Home / Opinião

OPINIÃO

Vivemos numa ditadura

Di­ta­du­ra é uma for­ma de go­ver­nar em  que os man­dan­tes im­põe as re­gras e fa­zem oque lhes con­vem, mes­mo con­tra­ri­an­do a Cons­ti­tu­i­ção que im­põe que todos são iguais perante a lei. É o nos­so ca­so. Exem­plos, com­pa­ran­do com os ci­da­dã­os que pa­gam os impostos: nos 3 po­de­res, a mai­o­ria se apro­pria de­les em con­cor­rên­cias frau­da­das, em obras  des­ne­ces­sá­rias,  ou pa­gas e  não exe­cu­ta­das; não mar­cam pon­to nem tra­ba­lham 8 ho­ras/dia 5 di­as por se­ma­na; fé­rias mai­o­res e re­ces­sos; apo­sen­ta­do­ri­as ob­ti­das sem tem­po de con­tri­bui­ção, em va­lo­res as­tro­nô­mi­cos, até em ca­sos de per­da do car­go por de­so­nes­ti­da­des; car­ros e mo­to­ris­tas, au­xi­li­os dis­so e da­qui­lo; des­pe­sas de vi­a­gens pa­ra aten­der in­te­res­ses pes­so­ais; au­men­tos de sa­lá­ri­os "de­cre­ta­dos" pe­los "fun­cio­ná­rios. A lis­ta é mui­to mai­or mas pa­ro por aqui e es­pe­ro que ou­tros ci­da­dã­os que pa­gam os pri­vi­le­gios, fa­çam par­te des­sa re­cla­ma­ção e lis­tem ou­tras coi­sas.

(Má­rio A. Den­te, via e-mail)


Pérsio sendo mais do mesmo!

Pér­sio Ari­da em en­tre­vis­ta ao Es­ta­dão sob o tí­tu­lo de “Pau­lo Gue­des é mi­tô­ma­no e cri­ou fal­sa nar­ra­ti­va,” po­de­ria ter pas­sa­do in­có­lu­me aos me­nos es­cla­re­ci­dos so­bre sua bi­o­gra­fia. Mas aos mais crí­ti­cos aca­bou de nos con­ven­cer que a mu­dan­ça é ne­ces­sá­ria. Ho­je que­re­mos me­nos de es­quer­da. Me­nos da pa­la­vra es­cri­ta em es­cri­va­ni­nha. Me­nos dis­cur­so e mais ação. Só o fa­to de Pér­sio Ari­da ter par­ti­ci­pa­do da guer­ri­lha ar­ma­da nos anos 1970, par­ti­ci­pa­do dos mi­ra­bo­lan­tes pla­nos do de­sas­tro­so go­ver­no Sar­ney, nos dá um nor­te, por ser con­ti­nua­ção dos go­ver­nos so­ci­a­lis­tas que nos le­va­ram a pi­or cri­se eco­nô­mi­ca en­fren­ta­da des­de o go­ver­no Sar­ney, que ele par­ti­ci­pou e pro­vá­vel mi­nis­tro da fa­zen­da do can­di­da­to Ge­ral­do Alcki­min. De­mo­cra­cia se faz com al­ter­nân­cia, e ho­je ela es­tá re­al­men­te pe­din­do mu­dan­ça. For a que es­sa en­tre­vis­ta do Ari­da ao Es­ta­dão, chei­rou a uma dor de co­to­ve­lo da­na­da e o que Pau­lo Gue­des pre­ga, con­ti­nua ba­ten­do com nos­sas ins­pi­ra­ções de mu­dan­ça “já”! Che­ga de mais do mes­mo!

(Be­a­triz Cam­pos, via e-mail)


Mourão critica mulheres

Pa­re­ce que as mu­lhe­res não são bem vis­tas pe­la cha­pa que dis­pu­ta o Pla­nal­to, Bol­so­na­ro/Mou­rão!  Se Ja­ir Bol­so­na­ro (PSL-RJ) já afir­mou que a mu­lher por fi­car grá­vi­da não de­ve ga­nhar sa­lá­rio igual ao dos ho­mens, ago­ra, o seu vi­ce, o ge­ne­ral Mou­rão, diz que o pro­ble­ma de jo­vens da pe­ri­fe­ria que en­tram pa­ra o trá­fi­co, é por­que sem os pa­is, são pre­ju­di­ca­dos por se­rem fi­lhos cui­da­dos so­men­te por su­as “mã­es e avós”. Ou, que, ca­sa “só com mãe e avó” é “fá­bri­ca de de­sa­jus­ta­dos”... La­men­tá­vel! O ge­ne­ral, no lu­gar de afron­tar a ca­pa­ci­da­de das mu­lhe­res cri­a­rem seus fi­lhos, fa­ria mui­to me­lhor se en­cam­pas­se um mo­vi­men­to de con­tro­le ri­go­ro­so que im­pe­ça a en­tra­da de dro­gas e ar­mas pe­las nos­sas fron­tei­ras! Por on­de, in­fe­liz­men­te, pou­co, ou na­da tem si­do fei­to pa­ra en­fren­tar es­sa pra­ga da cri­mi­na­li­da­de, que ho­je de­ses­ta­bi­li­za a fa­mí­lia bra­si­lei­ra...

(Pau­lo Pa­nos­si­an, via e-mail)


Despreparados para a eleição

Nas TVs, além dos ho­rá­rios obri­ga­tó­rios de pro­pa­gan­da can­di­da­ta, vê-se que a qua­se to­ta­li­da­de dos pre­ten­den­tes é des­pre­pa­ra­da pa­ra as fun­ções pre­ten­di­das. Não tem di­plo­ma em cur­sos de ad­mi­nis­tra­ção, ge­ren­ci­a­men­to, eco­no­mia, di­rei­to, etc. É la­men­tá­vel o des­pre­pa­ro pa­ra as fun­ções pre­ten­di­das e pa­ra aten­der os de­se­jos e ne­ces­si­da­des dos elei­to­res. E o TSE dá-lhes o di­rei­to de con­cor­rer. E os elei­to­res, se­gun­do as pes­qui­sas, tam­bém são des­pre­pa­ra­dos.

(Má­rio A. Den­te, via e-mail)


Pergunta ao eleitor

Gostaria que na próxima pesquisa fosse perguntado ao eleitor:

1- Vo­cê sa­be que pa­ga o fun­do par­ti­dá­rio pa­ra ele­ger can­di­da­tos pa­ra pre­si­den­te, go­ver­na­dor, se­na­dor, de­pu­ta­do fe­de­ral e es­ta­du­al  e que es­se va­lor po­de­ria es­tar sen­do usa­do na edu­ca­ção, na se­gu­ran­ça, nos tran­spor­tes, etc?

2- Vo­cê sa­be qual va­lor é des­ti­na­do pa­ra se ele­ger um pre­si­den­te?

3- Vo­cê sa­be quan­to Lu­la pa­gou pa­ra de­fen­der sua can­di­da­tu­ra já que es­tá con­de­na­do e pre­so pe­la Ope­ra­ção La­va Ja­to pe­los cri­mes de cor­rup­ção pas­si­va e la­va­gem de di­nhei­ro.  Pre­so?

Du­vi­do que sai­ba. São es­sas in­for­ma­ções que não che­gam até o ci­da­dão mais de­sin­for­ma­do, por is­so eles vo­tam em po­pu­lis­tas. Eis aí uma pro­va de que o pa­ís só vai me­lho­rar atra­vés da edu­ca­ção. Fa­la sé­rio, a quem in­te­res­sa dei­xar o po­vo bem in­for­ma­do?

(Iza­bel Aval­lo­ne, via e-mail)


Alienação

Es­ta­mos vi­ven­cian­do di­as de gran­de efer­ves­cên­cia de ide­ais po­lí­ti­cos, di­an­te de tais efer­ves­cên­cia sur­gem as di­ver­gên­cias. Tais fe­nô­me­nos de­sen­ca­de­ou uma no­va con­jun­tu­ra po­lí­ti­ca, e gran­de par­te da po­pu­la­ção de­mons­tra sim­pa­tia aos dis­cur­sos va­zi­os com vi­és ao ódio e a in­to­le­rân­cia. Tal fa­tor pa­to­ló­gi­co, me le­vou a uma re­fle­xão, lem­brei da Obra “O Alienista” de Ma­cha­do de As­sis, e quan­tos Dr. Si­mão Ba­ca­mar­te (ar­ma de fo­go/pes­soa com­ple­ta­men­te inep­ta) iden­ti­fi­quei, ve­jo o nos­so pa­ís se trans­for­man­do em uma imen­sa ca­sa ver­de, tal co­mo os per­so­na­gens do con­to, aque­les que se re­cu­sam a com­par­ti­lhar ou a co­mun­ga­rem das idei­as do Dr. Bacamarte – são ti­dos co­mo lou­cos e te­rão que ser alie­na­dos. Alie­na­ção tem di­ver­sos sig­ni­fi­ca­dos, po­de ser uma ces­são de bens, trans­fe­rên­cia de do­mí­nio de al­go ou uma per­tur­ba­ção men­tal. A alie­na­ção é a di­mi­nu­i­ção da ca­pa­ci­da­de dos in­di­ví­duos em pen­sar ou agir por si pró­prios. Na psi­co­lo­gia, o ter­mo alie­na­ção de­sig­na os con­te­ú­dos re­pri­mi­dos da con­sci­ên­cia e tam­bém os es­ta­dos de des­per­so­na­li­za­ção em que o sen­ti­men­to e a con­sci­ên­cia da re­a­li­da­de se en­con­tram for­te­men­te di­mi­nu­í­dos. Nes­te bus­co re­fú­gio a pe­da­go­gia li­ber­ta­do­ra de Pau­lo Frei­re – “Gos­to de ser gen­te por­que, ina­ca­ba­do, sei que sou um ser con­di­cio­na­do, mas, con­sci­en­te do ina­ca­ba­men­to, sei que pos­so ir mais além de­le. Es­ta é a di­fe­ren­ça pro­fun­da en­tre o ser con­di­cio­na­do e o ser de­ter­mi­na­do”. En­tre alie­na­ção e con­for­mis­mo, de­ve­mos op­tar pe­la de­ter­mi­na­ção, pe­la li­ber­da­de, pe­la so­li­da­ri­e­da­de, pe­la paz e har­mo­nia. Va­mos ser se­res de­ter­mi­na­dos, do­nos do nos­so des­ti­no e se­nho­res de nos­sos an­sei­os, li­vres e fe­li­zes.

(Mar­cos Bar­re­to, via e-mail)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias