Home / Opinião

OPINIÃO

Reflexão de Boa Vontade - Que falta ao mundo para que haja paz?

Em tem­po al­gum a ci­vi­li­za­ção al­can­çou ta­ma­nho grau de tec­no­lo­gia. Que fal­ta, pois, pa­ra que ha­ja Paz? Res­ta su­bli­mar as ações do pro­gres­so com a Es­pi­ri­tua­li­da­de Ecu­mê­ni­ca, que po­ten­ci­al­men­te nos acom­pa­nha – sai­ba­mos ou não sai­ba­mos, quei­ra­mos ou não quei­ra­mos – des­de an­tes do ber­ço e de que de­ve­mos ser pro­cla­ma­do­res, co­mo cren­tes em Deus. Na­tu­ral­men­te que en­ten­di­do co­mo Amor, Ver­da­de e tam­bém Jus­ti­ça, que “é o apoio do mun­do”, ao pas­so que “a in­jus­ti­ça, pe­lo con­trá­rio, é ori­gem e fon­te de to­das as ca­la­mi­da­des que o afli­gem”, con­so­an­te o pen­sa­men­to do fi­ló­so­fo Di­e­trich de Hol­bach (1723-1789).

Co­mo es­cre­vi em Di­a­lé­ti­ca da Boa Von­ta­de – Re­fle­xões e Pen­sa­men­tos, lan­ça­do em 1987: Num fu­tu­ro que nós, ci­vis, re­li­gi­o­sos e mi­li­ta­res de bom sen­so, de­se­ja­mos pró­xi­mo, não mais se fir­ma­rá a Paz sob as es­tei­ras ro­lan­tes de tan­ques ou ao tro­ar de ca­nhões; so­bre pi­lhas de ca­dá­ve­res ou mul­ti­dões de vi­ú­vas e ór­fã­os; nem mes­mo so­bre gran­di­o­sas re­a­li­za­ções de pro­gres­so ma­te­ri­al sem Deus. Is­to é, sem o cor­res­pon­den­te avan­ço éti­co, mo­ral e es­pi­ri­tual. O ser hu­ma­no des­co­bri­rá que não é so­men­te se­xo, es­tô­ma­go e in­te­lec­to, ju­gu­la­do ao que to­ma co­mo re­a­li­da­de úni­ca. Há ne­le o Es­pí­ri­to eter­no, que lhe fa­la de ou­tras vi­das e ou­tros mun­dos, que pro­cu­ra pe­la In­tu­i­ção ou pe­la Ra­zão. A paz dos ho­mens é, ain­da ho­je, a dos lo­bos e de al­guns lou­cos im­pre­vi­den­tes que di­ri­gem po­vos da Ter­ra.

A Paz, a ver­da­dei­ra Paz, nas­ce pri­mei­ro do co­ra­ção lim­po do ho­mem. E só Je­sus po­de pu­ri­fi­car o co­ra­ção da hu­ma­ni­da­de de to­do o ódio, por­que Je­sus é o Se­nhor da Paz.

(Jo­sé de Pai­va Net­to, jor­na­lis­ta, ra­di­a­lis­ta e es­cri­tor. pai­va­net­[email protected]www.bo­a­von­ta­de.com)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias