Home / Opinião

OPINIÃO

Ciência, o adubo da agricultura brasileira

Ali­men­tar uma po­pu­la­ção mun­di­al cres­cen­te — es­ti­ma­da em 10 bi­lhões de pes­so­as em 2050; pro­du­zir ali­men­tos, fi­bra e bi­o­e­ner­gia de for­ma sus­ten­tá­vel, pre­ser­van­do e pro­te­gen­do o meio am­bi­en­te; trans­for­mar a re­a­li­da­de de um pa­ís, que em pou­co mais de qua­tro dé­ca­das saiu da po­si­ção de im­por­ta­dor pa­ra a de ce­lei­ro mun­di­al de ali­men­tos. O Bra­sil al­can­çou es­sa con­di­ção num cur­to es­pa­ço de tem­po. O se­gre­do des­ta ex­tra­or­di­ná­ria mu­dan­ça de pa­ra­dig­ma tem no­me e so­bre­no­me: pes­qui­sa, de­sen­vol­vi­men­to e ino­va­ção agro­pe­cu­á­ria.

Na dé­ca­da de 1970 do sé­cu­lo pas­sa­do, o Bra­sil era um co­nhe­ci­do pro­du­tor de ca­fé, açú­car e ca­cau, as cha­ma­das com­mo­di­ti­es da épo­ca. To­da­via, ain­da im­por­ta­va gran­de par­te do que con­su­mia: ar­roz, fei­jão, car­ne, lei­te, mi­lho, tri­go e ou­tros ce­re­ais. A pro­du­ção e a pro­du­ti­vi­da­de de nos­sas la­vou­ras eram mo­des­tas. Ha­via pou­co co­nhe­ci­men­to so­bre nos­sos bi­o­mas. A po­bre­za ru­ral era uma tris­te re­a­li­da­de. O pa­ís es­ta­va imer­so na in­se­gu­ran­ça ali­men­tar. Com di­men­sões con­ti­nen­tais e lo­ca­li­za­do no cin­tu­rão tro­pi­cal do glo­bo, re­gi­ão com so­los po­bres e áci­dos, com tem­pe­ra­tu­ra e umi­da­de fa­vo­rá­veis ao de­sen­vol­vi­men­to de pra­gas e do­en­ças, o Bra­sil não con­ta­va com um mo­de­lo de pro­du­ção agro­pe­cu­á­ria a co­pi­ar. Era im­pe­ra­ti­vo que de­sen­vol­ves­se seu pró­prio mo­de­lo de agri­cul­tu­ra tro­pi­cal. Um mo­de­lo que, pre­fe­ren­ci­al­men­te, es­ti­ves­se ba­se­a­do em ci­ên­cia.

Foi as­sim que, em 1973, o go­ver­no fe­de­ral cri­ou a Em­bra­pa. A ins­ti­tu­i­ção nas­ceu com a mis­são de ge­rar, adap­tar e trans­fe­rir co­nhe­ci­men­tos pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to da agro­pe­cu­á­ria bra­si­lei­ra. Lo­go no iní­cio, fo­ram en­vi­a­dos pa­ra trei­na­men­to no ex­te­ri­or mais de 1.000 pro­fis­si­o­nais das mais di­fe­ren­tes áre­as das ci­ên­cias agrá­rias. Cen­tros de pes­qui­sa fo­ram ins­ti­tu­í­dos em vá­ri­as re­gi­ões do pa­ís.

Um con­sór­cio pú­bli­co de pes­qui­sa agro­pe­cu­á­ria, cons­ti­tu­í­do pe­la Em­bra­pa, uni­ver­si­da­des, or­ga­ni­za­ções es­ta­du­ais de pes­qui­sa e a ex­ten­são ru­ral, abriu ca­mi­nhos pa­ra um se­tor pri­va­do ágil e pu­jan­te. E trans­for­mou a re­a­li­da­de de vá­ri­as re­gi­ões bra­si­lei­ras. A pes­qui­sa pú­bli­ca con­cen­trou-se en­tão em eli­mi­nar as li­mi­ta­ções ao de­sen­vol­vi­men­to da pro­du­ção agro­pe­cu­á­ria no Bra­sil. Três pi­la­res es­tão na ba­se des­se pro­ces­so: a tro­pi­ca­li­za­ção de cul­ti­vos e ani­mais, o de­sen­vol­vi­men­to de uma pla­ta­for­ma de pro­du­ção sus­ten­tá­vel e a trans­for­ma­ção de so­los áci­dos e po­bres em ter­ra fér­til.

A tec­no­lo­gia agro­pe­cu­á­ria mu­dou a pai­sa­gem ru­ral bra­si­lei­ra. Em pou­co mais de 40 anos, au­men­ta­mos a pro­du­ção de grãos em mais de cin­co ve­zes com ele­va­ção de ape­nas 60% na área plan­ta­da. In­cre­men­ta­mos a pro­du­ção de mi­lho e tri­go em mais de 240%, en­quan­to a pro­du­ção de ar­roz cres­ceu 300%. A bo­vi­no­cul­tu­ra de cor­te au­men­tou seu plan­tel em du­as ve­zes, en­quan­to a área com pas­ta­gens re­du­ziu-se li­gei­ra­men­te. A pro­du­ção de lei­te saiu de pou­co mais de 4 bi­lhões pa­ra mais de 35 bi­lhões de li­tros. A pro­du­ti­vi­da­de do ca­fé au­men­tou três ve­zes em 25 anos. So­man­do-se a pro­du­ção de grãos, car­ne (bo­vi­na, su­í­na e de fran­go), lei­te, fru­tas e hor­ta­li­ças, o Bra­sil ali­men­ta, anual­men­te, 1,4 bi­lhão de pes­so­as, ou se­te ve­zes o ta­ma­nho de sua po­pu­la­ção. A pes­qui­sa trans­for­mou o Cer­ra­do. A tro­pi­ca­li­za­ção de cul­ti­vos, co­mo a so­ja, o mi­lho e o tri­go, e a de ani­mais pa­ra bo­vi­no­cul­tu­ra de cor­te e lei­te, fez do Cer­ra­do — uma área até en­tão inós­pi­ta — o ce­lei­ro bra­si­lei­ro da pro­du­ção de ali­men­tos, fi­bras e ener­gia do Bra­sil.

O pa­ís trans­for­mou-se nu­ma ver­da­dei­ra po­tên­cia agrí­co­la. E es­sa mu­dan­ça de pa­ra­dig­ma foi fei­ta de ma­nei­ra sus­ten­tá­vel. Ne­nhum ou­tro pa­ís do mun­do pro­duz ali­men­tos e pre­ser­va e pro­te­ge o meio am­bi­en­te co­mo o Bra­sil. Usa­mos ape­nas 7,8% do ter­ri­tó­rio pa­ra to­da a sa­fra de grãos. A Ale­ma­nha usa 56,9% do seu ter­ri­tó­rio, en­quan­to o Rei­no Uni­do ocu­pa 63,9%, e a Di­na­mar­ca na­da me­nos que 76,8%.

Por tu­do is­so, não po­de­mos acei­tar que de­sin­for­ma­dos ou mal-in­ten­ci­o­na­dos apon­tem o de­do pa­ra o Bra­sil nos acu­san­do de pre­da­do­res do meio am­bi­en­te. É pre­ci­so es­cla­re­cer que, com ci­ên­cia, tec­no­lo­gia e ino­va­ção, sa­be­mos pro­du­zir de for­ma sus­ten­tá­vel.

O Bra­sil pre­ser­va ou pro­te­ge 66,3% de seu ter­ri­tó­rio na for­ma de ma­tas e flo­res­tas na­ti­vas. Tal área equi­va­le a to­da a su­per­fí­cie dos paí­ses da Uni­ão Eu­ro­peia. Pro­du­to­res ru­ra­is bra­si­lei­ros pre­ser­vam 25% do ter­ri­tó­rio bra­si­lei­ro den­tro dos imó­veis ru­ra­is, na for­ma de re­ser­vas le­gais ou áre­as de pro­te­ção per­ma­nen­te, o que re­pre­sen­ta um fan­tás­ti­co ser­vi­ço ecos­sis­tê­mi­co nu­ma área apro­xi­ma­da de 218 mi­lhões de hec­ta­res. E fa­zem is­so sem re­ce­ber um cen­ta­vo se­quer. O va­lor fi­nan­cei­ro imo­bi­li­za­do den­tro das pro­pri­e­da­des ru­ra­is bra­si­lei­ras é es­ti­ma­do em R$ 3,1 tri­lhões.

As pas­ta­gens e as flo­res­tas bra­si­lei­ras, na­ti­vas e plan­ta­das, ocu­pam ou­tros 23%. Em sín­te­se, usa­mos ape­nas 30% do Bra­sil pa­ra pro­du­zir ali­men­tos, fi­bras e ener­gia pa­ra ali­men­tar 20% da po­pu­la­ção do glo­bo. Os EUA usam qua­se 75% do seu ter­ri­tó­rio. Pre­ser­vam ape­nas 19,9%, de acor­do com da­dos do De­par­ta­men­to de Agri­cul­tu­ra dos EUA (US­DA).

Até 2030, es­ti­ma-se que a Ásia con­cen­tra­rá 50% da clas­se mé­dia mun­di­al. A re­gi­ão de­man­da­rá ali­men­tos em vo­lu­mes cres­cen­tes, e o Bra­sil te­rá sig­ni­fi­ca­ti­vo pro­ta­go­nis­mo no aten­di­men­to des­sa de­man­da. Da­dos do US­DA in­di­cam que a pro­du­ção de ali­men­tos no Bra­sil cres­ce­rá 69% até 2027, a mai­or ta­xa de cres­ci­men­to ve­ri­fi­ca­da en­tre os mai­o­res pro­du­to­res e con­su­mi­do­res de ali­men­tos no mun­do. O mes­mo es­tu­do in­di­ca que a pro­du­ção na Ín­dia au­men­ta­rá 48%, na Ar­gen­ti­na cres­ce­rá 44%, na Rús­sia, 34%; na Aus­trá­lia, 22%, nos EUA, 12%; na Ásia, ape­nas 11%.

O cres­ci­men­to da pro­du­ção bra­si­lei­ra se da­rá, so­bre­tu­do, pe­lo au­men­to da pro­du­ti­vi­da­de com uso in­ten­si­vo de tec­no­lo­gia. Ocor­re­rá tam­bém pe­la in­cor­po­ra­ção de áre­as de pas­ta­gens de­gra­da­das, es­ti­ma­das em 50 mi­lhões de hec­ta­res, que vêm sen­do re­cu­pe­ra­das ao lon­go das úl­ti­mas dé­ca­das por meio de pro­ces­sos de in­ten­si­fi­ca­ção sus­ten­tá­vel co­mo os sis­te­mas de in­te­gra­ção la­vou­ra, pe­cu­á­ria e flo­res­ta (ILPF). Acre­di­ta-se que os sis­te­mas in­te­gra­dos, que saí­ram de 4 mi­lhões de hec­ta­res há 6 anos e ho­je ocu­pam qua­se 14 mi­lhões de hec­ta­res, con­fi­gu­rem-se na se­gun­da re­vo­lu­ção agro­pe­cu­á­ria que se ma­te­ri­a­li­za em vá­ri­as re­gi­ões do ter­ri­tó­rio bra­si­lei­ro.

A de­man­da por ali­men­tos au­men­ta­rá sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te nas pró­xi­mas dé­ca­das. O cres­ci­men­to po­pu­la­cio­nal e a con­cen­tra­ção de­mo­grá­fi­ca em cen­tros ur­ba­nos no ho­ri­zon­te de 2050 im­põ­em gran­des de­sa­fi­os pa­ra a so­ci­e­da­de mo­der­na. Pro­du­zir de for­ma sus­ten­tá­vel, com pre­ser­va­ção e res­pei­to ao meio es­ta­rá no cen­tro da agen­da de de­sen­vol­vi­men­to glo­bal. Pou­cos paí­ses se­rão ca­pa­zes de pro­du­zir com com­pe­ti­ti­vi­da­de e sus­ten­ta­bi­li­da­de. A pes­qui­sa, o de­sen­vol­vi­men­to e a ino­va­ção agro­pe­cu­á­ria con­ti­nu­a­rão a fa­zer do Bra­sil um dos pi­la­res da se­gu­ran­ça ali­men­tar e da paz em to­do o mun­do.

(Cel­so Mo­ret­ti, di­re­tor-exe­cu­ti­vo de Pes­qui­sa e De­sen­vol­vi­men­to da Em­bra­pa)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias