Home / Opinião

OPINIÃO

Bruxismo, disfunção da articulação e dores faciais

As dis­fun­ções tem­po­ro­man­di­bu­la­res (DTMs) são mo­di­fi­ca­ções pa­to­ló­gi­cas re­la­ci­o­na­das à ar­ti­cu­la­ção tem­po­ro­man­di­bu­lar (ATM), que ar­ti­cu­la o crâ­nio e a man­dí­bu­la po­den­do ser tan­to da par­te mus­cu­lar mas­ti­ga­tó­ria, li­ga­men­tos e ner­vos, na re­gi­ão bu­co-fa­ci­al ou cer­vi­cal (pes­co­ço). Es­tas ar­ti­cu­la­ções fun­cio­nam em du­pla (di­rei­to e es­quer­do). A dis­fun­ção po­de ter co­mo con­se­quên­cia do­res de ca­be­ça ou pes­co­ço, ru­í­dos ar­ti­cu­la­res (es­ta­los), zum­bi­dos no ou­vi­do, li­mi­ta­ção de aber­tu­ra bu­cal, des­gas­te nos den­tes e di­fi­cul­da­des na mas­ti­ga­ção. A sua cau­sa ain­da não é to­tal­men­te co­nhe­ci­da, acre­di­ta-se ser mul­ti­fa­to­ri­al e que o es­tres­se e/ou al­te­ra­ção do so­no se­ja o prin­ci­pal de­sen­ca­de­an­te.

O en­cai­xe dos den­tes re­pre­sen­ta pa­pel im­por­tan­te co­mo fa­tor cau­sa­dor que al­te­ra o sis­te­ma mas­ti­ga­tó­rio, au­men­ta­do os ris­cos pa­ra de­sen­vol­ver dis­fun­ção de ATM. Os há­bi­tos não usu­ais (pa­ra­fun­cio­nais) e mal en­cai­xe (má-oclu­são den­tá­ria) in­du­zi­ri­am mi­cro-trau­mas na ATM, de­sen­vol­ven­do-se as­sim le­sões de­ge­ne­ra­ti­vas na ca­be­ça da man­dí­bu­la (o côn­di­lo) e no dis­co ar­ti­cu­lar e as es­tru­tu­ras ao seu re­dor co­mo li­ga­men­tos e ner­vos.

Pa­ra ex­pli­car me­lhor as ati­vi­da­des não usu­ais da man­dí­bu­la po­dem ser sub­di­vi­di­das em di­ur­nos e no­tur­nos A ati­vi­da­de não usu­al di­ur­na é o aper­to e ran­ger dos den­tes co­mo tam­bém de ou­tros há­bi­tos que a pes­soa faz sem per­ce­ber co­mo mor­der a bo­che­cha e a lín­gua, chu­par o de­do, há­bi­tos in­cor­re­tos de pos­tu­ra, e ou­tras ati­vi­da­des re­la­ci­o­na­das com a ocu­pa­ção co­mo mor­der lá­pis, al­fi­ne­tes ou unha ou apo­i­ar ob­je­tos sob o quei­xo (um te­le­fo­ne ou vi­o­li­no). As pes­so­as du­ran­te as ati­vi­da­des di­á­rias fre­quen­te­men­te fe­cham os den­tes e aper­tam. Es­te ti­po de ati­vi­da­de di­ur­na po­de ser vis­to em al­guém que es­tá con­cen­tra­do nu­ma ta­re­fa ou re­a­li­zan­do um tra­ba­lho fí­si­co ex­te­nu­an­te.

A ati­vi­da­de não usu­al du­ran­te o so­no é mui­to co­mum e pa­re­ce se di­vi­dir em epi­só­di­os uni­tá­rios (cha­ma­dos de aper­to) e con­tra­ções rít­mi­cas (cha­ma­das de bru­xis­mo). Se es­sas ati­vi­da­des re­sul­tam de di­fe­ren­tes fa­to­res etio­ló­gi­cos ou se são os mes­mos em du­as for­mas di­ver­sas não é sa­bi­do. Em mui­tos pa­ci­en­tes ocor­rem jun­tas e são di­fí­ceis de se­pa­rar. Por es­ta ra­zão o aper­to dos den­tes e o bru­xis­mo são cha­ma­dos de bru­xis­mo so­men­te.

Os sin­to­mas da dis­fun­ção tem­po­ro­man­di­bu­lar po­dem ser do­res de ca­be­ça ten­si­o­nais fre­quen­tes, en­xa­que­ca, do­res na re­gi­ão da fa­ce, do­res nas ar­ti­cu­la­ções ao mas­ti­gar e mo­vi­men­tar a bo­ca, do­res atrás do pes­co­ço, ir­ra­dian­do pa­ra om­bros e cos­tas e di­fi­cul­da­de de mas­ti­gar qual­quer ali­men­to (prin­ci­pal­men­te os mais du­ros e con­sis­ten­tes).

Tam­bém po­dem ocor­rer in­cha­ço ao da bo­ca e da fa­ce, sen­sa­ção de “bo­ca fo­ra do lu­gar”, co­mo se hou­ves­se al­gu­ma coi­sa den­tro das ar­ti­cu­la­ções, di­fi­cul­da­de de abrir a bo­ca ao má­xi­mo, des­vio da man­dí­bu­la pa­ra um la­do, tra­va­men­to da man­dí­bu­la ao abrir ou fe­char a bo­ca e ba­ru­lhos ou ru­í­dos na ar­ti­cu­la­ção. Exis­tem re­la­tos de sur­dez tem­po­rá­ria, sen­sa­ção de ou­vi­do tam­pa­do, zum­bi­dos e dor no ou­vi­do.

Al­guns cui­da­dos em ca­sa pa­ra tra­tar os dis­túr­bi­os de ATM tam­bém po­dem evi­tar que eles se­quer se ma­ni­fes­tem, tais co­mo, evi­tar co­mer ali­men­tos du­ros e mas­car chi­cle­tes, apren­der téc­ni­cas de re­la­xa­men­to pa­ra re­du­zir o es­tres­se e a ten­são mus­cu­lar (fa­zer no mí­ni­mo 150 mi­nu­tos de ati­vi­da­de fí­si­ca por se­ma­na). Fa­zer yo­ga, al­gu­ma téc­ni­ca de me­di­ta­ção ou acu­pun­tu­ra em pa­ra­le­lo a ati­vi­da­de fí­si­ca tam­bém têm tra­zi­do mui­tos bons efei­tos. Man­te­nha uma pos­tu­ra cor­re­ta, prin­ci­pal­men­te se vo­cê tra­ba­lha o dia in­tei­ro em fren­te ao com­pu­ta­dor. Fa­ça pau­sas e mu­de de po­si­ção com fre­quên­cia, des­can­se as mãos e os bra­ços e ali­vie os mús­cu­los ten­si­o­na­dos.

As­sim co­mo a cau­sa da DTM é mul­ti­fa­to­ri­al, seu tra­ta­men­to de­ve­rá ser em mui­tos ca­sos mul­ti-dis­ci­pli­nar, ou se­ja, en­vol­ver den­tis­tas, mé­di­cos psi­qui­a­tras, mé­di­cos acu­pun­tu­ris­tas, otor­ri­no­la­rin­go­lo­gis­tas, fi­si­o­te­ra­peu­tas e em ca­sos ex­tre­mos ci­rur­gi­ões bu­co-ma­xi­lo fa­ci­ais.

É fun­ção do den­tis­ta di­ag­nos­ti­car a dis­fun­ção tem­po­ro­man­di­bu­lar, de­fi­nir a gra­vi­da­de do ca­so, for­ne­cer ao pa­ci­en­te um prog­nós­ti­co, fa­vo­rá­vel ou não, e pro­por o tra­ta­men­to ade­qua­do pa­ra ca­da ca­so, in­di­can­do os pro­fis­si­o­nais de ou­tras áre­as, a fim de so­lu­ci­o­nar o pro­ble­ma do pa­ci­en­te. Os tra­ta­men­tos pa­ra DTM são vá­rios, ca­da um com sua in­di­ca­ção po­den­do pas­sar por pla­cas, ter­mo­te­ra­pia, in­fil­tra­ções, acu­pun­tu­ra, uso de re­la­xan­tes mus­cu­la­res e an­ti-in­fla­ma­tó­rios, apa­re­lhos or­to­dôn­ti­cos, re­a­bi­li­ta­ção oral, psi­co­te­ra­pia e a que mais gos­to que é a con­sci­ên­cia cor­po­ral, te­ra­pia cog­ni­ti­va e ati­vi­da­des fí­si­cas. Com ex­ce­ção des­ta úl­ti­ma, o uso per­ma­nen­te das de­mais te­ra­pi­as não é re­co­men­da­do.

(Ro­nal­do Le­an­dro Es­te­ves ,CRO-GO 6832, ci­rur­gi­ão den­tis­ta es­pe­cia­lis­ta em Or­to­don­tia e Im­plan­to­don­tia)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias