Home / Opinião

OPINIÃO

Medellín em gotas - 14ª - Linhas pastorais

Di­an­te da si­tu­a­ção de an­ti­paz (si­tu­a­ção de in­jus­ti­ça - vi­o­lên­cia ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­da) em que vi­ve a Amé­ri­ca La­ti­na e Ca­ri­be e di­an­te da con­cep­ção cris­tã da paz que foi apre­sen­ta­da, os par­ti­ci­pan­tes da Con­fe­rên­cia (ain­da no do­cu­men­to “Paz”) afir­mam: “Cre­mos que o epis­co­pa­do la­ti­no-ame­ri­ca­no (e ca­ri­be­nho) não po­de dei­xar de as­su­mir res­pon­sa­bi­li­da­des bem con­cre­tas, por­que cri­ar uma or­dem so­ci­al jus­ta, sem a qual a paz é ilu­só­ria, é (re­pa­rem!) uma ta­re­fa emi­nen­te­men­te cris­tã. A nós, pas­to­res da Igre­ja, cum­pre edu­car as con­sci­ên­cias, ins­pi­rar, es­ti­mu­lar e aju­dar a ori­en­tar to­das as ini­ci­a­ti­vas que con­tri­bu­em pa­ra a for­ma­ção do ser hu­ma­no.

E ain­da: “Cum­pre-nos tam­bém de­nun­ci­ar to­dos aque­les que ao irem con­tra a jus­ti­ça, des­tro­em a paz”.

Nes­te es­pí­ri­to - con­ti­nuam os bis­pos - “cre­mos opor­tu­no avan­çar as se­guin­tes li­nhas pas­to­ra­is”:

  1. “Des­per­tar nos se­res hu­ma­nos e nos po­vos, prin­ci­pal­men­te atra­vés dos mei­os de co­mu­ni­ca­ção so­ci­al, uma vi­va con­sci­ên­cia da jus­ti­ça, ins­pi­ran­do-lhes um sen­ti­do di­nâ­mi­co de res­pon­sa­bi­li­da­de e so­li­da­ri­e­da­de.
  2. De­fen­der se­gun­do o man­da­to evan­gé­li­co o di­rei­to dos po­bres e opri­mi­dos, ur­gin­do nos­sos go­ver­nos e clas­ses di­ri­gen­tes que eli­mi­nem tu­do quan­to des­trói a paz so­ci­al: in­jus­ti­ça, inér­cia, ve­na­li­da­de, in­sen­si­bi­li­da­de.
  3. De­nun­ci­ar ener­gi­ca­men­te os abu­sos e as in­jus­ti­ças, con­se­quên­cias das de­si­gual­da­des ex­ces­si­vas en­tre ri­cos e po­bres, en­tre po­de­ro­sos e fra­cos, fa­vo­re­cen­do a in­te­gra­ção.
  4. Fa­zer com que nos­sa pre­ga­ção, ca­te­que­se e li­tur­gia te­nham em con­ta (re­pa­rem no­va­men­te!) a di­men­são so­ci­al e co­mu­ni­tá­ria do cris­tia­nis­mo, for­man­do ho­mens com­pro­me­ti­dos na cons­tru­ção de um mun­do de paz.
  5. Pro­cu­rar que em nos­sos co­lé­gios, se­mi­ná­rios e uni­ver­si­da­des se for­me (re­pa­rem mais uma vez!) um sa­dio es­pí­ri­to crí­ti­co da si­tu­a­ção so­ci­al e se fo­men­te a vo­ca­ção do ser­vi­ço. Con­si­de­ra­mos ain­da de gran­de efi­cá­cia as cam­pa­nhas de ní­vel di­o­ce­sa­no e na­ci­o­nal que mo­bi­li­zem a to­dos os fi­éis e or­ga­ni­za­ções le­van­do-os a uma re­fle­xão si­mi­lar.
  6. Con­vi­dar tam­bém as di­ver­sas con­fis­sões e co­mu­ni­da­des cris­tas e não-cris­tãs a co­la­bo­ra­rem nes­ta fun­da­men­tal ta­re­fa de nos­sos tem­pos.
  7. En­co­ra­jar e fa­vo­re­cer to­dos os es­for­ços do po­vo (re­pa­rem ou­tra vez!) pa­ra cri­ar e de­sen­vol­ver su­as pró­pri­as or­ga­ni­za­ções de ba­se, pa­ra a rei­vin­di­ca­ção e con­so­li­da­ção de seus di­rei­tos na bus­ca de uma ver­da­dei­ra jus­ti­ça.
  8. Pe­dir o aper­fei­ço­a­men­to da ad­mi­nis­tra­ção ju­di­cial cu­jas de­fi­ci­ên­cias fre­quen­te­men­te cau­sam sé­rios ma­les.
  9. Em­pe­nhar-se pa­ra que em mui­tos de nos­sos paí­ses se de­te­nha e re­ve­ja a atu­al po­lí­ti­ca ar­ma­men­tis­ta, que cons­ti­tui às ve­zes uma car­ga ex­ces­si­va­men­te des­pro­por­cio­na­da em fa­ce às le­gí­ti­mas exi­gên­cias do bem co­mum, em de­tri­men­to de ur­gen­tes ne­ces­si­da­des so­ci­ais. A lu­ta con­tra a mi­sé­ria é a ver­da­dei­ra guer­ra que de­vem tra­var nos­sas na­ções.
  10. Con­vi­dar os bis­pos, os res­pon­sá­veis das di­ver­sas con­fis­sões re­li­gi­o­sas e as pes­so­as de boa von­ta­de das na­ções de­sen­vol­vi­das pa­ra que pro­mo­vam nas su­as res­pec­ti­vas es­fe­ras de in­flu­ên­cia, es­pe­ci­al­men­te en­tre os di­ri­gen­tes po­lí­ti­cos e eco­nô­mi­cos, uma con­sci­ên­cia de mai­or so­li­da­ri­e­da­de com as nos­sas na­ções sub­de­sen­vol­vi­das, fa­zen­do com que se­jam re­co­nhe­ci­dos, en­tre ou­tras coi­sas, pre­ços jus­tos pa­ra nos­sas ma­té­rias-pri­mas.
  11. Por oca­si­ão do vi­gé­si­mo ani­ver­sá­rio da De­cla­ra­ção Uni­ver­sal dos Di­rei­tos Hu­ma­nos (que foi na­que­le ano de 1968 - nes­te com­ple­ta 70 anos), in­te­res­sar as uni­ver­si­da­des da Amé­ri­ca La­ti­na na re­a­li­za­ção de in­ves­ti­ga­ções pa­ra se ve­ri­fi­car sua apli­ca­ção em nos­sos paí­ses.
  12. Di­an­te da ação in­jus­ta que, em es­ca­la mun­di­al in­ten­tam as na­ções po­de­ro­sas con­tra a au­to­de­ter­mi­na­ção dos po­vos fra­cos, que têm de so­frer os efei­tos san­gren­tos da guer­ra e da in­va­são, de­nun­ci­ar o fa­to, pe­din­do aos or­ga­nis­mos in­ter­na­cio­nais com­pe­ten­tes, ação efi­caz e de­ci­di­da.
  13. Alen­tar e aplau­dir as ini­ci­a­ti­vas e tra­ba­lhos de to­dos aque­les que nos di­ver­sos se­to­res da ação con­tri­bu­em pa­ra a cri­a­ção de uma or­dem no­va que as­se­gu­re a paz no seio de nos­sos po­vos”.


Nes­tas li­nhas pas­to­ra­is te­mos um ver­da­dei­ro pla­no de ação evan­ge­li­za­do­ra, que con­ti­nua ple­na­men­te atu­al. São lu­zes pa­ra o tra­ba­lho da Igre­ja em fa­vor da jus­ti­ça e paz.

Ho­je, a Igre­ja dei­xa-se gui­ar por es­sas lu­zes? Cum­pre sua mis­são pro­fé­ti­ca de “de­nun­ci­ar to­dos aque­les que ao irem con­tra a jus­ti­ça, des­tro­em a paz”? De “de­fen­der se­gun­do o man­da­to evan­gé­li­co o di­rei­to dos po­bres e opri­mi­dos”? De “de­nun­ci­ar ener­gi­ca­men­te os abu­sos e as in­jus­ti­ças”? De “en­co­ra­jar e fa­vo­re­cer to­dos os es­for­ços do po­vo, pa­ra cri­ar e de­sen­vol­ver su­as pró­pri­as or­ga­ni­za­ções de ba­se pa­ra a rei­vin­di­ca­ção e con­so­li­da­ção de seus di­rei­tos na bus­ca de uma ver­da­dei­ra jus­ti­ça”? E de “de­nun­ci­ar a ação in­jus­ta que em es­ca­la mun­di­al in­ten­tam as na­ções po­de­ro­sas con­tra a au­to­de­ter­mi­na­ção dos po­vos fra­cos que têm de so­frer os efei­tos san­gren­tos da guer­ra e da in­va­são”?

En­fim, o Con­cí­lio Va­ti­ca­no II não diz que a Igre­ja “de­ve, a to­do mo­men­to, pers­cru­tar os si­nais dos tem­pos e in­ter­pre­tá-los à luz do Evan­ge­lho”? Não diz que “de­ve co­nhe­cer e en­ten­der o mun­do no qual vi­ve­mos, su­as es­pe­ran­ças, su­as as­pi­ra­ções e sua ín­do­le fre­quen­te­men­te dra­má­ti­ca"? (A Igre­ja no mun­do de ho­je - GS 4). Me­di­te­mos!

(Mar­cos Sas­sa­tel­li, Fra­de do­mi­ni­ca­no Dou­tor em Fi­lo­so­fia (USP) e em Te­o­lo­gia Mo­ral (As­sun­ção - SP) Pro­fes­sor apo­sen­ta­do de Fi­lo­so­fia da UFG E-mail: mpsas­sa­tel­[email protected] )

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias