Home / Opinião

OPINIÃO

Minha jornada na administração pública

Mais uma vez me ve­jo di­an­te de uma no­va jor­na­da, cu­jo tra­ba­lho re­quer di­na­mi­ci­da­de, dis­po­si­ção e, so­bre­tu­do, com­pro­mis­so. Ao as­su­mir uma das su­pe­rin­ten­dên­cias da Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Pla­ne­ja­men­to Ur­ba­no e Ha­bi­ta­ção, as­su­mi tam­bém o com­pro­mis­so de re­a­li­zar um tra­ba­lho con­di­zen­te com a Ges­tão do Exe­cu­ti­vo da nos­sa ci­da­de.

É o meu de­ver aten­der ao cha­ma­do pa­ra mais um de­sa­fio da ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca. Si­tu­a­ções di­ver­sas em que pos­so me re­a­li­zar no con­tex­to do ser­vi­ço pú­bli­co e, as­sim, me sin­to hon­ra­da, pois sei que ao dei­xar a Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Po­lí­ti­cas pa­ra as Mu­lhe­res, on­de as pro­pos­tas de po­lí­ti­cas pú­bli­cas são exa­ta­men­te as de in­cen­ti­vo às mu­lhe­res pa­ra o mun­do dos de­sa­fi­os, nas áre­as mais abran­gen­tes pos­sí­veis do tra­ba­lho, da au­to­no­mia, e da dig­ni­da­de.  Nes­ta pers­pec­ti­va me co­lo­co à fren­te de uma no­va ta­re­fa, com to­do o meu es­me­ro e von­ta­de de acer­tar co­mo pro­fis­si­o­nal, co­mo ges­to­ra, ra­ti­fi­can­do o que pre­guei nes­tes úl­ti­mos 18 mes­es co­mo Se­cre­tá­ria da Mu­lher.

Nos pri­mei­ros di­as da mi­nha atu­a­ção na Se­cre­ta­ria de Pla­ne­ja­men­to Ur­ba­no e Ha­bi­ta­ção, ti­ve a hon­ra de par­ti­ci­par ao la­do do pre­fei­to de Go­i­â­nia Iris Re­zen­de e do Se­cre­tá­rio Dr. Hen­ri­que Al­ves, na en­tre­ga de qua­se 400 es­cri­tu­ras, sem ne­nhum cus­to pa­ra o be­ne­fi­ciá­rio, (nú­me­ro que se mul­ti­pli­ca­rá até o fi­nal do pró­xi­mo ano). Ao ver a ale­gria da­que­las pes­so­as, sen­do do­cu­men­ta­das de su­as pró­pri­as mo­ra­di­as, após 20 anos de es­pe­ra, sen­ti-me emo­cio­na­da ao ver aque­les sor­ri­sos de dig­ni­da­de. Um so­nho re­a­li­za­do! Ci­da­dã­os de di­rei­to e se­nho­res de su­as pro­pri­e­da­des. Pro­pri­e­da­des es­sas que tra­zem a hon­ra­dez pa­ra a fa­mí­lia. Emo­ci­o­nei-me ain­da mais quan­do per­ce­bi que a mai­o­ria da pes­so­as que re­ce­be­ram tais es­cri­tu­ras, eram mu­lhe­res! Lu­ta­do­ras que nun­ca se cur­va­ram di­an­te das di­fi­cul­da­de, pois acre­di­ta­ram no po­der da lu­ta e da voz e sou­be­ram es­pe­rar es­se gran­de dia.

Mas aqui, tam­bém que­ro re­gis­trar a mi­nha ad­mi­ra­ção pe­lo tra­ba­lho fei­to pe­la equi­pe des­ta ges­tão, pro­fis­si­o­nais que es­tão a fren­te des­te pro­je­to, com mui­ta gar­ra, pa­ra que tu­do es­te­ja re­gu­la­ri­za­do e cor­re­to, ao pre­mi­ar ca­da fa­mí­lia com o di­rei­to de ter seu imó­vel do­cu­men­ta­do. Ta­re­fa di­fí­cil, pois ca­da de­ta­lhe ca­re­ce de es­tu­dos, bus­cas e aná­li­ses. Pa­ra­béns Pre­fei­to! Pa­ra­béns a to­da equi­pe que que se es­me­ra to­dos os di­as, no sen­ti­do de va­li­dar ca­da mo­ra­dia, ca­da so­nho! E aqui es­tou pa­ra fa­zer par­te des­te gru­po co­ra­jo­so!

Dei­xo uma Se­cre­ta­ria on­de pu­de de­sen­vol­ver uma ta­re­fa de­sa­fi­an­te, pe­la ca­rac­te­rís­ti­ca das ati­vi­da­des e ações vol­ta­das à dig­ni­da­de da mu­lher e me sur­pre­en­do ao per­ce­ber que em ou­tra di­men­são, meu fa­zer tem idên­ti­ca re­le­vân­cia, pois tra­ta-se de um tra­ba­lho vol­ta­do à dig­ni­da­de e ci­da­da­nia! Ti­ve a ale­gria de re­a­li­zar mui­tos pro­je­tos de for­ta­le­ci­men­to da mu­lher, de pre­pa­ra­ção da mu­lher pa­ra o mer­ca­do de tra­ba­lho e pa­ra sua au­to­no­mia. As­sim, dei­xo uma ges­tão que vis­lum­brou e fez re­a­li­zar so­nhos e abra­ço uma no­va ta­re­fa cons­ti­tu­í­da pa­ra pro­pa­gar so­nhos.

Pe­ço a Deus que nos ori­en­te nes­te no­vo uni­ver­so que ele­va a al­ma hu­ma­na, que traz es­pe­ran­ças pa­ra as pes­so­as e se ves­te de dig­ni­da­de!

(Cé­lia Va­la­dão, su­pe­rin­ten­den­te da Ha­bi­ta­ção e Re­gu­la­ri­za­ção Fun­di­á­ria, can­to­ra e ba­cha­rel em Di­rei­to)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias