Home / Opinião

OPINIÃO

Magistrados de Catalão

O ilus­tre Ju­iz de Di­rei­to Dr. Mar­cus Vi­ni­ci­us Ayres Bar­re­to, di­re­tor do fó­rum de Ca­ta­lão, es­tá em­pe­nha­do na ins­ta­la­ção da ga­le­ria de fo­tos de to­dos os ma­gis­tra­dos que exer­ci­ta­ram o no­bre ofí­cio na co­mar­ca, cu­ja exis­tên­cia re­mon­ta aos me­a­dos do sé­cu­lo XIX (1851), a qual, em 1856, com a de­no­mi­na­ção de Co­mar­ca do Rio Pa­ra­naí­ba, abran­gia uma gran­de ex­ten­são, in­clu­in­do Ipa­me­ri (an­ti­ga “En­tre Rios”), San­ta Cruz e Cal­das No­vas.

É uma im­por­tan­te ini­ci­a­ti­va a me­re­cer o apoio da as­so­cia­ção da clas­se (AS­ME­GO) e de to­dos os fa­mi­lia­res de ju­í­zes que pas­sa­ram pe­la co­mar­ca, mui­tos de­les com gran­de pro­je­ção no ce­ná­rio cul­tu­ral do Es­ta­do e do Pa­ís.

De­vi­do ao lon­go tem­po pas­sa­do, não se­rá fá­cil re­u­nir to­das as fo­to­gra­fi­as, até por­que, in­fe­liz­men­te, não se po­de­rá con­tar com a boa von­ta­de e in­te­res­se de mui­tos, mas a ga­le­ria po­de­rá ser ins­ta­la­da, com ob­ser­vân­cia da or­dem de an­ti­gui­da­de dos pri­mei­ros ju­í­zes, até mes­mo com es­pa­ços em bran­co re­fe­rin­do-se aos seus no­mes, por­quan­to fo­ram ver­da­dei­ros he­róis nu­ma épo­ca de tão di­fí­cil aces­so à lo­ca­li­da­de, on­de tu­do era inós­pi­to.

O pri­mei­ro ju­iz no­me­a­do, Dr. Afon­so Cor­dei­ro Lo­ba­to, não de­ve fi­gu­rar na ga­le­ria por­que não as­su­miu o car­go. As­sim sen­do, o pri­mei­ro re­al­men­te a exer­cer o ofí­cio foi Dr. BER­NAR­DO JO­A­QUIM DA SIL­VA GUI­MA­RíES (1852), na qua­li­da­de de Ju­iz Mu­ni­ci­pal. O se­gun­do foi Dr. EMI­LI­A­NO FA­GUN­DES VA­RE­LA, co­mo Ju­iz de Di­rei­to da co­mar­ca (1854); o ter­cei­ro, Dr. MA­NO­EL DE OLI­VEI­RA CA­VAL­CAN­TE DE AL­BU­QUER­QUE (1856), Ju­iz Mu­ni­ci­pal; quar­to, Dr. JO­ÃO INÁ­CIO DA SIL­VA MO­TA (1856), Ju­iz de Di­rei­to com exer­cí­cio ini­ci­a­do após a in­ves­ti­du­ra do Dr. Ca­val­can­te; quin­to, Dr. VIR­GÍ­NIO HEN­RI­QUE COS­TA (1858), Ju­iz de Di­rei­to, e o sex­to foi o Ju­iz Mu­ni­ci­pal Dr. JE­RÔ­NI­MO JO­SÉ DE CAM­POS FLEURY CU­RA­DO (1860).

O Dr. Emi­li­a­no, pai do fa­mo­so po­e­ta Lu­ís Ni­co­lau Fa­gun­des Va­re­la, veio pa­ra Ca­ta­lão, na com­pa­nhia do fi­lho, em pe­no­sa vi­a­gem pe­lo ser­tão, en­fren­tan­do chu­vas e di­as de sol a pi­no, em lom­bo de bur­ro, dor­min­do ao re­len­to e em ca­se­bres aban­do­na­dos. Per­ma­ne­ceu pou­co tem­po na ci­da­de e lo­go se li­cen­ciou do car­go.

O Dr. Ca­val­can­te, re­cém ca­sa­do com D. Iná­cia, veio de Per­nam­bu­co, em com­pa­nhia des­ta e de es­cra­vos li­ber­tos, com rá­pi­da pas­sa­gem pe­lo Rio de Ja­nei­ro, tam­bém en­fren­tan­do pe­no­sa vi­a­gem, pa­ra per­ma­ne­cer de­fi­ni­ti­va­men­te em Ca­ta­lão, on­de foi ju­iz, em dois pe­rí­o­dos so­man­do qua­se 15 anos de ati­vi­da­de, ad­vo­ga­do, ve­re­a­dor e de­le­ga­do de po­lí­cia. De seu ma­tri­mô­nio re­sul­tou o nas­ci­men­to de 12 fi­lhos.

O Dr. Vir­gí­nio, con­tem­po­râ­neo do Dr. Ca­val­can­te na Fa­cul­da­de de Di­rei­to de Olin­da-PE, foi o mais cul­to dos pri­mei­ros ju­í­zes da co­mar­ca. Era na­tu­ral da Ba­hia.

O Dr. Je­rô­ni­mo foi o úni­co dos pri­mei­ros ma­gis­tra­dos de Ca­ta­lão que as­cen­deu ao Tri­bu­nal de Jus­ti­ça do Es­ta­do co­mo De­sem­bar­ga­dor.

O ju­iz mu­ni­ci­pal, com no­me­a­ção tem­po­rá­ria, ti­nha to­da a au­to­no­mia fun­cio­nal na se­de da co­mar­ca e sub­sti­tu­ía o ti­tu­lar des­ta. Era tam­bém uma es­pé­cie de ju­iz de ini­cio de car­rei­ra, quan­do le­tra­do (ba­cha­rel em di­rei­to). Em 1851, seu sa­lá­rio era de um con­to de réis por mês, ho­je equi­va­len­te a do­ze mil re­ais – um bom es­ti­pên­dio, nu­ma épo­ca em que não ha­via des­con­to pre­vi­den­ci­á­rio nem o le­o­ni­no con­fis­co do im­pos­to de ren­da.

Se­gun­do a le­gis­la­ção do im­pé­rio (De­cre­to nº 687 de 26 de ju­lho de 1850), so­men­te de­pois de 4 anos de exer­cí­cio no car­go de ju­iz mu­ni­ci­pal, é que fi­ca­ria ha­bi­li­ta­do ao car­go de ju­iz de di­rei­to, mes­mo as­sim, era ne­ces­sá­rio um ir­re­pre­en­sí­vel de­sem­pe­nho do ofí­cio, ou se­ja, um exer­cí­cio com dis­tin­ção, con­for­me art. 1º do re­fe­ri­do de­cre­to.

O Dr. Ber­nar­do, tal­vez em vir­tu­de de sua vi­da bo­ê­mia na ci­da­de e so­bre­tu­do por cau­sa de seus en­tre­ve­ros com o ju­iz co­mar­ca­no Dr. Vir­gí­nio, que re­sul­ta­ram em pro­ces­so de um con­tra o ou­tro, com re­per­cus­são na im­pren­sa ca­ri­o­ca, não se ha­bi­li­tou ao car­go de ju­iz de di­rei­to e, de­pois de sua se­gun­da in­ves­ti­du­ra na ma­gis­tra­tu­ra, dei­xou es­ta pa­ra se de­di­car à li­te­ra­tu­ra, sen­do au­tor do co­nhe­ci­do ro­man­ce “Es­cra­va Isau­ra” e do con­to “O Er­mi­tão de Mu­quém”.

O Dr. Ca­val­can­te ha­bi­li­tou-se ao car­go de Ju­iz de Di­rei­to, mas fa­le­ceu com 59 anos de ida­de, quan­do pre­ten­dia re­tor­nar à en­tão pro­vín­cia de Per­nam­bu­co, de­pois de lon­go tem­po na ma­gis­tra­tu­ra, ja­mais igua­la­do em du­ra­ção por to­dos os ju­í­zes da co­mar­ca, a não ser pe­los da atu­a­li­da­de, Dr. Mar­cos Vi­ni­ci­us e Dr. An­te­nor Eus­tá­quio Bor­ges As­sun­ção. A sua pri­mei­ra no­me­a­ção foi por ato do pre­si­den­te da pro­vín­cia. A se­gun­da in­ves­ti­du­ra se deu por car­ta de pro­vi­men­to as­si­na­da pe­lo im­pe­ra­dor D. Pe­dro II. Em du­as opor­tu­ni­da­des foi re­con­du­zi­do ao car­go, por atos do Mi­nis­tro da Jus­ti­ça do Im­pé­rio; nu­ma das qua­is, o mi­nis­tro era o con­sa­gra­do es­cri­tor Jo­sé de Alen­car.

A se­gun­da no­me­a­ção do Dr. Ber­nar­do Gui­ma­rã­es, em 1861, acre­di­to te­nha si­do tam­bém por ato im­pe­ri­al, em­bo­ra os re­gis­tros do Des. Cle­non de Bar­ros Lo­yo­la, em “Me­mó­ria do Po­der Ju­di­ci­á­rio de Go­i­ás, de au­to­ria de Ge­ral­do Co­e­lho Vaz, afir­mem o con­trá­rio. Acon­te­ce, to­da­via, que um ofí­cio da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Ca­ta­lão, em 1861, na épo­ca in­te­gra­da pe­lo Dr. Ca­val­can­te, en­tão ad­vo­ga­do e ve­re­a­dor, ao fe­li­ci­tar o ju­iz no­me­a­do, re­fe­re-se a ato do im­pe­ra­dor, con­for­me Lu­is Pa­la­cin Go­mes men­ci­o­na em “His­tó­ria Po­lí­ti­ca de Ca­ta­lão”, obra que es­cre­veu em par­ce­ria com os his­to­ri­a­do­res Ju­a­rez Cos­ta Bar­bo­sa e Nasr Fayad Cha­ul.

Um fa­to que for­ta­le­ce meu pon­to de vis­ta é que, se o Dr. Ber­nar­do não ti­ves­se o “sta­tus” de um ju­iz no­me­a­do pe­lo im­pe­ra­dor, por cer­to não te­ria ti­do um cer­to res­pal­do em sua con­ten­da com o Dr. Vir­gí­nio, sen­do que che­gou a pro­ces­sá-lo, com de­cre­to de pri­são, em ação pe­nal por abu­so de au­to­ri­da­de. Tal pro­ces­so mui­to in­flu­iu pa­ra que Dr. Vir­gí­nio fos­se pre­te­ri­do na pro­mo­ção ao car­go de de­sem­bar­ga­dor. É bem pos­sí­vel que te­nha fi­ca­do mui­to des­gas­ta­do po­li­ti­ca­men­te, na es­fe­ra im­pe­ri­al, por sua vã ten­ta­ti­va de ful­mi­nar o man­do­nis­mo co­ro­ne­lís­ti­co im­pe­ran­te em Ca­ta­lão. Ele, cer­ta fei­ta, gra­ças à enér­gi­ca in­ter­ven­ção do Dr. Ca­val­can­te, que cu­mu­la­va as fun­ções de de­le­ga­do de po­lí­cia, não te­ve sua ca­sa in­va­di­da por si­cá­rios do co­ro­nel Ro­que (che­fão po­lí­ti­co lo­cal), que, mes­mo sem man­do des­te, pre­ten­di­am ar­re­ba­tar um pro­ces­so em po­der do ju­iz co­mar­ca­no.

Dr. Ca­val­can­te te­ve des­ta­ca­da in­flu­ên­cia na pa­ci­fi­ca­ção dos âni­mos exal­ta­dos da po­lí­ti­ca lo­cal, mais tar­de agra­va­dos com o ad­ven­to da Re­pú­bli­ca, ha­ja vis­ta o as­sas­si­na­to do se­na­dor An­tô­nio Pa­ra­nhos e a pos­te­ri­or vin­gan­ça da fa­mí­lia con­tra o ca­pi­tão Car­los       de An­dra­de, acu­sa­do de ser o man­dan­te do cri­me acon­te­ci­do na fren­te da ca­sa des­te, na vi­zi­nhan­ça do his­tó­ri­co ca­sa­rão on­de re­si­di­ram os Drs. Ber­nar­do e Emi­li­a­no, bem pró­xi­mo à pra­ça cen­tral da ci­da­de, na qual fi­ca­va a re­si­dên­cia do se­na­dor as­sas­si­na­do.

E a vi­o­lên­cia per­du­rou na ci­da­de até 1936, quan­do acon­te­ceu a in­va­são da ca­deia pú­bli­ca e o cru­el as­sas­si­na­to do jor­na­lis­ta e far­ma­cêu­ti­co An­te­ro Cos­ta Car­va­lho, com a co­ni­vên­cia da che­fia po­lí­ti­ca do­mi­nan­te e a omis­são das au­to­ri­da­des lo­ca­is, prin­ci­pal­men­te do ar­bi­trá­rio de­le­ga­do de po­lí­cia Jo­sé Fran­cis­co Pó­voa, mui­to co­ra­jo­so pa­ra pro­mo­ver in­qué­ri­tos com tor­tu­ra e me­dro­so pa­ra de­fen­der a ci­da­de­la pri­si­o­nal, on­de, no iní­cio dos anos  50, ha­via uma pi­cha­ção na pa­re­de ex­ter­na, com irô­ni­cos di­ze­res: “PEN­SÃO DE CON­FI­AN­ÇA”.

(Vi­val­do Jor­ge de Arau­jo, ex-pro­fes­sor de His­tó­ria e Lín­gua Por­tu­gue­sa do Lyceu de Go­i­â­nia, es­cri­tor e pro­cu­ra­dor de Jus­ti­ça apo­sen­ta­do do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co do Es­ta­do de Go­i­ás)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias