Home / Opinião

OPINIÃO

A miséria é cidadã

Par­ti­ci­pei do úl­ti­mo plei­to elei­to­ral em Go­i­ás, con­cor­ren­do a uma ca­dei­ra na As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va, oca­si­ão em que ob­ti­ve sub­stan­cio­sos 3.648 vo­tos da for­ma mais lim­pa, tran­spa­ren­te e ho­nes­ta pos­sí­vel. Sem apoio do par­ti­do, que ago­ra sei pre­ci­sa ser mu­da­do na le­gis­la­ção, nem do sis­te­ma elei­to­ral, mas ape­nas de al­guns pou­cos ami­gos a quem sou sin­ce­ra e pro­fun­da­men­te gra­to. Mui­tos fo­ram meus apren­di­za­dos nes­te pro­ces­so, os qua­is guar­do com ale­gria, mas um de­les se so­bres­sai por re­ve­lar uma man­cha ne­gra no pro­ces­so elei­to­ral. É cer­to que ca­da can­di­da­to tem seu las­tro elei­to­ral, um nú­me­ro mé­dio de vo­tos que o acom­pa­nham, se­ja de ami­gos, ad­mi­ra­do­res ou fa­mi­lia­res. Mas is­to só, via de re­gra, não bas­ta pa­ra uma elei­ção. É pre­ci­so um plus. Es­te plus vem de for­ma ho­nes­ta ou não. Mas in­de­pen­den­te do meio pe­lo qual che­ga­rá ao can­di­da­to, de­pen­de­rá de di­nhei­ro, es­tru­tu­ra e equi­pe. Daí o fa­to de que, mui­tos po­lí­ti­cos no po­der, os de­so­nes­tos prin­ci­pal­men­te, cor­te­jam a mi­sé­ria. Es­ta é a tal man­cha ne­gra e de­la vem a má­xi­ma que dá tí­tu­lo a es­te ar­ti­go: a mi­sé­ria é ci­da­dã.

En­con­tra-se no di­ci­o­ná­rio ele­trô­ni­co a se­guin­te de­fi­ni­ção de ci­da­da­nia: con­di­ção de pes­soa que, co­mo mem­bro de um Es­ta­do, se acha no go­zo de di­rei­tos que lhe per­mi­tem par­ti­ci­par da vi­da po­lí­ti­ca. Lo­go, ape­nas pa­ra cla­re­ar, o con­de­na­do que ain­da não cum­priu sua pe­na dei­xa de ser ci­da­dão, de acor­do com ar­ti­go 15, in­ci­so III da Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral, por ter sus­pen­so seu di­rei­to à par­ti­ci­pa­ção no su­frá­gio que de­fi­ni­rá, pe­ri­o­di­ca­men­te, os des­ti­nos po­lí­ti­cos do Es­ta­do. No­te, an­tes de se­guir­mos, que o con­de­na­do é afas­ta­do não por­que a po­pu­la­ção quis, mas por­que o co­lo­cou-se em con­di­ção mar­gi­nal pe­ran­te a lei, não ca­ben­do, a meu ver, re­cla­ma­ção por tal me­di­da.

Por ou­tro la­do, a mi­sé­ria, em­bo­ra não sen­do uma pes­soa, par­ti­ci­pa ati­va­men­te do pro­ces­so elei­to­ral. Co­mo? Man­ten­do uma mas­sa po­pu­la­cio­nal às mar­gens de tu­do que o Es­ta­do de­ve ofe­re­cer, em ter­mos de tra­ba­lho que dig­ni­fi­ca, sa­ne­a­men­to, sa­ú­de e, prin­ci­pal­men­te, de edu­ca­ção, tor­nan­do-se, por is­to mes­mo, pas­si­veis de se­rem fa­cil­men­te ma­ni­pu­la­dos e fun­cio­nan­do co­mo um ce­lei­ro pa­ra ca­pi­ta­ção de vo­to à ve­lha mo­da, do to­ma lá dá cá. Es­sa mas­sa, em­bo­ra vi­si­vel­men­te re­du­zi­da ao lon­go da his­tó­ria, tem ser­vi­do à se­nho­res de­so­nes­tos que go­ver­na­ram o pa­ís. En­ten­de-se as­sim por­que do de­sin­te­res­se em dar dig­ni­da­de a es­tas pes­so­as. Es­te gru­po, mal aten­di­do pe­lo Es­ta­do pa­ter­na­lis­ta ins­ti­tu­í­do, ser­viu ao im­pé­rio, for­ne­cen­do mão de obra ba­ra­ta e sub­ser­vi­en­te, co­mo ser­ve à Re­pú­bli­ca ca­nhes­tra de um pa­ís que ain­da não ama­du­re­ceu por com­ple­to.

É ver­da­de que mes­mo en­tre os me­nos fa­vo­re­ci­dos há pes­so­as es­cla­re­ci­das e de mé­ri­tos no­bres que se so­bres­sa­em ao jo­go com po­lí­ti­cos mal­fei­to­res. Não se tra­ta de ge­ne­ra­li­zar, o que se­ria pre­ten­si­o­so. Tra­ta-se do fa­to de que, a mui­tos po­lí­ti­cos ain­da no po­der, a mi­sé­ria é ben­quis­ta. Pa­ra eles, in­di­fe­ren­tes à mu­dan­ça cul­tu­ral do po­vo Bra­si­lei­ro, man­ter a de­pen­dên­cia se­ria um jei­to fá­cil de ga­nhar as elei­ções. São tão ob­so­le­tos no agir que não per­ce­bem nem a evo­lu­ção tec­no­ló­gi­ca que im­pac­ta a cul­tu­ra na­ci­o­nal. Daí vem a li­de­ran­ça mas­si­va de Ja­ir Mes­si­as Bol­so­na­ro so­bre a can­di­da­tu­ra de Had­dad, co­mo foi a de Cai­a­do so­bre seus opo­nen­tes, e da mu­dan­ça que os po­lí­ti­cos tra­di­cio­nais não no­ta­ram no úl­ti­mo plei­to. Não se tra­ta ape­nas de re­jei­tar um can­di­da­to e sua agre­mia­ção po­lí­ti­ca. Tra­ta-se, pe­la von­ta­de da mai­o­ria, de re­jei­ção à for­ma de fa­zer po­lí­ti­ca e de go­ver­nar. Pou­cos ain­da se agar­ram à tu­te­la do Es­ta­do co­mo for­ma de al­can­çar o bem-es­tar so­ci­al. Já a gran­de mai­o­ria quer opor­tu­ni­da­de e dig­ni­da­de. A men­sa­gem que se ti­ra aqui é uma: Não pre­ci­sa­mos que o go­ver­no nos di­ga o que fa­zer. O que que­re­mos é po­der fa­zer. Nes­te pas­so, em bre­ve a mi­sé­ria não se­rá mais ci­da­dã. Não im­pac­ta­rá o pro­ces­so elei­to­ral sim­ples­men­te por­que nin­guém se ser­vi­rá de­la: Nem aque­le que pre­ci­sa de au­xi­lio, nem aque­le que ga­nha pa­ra ser­vir.

(Ave­lar Lo­pes de Vi­vei­ros, cel RR PMGO, ba­cha­rel em Di­rei­to pe­la Uni­ver­so, pres­bí­te­ro da Igre­ja Ba­tis­ta Re­nas­cer)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias