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Terceiro setor: como vem se profissionalizando e se tornando competitivo

O ter­cei­ro se­tor, que já tem re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de no PIB (Pro­du­to In­ter­no Bru­to) no Bra­sil des­de 2007, e es­se ano re­gis­trou 20 mi­lhões de vo­lun­tá­rios e 1,7 mi­lhão de em­pre­ga­dos, se­gun­do da­dos do IB­GE. Seu cres­ci­men­to é ro­bus­to ge­ran­do um re­sul­ta­do pa­ra a eco­no­mia do pa­ís em tor­no de 25 bi­lhões anua­is.

Não é à toa que se tor­nou uma op­ção de car­rei­ra, com em­pre­ga­bi­li­da­de e re­mu­ne­ra­ção. São em tor­no de 3 mi­lhões de pes­so­as com car­tei­ra as­si­na­da, on­de ha­bi­li­da­des e com­pe­tên­cias tam­bém são exi­gi­das no mes­mo rit­mo que o se­tor pri­va­do. Os pro­fis­si­o­nais se pre­pa­ram pa­ra abra­çar um ti­po de car­rei­ra com no­vos de­sa­fi­os e ali­nha­da a um pro­pó­si­to de vi­da.

Com ba­se nas aná­li­ses e pro­je­tos ela­bo­ra­dos pe­la Ju­ni­or Achi­e­ve­ment, que pri­o­ri­za o en­si­no do em­pre­en­de­do­ris­mo nas es­co­las, a Go­ver­nan­ça Cor­po­ra­ti­va é de fa­to o mo­de­lo de ges­tão mais dis­se­mi­na­do pe­los vo­lun­tá­rios e equi­pes que fa­zem par­te do pro­je­to.

Os jo­vens apren­dem con­cei­tos fun­da­men­ta­dos em re­gras bá­si­cas co­mo tran­spa­rên­cia, éti­ca, pres­ta­ção de con­tas, res­pon­sa­bi­li­da­de so­ci­al e cor­po­ra­ti­va, den­tre ou­tros. Ou se­ja, re­gras que for­ta­le­cem o apren­di­za­do e dão mais sen­ti­do a vi­são e a ro­ti­na de um ne­gó­cio.

E o ter­cei­ro se­tor tam­bém se pro­fis­si­o­na­li­za com ba­se nes­sas re­gras. O seg­men­to no Bra­sil tem du­as ver­ten­tes im­por­tan­tes: a pri­mei­ra, é o que fa­zer em prol de uma so­ci­e­da­de me­lhor; e a se­gun­da é que a em­pre­sa que não es­ti­ver en­vol­vi­da com a res­pon­sa­bi­li­da­de so­ci­al es­tá fa­da­da ao fra­cas­so, por­que ela ge­ra en­ga­ja­men­to, po­si­cio­na­men­to e for­ta­le­ci­men­to da mar­ca.

Na JA São Pau­lo tra­ba­lha­mos com en­vol­vi­men­to e aten­ção na sus­ten­ta­bi­li­da­de e o de­sen­vol­vi­men­to hu­ma­no. O ob­je­ti­vo fun­da­men­tal é, atra­vés de es­tra­té­gias, ob­ter me­lho­ri­as na qua­li­da­de do en­si­no e in­cen­ti­var a ino­va­ção e a vi­são em­pre­en­de­do­ra, além de er­ra­di­car a po­bre­za.

Sus­ten­ta­mos a ideia de do­ar ao pró­xi­mo com ba­se em es­tra­té­gias e te­mos ali­a­dos os pro­fis­si­o­nais ori­un­dos do se­tor pri­va­do, que pos­su­em com­pe­tên­cias e vi­são pa­ra atu­ar com es­ses pro­je­tos nas es­co­las.

As com­pe­tên­cias e ha­bi­li­da­des exi­gi­das pa­ra tra­ba­lha­do­res do ter­cei­ro se­tor são as mes­mas do se­tor pri­va­do, po­rém há um di­fe­ren­ci­al nes­sa tra­je­tó­ria: o pro­fis­si­o­nal tem que gos­tar de li­dar com pes­so­as, tem que ter com­pai­xão e vi­são hu­ma­ni­tá­ria.

O se­tor se de­sen­vol­ve com so­li­dez e traz pa­ra si pro­fis­si­o­nais es­pe­cia­li­za­dos em marke­ting, RH, di­gi­tal e fi­nan­ças. A éti­ca, a me­di­a­ção de con­fli­tos e as pro­pos­tas de so­lu­ções são tam­bém re­qui­si­tos, po­rém a for­ça mai­or es­tá na es­sên­cia hu­ma­na.

O ter­cei­ro se­tor se con­so­li­da a ca­da dia, cres­ce e traz re­sul­ta­do pa­ra o pro­fis­si­o­nal que ge­ra uma so­ci­e­da­de mais con­sci­en­te e di­fe­ren­ci­a­da. Ele pri­o­ri­za o mo­vi­men­to so­ci­o­am­bien­tal e pa­ra que ocor­ra o cres­ci­men­to sus­ten­tá­vel é pre­ci­so pes­so­as com­pro­me­ti­das e em­pre­sas vi­si­o­ná­rias.

(Ci­be­le La­ra, di­re­to­ra exe­cu­ti­va da JA São Pau­lo – Ju­ni­or Achi­e­ve­ment é uma das mai­o­res or­ga­ni­za­ções so­ci­ais de edu­ca­ção em­pre­en­de­do­ra do mun­do, que pre­pa­ra os jo­vens pa­ra o mer­ca­do de tra­ba­lho)

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