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OPINIÃO

A dinâmica do poder

O Es­ta­do de­ve exe­cu­tar vá­ri­as ta­re­fas pa­ra atin­gir seu ob­je­ti­vo: a pro­mo­ção do bem co­mum. A ele com­pe­te man­ter a or­dem in­ter­na, pro­mo­ver o res­pei­to à so­be­ra­nia ex­ter­na, or­ga­ni­zar os ser­vi­ços pú­bli­cos, etc. Es­sas ta­re­fas são re­su­mi­das em três fun­ções: 1) fa­zer leis que re­gu­lem a vi­da dos ci­da­dã­os e o fun­cio­na­men­to do Es­ta­do: 2) ad­mi­nis­trar os ne­gó­ci­os pú­bli­cos, den­tro da lei; 3) ad­mi­nis­trar a jus­ti­ça, so­lu­cio­nan­do as ques­tões sur­gi­das na apli­ca­ção da lei, jul­gan­do e pu­nin­do os trans­gres­so­res. A his­tó­ria de­mons­trou que a con­cen­tra­ção de to­do o po­der nas mãos de um úni­co ór­gão le­va ao des­po­tis­mo (Po­der ab­so­lu­to e ar­bi­trá­rio, ti­ra­nia) com­pro­me­ten­do o bem co­mum, ob­je­to do Es­ta­do. Por is­so, na atu­a­li­da­de, ca­da uma des­tas fun­ções é con­fi­a­da a um ór­gão es­pe­cia­li­za­do, com a de­no­mi­na­ção de Po­der. Tu­do es­ta­ria per­di­do se o mes­mo ór­gão, ou o mes­mo par­ti­do po­lí­ti­co, exer­ces­se es­tes três po­de­res: O Po­der de fa­zer leis, o de exe­cu­tar as re­so­lu­ções pú­bli­cas, e o de jul­gar os cri­mes ou as di­ver­gên­cias dos in­di­ví­duos. Pa­ra evi­tar que is­so acon­te­ça tor­na-se ne­ces­sá­rio a dis­tri­bui­ção do po­der en­tre três ór­gã­os in­de­pen­den­tes um dos ou­tros, mas har­mô­ni­cos en­tre si. É a te­o­ria da TRI­PAR­TI­ÇÃO do po­der, que se tor­nou ca­rac­te­rís­ti­ca do Es­ta­do mo­der­no e de­mo­crá­ti­co. Em­bo­ra o po­der do Es­ta­do se­ja um só, a ex­pres­são três po­de­res es­tá con­sa­gra­da pe­lo uso, e não há co­mo mu­dá-la. Nu­ma re­al de­mo­cra­cia, on­de fun­ci­o­nem os três po­de­res, o po­vo de­ve ser con­si­de­ra­do o quar­to, den­tre os ou­tros três, por­que é o po­vo que exer­ci­tan­do o seu di­rei­to de ci­da­da­nia, ele­ge e man­tém os ou­tros três já acla­ma­dos pe­lo uso. O po­vo é, por­tan­to, um po­der den­tre os po­de­res, por­que ele é a Na­ção, e, as­sim de­ve exer­cer a sua so­be­ra­nia, des­de que o prin­cí­pio fun­da­men­tal de nos­so di­rei­to po­lí­ti­co não es­tá na so­be­ra­nia do Par­la­men­to, mas na so­be­ra­nia do po­vo. Das re­la­ções con­jun­tas dos mes­mos de­ve sur­gir, pois, a ate­nua­ção das de­si­gual­da­des so­ci­ais, as qua­is pro­vo­cam as di­fi­cul­da­des a que nos­so de­se­qui­lí­brio eco­nô­mi­co tem sub­me­ti­do es­pe­ci­al­men­te as clas­ses que se ali­men­tam do tra­ba­lho co­ti­dia­no. Des­sas in­te­ra­ções de­ve ocor­rer a re­vi­são das leis pa­ra, além de ou­tras mo­di­fi­ca­ções, aten­de­rem à ques­tão so­ci­al que é, tam­bém, a ques­tão do po­vo.

O Po­der Le­gis­la­ti­vo é exer­ci­do por um con­jun­to de re­pre­sen­tan­tes do po­vo, elei­tos pe­los ci­da­dã­os. O Le­gis­la­ti­vo re­ce­be no­mes di­ver­sos, co­mo Par­la­men­to ou Con­gres­so Na­ci­o­nal. No Bra­sil ado­ta­mos o BI­CA­ME­RA­LIS­MO, on­de o Con­gres­so Na­ci­o­nal é com­pos­to por du­as Câ­ma­ras: A Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos e o Se­na­do Fe­de­ral. Su­as prin­ci­pa­is fun­ções são: a) Le­gis­lar, is­to é, dis­cu­tir, apro­var, ou re­jei­tar os pro­je­tos de lei:  b) Fis­ca­li­zar o Exe­cu­ti­vo no de­sem­pe­nho de su­as fun­ções;  c) Em al­guns ca­sos jul­gar os al­tos che­fes do Exe­cu­ti­vo  quan­do acu­sa­dos de cri­me de res­pon­sa­bi­li­da­de po­lí­ti­ca. Por exem­plo: cas­sa­ção e im­pe­di­men­tos do exer­cí­cio fun­cio­nal de par­la­men­ta­res, e/ou do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca.

O Po­der Exe­cu­ti­vo é exer­ci­do pe­los di­ri­gen­tes su­pre­mos do Es­ta­do. A ele com­pe­te a di­re­ção do Es­ta­do, se­gun­do as leis cri­a­das pe­lo Le­gis­la­ti­vo. Ca­be-lhe en­tre ou­tras coi­sas: 1) cu­i­dar de qual­quer as­sun­to que te­nha in­te­res­se na­ci­o­nal; 2) man­ter a or­dem in­ter­na e a so­be­ra­nia ex­ter­na; 3) ad­mi­nis­trar to­dos  os se­to­res da vi­da pú­bli­ca; 4) ar­re­ca­dar e ad­mi­nis­trar os re­cur­sos eco­nô­mi­cos ne­ces­sá­rios ao fun­cio­na­men­to da má­qui­na go­ver­na­men­tal e à pro­mo­ção do bem co­mum; 5)  cu­i­dar da Edu­ca­ção, da Sa­ú­de, da As­sis­tên­cia so­ci­al, etc.  Na lin­gua­gem po­pu­lar, quan­do se diz “o go­ver­no” cos­tu­ma-se en­ten­der o Po­der Exe­cu­ti­vo com seus ór­gã­os de atu­a­ção (in­clu­si­ve os Mi­nis­té­ri­os). Es­sa lin­gua­gem é in­cor­re­ta, por­que tam­bém o Le­gis­la­ti­vo e o Ju­di­ci­á­rio par­ti­ci­pam, com atri­bu­i­ções de vi­tal im­por­tân­cia, do go­ver­no  Cen­tral, ou se­ja, do Es­ta­do bra­si­lei­ro.

O Po­der Ju­di­ci­á­rio é o exer­ci­do pe­los ju­í­zes e tri­bu­nais. A ele com­pe­te apli­car as leis e fa­zer jus­ti­ça no re­la­ci­o­na­men­to dos in­di­ví­duos, en­tre si, e com o Es­ta­do. A es­co­lha dos ma­gis­tra­dos, no Bra­sil, po­de ser fei­ta por con­cur­sos ou por no­me­a­ção do Exe­cu­ti­vo. Pa­ra de­sem­pe­nhar cor­re­ta­men­te sua fun­ção, O Ju­di­ci­á­rio não po­de es­tar sub­me­ti­do a ne­nhum ou­tro po­der. No Es­ta­do mo­der­no e de­mo­crá­ti­co, co­mo no Bra­sil, é da­da ao ju­iz es­ta­bi­li­da­de no car­go e ple­na li­ber­da­de pa­ra in­ter­pre­tar as leis e di­tar su­as sen­ten­ças, sem re­ceio de re­pre­sá­lias, ar­bi­tra­ri­e­da­des ou pres­sões. Em ter­mos de con­clu­são, to­dos os go­ver­nos, em vir­tu­de do pri­mei­ro, pro­mul­ga as leis, emen­da ou re­vo­ga as que ti­ve­rem si­do pro­mul­ga­das. Me­di­an­te o se­gun­do, ce­le­bra a paz ou de­cla­ra a guer­ra, en­via ou re­ce­be em­bai­xa­do­res, es­ta­be­le­ce a se­gu­ran­ça pú­bli­ca, e pre­vê as me­di­das con­tra as in­vas­ões. Atra­vés do ter­cei­ro, pu­ne os cri­mi­no­sos e de­ci­de os con­fli­tos que sur­jam en­tre os in­di­ví­duos. Se­ria o fim de tu­do se os Po­de­res cons­ti­tu­í­dos quer de po­lí­ti­cos, quer de po­vo, exer­ces­se  con­jun­ta­men­te tais Po­de­res. A vi­da e a li­ber­da­de dos go­ver­na­dos es­ta­ri­am ex­pos­tas a ar­bi­tra­ri­e­da­des, por­quan­to, os Po­de­res, se­ri­am si­mul­ta­ne­a­men­te o le­gis­la­dor, o ad­mi­nis­tra­dor, e o apli­ca­dor das leis.

(Ed­mil­son Al­ber­to de Mel­lo, es­cri­tor)

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