Home / Opinião

OPINIÃO

Dois dinossauros no Vale do Silício

Bem em fren­te aos dois pré­di­os da al­ta cú­pu­la da Go­o­gle, há uma es­cul­tu­ra de uns 2 me­tros de al­tu­ra, so­bre a qual pai­ra uma len­da ad­vin­da dos dois fun­da­do­res:

– Vo­cês es­tão ven­do o es­que­le­to des­te di­nos­sau­ro? Pois bem, ele foi gran­da­lhão, um dos mais fe­ro­zes do pla­ne­ta e o do­mi­na­va. E o que acon­te­ceu? De­sa­pa­re­ceu!

A men­sa­gem é ób­via: não bas­ta ser gran­de, te­mi­do e lí­der. É pre­ci­so se adap­tar às mu­dan­ças, ser um darwi­nis­ta.

Du­ran­te oi­to di­as, in­te­grei uma mis­são ofi­ci­al ao Va­le do Si­lí­cio, na qual vi­si­ta­mos no­ve em­pre­sas, in­clu­in­do a Uni­ver­si­da­de de Stan­ford, na com­pa­nhia de 32 ges­to­res edu­ca­cio­nais, bem mais jo­vens do que eu. En­trar nes­se am­bi­en­te al­ta­men­te tec­no­ló­gi­co foi um in­ten­so de­sa­fio pes­so­al, pois to­da mi­nha for­ma­ção aca­dê­mi­ca foi es­tri­ta­men­te ana­ló­gi­ca (ré­gu­as de cál­cu­lo, tá­bu­as lo­ga­rít­mi­cas e tri­go­no­mé­tri­cas, es­to­jo pa­ra de­se­nhar a nan­quim), por is­so é ele­va­do meu es­for­ço, atu­al­men­te, pa­ra acom­pa­nhar os jo­vens di­gi­tais num am­bi­en­te cor­po­ra­ti­vo.

San Jo­sé é a “ca­pi­tal” des­sa re­gi­ão for­ma­da por cer­ca de 20 pe­que­nos mu­ni­cí­pios. No iní­cio do sé­cu­lo pas­sa­do, era inós­pi­ta e ru­ral. E, di­an­te des­se ecos­sis­te­ma ex­tre­ma­men­te di­gi­tal e ino­va­dor de ho­je, ine­vi­ta­vel­men­te se ques­ti­o­na: que fa­to­res le­va­ram es­sa ex­ten­são de ter­ra a se tor­nar uma me­ca da tec­no­lo­gia? Cer­ta­men­te, os mais for­tes fo­ram os in­cen­ti­vos fis­cais dos mu­ni­cí­pios e uma Stan­ford aco­lhe­do­ra de pro­je­tos das pe­que­nas in­dús­tri­as, a par­tir da dé­ca­da de 1930, pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to e pro­du­ção de cir­cui­tos in­te­gra­dos e tran­sis­to­res, im­pul­si­o­na­das pe­las ex­tra­or­di­ná­rias de­man­das des­ses ele­trô­ni­cos pe­lo exér­ci­to e pe­la ma­ri­nha nor­te ame­ri­ca­na, Na­sa e gran­des in­dús­tri­as.

Nas vá­ri­as pa­les­tras e re­u­ni­ões das qua­is par­ti­ci­pa­mos, en­tre os te­mas mais re­cor­ren­tes es­ta­vam a in­te­li­gên­cia ar­ti­fi­cial (AI) e o Ma­chi­ne Le­ar­ning (apren­di­za­do das má­qui­nas). Na se­de da Go­o­gle, foi si­na­li­za­do o que cau­sa­ria fris­son em to­do o mun­do na se­ma­na se­guin­te: con­ver­sas gra­va­das de um ro­bô com hu­ma­nos. Tra­ta-se do as­sis­ten­te di­gi­tal Go­o­gle Du­plex – em lin­gua­gem téc­ni­ca, de­no­mi­na­do chat bot (ro­bô de con­ver­sa­ção).

Ini­ci­al­men­te, o ro­bô li­gou pa­ra uma ca­be­le­rei­ra e es­ta­be­le­ceu um di­á­lo­go com­ple­to pa­ra o agen­da­men­to de um ho­rá­rio. Em ou­tro mo­men­to, te­le­fo­nou pa­ra um ge­ren­te de res­tau­ran­te pa­ra re­ser­var uma me­sa. Em am­bos os ca­sos, o in­te­res­san­te é que, di­an­te de ob­stá­cu­los – co­mo a in­dis­po­ni­bi­li­da­de de ho­rá­rio ou li­mi­ta­ções de lu­ga­res –, o ro­bo­zi­nho pro­pôs al­ter­na­ti­vas, in­clu­si­ve si­mu­lan­do he­si­ta­ções em lin­gua­gem pró­pri­as de hu­ma­nos, co­mo “hum...”, “hãn...” e “dei­xa eu ver”. Sur­pre­en­den­te­men­te, nem a ca­be­le­rei­ra nem o ge­ren­te do res­tau­ran­te sus­pei­ta­ram que do ou­tro la­do da li­nha hou­ves­se uma má­qui­na.

A bem da ver­da­de, es­ta­mos no li­miar do Tes­te de Tu­ring so­bre a in­te­li­gên­cia ar­ti­fi­cial – quan­do uma má­qui­na con­ver­sa a dis­tân­cia com um hu­ma­no, sem que es­te per­ce­ba. Alan Tu­ring (1920-1954), ma­te­má­ti­co in­glês, foi cri­a­dor do pri­mei­ro mo­de­lo de um com­pu­ta­dor e se no­ta­bi­li­zou por de­co­di­fi­car o Enig­ma, en­ge­nho­sa má­qui­na crip­to­gra­fa­da com có­di­gos se­cre­tos na­zis­tas.

A big da­ta foi ou­tro te­ma re­cor­ren­te nas pa­les­tras. Ev­geny Mo­ro­zov, um bi­e­lor­rus­so de ape­nas 34 anos, pro­fes­sor de Stan­ford, pu­bli­cou vá­rios li­vros e ar­ti­gos so­bre o te­ma e é efu­si­vo em re­fe­rên­cia à mi­ne­ra­ção de da­dos: “Do mes­mo mo­do que no sé­cu­lo XX a eco­no­mia foi do­mi­na­da pe­lo pe­tró­leo, o sé­cu­lo XXI se­rá mo­vi­do pe­lo big da­ta”.

To­da­via, na­que­la at­mos­fe­ra em que se res­pi­ram bits e bytes, há qua­se pa­ra­do­xal­men­te uma ma­ni­fes­ta cul­tu­ra de ên­fa­se aos va­lo­res hu­ma­nos, so­ci­o­e­mo­cio­nais e éti­cos. Os avan­ços tec­no­ló­gi­cos são im­pres­cin­dí­veis, mas só se jus­ti­fi­cam se es­ti­ve­rem a ser­vi­ço do bem-es­tar do ser hu­ma­no – di­zem eles. Os que lá tra­ba­lham que­rem dei­xar um le­ga­do pa­ra as pró­xi­mas ge­ra­ções. Ob­via­men­te, não po­de­mos po­sar de in­gê­nuos di­an­te dos dis­cur­sos – en­tre fa­lar e pra­ti­car há no meio um mar, en­si­na a sa­be­do­ria po­pu­lar. En­tre­tan­to, o Va­le do Si­lí­cio, além de ser a re­gi­ão mais ri­ca e de me­nor ín­di­ce de cri­mi­na­li­da­de dos EUA, é tam­bém on­de os pro­fis­si­o­nais são mais fe­li­zes pa­ra tra­ba­lhar, se­gun­do pes­qui­sas. Apre­sen­tam-se co­mo pes­so­as sa­tis­fei­tas e de bem com a vi­da. Tal­vez, quan­to mais tec­no­ló­gi­ca é uma co­mu­ni­da­de, mais cla­ma por afe­ti­vi­da­de.

Ao lei­tor aten­to, res­ta uma in­da­ga­ção, uma vez que o tí­tu­lo des­se ar­ti­go faz re­fe­rên­cia a dois di­nos­sau­ros, po­rém o tex­to só men­ci­o­na um (o es­que­le­to em fren­te a Go­o­gle). Di­an­te de tu­do o que vi, ou­vi e vi­ven­ci­ei na imer­são no Va­le do Si­lí­cio, a res­pos­ta pa­ra mim é ao mes­mo tem­po tri­vi­al e as­sus­ta­do­ra. Além do es­que­le­to em fren­te ao pré­dio, o ou­tro di­nos­sau­ro era eu.

(Ja­cir J. Ven­tu­ri, co­or­de­na­dor na Uni­ver­si­da­de Po­si­ti­vo, foi pro­fes­sor da UFPR, PUCPR e vi­ce-pre­si­den­te da ACP)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias