Home / Opinião

OPINIÃO

Nova Operação Oban agora tem partido novo

“O im­pul­so em ve­ne­rar ri­cos e po­de­ro­sos, e des­pre­zar pes­so­as po­bres, é a mai­or cau­sa da cor­rup­ção dos sen­ti­men­tos mo­ra­is”.

(Adam Smith)

No au­ge da gran­de cri­se fi­nan­cei­ra de 2009 a im­pren­sa in­ter­na­ci­o­nal pu­bli­cou a con­fis­são de um gran­de ban­quei­ro: "pre­ci­sa­mos ser con­tro­la­dos, o sis­te­ma fi­nan­cei­ro não tem li­mi­tes e nem es­crú­pu­los". Ao fa­zer o úl­ti­mo dis­cur­so an­tes de ven­cer a elei­ção da­que­le ano, o can­di­da­to de opo­si­ção à pre­si­dên­cia fran­ce­sa dis­se que "nos­so mai­or ini­mi­go não é ne­nhum par­ti­do, mas o se­tor fi­nan­cei­ro." Nos EUA, pá­tria do ca­pi­ta­lis­mo, os ban­quei­ros vi­vem pres­tan­do con­tas à jus­ti­ça, al­guns na ca­deia pe­lo res­to da vi­da.

Em pou­cos lu­ga­res do mun­do ban­quei­ro é ido­la­tra­do. Ain­da que em paí­ses de­sen­vol­vi­dos eu­ro­peus os ban­cos te­nham um pa­pel so­ci­al de, por exem­plo, mais fi­nan­ciar es­tu­dan­tes do que ape­nas ar­ran­car o cou­ro da po­vo, no má­xi­mo o sis­te­ma fi­nan­cei­ro é acei­to co­mo um mal ne­ces­sá­rio ao sis­te­ma. Mas sem­pre sob con­tro­le.

O con­trá­rio acon­te­ce no Bra­sil e ou­tros paí­ses sub­de­sen­vol­vi­dos, on­de os ban­quei­ros con­tro­lam tu­do, en­deu­sa­dos por par­te da po­pu­la­ção.

Nun­ca vai apa­re­cer um ban­quei­ro bra­si­lei­ro com grau de sin­ce­ri­da­de e fa­zer mea-cul­pa co­mo aque­le de 2009. Ban­quei­ros no Bra­sil são con­si­de­ra­dos "san­tos ilu­mi­na­dos" pe­la pe­que­na bur­gue­sia e gen­te ig­no­ran­te e ego­ís­ta.

Tem­pos atrás o ban­quei­ro Ola­vo Se­tú­bal, em en­tre­vis­ta à prin­ci­pal re­vis­ta bra­si­lei­ra, dis­se que "Bra­si­lei­ro re­cla­ma de­mais". Ou­tro ban­quei­ro, Wal­ter Sal­les, me­ti­do a ci­ne­as­ta, dis­se em ou­tra en­tre­vis­ta que "no tem­po do re­gi­me mi­li­tar a gen­te so­fria mui­to, pois ti­nha mui­to con­tro­le de po­lí­cia no trân­si­to e nas es­tra­das, em bus­ca de sub­ver­si­vos".

O Bra­sil é re­al­men­te o pa­ís dos ab­sur­dos. O po­vo mais pa­ca­to e ba­na­na do mun­do é acu­sa­do de "re­cla­mar" mui­to por um ban­quei­ro e o ou­tro la­men­ta que a lu­ta con­tra a di­ta­du­ra atra­sa­va seus des­lo­ca­men­tos, lo­gi­ca­men­te em car­ro com mo­to­ris­ta par­ti­cu­lar.

Na­que­les tem­pos, ban­quei­ros cri­a­ram um bra­ço pa­ra­mi­li­tar pa­ra co­la­bo­rar na re­pres­são con­tra os que lu­ta­vam pe­la de­mo­cra­cia, que fi­cou co­nhe­ci­do co­mo Ope­ra­ção Oban.

A Oban era for­ma­ção pa­ra­mi­li­tar de ação di­re­ta e vi­o­len­ta à mar­gem da lei, com agi­li­da­de e bru­tal efi­cá­cia. En­tre os epi­só­di­os mais cru­éis de tor­tu­ra co­me­ti­dos pe­la Oban en­con­tra-se o ocor­ri­do em fe­ve­rei­ro de 1970 no Pre­sí­dio Ti­ra­den­tes, com o fra­de do­mi­ni­ca­no Ti­to de Alen­car Li­ma, Frei Ti­to, à épo­ca com ape­nas 24 anos. Em de­poi­men­to Frei Ti­to re­la­ta ter ou­vi­do a se­guin­te fra­se do Te­nen­te Mau­ri­cio Lo­pes Li­ma: "vo­cê ago­ra vai co­nhe­cer a su­cur­sal do in­fer­no". As fe­ri­das es­pi­ri­tua­is da tor­tu­ra so­fri­da por Frei Ti­to ja­mais se ci­ca­tri­za­ri­am. Ele vi­ria a se en­for­car mais tar­de, na Fran­ça, on­de con­se­guiu bre­ve aco­lhi­da na or­dem dos Do­mi­ni­ca­nos. Pa­tro­cí­nio: ban­quei­ros bra­si­lei­ros.

Cou­be a Del­fim Ne­to e a Gas­tão Vi­di­gal (Ban­co Mer­can­til de SP) re­u­nir re­pre­sen­tan­tes de gran­des ban­cos bra­si­lei­ros pa­ra pe­dir fun­dos, en­tre os qua­is gen­te co­mo Ama­dor Aguiar do Bra­des­co e Ca­mar­go Côr­rea, da cons­tru­to­ra de mes­mo no­me. Par­te da ver­ba era pa­ra gra­ti­fi­car agen­tes mais bru­tais e as­sas­si­nos. En­tre os mais en­tu­si­as­ma­dos, Hen­ning Boi­le­sen, di­na­mar­quês di­re­tor do Gru­po Ul­tra, che­gou a par­ti­ci­par de ses­sões de tor­tu­ra e te­ria in­ven­ta­do fer­ra­men­ta que le­vou seu no­me: a Pi­a­no­la de Boi­le­sen, te­cla­do que emi­tia cho­ques elé­tri­cos nos ór­gã­os ge­ni­tais. Em 1970, quem co­man­da­va a Oban (ofi­ci­al­men­te o DOI-Codi) era Car­los Al­ber­to Bri­lhan­te Us­tra, ma­jor de ar­ti­lha­ria do Exér­ci­to, co­nhe­ci­do tam­bém nas ro­das da tor­tu­ra co­mo Ma­jor, Dou­tor Sil­va e Dou­tor Ti­bi­ri­çá.

“Nem Deus mu­da a Re­pú­bli­ca dos ban­quei­ros”, tes­te­mu­nha Hé­lio Fer­nan­des, de­ca­no dos jor­na­lis­tas bra­si­lei­ros em al­ti­vi­da­de, do al­to de seus 97 anos.  E con­ti­nua:  "há anos o ci­da­dão es­pe­ra re­ce­ber o rou­bo dos ban­cos. O Su­pre­mo co­me­çou a exa­mi­nar os pre­ju­í­zos de cen­te­nas de mi­lha­res de pes­so­as, di­zi­ma­das por cin­co pla­nos en­gen­dra­dos por eco­no­mis­tas in­com­pe­ten­tes: Ve­rão, Bres­ser, Cru­za­do e o Col­lor I e Col­lor II. Os ban­quei­ros não per­de­ram na­da, ti­ve­ram lu­cros em to­dos es­ses pla­nos. E eco­no­mis­tas que pla­ne­ja­ram e ar­ru­i­na­ram ci­da­dã­os, con­ti­nuam ca­da vez mais pres­ti­gi­a­dos, do­nos de con­sul­to­ri­as ar­ro­gan­tes, pa­re­ce até que não par­ti­ci­pa­ram des­sa frau­de tri­lio­ná­ria, que pa­ra eles se acu­mu­la co­mo vi­tó­ria pro­fis­si­o­nal e au­men­to de con­tas ban­cá­rias. O ter­ro­ris­mo dos ban­quei­ros se ma­ni­fes­ta as­sim: não dei­xam nin­guém exa­mi­nar a ques­tão. Es­pa­lham as mai­o­res frau­des,  en­ga­ve­tam de­vo­lu­ções do di­nhei­ro. Apro­vei­tam-se da li­ber­da­de de Im­pren­sa, e di­vul­gam nú­me­ros as­sus­ta­do­res: “Se ti­ver­mos que pa­gar, o Bra­sil vai à fa­lên­cia jun­to co­nos­co”.

Pa­ra ci­tar ape­nas um ou­tro ab­sur­do mais re­cen­te, o ca­so das con­tas do Ba­nes­ta­do, en­ter­ra­do em um man­to de im­pu­ni­da­de, te­ria da­do mais pre­ju­í­zos ao Bra­sil do que os rou­bos apu­ra­dos pe­la La­va-Ja­to. Nem va­le ci­tar es­cân­da­los pas­sa­dos e nem lem­brar que o ban­quei­ro Da­ni­el Dan­tas com­prou e pa­gou sua im­pu­ni­da­de no STF.

Os ban­quei­ros vi­vem em uma zo­na ob­scu­ra da so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra, sem os ho­lo­fo­tes da im­pren­sa, da Jus­ti­ça, da Po­lí­cia e do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, que ho­je ilu­mi­nam as mu­tre­tas dos ou­tros po­dres po­de­res.

Mas são eles os mai­o­res res­pon­sá­veis pe­las cri­ses cons­tan­tes, pe­lo sub­de­sen­vol­vi­men­to e pe­lo apar­theid so­ci­al e pe­lo ge­no­cí­dio na­ci­o­nal.

Não foi ne­nhum es­quer­dis­ta mas Adam Smith, o pai do ca­pi­ta­lis­mo, quem dis­se que “o im­pul­so em ad­mi­rar, e qua­se ve­ne­rar, os ri­cos e os po­de­ro­sos, e des­pre­zar ou ne­gli­gen­ci­ar pes­so­as po­bres é a mai­or e mais uni­ver­sal cau­sa da cor­rup­ção dos nos­sos sen­ti­men­tos mo­ra­is”.

Ban­quei­ros são os mai­o­res ini­mi­gos tam­bém do ca­pi­ta­lis­mo, do em­pre­en­de­do­ris­mo, são os pa­ra­si­tas mai­o­res da hu­ma­ni­da­de.

Se não gos­tam des­se pa­po de eco­no­mia ou al­go mais pro­fun­do, as­sis­tam um agra­dá­vel fil­me mu­si­cal, Mary Pop­pins. Em uma das ce­nas, um pro­du­ti­vo ca­pi­ta­lis­ta in­glês vai à fa­lên­cia pa­ra abar­ro­tar os co­fres im­pro­du­ti­vos dos ban­cos.

Pois eis que no Bra­sil de ho­je, os ban­quei­ros não  pre­ci­sam ban­car gru­pos pa­ra­mi­li­ta­res e de­sis­ti­ram de pa­tro­ci­nar in­di­re­ta­men­te can­di­da­tos ve­nais pa­ra de­fen­der seus in­te­res­ses.

Re­sol­ve­ram lan­çar seu pró­prio can­di­da­to, mais ri­co dos con­cor­ren­tes, um im­be­cil que nun­ca ex­pli­ca o que pro­du­ziu pa­ra ter tan­ta ri­que­za, e que se can­di­da­ta es­con­di­do sob a más­ca­ra man­ja­da de um "par­ti­do no­vo".

Quan­do ve­jo o ros­to de­le, eu me lem­bro dos tes­te­mu­nhos de vi­zi­nhos en­tre­vis­ta­dos por jor­na­lis­tas, quan­do o psi­co­pa­ta que mo­ra­va ao la­do é en­fim des­co­ber­to e pre­so: "ele era um me­ni­no tão sim­pá­ti­co, pa­re­cia tão bom, com um sor­ri­so tão pu­ro".

Em 15 de abril de 1971, o tor­tu­ra­dor Boi­le­sen foi mor­to na ca­pi­tal pau­lis­ta por he­rói­cos mi­li­tan­tes da Ação Li­ber­ta­do­ra Na­ci­o­nal e do Mo­vi­men­to Ti­ra­den­tes, sob o co­man­do de Car­los Eu­gê­nio da Paz, o "Cle­men­te".

Por mais in­gê­nuo que se­ja, o po­vo bra­si­lei­ro de­ve­ria dei­xar de tan­ta cle­mên­cia e ma­tar es­sa no­va ve­lha ame­a­ça dos ban­quei­ros com uma com­ple­ta e to­tal in­di­fe­ren­ça. Mas co­mo in­ge­nui­da­de não tem li­mi­tes, não cus­ta tam­bém aju­dar com al­gu­mas pa­la­vras.

(W. Te­de Sil­va re­a­li­zou os fil­mes "Tu­do São Re­fe­rên­cias, Tu­do São Me­mó­ri­as" e "Ma­trí­cu­las Aber­tas, Va­gas Li­mi­ta­das")

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias