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OPINIÃO

Os impactos de uma possível mudança nas regras do visto EB-5

Há pers­pec­ti­vas de que o vis­to EB-5, for­ma mais rá­pi­do e se­gu­ra de se che­gar ao gre­en card e que con­ce­de ao so­li­ci­tan­te, de­pen­den­tes sol­tei­ros até 21 anos e côn­ju­ge, os mes­mos di­rei­tos do que um ci­da­dão ame­ri­ca­no, vá mu­dar no dia 30 de se­tem­bro. O pra­zo pa­ra pro­to­co­lar o pas­si­vo de 500 mil dó­la­res e o ati­vo de um mi­lhão, no di­re­to, es­ta­rá pró­xi­mo de ter­mi­nar.

Va­le lem­brar que to­das as in­for­ma­ções nes­te ar­ti­go são ex­tra­o­fi­ci­ais, mas es­sa aná­li­se que que­ro com­par­ti­lhar, pen­san­do em quem es­tá bus­can­do mais in­for­ma­ção so­bre o as­sun­to, é ba­se­a­da nos mais de dez anos ope­ran­do nes­te mer­ca­do. Te­nho os meus es­tu­dos, pes­qui­sas e grá­fi­cos que le­vei al­gum tem­po pa­ra in­ter­pre­tar, mas que me con­du­zem pa­ra es­ta li­nha de pen­sa­men­to.

Há mui­to tem­po, ha­via uma ne­ces­si­da­de de se re­a­jus­tar a le­gis­la­ção que re­ge o EB-5, prin­ci­pal­men­te so­bre o di­nhei­ro in­ves­ti­do, que tem co­mo fi­na­li­da­de a ge­ra­ção de em­pre­go e de de­sen­vol­vi­men­to de de­ter­mi­na­das re­gi­ões. De uma for­ma mui­to sim­ples, po­de­mos afir­mar que es­sa é a fi­na­li­da­de des­te vis­to, além de ge­rar em­pre­gos e mo­vi­men­tar ca­pi­tal.

Se pe­gar­mos as 10 mil co­tas de EB-5 dis­po­ni­bi­li­za­da anual­men­te pe­lo go­ver­no ame­ri­ca­no, e mul­ti­pli­car­mos por 500 mil, is­so sem con­tar com a quan­tia de 1 mi­lhão que é EB-5 di­re­to, vai re­sul­tar em um nú­me­ro mui­to ex­pres­si­vo. Sen­do que al­guns cen­tros re­gi­o­nais fo­ram cri­a­dos a par­tir des­te mon­tan­te.

Há mui­tos po­los gran­des, mais só­li­dos e es­tru­tu­ra­dos nos Es­ta­dos Uni­dos que já es­tão ali­cer­ça­dos, ou se­ja, não de­pen­dem des­te ca­pi­tal. Os me­no­res usam es­te re­cur­so pa­ra ter uma ta­xa me­nor de ju­ros, pa­ra no fi­nal ter um di­nhei­ro mais ba­ra­to.

Es­ses cen­tros me­nos co­nhe­ci­dos con­tam com o in­ves­ti­dor EB-5 pa­ra co­lo­car 500 mil no cai­xa, pa­gan­do des­ta for­ma uma re­mu­ne­ra­ção bai­xa anual, ao in­vés de le­van­tar es­sa quan­tia em um ban­co que vai co­brar um pou­co mais. Is­so é fei­to co­mo uma fer­ra­men­ta pa­ra re­du­zir cus­tos. Não que eles pre­ci­sem des­te di­nhei­ro, por­que já exis­te um fun­do em uma ins­ti­tu­i­ção fi­nan­cei­ra ou com in­ves­ti­do­res pri­va­dos ou até mes­mo de ca­pi­tal pró­prio. Al­guns ado­tam es­ta pos­tu­ra, ou­tros não. Eles co­lo­cam no or­ça­men­to a ven­da da­que­le ca­pi­tal co­mo in­ves­ti­men­to pa­ra o EB-5, e as­sim, exe­cu­tar a obra.

Há inú­me­ros cen­tros re­gi­o­nais que de­pen­dem des­te re­pas­se. Ve­nho acom­pa­nhan­do o de­sen­vol­vi­men­to de ca­da um e pos­so afir­mar que ain­da há mui­tas co­tas aber­tas, por­que eles são po­los mui­to pe­que­nos e des­co­nhe­ci­dos, ou se­ja, não tem tra­di­ção no mer­ca­do e en­tão as pes­so­as tem re­ceio de des­ti­nar qual­quer quan­tia.

Exis­te o iní­cio da obra e a con­tra­ta­ção pré­via dos fun­cio­ná­rios mas ain­da fal­ta ca­pi­tal na­que­le fun­do. E, se ago­ra, en­trar em vi­gor es­sa nor­ma no­va, on­de há o re­a­jus­te, es­ses po­los irão que­brar. E eu en­ten­do que, se is­so acon­te­cer, vai ha­ver uma ge­ra­ção de de­sem­pre­gos mui­to gran­de.

Va­mos ima­gi­nar o se­guin­te ce­ná­rio. Cer­ca de 50 po­los, sen­do que ca­da obra tem mais ou me­nos 100 fun­cio­ná­rios. Mu­dan­do o que te­mos co­mo ba­se ho­je em ter­mos de re­gras do EB-5, is­so re­sul­ta­rá em 5 mil pes­so­as sem pos­tos de tra­ba­lho no dia 1 de ou­tu­bro, o que vai tra­zer inú­me­ros im­pac­tos pa­ra a eco­no­mia nor­te ame­ri­ca­na.

Vol­to a re­for­çar que não exis­te na­da ofi­ci­al nes­ses ter­mos, ape­nas a mi­nha te­se, co­mo se eu es­ti­ves­se no con­gres­so e es­ta­ria bri­gan­do pa­ra não acon­te­cer. Eu lu­ta­ria pa­ra que hou­ves­se uma pror­ro­ga­ção pa­ra no má­xi­mo mais 90 di­as, que é o pra­zo pa­ra que es­sas pes­so­as pos­sam ven­de­rem es­ses po­los ou ala­van­ca­rem o di­nhei­ro de uma ou­tra for­ma, uma vez que é pos­sí­vel re­pas­sar es­ses pro­je­tos pa­ra gran­des cen­tros e in­ves­ti­do­res ou in­cor­po­ra­do­res que têm ca­pi­tal pa­ra con­clu­ir a obra. Se is­so não ocor­rer, es­ses ges­to­res irão res­pon­der pos­te­rior­men­te pe­lo pre­ju­í­zo que mui­tos te­rão e sa­be­mos que es­sa não foi a in­ten­ção.

Te­nho a cer­te­za ab­so­lu­ta que al­go se­rá fei­to, ou pa­ra pro­te­ger es­ses po­los, ou pror­ro­gar por mais ou me­nos 90 di­as. Pos­so es­tar equi­vo­ca­do, mas que­ro ser mui­to tran­spa­ren­te por­que ho­je, es­sa é a for­ma com que en­xer­go. Es­ses po­los re­ce­be­ram um tem­po pa­ra fa­zer a li­ção de ca­sa que eles não con­se­gui­ram con­clui. Ten­ta­ram, mas pre­ci­sam de mais tem­po e is­so acon­te­ceu por uma sé­rie de ra­zões, in­clu­si­ve da pró­pria eco­no­mia.

En­tão ho­je, ca­so eu não es­te­ja er­ra­do, nos pró­xi­mos di­as te­re­mos no­tí­cias com re­la­ção a es­sa ques­tão de su­bir pa­ra 925 mil dó­la­res a co­ta do EB-5 pas­si­vo. Se eu es­ti­ves­se no con­gres­so, es­ta­ria lu­tan­do pa­ra que es­sas pes­so­as ti­ves­sem tem­po re­al­men­te de con­clu­ir o que foi pro­gra­ma­do em mar­ço.

Eu tor­ço pa­ra que ha­ja es­se tem­po, des­ta for­ma os po­los pe­que­nos pos­sam se ajus­tar. Quem tem in­ves­ti­men­to nos gran­des es­tá tran­qui­lo, mas os me­no­res es­tão re­al­men­te sem dor­mir por­que hou­ve pou­co tem­po pa­ra que eles pu­des­sem se ajus­tar com es­sa ques­tão fi­nan­cei­ra e po­de ser que o con­gres­so en­xer­gue is­so, por­que ca­so con­trá­rio, a eco­no­mia te­rá que amar­gar o de­sem­pre­go de mais de 5 mil tra­ba­lha­do­res. São pos­tos que dei­xa­rão de exis­tir do dia pa­ra a noi­te.

(Da­ni­el To­le­do, ad­vo­ga­do es­pe­cia­li­za­do em di­rei­to in­ter­na­ci­o­nal, con­sul­tor de ne­gó­ci­os e só­cio fun­da­dor da Loyalty Mi­a­mi. Pa­ra mais in­for­ma­ções, aces­se: ou en­tre em con­ta­to por e-mail con­ta­[email protected]­a­mi. To­le­do tam­bém pos­sui um ca­nal no Yo­u­Tu­be com mais de 55 mil se­gui­do­res com di­cas pa­ra quem de­se­ja mo­rar, tra­ba­lhar ou em­pre­en­der nos Es­ta­dos Uni­dos. A em­pre­sa ago­ra pos­sui se­de em Por­tu­gal e na Es­pa­nha)

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