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OPINIÃO

Deus, impotente ou distraído

Sen­ti­mos na pe­le o ine­vi­tá­vel da mo­der­ni­da­de em que vi­ve­mos. Ca­ren­tes de sen­ti­dos, per­ce­be­mos por den­tro de nós que é di­fí­cil en­con­trar o que se bus­ca quan­do não se sa­be ao cer­to o que se pro­cu­ra. Se­ja o sen­ti­do de uma sim­ples pa­la­vra, o sen­ti­do de um con­jun­to de­las ou mes­mo o sen­ti­do da nar­ra­ti­va com­ple­ta de uma vi­da in­tei­ra.

O que nos acon­te­ceu? Co­mo vi­e­mos pa­rar aqui, de on­de ini­cia­mos a jor­na­da, por que vi­ve­mos, quem so­mos, o que de­ve­mos fa­zer, o que vem de­pois, o que fal­ta per­gun­tar?

Cor­re em nos­sas vei­as o trans­bor­dan­te san­gue po­é­ti­co dos ta­puias e tu­pi­nam­bás das ge­ra­is do Bra­sil, mis­tu­ra­do com a ra­ci­o­na­li­da­de de ou­tros po­vos e lu­ga­res. E não-po­vos e não-lu­ga­res.

Que­ren­do ou não, to­dos te­mos ao me­nos al­guns va­lo­res es­far­ra­pa­dos e com eles for­ma­mos uma mo­ral. As­sim tam­bém, quer a gen­te sai­ba ou não, te­mos to­dos uma por­ção es­pi­ri­tual par­ti­cu­lar, mes­mo que se­ja sua ne­ga­ção.  Sen­ti­mos o in­cô­mo­do da so­li­dão, sen­ti­mos a dú­vi­da do va­zio e ao mes­mo tem­po sen­ti­mos o alí­vio mís­ti­co que o mun­do po­de nos dar ob­ser­van­do coi­sas tão pe­que­nas co­mo um grão de areia, de on­de se ori­gi­nam tan­tas me­tá­fo­ras. Em to­dos nós, por­tan­to sem qual­quer ex­ce­ção, vem re­fle­tir aque­la mes­ma an­ti­ga e eter­na de­man­da. Apren­de­mos, en­tão, de for­ma do­ce ou abrup­ta, que a fo­me de sen­ti­do pa­ra nos­sas vi­das faz par­te da con­di­ção hu­ma­na. Já as es­tra­té­gias pa­ra apla­cá-la va­ri­am ao in­fi­ni­to. Qual é a sua?

Tra­go uma pro­pos­ta. De­pois que mui­to já se es­cul­piu Cris­to, se pin­tou Vir­gem Ma­ria, se re­tra­tou São Fran­cis­co e tan­tos san­tos e san­tas -e até a San­ta Achi­ro­pi­ta, cu­ja no­me diz “a que não se pin­ta”, por que o ar­tis­ta não pin­tar Deus? E vo­cê, já pen­sou no seu? Se­ja ateu, ag­nós­ti­co ou cren­te, é im­pos­sí­vel pas­sar ao lar­go des­te po­de­ro­so e iman­ta­do no­me sem sen­tir sua pre­sen­ça em tu­do que exis­te, mes­mo que se­ja com­pro­van­do-a pe­la for­ma de sua au­sên­cia. Ou se­ja, pa­ra ca­da um de nós sem­pre ha­ve­rá um além.

E co­mo sa­ber se du­as pes­so­as têm al­go pa­re­ci­do em men­te quan­do di­zem a pa­la­vra Deus? “Mi­nha ideia de Deus, ob­ser­va o en­sa­ís­ta es­pa­nhol Mi­guel de Una­mu­no (1864), é di­fe­ren­te ca­da vez que eu O con­ce­bo”. Pa­ra to­dos os efei­tos -e so­bre­tu­do pa­ra os de­fei­tos des­ta pe­que­na dis­ser­ta­ção, su­po­nha­mos que fa­la­mos de al­go que nos se­ja co­mum e pró­xi­mo, não ne­ces­sa­ria­men­te aque­le que cri­ou seu fi­lho di­le­to à nos­sa ima­gem e se­me­lhan­ça, mas da exis­tên­cia de um po­der tran­scen­den­te Cri­a­dor do uni­ver­so ou ain­da, de al­gu­ma for­ma de in­te­li­gên­cia in­fi­ni­ta­men­te su­pe­ri­or à nos­sa e res­pon­sá­vel pe­la or­dem e ca­os que es­ta­mos imer­sos, pe­la be­le­za e seus con­tras­tes.

Pois em as­sim sen­do, te­mos al­go do que fa­lar e ca­bem mui­tas per­gun­tas. Por exem­plo. Se acre­di­ta­mos ou sen­ti­mos um Cri­a­dor do Uni­ver­so, por que Ele é exa­ta­men­te as­sim co­mo acre­di­ta­mos que o per­ce­be­mos? Por que exis­te al­go em vez de na­da exis­tir; o “na­da” não se­ria mui­to mais con­ve­nien­te e con­vin­cen­te? E por que, em exis­tin­do, Ele é tão gran­de que não exis­te mai­or? Deus não te­ria ele mes­mo o di­rei­to -ou o po­der- de ter um pa­ra cha­mar de seu? E as­sim po­de­rí­a­mos se­guir co­fi­an­do sua bar­ba eter­na­men­te. Por exis­ti­rem vá­ri­as ma­nei­ras de di­ver­gir e ape­nas uma de con­ver­gir, es­tas são per­gun­tas sem res­pos­tas e que têm co­mo úni­co mé­ri­to ele­var o mis­té­rio a uma ins­tân­cia su­pe­ri­or, mais con­dig­na da nos­sa su­pre­ma ig­no­rân­cia.

Já Al­ber­to Ca­ei­ro, he­te­rô­ni­mo do por­tu­guês Fer­nan­do Pes­soa, afir­ma que “pen­sar em Deus é de­so­be­de­cer a Deus”. Se­guin­do nes­ta ve­re­da, a con­sci­ên­cia que te­mos De­le é al­go ir­re­pa­rá­vel e o seu co­nhe­ci­men­to mar­ca co­mo o fo­go. Uma vez per­ce­bi­do, não se con­se­gue mais ser co­mo era. “Des­mor­der a ma­çã não exis­te co­mo op­ção”, lem­bra o bra­si­lei­ro Eduar­do Gi­an­net­ti. Por sa­va­nas, flo­res­tas, lar­gas es­tra­das ou tri­lhas, to­dos se­gui­mos vi­ven­do -e mor­den­do. Uns acre­di­tan­do por aci­den­te. Ou­tros, por ne­ces­si­da­de. E há ain­da os adep­tos do aves­so, que acre­di­tam no não-acre­di­tar, por­tan­to, acre­di­tan­do mes­mo as­sim.

Qua­se sem per­ce­ber, va­mos pas­san­do a vi­da no de­ser­to es­va­zia­do de sen­ti­dos, co­mo são os de­ser­tos de nos­sas ci­da­des. Ou ha­ve­ria co­mo ne­gar es­tas pa­la­vras do fi­ló­so­fo es­ta­du­ni­den­se Ralph Emer­son (1803)? “Em nos­sas gran­des ci­da­des a po­pu­la­ção não tem Deus, es­tá ma­te­ri­a­li­za­da, sem vín­cu­lo, sem com­pa­nhei­ris­mo, sem en­tu­si­as­mo. Não são ho­mens, mas fo­mes, se­des, fe­bres e ape­ti­tes am­bu­lan­tes. Co­mo tais pes­so­as con­se­guem se­guir vi­ven­do? Ne­nhu­ma fé no uni­ver­so in­te­lec­tu­al e mo­ral. Fé, is­to sim, na quí­mi­ca, na car­ne e no vi­nho, na ri­que­za, na ma­qui­na­ria; fé na opi­ni­ão pú­bli­ca, mas não em cau­sas di­vi­nas”.

É pre­ci­so re­gis­trar que ain­da es­ta­rá por ser es­cri­ta uma his­tó­ria dos usos e abu­sos do vo­cá­bu­lo “Deus”, en­tre os qua­is me in­cluo ago­ra pre­pa­ran­do uma ex­po­si­ção que o tem co­mo mo­des­to tí­tu­lo. Ao que já não se pres­tou a evo­ca­ção de Seu san­to no­me?

An­tes da ba­ta­lha que lhe per­mi­tiu uni­fi­car o vas­to do­mí­nio ter­res­tre, Cons­tan­ti­no, o pri­mei­ro im­pe­ra­dor ro­ma­no a se con­ver­ter à fé cris­tã, em 313 d.C., or­de­nou aos sol­da­dos que pin­tas­sem em seus es­cu­dos um sím­bo­lo com­pos­to dos ca­rac­te­res ini­ci­ais do ter­mo gre­go “Chris­tos”.

Mais su­til, o ge­ne­ral in­glês Oli­ver Cromwell (1599) trans­for­mou a fé em Deus em efi­ci­en­te cri­té­rio de re­cru­ta­men­to ao cons­ta­tar que “o sol­da­do que re­za me­lhor, com­ba­te me­lhor”.

A fi­ve­la do cin­tu­rão dos sol­da­dos na­zis­tas tra­zia a ins­cri­ção: Gott mit uns (Deus es­tá co­nos­co). Já os ame­ri­ca­nos, di­re­tos ao pon­to, ele­ge­ram as su­as mo­e­das e no­tas de dó­la­res co­mo ve­í­cu­lo de lou­vor ao po­de­ro­so ser di­vi­no: In God we Trust (Em Deus con­fi­a­mos).

Im­po­ten­te ou dis­tra­í­do, Deus pa­re­ce não es­tar nem aí. Ele sem­pre foi as­sim: pau-pa­ra-to­da-obra, con­cei­to-pa­ra-to­da-van­ta­gem, mo­ti­vo-pa­ra to­do-lu­cro. E pa­ra-to­da-ar­te, Ele é? O que po­de­mos pen­sar do Deus do Ar­tis­ta, cri­a­do pa­ra ter seu rei­no no exa­to pe­rí­o­do da Ex­po­si­ção de ape­nas 7 di­as de du­ra­ção a que es­te tex­to ser­ve de aber­tu­ra? Não é de se per­der.

(Px Sil­vei­ra, cu­ra­dor de “Deus”, ex­po­si­ção de 4 a 11/09, em três sa­las no Bu­e­na Vis­ta Shop­ping, com a par­ti­ci­pa­ção de 49 ar­tis­tas)

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