Home / Opinião

OPINIÃO

A física quântica nas obras espíritas

A Ci­ên­cia dos ho­mens, em to­dos os seus de­par­ta­men­tos, tem su­as ba­ses fin­ca­das nas re­ve­la­ções es­pi­ri­tua­is.

Os es­pí­ri­tas, não ig­no­ra­mos que a fon­te de tu­do de­mo­ra-se nas Es­fe­ras Mais Al­tas da Vi­da.

Os pro­tó­ti­pos de to­das as des­co­ber­tas, nes­te ou na­que­le se­tor do co­nhe­ci­men­to, em be­ne­fí­cio da Hu­ma­ni­da­de, são cal­ca­dos em pro­je­tos tran­scen­den­tes.

Não me can­so de di­zer e re­pe­tir que o mun­do dos Es­pí­ri­tos é cau­sal e os mun­dos ma­te­ri­ais, efei­tos. O mun­do es­pi­ri­tual é an­te­ce­den­te e os mun­dos ma­te­ri­ais, ape­nas con­se­quen­tes.

É es­ta a ra­zão por que os pró­prios fí­si­cos quân­ti­cos têm, nas úl­ti­mas dé­ca­das, se es­cur­sio­na­do pe­los ar­rai­ais das dou­tri­nas fi­lo­só­fi­co-es­pi­ri­tua­lis­tas do Ori­en­te, a fim de que em­ba­sar pos­sam su­as te­o­ri­as. So­men­te as­sim têm es­sas te­o­ri­as al­can­ça­do res­so­nân­cia no seio da mas­sa dos lei­to­res mais exi­gen­tes, que sen­tem, por sua pró­pria na­tu­re­za hu­ma­na, a in­tu­i­ção da re­a­li­da­de es­pi­ri­tual.

Apre­go­an­do que tu­do no Uni­ver­so se acha in­dis­cu­ti­vel­men­te en­tre­la­ça­do, acei­tan­do, por­tan­to, a ine­xo­rá­vel uni­ão do fis­co e do ex­tra­fí­si­co, foi jus­ta­men­te nas dou­tri­nas ori­en­tais que a Fí­si­ca Quân­ti­ca tem bus­ca­do o seu ma­te­ri­al de per­su­a­são.

2 – A Dou­tri­na Es­pí­ri­ta, a úl­ti­ma Re­ve­la­ção, na Ter­ra, não es­tá alheia a es­sas des­co­ber­tas. Ao con­trá­rio, an­te­ci­pou-se a mui­tas de­las, pe­lo que cons­ta, co­mo fun­da­men­tal, nas obras bá­si­cas, com des­ta­que em “O Li­vro dos Es­pí­ri­tos”, cap. II – Dos Ele­men­tos Ge­ra­is do Uni­ver­so – e em “A Gê­ne­se” – cap. X – Gê­ne­se Or­gâ­ni­ca; e cap. XI – Gê­ne­se Es­pi­ri­tual.

Mas, não ape­nas nas obras bá­si­cas. Com­ple­men­tan­do-as, ci­tem-se as obras de An­dré Lu­iz, prin­ci­pal­men­te, “Evo­lu­ção em Dois Mun­dos” e Me­ca­nis­mos da Me­di­u­ni­da­de”,  e tam­bém as obras de Em­ma­nu­el, que, nas en­tre­li­nhas, não dei­xam que pas­sem des­per­ce­bi­das tão im­por­tan­tes re­ve­la­ções, que pro­vêm do au­xí­lio di­vi­no à evo­lu­ção pla­ne­tá­ria.

Além des­sas úl­ti­mas obras, to­das da psi­co­gra­fia de Fran­cis­co Cân­di­do Xa­vi­er, ou­tras de re­al­ce exis­tem na li­te­ra­tu­ra es­pí­ri­ta, en­tre as qua­is in­clu­em-se os clás­si­cos do Es­pi­ri­tis­mo e os es­cri­to­res ho­di­er­nos, mui­tos de re­co­nhe­ci­do va­lor ci­en­tí­fi­co.

3 – Os fí­si­cos quân­ti­cos an­dam, em su­as bus­cas e pes­qui­sas, à pro­cu­ra da par­tí­cu­la fun­da­men­tal. Ima­gi­no, que mais ce­do do que se pos­sa ava­li­ar, a en­con­tra­rão.

Nes­se pon­to, o Es­pi­ri­tis­mo an­te­ci­pa-se à Ci­ên­cia.

Os Es­pí­ri­tos co­di­fi­ca­do­res, no cap. II, de “O Li­vro dos Es­pí­ri­tos”, aci­ma re­fe­ri­do, quan­do dis­cor­rem so­bre Es­pí­ri­to e Ma­té­ria (ques­tões 21 a 28); Pro­pri­e­da­des da Ma­té­ria (ques­tões 29 a 34); e Es­pa­ço Uni­ver­sal (ques­tões 35 e 36), ao res­pon­de­rem as per­gun­tas for­mu­la­das pe­lo Co­di­fi­ca­dor, dei­xam cla­ro que a Par­tí­cu­la Fun­da­men­tal es­tá pa­ten­te aos olhos dos que têm “olhos de ver” e que, por­tan­to, não ig­no­ram de que tu­do pro­ma­na da fon­te úni­ca – Deus.

Não ig­no­ram que tu­do tem ori­gem no Flui­do Uni­ver­sal, ou Haus­to do Cri­a­dor.

Re­gis­tre-se, ali­ás, de pas­sa­gem, que os fí­si­cos quân­ti­cos que mais se afi­ni­zam com as re­ve­la­ções psí­qui­cas do Es­pi­ri­tis­mo e das pró­pri­as dou­tri­nas ori­en­tais, já des­co­bri­ram o que de­no­mi­nam de Con­sci­ên­cia, ten­do-a co­mo a re­a­li­da­de úni­ca e fi­nal (“O Uni­ver­so Au­to­con­sci­en­te” – Amit Goswa­mi), p. 72, ob. ci­ta­da.

Ou­tro dos ci­en­tis­tas de no­me­a­da, que tam­bém pes­qui­sa e re­fle­te nes­sa mes­ma di­re­ção, é Mi­chio Kaku, em seu li­vro “Hi­pe­res­pa­ço”, ob. ci­ta­da.

4 – Os ci­en­tis­tas ci­ta­dos, em su­as pes­qui­sas e des­co­ber­tas, guar­dam es­trei­ta re­la­ção com o que de­cor­re das obras es­pí­ri­tas aci­ma, a par­tir das alu­di­das ques­tões em “O Li­vro dos Es­pí­ri­tos”.

To­da a obra de An­dré Lu­iz es­tá en­tre­me­a­da des­ses in­dí­ci­os e mes­mos de pro­vas de or­dem ci­en­tí­fi­ca, pre­ci­pua­men­te em “Evo­lu­ção em Dois Mun­dos e “Me­ca­nis­mos da Me­di­u­ni­da­de”, con­for­me an­tes me re­fe­ri.

A tí­tu­lo de exem­plo, per­mi­tam-me tran­scre­ver de “Os Men­sa­gei­ros”, de au­to­ria de An­dré Lu­iz e psi­co­gra­fia de Chi­co Xa­vi­er  , tre­cho do di­á­lo­go en­tre o ins­tru­tor Ani­ce­to e An­dré Lu­iz, du­ran­te uma vo­li­ta­ção que re­a­li­za­vam,  sus­ce­tí­vel de nos le­var a fér­til re­fle­xão fi­lo­só­fi­ca e ci­en­tí­fi­ca so­bre te­ma tão tran­scen­den­te:

“A Ci­ên­cia vai, igual­men­te, aos cír­cu­los atô­mi­cos; ana­li­sa a ma­te­ri­a­li­za­ção da ener­gia, os mo­vi­men­tos dos elé­trons, es­tu­da o bom­bar­deio de áto­mos e es­qua­dri­nha cor­pús­cu­los di­ver­sos. Mas to­do es­se tra­ba­lho, com a co­la­bo­ra­ção das lu­ne­tas de al­ta po­tên­cia e dos ge­ra­do­res de mi­lhões de volts, ain­da é ser­vi­ço que ape­nas iden­ti­fi­ca os as­pec­tos ex­te­rio­res da vi­da. Há, po­rém, An­dré, ou­tros mun­dos su­tis, den­tro dos mun­dos gros­sei­ros, ma­ra­vi­lho­sas es­fe­ras que se in­ter­pe­ne­tram. O olho hu­ma­no so­fre va­ri­a­das li­mi­ta­ções e to­das as len­tes fí­si­cas re­u­ni­das não con­se­gui­ri­am sur­pre­en­der o cam­po da al­ma, que exi­ge o de­sen­vol­vi­men­to das fa­cul­da­des es­pi­ri­tua­is pa­ra tor­nar-se per­cep­tí­vel. A ele­tri­ci­da­de e o mag­ne­tis­mo são du­as cor­ren­tes po­de­ro­sas que co­me­çam a des­cor­ti­nar aos nos­sos ir­mãos en­car­na­dos al­gu­ma coi­sa dos in­fi­ni­tos po­ten­ci­ais do in­vi­sí­vel, mas ain­da é ce­do pa­ra co­gi­tar­mos de êxi­to com­ple­to. So­men­te ao ho­mem de sen­ti­dos es­pi­ri­tua­is de­sen­vol­vi­dos é pos­sí­vel re­ve­lar al­guns por­me­no­res das pai­sa­gens sob nos­sos olhos. A mai­o­ria das cri­a­tu­ras li­ga­das à Cros­ta não en­ten­de es­tas ver­da­des, se­não após per­der os la­ços fí­si­cos mais gros­sei­ros. É da lei, que não de­ve­mos ver se­não o que pos­sa­mos ob­ser­var com pro­vei­to.

Nes­sa al­tu­ra, Ani­ce­to ca­lou-se.

Co­mo­vi­do com as ins­tru­ções, guar­dei re­li­gi­o­so si­lên­cio.”

(Wei­mar Mu­niz. wei­[email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias