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OPINIÃO

A importância de uma linguagem simples e direta entre médicos e pacientes

Vo­cê sa­bia que 42% dos usu­á­rios de in­ter­net no Bra­sil pro­cu­ram in­for­ma­ções re­la­ci­o­na­das à sa­ú­de? O nú­me­ro cor­res­pon­de a cer­ca de 45,3 mi­lhões de bra­si­lei­ros que bus­cam es­se ti­po de con­te­ú­do. Is­so é o que re­ve­lam os da­dos mais re­cen­tes do Cen­tro Re­gi­o­nal de Es­tu­dos pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to da So­ci­e­da­de da In­for­ma­ção (Ce­tic.br).

É óti­mo que­rer se in­for­mar, mas quan­do se tra­ta de Sa­ú­de, é pre­ci­so sem­pre es­tar aten­to a in­for­ma­ções di­fí­ceis de en­ten­der e, cla­ro, a er­ros. Pen­san­do em dis­po­ni­bi­li­zar in­for­ma­ções se­gu­ras so­bre sa­ú­de, res­pal­das por um ar­ca­bou­ço mé­di­co e ci­en­tí­fi­co, a Uzu­maki Co­mu­ni­ca­ção ino­vou no mer­ca­do bra­si­lei­ro ao trans­for­mar o “me­di­quês” em uma lin­gua­gem sim­ples e di­re­ta, pos­si­bi­li­tan­do a co­mu­ni­ca­ção mais cla­ra en­tre mé­di­cos e pa­ci­en­tes.

Por meio de tex­tos, ví­de­os, pod­casts e in­fo­grá­fi­cos dis­po­ni­bi­li­za­dos em por­tais e re­des so­ci­ais, en­tre os qua­is es­tão os si­tes Drau­zio Va­rel­la e Ins­ti­tu­to Ven­cer o Cân­cer, a agên­cia de­sen­vol­ve ma­te­ri­ais chan­ce­la­dos por mé­di­cos, pes­qui­sa­do­res e pro­fes­so­res na pro­du­ção de no­tí­cias que vão des­de te­mas de sa­ú­de pú­bli­ca até cu­ri­o­si­da­des do cor­po hu­ma­no e dú­vi­das cor­ri­quei­ras.

Com o avan­ço da in­ter­net e das re­des so­ci­ais, am­pliou-se o aces­so e a dis­se­mi­na­ção de to­do ti­po de con­te­ú­do (no­tí­cias, fo­tos, ví­de­os e de­poi­men­tos). O que é ba­ca­na, por­que te­mos um ca­nal de­mo­crá­ti­co; po­rém, na in­ter­net ain­da não há mui­to con­tro­le so­bre a di­vul­ga­ção da in­for­ma­ção, e nes­se con­tex­to, sa­ber a pro­ce­dên­cia do que se lê/ou­ve/as­sis­te é de ex­tre­ma im­por­tân­cia. Quan­do o as­sun­to é sa­ú­de, o cui­da­do pre­ci­sar ser re­do­bra­do. Com a equi­pe jor­na­lís­ti­ca e a cu­ra­do­ria que te­mos, as in­for­ma­ções ga­nham ca­rá­ter de ser­vi­ço ao con­tri­bu­ir de for­ma ver­da­dei­ra pa­ra aque­les que as bus­cam.

O atu­al pro­ble­ma das fake News é par­ti­cu­lar­men­te gra­ve quan­do se tra­ta de Sa­ú­de. In­for­ma­ções er­ra­das que aca­bam sen­do ti­das co­mo ver­da­dei­ras cons­ti­tu­em um sé­rio ris­co pa­ra pes­so­as que se atêm a es­ses con­te­ú­dos co­mo “re­fe­rên­cia” e aca­bam ne­gli­gen­ci­an­do sin­to­mas ou tra­ta­men­tos, pro­cu­ran­do a au­to­me­di­ca­ção ou sim­ples­men­te en­tran­do em es­ta­do de pâ­ni­co ou an­sie­da­de des­ne­ces­sa­ria­men­te.

En­ten­de­mos que não há pro­ble­ma al­gum em bus­car in­for­ma­ções co­mo for­ma de com­pre­en­der um pou­co mais so­bre de­ter­mi­na­do as­sun­to. Mas es­sa ati­tu­de não sub­sti­tui a ida ao mé­di­co pa­ra ser exa­mi­na­do, me­di­ca­do e acom­pa­nha­do. Te­mos com­pro­mis­so com o con­te­ú­do de qua­li­da­de vi­san­do a con­tri­bu­ir  pa­ra a con­sci­en­ti­za­ção em re­la­ção à ci­ên­cia e à sa­ú­de, mas sem­pre aler­ta­mos que so­men­te o mé­di­co é o pro­fis­si­o­nal que es­tá pre­pa­ra­do e ca­pa­ci­ta­do pa­ra ori­en­tar de for­ma de­fi­ni­ti­va.

Na pro­du­ção de con­te­ú­do pa­ra o Por­tal Drau­zio Va­rel­la con­ta­mos tam­bém com o apoio da agên­cia Drops, pri­mei­ra pla­ta­for­ma bra­si­lei­ra que ve­ri­fi­ca o grau de ve­ra­ci­da­de de no­tí­cias so­bre sa­ú­de ve­i­cu­la­das na im­pren­sa e nas re­des so­ci­ais. A par­ce­ria ga­ran­te ain­da mais se­gu­ran­ça so­bre as in­for­ma­ções mé­di­cas e tor­na o Por­tal uma das mai­o­res re­fe­rên­cias em con­te­ú­do de Sa­ú­de no pa­ís.

Pa­ra aler­tar so­bre da­dos du­vi­do­sos e a on­da de fake news nas pla­ta­for­mas di­gi­tais, dou al­gu­mas di­cas de co­mo con­ti­nu­ar uti­li­zan­do a web a fa­vor do co­nhe­ci­men­to, mas sem o ris­co de ca­ir em ar­ma­di­lhas.

Cul­ti­ve o há­bi­to de não acre­di­tar em qual­quer in­for­ma­ção sem an­tes ve­ri­fi­car qual a fon­te (ou se a fon­te men­ci­o­na­da de fa­to afir­mou aqui­lo);

Bus­que por­tais con­fi­á­veis e com cre­di­bi­li­da­de, que te­nham con­sul­to­ria de pro­fis­si­o­nais da área de Sa­ú­de;

Pro­cu­re por re­fe­rên­cias de en­ti­da­des de clas­se, co­mo so­ci­e­da­des mé­di­cas;

Aten­te pa­ra hos­pi­tais de re­fe­rên­cia e cor­po clí­ni­co de boa re­pu­ta­ção;

Em ca­so de dú­vi­das, pro­cu­re o po­si­cio­na­men­to de fon­tes ofi­ci­ais, co­mo a Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al de Sa­ú­de, o Mi­nis­té­rio da Sa­ú­de ou Se­cre­tá­rias de Sa­ú­de Es­ta­du­ais e Mu­ni­ci­pa­is;

Aten­ção! Cui­da­do com gru­pos de dis­cus­são, re­des so­ci­ais e apli­ca­ti­vos de men­sa­gens, pois são ca­nais com al­ta fre­quên­cia de dis­se­mi­na­ção de fake news.

(Lu­iz Fu­ji­ta, di­re­tor de Re­da­ção da Uzu­maki Co­mu­ni­ca­ção e edi­tor do Por­tal Drau­zio Va­rel­la)

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