di­rei­tos e ga­ran­ti­as cons­ti­tu­ci­o­nais de to­da ci­da­da­nia.

Não há, nun­ca exis­tiu, qual­quer ra­zão que me con­ven­ces­se que o ad­vo­ga­do de­vi­da­men­te ins­cri­to na Or­dem, ap­to a en­trar na car­rei­ra, não ti­nha con­di­ções pa­ra exer­cer seu le­gí­ti­mo di­rei­to po­lí­ti­co em seu meio pro­fis­si­o­nal. Ti­ve, eu mes­mo, e mui­to a con­tra­gos­to, de es­pe­rar cin­co in­ter­mi­ná­veis anos pa­ra, fi­nal­men­te, me in­se­rir em uma cha­pa pa­ra elei­ções na OAB-­GO. Mui­to an­tes dis­so, já tra­zia co­mi­go con­cei­tos, pro­je­tos e pers­pec­ti­vas pa­ra a ad­vo­ca­cia go­i­a­na, os qua­is, con­tu­do, não po­dia se­quer tor­nar pú­bli­cos, em fun­ção da cláu­su­la de bar­rei­ra.

Sua der­ru­ba­da, com­pro­mis­so ago­ra as­su­mi­do pe­lo Con­se­lho Fe­de­ral da OAB, que en­vi­da­rá to­dos os es­for­ços pos­sí­veis jun­to ao Con­gres­so Na­ci­o­nal pa­ra re­ti­rar de vez es­sa bar­rei­ra do Es­ta­tu­to da OAB, de­ve ser mo­ti­vo de co­me­mo­ra­ção pa­ra to­dos. É que, a par­tir des­se no­vo mo­men­to de de­mo­cra­cia re­pre­sen­ta­ti­va re­al, a Or­dem po­de­rá con­tar com a te­na­ci­da­de, a pro­fu­são de idei­as - mui­to co­mum na ju­ven­tu­de - o vi­gor e a se­de de par­ti­ci­pa­ção da ad­vo­ca­cia jo­vem. Que eles e elas se­jam mui­to bem-vin­dos!

(Pedro Paulo de Medeiros, advogado)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias