Home / Opinião

OPINIÃO

Barriga solidária: o direito de ser mãe

O mo­ti­vo e ob­je­ti­vo da Bar­ri­ga So­li­dá­ria é le­var co­nhe­ci­men­to e es­pe­ran­ça en­quan­to um mé­to­do que con­sis­te na fe­cun­da­ção do óvu­lo em la­bo­ra­tó­rio e na trans­fe­rên­cia do em­bri­ão pa­ra o úte­ro da mu­lher do­a­do­ra.

O ter­mo Bar­ri­ga So­li­dá­ria diz res­pei­to à ca­pa­ci­da­de de uma pes­soa ge­rar uma cri­an­ça de ou­tra, a qual, por pro­ble­mas mé­di­cos, tem im­pe­di­men­to ou con­tra­in­di­ca­ção de ter uma ges­ta­ção, co­mo per­da do úte­ro; mi­o­mas gran­des; mal­for­ma­ções; do­en­ças trans­mis­sí­veis ao be­bê du­ran­te a gra­vi­dez co­mo a Aids, he­pa­ti­te C; e tam­bém em ca­sos de ca­sais ho­mo­a­fe­ti­vos (MAR­TINS et al. 2009).

Con­for­me afir­ma a dou­to­ra Lud­mi­la Ber­cai­re, gi­ne­co­lo­gis­ta e ob­ste­tra, é re­gu­la­men­ta­do o mé­to­do de Bar­ri­ga So­li­dá­ria pe­lo Con­se­lho Fe­de­ral de Me­di­ci­na (CFM), des­de que a do­a­do­ra te­nha re­la­ção de pa­ren­tes­co  de até quar­to grau  com a mãe bi­o­ló­gi­ca (mãe, avó, tia, pri­ma, ir­mã, fi­lha e so­bri­nha). As mu­lhe­res sol­tei­ras tam­bém po­dem uti­li­zar des­te pro­ce­di­men­to.

O úte­ro de sub­sti­tui­ção ou bar­ri­ga so­li­dá­ria é uma ges­ta­ção que en­vol­ve o ca­sal e uma mu­lher, em ca­rá­ter so­li­dá­rio, ou se­ja en­tre mu­lhe­res que pos­su­em al­gum vín­cu­lo afe­ti­vo, sem fins lu­cra­ti­vos. O ca­sal doa seus ga­me­tas, que se­rão fe­cun­da­dos In Vi­tro e im­plan­ta­dos no úte­ro da mu­lher que vai ge­rar o be­bê, a Bar­ri­ga So­li­dá­ria, ou se­ja, Úte­ro de Sub­sti­tui­ção. Es­se pro­ce­di­men­to es­tá in­di­ca­do pa­ra pes­so­as com im­pos­si­bi­li­da­de ou con­tra­in­di­ca­ção de gra­vi­dez, com au­sên­cia de úte­ro, ge­né­ti­ca ou de­vi­do a ci­rur­gia de his­te­rec­to­mia pré­via.

A Bar­ri­ga So­li­dá­ria se di­fe­ren­cia da Bar­ri­ga de Alu­guel, uma vez que a bar­ri­ga de alu­guel re­ce­be al­go em tro­ca pa­ra ge­rar o fi­lho de ou­tra pes­soa; ou se­ja, há in­te­res­se com fins lu­cra­ti­vos. No Bra­sil, a bar­ri­ga de alu­guel é pro­i­bi­da pe­la Cons­ti­tu­i­ção e é ve­da­da pe­lo CFM. A pu­ni­ção vai pa­ra o mé­di­co, o qual po­de per­der o re­gis­tro se ti­ver en­vol­vi­men­to con­sci­en­te. O ca­sal e a pes­soa que em­pres­ta a bar­ri­ga e de­mais en­vol­vi­dos são pu­ni­dos de três a oi­to anos de pri­são (OLI­VEI­RA, 2012).

A do­en­ça hi­po­pla­sia é cau­sa­da quan­do há bai­xo ín­di­ce de hor­mô­ni­os, pou­co de­sen­vol­vi­men­to das trom­pas e ová­rios, po­rém há cu­ra atra­vés do trans­plan­te de úte­ro, es­se mé­to­do é ino­va­dor. Há tam­bém a do­a­ção de óvu­los, pa­ra ter a chan­ce de ter fi­lhos.

O mé­to­do de Fer­ti­li­za­ção in Vi­tro de­ve ser uti­li­za­do de­pois de vá­rios pro­ces­sos tes­ta­dos, pos­sui 99% de chan­ce de dar cer­to. É pre­co­ni­za­do quan­do ou­tros tra­ta­men­tos te­nham fa­lha­do, se­gui­dos de mes­es tes­ta­dos e não ter en­gra­vi­da­do.

É re­co­lhi­do o ma­te­ri­al ge­né­ti­co do pai e da mãe, pa­ra fa­zer o pro­ce­di­men­to de Fer­ti­li­za­ção in Vi­tro. Pre­ci­sa ter acom­pa­nha­men­to psi­co­ló­gi­co em to­do de­cor­rer do pro­ces­so de ges­ta­ção, após 1978 qua­tro mi­lhões de be­bês nas­ce­ram com es­se pro­ce­di­men­to. Atra­vés do SUS tem-se o pro­ces­so in vi­tro, is­so ocor­re atra­vés de en­ca­mi­nha­men­to.

Es­te tra­ta­men­to é uti­li­za­do nos ca­sos de ano­vu­la­ção - co­mo a Sín­dro­me dos Ová­rios Mi­cro­po­li­cís­ti­cos (Somp), ou nos ca­sos de sub­fer­ti­li­da­de sem cau­sa apa­ren­te em ca­sais jo­vens.

A sub­fer­ti­li­da­de fe­mi­ni­na in­clui cau­sas co­mo de­sor­dens na ovu­la­ção, do­en­ças nas trom­pas, ade­sões pe­ri­to­ne­ais, en­do­me­trio­se, anor­ma­li­da­des no úte­ro e ida­de aci­ma de 35 anos.

De acor­do com o mé­di­co As­sump­to Ia­co­nel­li Ju­ni­or, di­re­tor do Fer­ti­lity Me­di­cal Group, so­men­te al­gu­mas com­pli­ca­ções re­al­men­te le­vam à in­fer­ti­li­da­de, co­mo o tra­ta­men­to de mui­tos ti­pos de cân­cer. Nes­se ti­po de si­tu­a­ção, in­clu­si­ve, os mé­di­cos já in­di­cam a cri­o­pre­ser­va­ção de óvu­los |(con­ge­la­men­to) an­tes de a pa­ci­en­te ini­ci­ar um tra­ta­men­to con­tra um cân­cer em ida­de re­pro­du­ti­va. Tam­bém há os abor­tos es­pon­tâ­ne­os. Acre­di­ta-se que en­tre 2% e 5% dos ca­sais em ida­de re­pro­du­ti­va apre­sen­tam abor­ta­men­tos re­pe­ti­dos.

A In­se­mi­na­ção In­tra-Ute­ri­na (IIU, tam­bém co­nhe­ci­da por in­se­mi­na­ção ar­ti­fi­cial) con­sis­te na de­po­si­ção de es­per­ma­to­zoi­des no in­te­ri­or da ca­vi­da­de ute­ri­na por meio de um ca­te­ter apro­pria­do. É um tra­ta­men­to de fer­ti­li­da­de que po­de ser re­a­li­za­do quer em ci­clos es­ti­mu­la­dos (aque­les em que a mu­lher to­ma me­di­ca­men­tos in­du­to­res da ovu­la­ção) quer em ci­clos na­tu­ra­is ou não es­ti­mu­la­dos. A in­se­mi­na­ção ar­ti­fi­cial de­ve ser fei­ta quan­do há ovu­la­ção (li­ber­ta­ção de um ovó­ci­to pe­lo ová­rio), de mo­do a au­men­tar a pro­ba­bi­li­da­de de ocor­rer fe­cun­da­ção.

O ter­mo "sín­dro­me dos ová­rios mi­cro­po­li­cís­ti­cos" (tam­bém co­nhe­ci­da pe­la abre­vi­a­tu­ra, "Somp") des­cre­ve um gru­po de sin­to­mas e de al­te­ra­ções nos ní­veis de hor­mô­ni­os de al­gu­mas mu­lhe­res, apre­sen­tam múl­ti­plos pe­que­nos cis­tos (nó­du­los) in­do­lo­res nos seus ová­rios, o que po­de ser vi­su­a­li­za­do por exa­mes de ul­tras­som. Es­ses cis­tos são be­nig­nos. As al­te­ra­ções hor­mo­nais pro­vo­ca­das pe­la sín­dro­me po­dem cau­sar gran­de es­tres­se emo­cio­nal pa­ra a mu­lher afe­ta­da. A SOMP é uma al­te­ra­ção mui­to co­mum de mu­lhe­res em ida­de re­pro­du­ti­va po­den­do atin­gir em mé­dia 7% da po­pu­la­ção. Os sin­to­mas da sín­dro­me in­clu­em: ir­re­gu­la­ri­da­de men­stru­al, in­fer­ti­li­da­de, ac­ne, ex­ces­so de pê­los no ros­to, per­da de ca­be­lo, pe­le e ca­be­los mui­to ole­o­sos. A SOMP tam­bém é co­nhe­ci­da co­mo "sín­dro­me de ex­ces­so de an­dró­ge­nos ova­ri­a­nos". O prin­ci­pal an­dró­ge­no ova­ri­a­no que au­men­ta na sín­dro­me é a tes­tos­te­ro­na.

Cer­ca de 2/3 das pa­ci­en­tes com SOMP apre­sen­tam ex­ces­so de pe­so ou obe­si­da­de, mas a sín­dro­me tam­bém po­de afe­tar mu­lhe­res ma­gras. To­das as mu­lhe­res com sin­to­mas su­ges­ti­vos de SOMP de­vem ser ava­li­a­das por um es­pe­cia­lis­ta, pa­ra de­ter­mi­nar a pre­sen­ça ou não da sín­dro­me. O en­do­cri­no­lo­gis­ta, um mé­di­co es­pe­cia­li­za­do em tran­stor­nos das glân­du­las e dos hor­mô­ni­os, po­de fa­zer es­sa ava­li­a­ção e in­di­car o tra­ta­men­to mais ade­qua­do pa­ra ca­da ca­so.

De fa­to, até 30% das das pa­ci­en­tes com SOMP po­dem apre­sen­tar ní­veis au­men­ta­dos de gli­co­se no san­gue, que às ve­zes só é de­tec­ta­do atra­vés de um tes­te com in­ges­tão de açú­car via oral Se es­se pro­ble­ma não for tra­ta­do, há um au­men­to do ris­co de de­sen­vol­vi­men­to de cân­cer do úte­ro. Pa­ci­en­tes obe­sas ou com ex­ces­so de pe­so sem­pre de­vem ser acon­se­lha­das a per­der pe­so, atra­vés de uma ali­men­ta­ção sa­u­dá­vel, com me­nor in­ges­tão de ca­lo­ri­as e au­men­to da ati­vi­da­de fí­si­ca. Os an­ti­con­cep­ci­o­nais ora­is aju­dam a tra­tar a ir­re­gu­la­ri­da­de men­stru­al e mi­ni­mi­zam a ac­ne e o ex­ces­so de pe­los, quan­do uti­li­za­dos por vá­rios mes­es.

A met­for­mi­na é um me­di­ca­men­to pa­ra o tra­ta­men­to de di­a­be­tes, es­se me­di­ca­men­to re­duz os ní­veis de in­su­li­na. A met­for­mi­na aju­da mu­lhe­res com SOMP a en­gra­vi­dar, vis­to que é ca­paz de au­men­tar a ta­xa de ovu­la­ção des­sas pa­ci­en­tes e tem o pa­pel de pre­ve­nir abor­tos pre­co­ces.

Há tam­bém tra­ta­men­tos es­pe­cí­fi­cos pa­ra in­du­zir a ovu­la­ção e ob­ter a gra­vi­dez, co­mo o uso de ci­tra­to de clo­mi­fe­no e de go­na­do­tro­fi­nas, que de­vem ser uti­li­za­dos sob a su­per­vi­são de um gi­ne­co­lo­gis­ta ex­pe­ri­en­te em re­pro­du­ção hu­ma­na, tam­bém há me­di­ca­ções pa­ra re­du­zir os efei­tos dos hor­mô­ni­os mas­cu­li­nos, co­mo a es­pi­ro­no­lac­to­na e a flu­ta­mi­da. Es­sas me­di­ca­ções sem­pre de­vem ser to­ma­das jun­to com an­ti­con­cep­ci­o­nais, vis­to que po­dem ser pre­ju­di­ci­ais ao fe­to se a pa­ci­en­te en­gra­vi­dar fa­zen­do uso das mes­mas.

Di­an­te do de­sen­vol­vi­men­to das téc­ni­cas de re­pro­du­ção me­di­ca­men­te as­sis­ti­da, po­de-se di­zer que a Bar­ri­ga So­li­dá­ria é uma so­lu­ção na es­fe­ra mé­di­ca, po­rém a op­ção so­ci­al con­sis­te na ado­ção de cri­an­ças, nas ini­ci­a­ti­vas as­sis­ten­ci­ais ou mes­mo nas ati­tu­des de as­su­mir vo­lun­ta­ria­men­te a con­di­ção de in­fer­ti­li­da­de, cons­ti­tu­in­do al­ter­na­ti­vas que não de­vem ser es­que­ci­das por es­ses ca­sais. (FI­GUEI­RE­DO, 2005).

Há tam­bém nor­mas ge­ra­is da ado­ção no Bra­sil, que são es­ta­be­le­ci­dos por meio do Es­ta­tu­to da Cri­an­ça e do Ado­les­cen­te (ECA), art. 42. Po­dem ado­tar os mai­o­res de de­zoi­to anos, in­de­pen­den­te do es­ta­do ci­vil: In­ci­so 1° - Não po­dem ado­tar os as­cen­den­tes e os ir­mãos do ado­tan­do. In­ci­so 2° - Pa­ra a ado­ção con­jun­ta é in­dis­pen­sá­vel que os ado­tan­tes se­jam ca­sa­dos ci­vil­men­te ou man­te­nham uni­ão es­tá­vel, com­pro­va­da a es­ta­bi­li­da­de da fa­mí­lia. In­ci­so 3° - O ado­tan­te há de ser, pe­lo me­nos, de­zes­seis anos mais ve­lho do que o ado­tan­do: “A ado­ção é o en­con­tro de al­mas que traz fe­li­ci­da­de pa­ra to­dos os que o cer­cam” (He­loi­sa Bar­bi­e­ri)

Quan­do foi cri­a­do pe­la Cons­ti­tu­i­ção de 1988, o SUS ti­nha co­mo ba­se três prin­cí­pios: uni­ver­sa­li­da­de, in­te­gra­li­da­de e equi­da­de. Por meio de­les, ga­ran­ti­ria a to­do bra­si­lei­ro aces­so ao sis­te­ma de sa­ú­de, sem qual­quer for­ma de dis­tin­ção, por meio de um aten­di­men­to in­te­gral em to­das as áre­as e es­pe­cia­li­da­des ne­ces­sá­rias. Is­so abran­ge a pro­mo­ção da sa­ú­de, a pre­ven­ção e o tra­ta­men­to de do­en­ças do nas­ci­men­to à ve­lhi­ce.

As ci­ên­cias da sa­ú­de for­mam pro­fis­si­o­nais com co­nhe­ci­men­tos na pre­ven­ção de do­en­ças, prá­ti­ca as­sis­ten­ci­al e pro­mo­ção do bem-es­tar da po­pu­la­ção.

As pro­fis­sões na área da sa­ú­de são: Bi­o­me­di­ci­na, Edu­ca­ção Fí­si­ca, En­fer­ma­gem, Far­má­cia, Fi­si­o­te­ra­pia, Me­di­ci­na, Nu­tri­ção, Odon­to­lo­gia, Psi­co­lo­gia, Ser­vi­ço So­ci­al, Ve­te­ri­ná­ria, en­tre ou­tras.

A ge­ri­a­tria é im­por­tan­tís­si­ma pa­ra pes­so­as que que­rem man­ter a sua in­de­pen­dên­cia e au­to­no­mia, sen­do as con­sul­tas fei­tas sob uma for­ma pre­ven­ti­va e de tra­ta­men­to/con­tro­lo de pa­to­lo­gi­as. A edu­ca­ção pa­ra a sa­ú­de é fun­da­men­tal pa­ra o uten­te ad­qui­rir há­bi­tos de sa­ú­de que per­mi­tam a sua se­nes­cên­cia.

No ca­so da in­du­ção de ovu­la­ção sim­ples, o ob­je­ti­vo é ama­du­re­cer um ou dois óvu­los.

O en­ve­lhe­ci­men­to não ocor­re ape­nas em fai­xa etá­ria a par­tir de 65 anos de ida­de, na ver­da­de o en­ve­lhe­ci­men­to co­me­ça tão ce­do co­mo os 30 anos, com a men­ta­li­da­de de que é des­ne­ces­sá­rio pro­cu­rar um mé­di­co es­pe­cia­li­za­do em ge­ri­a­tria, gran­de par­te da po­pu­la­ção Bra­si­lei­ra não pro­cu­rar a ge­ri­a­tria, di­an­te dis­so, mui­tas pes­so­as so­frem com do­en­ças pa­to­ló­gi­cas sem um tra­ta­men­to efi­caz.

A em­pre­sá­ria Lu­ci­a­na Sa­la­ti­el é mãe por Fer­ti­li­za­ção In Vi­tro (FIV) e úte­ro de sub­sti­tui­ção/ Bar­ri­ga So­li­dá­ria, atra­vés de sua lu­ta e apoio de pes­so­as que abra­ça­ram es­sa cau­sa em con­jun­to e pro­ces­so de re­sis­tên­cia e lu­ta, a mes­ma de­ci­diu pro­mo­ver a cam­pa­nha Bar­ri­ga So­li­dá­ria.

Lu­ci­a­na Sa­la­ti­el tem 43 anos e na atu­a­li­da­de es­tá ca­sa­da, aos 14 anos de ida­de des­co­briu que não po­de­ria ge­rar o seu pró­prio fi­lho, pois nas­ceu com Hi­po­pla­sia Ute­ri­na, que é uma do­en­ça que o úte­ro atro­fia, quan­do nas­ce o úte­ro é mui­to pe­que­no, quem pos­sui es­sa do­en­ça tem ? do úte­ro de uma cri­an­ça.

Di­an­te de to­dos es­ses in­for­ma­ti­vos, a em­pre­sá­ria es­ta­va con­sci­en­te de que de­ve­ria pro­cu­rar ou­tras for­mas pa­ra po­der ter um fi­lho, os mé­di­cos afir­ma­vam que ela só po­de­ria ter fi­lhos se uma pes­soa se sub­me­te a ge­rar o fi­lho pa­ra ela, por que no úte­ro de­la ja­mais con­se­gui­ria ge­rar uma gra­vi­dez. Lu­ci­a­na Sa­la­ti­el so­freu pre­con­cei­to de mu­lhe­res que ti­nham fi­lhos, sen­tia-se im­po­ten­te, po­rém as coi­sas fo­ram acon­te­cen­do. O es­po­so de Lu­ci­a­na sem­pre di­zia que gos­ta­ria de ter um fi­lho, en­tão op­ta­ram pe­lo mé­to­do de ado­ção ou Fer­ti­li­za­ção In Vi­tro, a pri­mei­ra ten­ta­ti­va ocor­reu em Go­i­ás com o úte­ro de sua ir­mã Ra­quel, po­rém não ob­te­ve su­ces­so, o ca­sal se de­cep­cio­nou mui­to com o re­sul­ta­do ne­ga­ti­vo. Di­an­te des­ta si­tu­a­ção re­cor­re­ram a al­ter­na­ti­va da ado­ção, pois eles ti­nham a con­sci­ên­cia de que mui­tas cri­an­ças não ti­nham fa­mí­lia, com is­so, de­ci­di­ram ser pa­is de ou­tra for­ma, en­tão par­ti­ram pa­ra o pro­ces­so de ado­ção, quan­do ini­ciou o pro­ces­so, de­ci­di­ram co­me­çar a fa­zer o pro­ces­sa­men­to de jus­ti­ça, de­mo­rou 2 anos pa­ra cons­tar no sis­te­ma o no­me do ca­sal, vis­to-que tem to­do o pro­ces­so de en­tre­vis­tas, tri­a­gens, ofi­ci­ais de jus­ti­ças e psi­có­lo­gos. O pro­ce­di­men­to foi mui­to de­mo­crá­ti­co, o ca­sal tam­bém op­tou por ado­tar cri­an­ças com al­gum im­pe­di­men­to fí­si­co, lu­ta­ram de to­das as for­mas, po­rém até aque­le exa­to mo­men­to foi inú­til.

O pro­ces­so de ado­ção es­ta­va de­mo­ran­do mui­to, en­tão op­ta­ram pe­la Fer­ti­li­za­ção In Vi­tro no­va­men­te do em­bri­ão c/ úte­ro de sub­sti­tui­ção, en­tra­ram em con­ta­to com a Al­la­na, ami­ga da fa­mí­lia, Al­la­na se sub­me­teu a Fer­ti­li­za­ção In Vi­tro, após uma li­ga­ção de­ci­diu acei­tar o de­sa­fio, co­mo mãe ela sa­bia o sig­ni­fi­ca­do de ter um fi­lho e gos­ta­ria de pre­sen­teá-los com es­se gran­de fei­to.

Al­la­na é mãe do so­bri­nho ne­to de Lu­ci­a­na, foi na­mo­ra­da de seu so­bri­nho (Mi­guel).

A fa­mí­lia de Lu­ci­a­na não re­ti­rou da jus­ti­ça o pro­ces­so de ado­ção, pois es­ta­va cor­ren­do o ris­co ga­nhar o Pe­dro e ou­tro be­bê atra­vés da ado­ção. O pro­ces­so te­ve iní­cio em 2017, quan­do ti­nham a ex­pec­ta­ti­va de que po­de­ria ser ne­ga­ti­vo ou po­si­ti­vo o re­sul­ta­do da gra­vi­dez. A em­pre­sá­ria ti­nha o so­nho de co­nhe­cer a Eu­ro­pa com o seu es­po­so (Lu­ci­a­no), com­pra­ram o pa­co­te no fi­nal do ano pa­ra co­nhe­cer a Eu­ro­pa, pois na ló­gi­ca de­les, se Al­la­na con­ce­be-se o be­bê iri­am co­me­mo­rar na Eu­ro­pa, po­rém se não acon­te­ces­se co­mo o de­se­já­vel, iri­am cho­rar na Eu­ro­pa.

Di­an­te dis­so, fi­ze­ram o pro­ce­di­men­to de Fer­ti­li­za­ção In Vi­tro em Agos­to, con­tu­do aca­bou acon­te­cen­do um im­pre­vis­to, lo­go após 15 di­as que eles ti­nham em­bar­ca­do pa­ra a Eu­ro­pa, che­gou o re­sul­ta­do de seu exa­me, a em­pre­sá­ria des­co­briu que es­ta­va com 2 nó­du­los ma­lig­nos no pei­to di­rei­to, em se­gui­da ti­ve­ram que in­ter­rom­per a vi­a­gem. Lu­ci­a­na te­ve que ope­rar as pre­ces e re­ti­rar o pei­to di­rei­to, des­se mo­do a ope­ra­ção acon­te­ceu dia 21 de No­vem­bro, pos­te­rior­men­te pas­sou pe­lo pro­ces­so de re­pou­so e re­cu­pe­ra­ção, lo­go após 35 di­as, hou­ve com­pli­ca­ções (in­fec­ção), equi­va­len­te a uma pró­te­se ex­pan­si­va o seu or­ga­nis­mo pas­sou por um pro­ces­so de re­jei­ção, em ja­nei­ro de 2018, pas­sou por ou­tra ci­rur­gia, pa­ra fa­zer a re­ti­ra­da da pró­te­se, em cur­so ob­te­ve tra­ta­men­to, re­ti­rou os nó­du­los e fez te­ra­pia. Ca­be afir­mar que di­an­te de to­da a lu­ta e re­sis­tên­cia da em­pre­sá­ria, as­cen­deu uma no­va luz e es­pe­ran­ça: Al­la­na fi­nal­men­te fi­cou grá­vi­da de Pe­dro, es­sa no­tí­cia foi um re­fú­gio pa­ra a fa­mí­lia de Lu­ci­a­na.

Pe­dro nas­ceu dia 18 de abril 2018 na Ma­ter­ni­da­de e Hos­pi­tal Pre­mi­um, o ob­ste­tra foi dr Ri­bei­ro Jr: jun­to com as con­sul­tas ele mes­mo fez ul­tras­som e tam­bém é o nu­tro­lo­gis­ta que cu­i­da­va da di­e­ta da Al­la­na Cris­ti­na.

A cam­pa­nha Bar­ri­ga So­li­dá­ria nas­ceu das re­des so­ci­ais, re­fe­ren­te há per­gun­tas, ques­ti­o­na­men­tos que en­vol­vem o pro­ce­di­men­to de Fer­ti­li­za­ção In Vi­tro (de­pois que ocor­reu a gra­vi­dez de Al­la­na Cris­ti­na).

Se­gun­do afir­ma Sig­mund Freud: “Um dia quan­do olhas­tes pa­ra trás, ve­rás que os di­as mais be­los fo­ram aque­les em que lu­tas­te.” En­tão va­le a pe­na.

(Da­ni­e­la Fer­nan­des Di­as, gra­du­an­da em Ser­vi­ço So­ci­al pe­la Fa­cU­ni­camps – Cam­pi­nas, Go­i­â­nia-GO)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias