Home / Opinião

OPINIÃO

Esperança na humanidade

Exis­te es­pe­ran­ça pa­ra a hu­ma­ni­da­de nu­ma so­ci­e­da­de que mui­tas ve­zes pa­re­ce ca­mi­nhar pa­ra a fri­e­za e pa­ra a tec­no­lo­gia? Fil­mes co­mo ‘Go­od Will Hun­ting’ (‘Gê­nio In­do­má­vel’), di­ri­gi­do por Gus Van Sant, em 1997, pa­re­cem in­di­car que sim. A obra tem seu pon­to for­te no di­á­lo­go en­tre a in­te­li­gên­cia do jo­vem e a vi­vên­cia da ex­pe­ri­ên­cia.

O en­re­do traz um jo­vem ór­fão (Matt Da­mon) que tra­ba­lha co­mo fun­cio­ná­rio de lim­pe­za nu­ma uni­ver­si­da­de e re­ve­la ser um gê­nio em ma­te­má­ti­ca. É ‘ado­ta­do’ por um pro­fes­sor, mas seu es­pi­ri­to re­bel­de o le­va a ser pre­so. Pa­ra que vol­te a es­tu­dar, a jus­ti­ça exi­ge que ele fa­ça te­ra­pia.

Na­da fun­cio­na até que ele co­nhe­ce um pro­fis­si­o­nal di­fe­ren­ci­a­do (Ro­bin Wil­li­ams), que, ma­chu­ca­do in­ter­na­men­te pe­la per­da da es­po­sa com cân­cer, trans­for­mou a sua dor nu­ma pos­si­bi­li­da­de de cu­rar os so­fri­men­tos dos ou­tros. Os elos en­tre os dois per­so­na­gens vão e vêm com a for­ça de um pên­du­lo. E nas con­ver­sas sur­gem pon­tos de con­ta­to.

A ce­na mais fa­mo­sa do fil­me é a dos pro­ta­go­nis­tas sen­ta­dos em um ban­co de um par­que. O te­ra­peu­ta ex­pli­ca cal­ma­men­te que só po­de­rá aju­dar o jo­vem se es­te qui­ser se abrir com ele, pois to­da a li­te­ra­tu­ra e ar­te pro­du­zi­das no mun­do ja­mais vão sub­sti­tu­ir um di­á­lo­go fran­co e aber­to en­tre se­res hu­ma­nos. Pa­ra ver e pen­sar sem­pre!

(Os­car D'Am­bro­sio, mes­tre em Ar­tes Vi­su­ais e dou­tor em Edu­ca­ção, Ar­te e His­tó­ria da Cul­tu­ra, é Ge­ren­te de Co­mu­ni­ca­ção e Marke­ting da Fa­cul­da­de de Ci­ên­cias Mé­di­cas da San­ta Ca­sa de São Pau­lo)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias