Home / Opinião

OPINIÃO

Hoje tem espetáculo? Tem, sim sinhô

Com a che­ga­da aqui pe­las nos­sas ban­das do Gran Cir­cus Elei­ções 2018, não vai fal­tar di­ver­ti­men­to. Até o dia 7 de ou­tu­bro o pi­ca­dei­ro fi­ca­rá cheio.

De­pois, os es­pec­ta­do­res vão ver a por­ca tor­cer o ra­bo, ape­sar de que do pon­to de vis­ta do “po­li­ti­ca­men­te cor­re­to”, cir­co não de­ve ter ani­mais. Os ho­mens sub­sti­tu­í­ram as fe­ras – se bem que já faz tem­po.

Com a gi­ra­fa per­den­do al­tu­ra e o anão cres­cen­do, por na­da o cir­co ar­ria as lo­nas. Ain­da bem que res­ta­ram al­guns pa­lha­ços, em­bo­ra sem ne­nhu­ma gra­ça. Só pia­da de mau gos­to.

Bons tem­pos aque­les em que se apre­sen­ta­vam um su­jei­to en­go­lin­do es­pa­da, uma mu­lher es­con­den­do a co­bra, a mo­ça pu­xan­do o tra­tor com a bar­ba. E a me­ni­na na jau­la que vi­ra­va go­ri­la? En­ga­na­vam a gen­te di­rei­ti­nho, e a gen­te aplau­dia. Já não se faz ilu­sio­nis­mo co­mo an­ti­ga­men­te.

Os car­ros de som, as rá­di­os, as TVs, e as re­des so­ci­ais (a gran­de in­cóg­ni­ta no­vi­da­de), anun­ci­am:

- Ho­je tem es­pe­tá­cu­lo?

-Tem, sim si­nhô.

Os ato­res des­se cir­co mam­bem­be são de uma fal­ta de cri­a­ti­vi­da­de ja­mais vis­ta. Não in­ter­pre­tam coi­sa com coi­sa, co­mo se a gen­te não en­ten­des­se de coi­sa al­gu­ma. Con­fun­dem ges­tão com in­di­ges­tão.

- E o pa­lha­ço o que é?

- É la­drão de muié!

Bem, vou des­cen­do de man­si­nho da ar­qui­ban­ca­da, por­que se é ver­da­de que ale­gria de pa­lha­ço é ver o cir­co pe­gar fo­go; vai que um re­sol­ve pro­var que não é len­da, que­ro es­tar lon­ge.

O su­ces­so do Gran Cir­cus Elei­ções 2018 vai de­pen­der do má­gi­co con­se­guir ti­rar um pre­si­den­te da car­to­la.

Es­tou pa­gan­do pra ver.

Em tem­po: só com hu­mor pa­ra aguen­tar tan­to hor­ror. E ó, por en­quan­to, é ape­nas cam­pa­nha.

(Iram Sa­rai­va, mi­nis­tro emé­ri­to do Tri­bu­nal de Con­tas da Uni­ão)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias