Home / Opinião

OPINIÃO

Inteligência emocional... Nos liberta para realizações pessoais e profissionais

Emo­ções! Co­mo po­de ser di­fí­cil li­de­rar nos­sas emo­ções, e, as dos ou­tros en­tão? Uma ta­re­fa im­pos­sí­vel!

Bas­ta um pe­que­no epi­só­dio, pa­ra des­per­tar em nós emo­ções mui­to di­fe­ren­tes. Is­so ocor­re por­que, o sis­te­ma lím­bi­co, do nos­so cé­re­bro, faz com que as emo­ções per­ma­ne­çam en­ra­i­za­das em nos­so sub­con­sci­en­te, com­pon­do no que so­mos. Ex­traí­mos do sub­con­sci­en­te aque­les pen­sa­men­tos que ex­pres­sam nos­sa per­so­na­li­da­de in­di­vi­dual

A Men­te Sub­con­sci­en­te é a se­de de to­das as emo­ções, de to­dos os sen­ti­men­tos. Ca­da me­mó­ria que faz par­te da nos­sa his­tó­ria, tem uma car­ga emo­cio­nal co­nec­ta­da. Es­se mis­te­ri­o­so sub­con­sci­en­te que co­man­da nos­sas emo­ções tam­bém é res­pon­sá­vel pe­las ba­ti­das do co­ra­ção, con­tro­le da cor­ren­te san­guí­nea, re­gu­la a di­ges­tão, as­si­mi­la­ção e eli­mi­na­ção dos ali­men­tos.

Hou­ve um tem­po que era van­ta­gem ter um QI (Co­e­fi­ci­en­te de In­te­li­gên­cia) ele­va­do, cri­an­ças do mun­do in­tei­ro fo­ram con­si­de­ra­das pro­dí­gi­os quan­do seu QI foi quan­ti­fi­ca­do al­to. Mas ho­je em dia an­tes do QI me­de-se o ní­vel que QE (Co­e­fi­ci­en­te de Emo­ções) que é ter um ní­vel de in­te­li­gên­cia emo­cio­nal ele­va­do, é ter além do "jo­go de cin­tu­ra" pa­ra dri­blar con­fli­tos, a "em­pa­tia" - a ha­bi­li­da­de de co­lo­car-se no pa­pel das ou­tras pes­so­as, pa­ra po­der en­ten­dê-las, aju­dá-las ou con­ven­cê-las

A in­te­li­gên­cia emo­cio­nal re­quer tem­po e pa­ci­ên­cia. As­sim, se seu po­der de aguen­tar pres­sões é al­to, se a sua pa­ci­ên­cia su­por­ta stress e se vo­cê põe a mão na mas­sa. Pa­ra­béns! Seu su­ces­so na vi­da emo­cio­nal, ma­te­ri­al e es­pi­ri­tual se­rá mais fá­cil, em re­la­ção aos que têm um "QI" aci­ma da mé­dia, que não con­se­guem li­dar com pro­ble­mas, não su­por­tam emer­gên­cias com na­tu­ra­li­da­de, e che­gam, às ve­zes, à per­da do con­tro­le emo­cio­nal, pro­vo­can­do de­sas­tres tal­vez até ir­re­me­diá­veis.

As nos­sas emo­ções são pos­tas à pro­va cons­tan­te­men­te e re­quer cer­ta des­tre­za psi­co­ló­gi­ca, cer­ta do­se de cri­a­ti­vi­da­de e ta­len­to na to­ma­da de ati­tu­des e com­por­ta­men­tos, de for­ma a não nos pre­ju­di­car­mos nem aos ou­tros, e, con­se­guir­mos ul­tra­pas­sar, os re­sul­ta­dos in­sa­tis­fa­tó­rios ob­ti­dos.

Man­ter-se no ei­xo e não agir de for­ma re­a­ti­va ao que acon­te­ce à nos­sa vol­ta, nos di­as de ho­je, tor­na-se um de­sa­fio ca­da vez mais fre­quen­te. A ca­da no­vo acon­te­ci­men­to, re­gis­tra­mos pa­drões de com­por­ta­men­to re­a­ti­vo àqui­lo que não vem ao en­con­tro das nos­sas ex­pec­ta­ti­vas. A gran­de mai­o­ria dos pro­ble­mas re­cor­ren­tes da atu­a­li­da­de é con­se­quên­cia da fal­ta da com­pre­en­são da com­ple­xi­da­de de nós mes­mos e das nos­sas re­la­ções in­ter­pes­so­ais. De­se­ja­mos fer­vo­ro­sa­men­te al­gu­mas con­quis­tas, en­quan­to nos dis­tan­ci­a­mos do que, re­al­men­te, con­fi­gu­ra nos­sa sa­tis­fa­ção ple­na.

São pe­que­nos des­gas­tes di­á­rios por con­fli­tos que se ini­ciam em nós e se es­ten­dem pa­ra as es­fe­ras fa­mi­lia­res pro­fis­si­o­nais e so­ci­ais, os qua­is as­su­mem um vul­to des­pro­por­cio­nal, com­pro­me­ten­do nos­so equi­lí­brio.

É ne­ces­sá­rio iden­ti­fi­car nos­so ei­xo, o cen­tro de equi­lí­brio que nos per­mi­te es­tar no con­tro­le da si­tu­a­ção com fo­co no re­sul­ta­do que que­re­mos con­quis­tar.

O co­nhe­ci­men­to da in­te­ra­ção das men­tes con­sci­en­te e sub­con­sci­en­te lhe per­mi­ti­rá trans­for­mar to­da a sua vi­da, ou pe­lo me­nos me­lho­rá-la de for­ma con­si­de­rá­vel. Po­de não ser fá­cil mas se não nos dis­pu­ser­mos a bus­car, ja­mais ha­ve­rá con­quis­ta. Pro­cu­re um Co­ach e des­cu­bra sua fór­mu­la do su­ces­so.

(Jo­san­ne Gon­za­ga, Co­ach e Te­ra­peu­ta Quân­ti­ca e Es­cri­to­ra (05 Li­vros pu­bli­ca­dos, e par­ti­ci­pa­ção em 03 An­to­lo­gi­as),  E-mail jo­gon­za­[email protected] wat­zap 62 9 9200-0733)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias