Home / Opinião

OPINIÃO

As fake news e o seu mecanismo de retroalimentação

To­dos co­nhe­cem o po­der ne­ga­ti­vo que as Fake News al­can­çam e o po­ten­ci­al  tran­stor­nan­te que ve­i­cu­lam, mas pou­cos dis­cu­tem o me­ca­nis­mo de re­tro­a­li­men­ta­ção des­tas. Co­mo diz uma má­xi­ma: só exis­te fo­fo­quei­ro por­que ou­tros lhe em­pres­tam os ou­vi­dos. No ca­so do fe­nô­me­no das Fake News não há mui­ta di­fe­ren­ça, até por­que, qua­se to­das as no­tí­cias fal­sas são fo­fo­cas com uma do­se ex­tra de in­ten­ci­o­na­li­da­de, ego­ís­mo e mal­da­de.

Mas no ca­so das Fake News, aque­les que em­pres­tam os ou­vi­dos, as pon­tas dos de­dos que ma­nu­sei­am a te­la do smartpho­ne ou fa­zem o mou­se ca­mi­nhar, que em­pres­tam os olhos que le­em e os mes­mos de­dos que com­par­ti­lham ou a bo­ca que dis­se­mi­na as in­ver­da­des, são, quan­do ino­cen­tes e pre­gui­ço­sos – o que é a me­lhor das hi­pó­tes­es – de­no­mi­na­dos de “Fake Re­a­ders”.

Es­tes Fake Re­a­ders são os ex­tre­ma­men­te cré­du­los, aque­les que ten­dem a acre­di­tar em tu­do que le­em. Es­se ti­po de lei­tor, o mais pre­sen­te no Bra­sil, é pre­gui­ço­so e dis­pli­cen­te. É um pés­si­mo lei­tor, até por­que não po­de ser, no sen­ti­do ple­no da pa­la­vra, cha­ma­do de lei­tor. É sem dú­vi­da um fal­so lei­tor, pois não su­por­ta ler mais do que aqui­lo que se apre­sen­ta em uma te­la de ce­lu­lar. Es­se lei­tor pre­gui­ço­so e dis­pli­cen­te não se mos­tra in­co­mo­da­do pe­la “no­vi­da­de” que aca­ba de ler. De­le não se es­pe­ra uma sim­ples pes­qui­sa no Go­o­gle pa­ra, mi­ni­ma­men­te, ave­ri­guar se exis­te al­guém de­nun­ci­an­do a su­pos­ta no­vi­da­de, co­mo ca­lu­nio­sa ou men­ti­ro­sa.

Mas exis­te um ou­tro as­pec­to que tam­bém re­tro­a­li­men­ta es­se pro­ces­so pro­du­ti­vo de Fake News e, ex­pli­ca a mi­rí­a­de de Fake Re­a­ders exis­ten­te em nos­so pa­ís, re­fi­ro-me à de­vo­ção que se im­põe à ra­zão. Os Fake Re­a­ders acre­di­tam em qual­quer Fake News que es­cu­la­cha seus de­sa­fe­tos, se­jam pes­so­as ou idei­as. E o me­ca­nis­mo é mui­to sim­ples de se en­ten­der: não há a uti­li­za­ção da ra­zão, da sin­ce­ri­da­de e da crí­ti­ca no con­su­mo das no­tí­cias, mas há, is­so sim, em no­me da de­vo­ção a uma ide­o­lo­gia ou su­mi­da­de, um con­su­mo bo­vi­no das in­for­ma­ções. Tu­do o que é co­lo­ca­do no co­cho – pe­la ló­gi­ca do al­go­rit­mo do Fa­ce­bo­ok ou de qual­quer ou­tra bo­lha so­ci­al – é en­go­li­do e acei­to co­mo ver­da­de. Uma ver­da­de que ao pa­la­dar do fal­so lei­tor é con­si­de­ra­da boa, por­que não traz con­fron­to ou des­con­for­to.

As­sim, pa­ra se com­ba­ter as ava­lan­ches di­á­rias de Fake News, mui­to mais que um es­for­ço de in­te­li­gên­cia po­li­ci­al, é pre­ci­so uma mu­dan­ça cul­tu­ral. O pro­ble­ma, por­tan­to, é mui­to mais sé­rio do que mui­tos pen­sa­vam. E a mu­dan­ça cul­tu­ral que se evo­ca aqui não é a eru­di­ção das mas­sas – em­bo­ra es­ta se­ja uma mu­dan­ça ma­ra­vi­lho­sa – mas ape­nas um pou­co de ce­ti­cis­mo fi­lo­só­fi­co sin­ce­ro e res­pon­sá­vel. Acei­tar, com sin­ce­ri­da­de,  que evi­dên­cias de­vem ali­cer­çar as afir­ma­ções que são apre­sen­ta­das, já se­ria, por si só, re­vo­lu­ci­o­ná­rio.

Mas as­su­mir um pou­co de ce­ti­cis­mo é ter de sa­ir da bo­lha e is­so é, pa­ra mui­tos, um es­for­ço - por mais be­né­fi­co que pos­sa ser – evi­tá­vel. Pa­ra a mai­o­ria dos usu­á­rios de re­des so­ci­ais no Bra­sil, no que tan­ge o li­dar com as in­for­ma­ções que lhes apa­re­cem to­dos os di­as, va­le o ar­ti­fí­cio prag­má­ti­co do Car­tei­ro Jai­mi­nho que sem­pre “bus­ca­va evi­tar a fa­di­ga”. As­sim fa­zem os Fake Re­a­ders bra­si­lei­ros, acre­di­tam em to­das as no­tí­cias que apoi­am su­as cren­ças e ja­mais ou­sam pes­qui­sar sua ve­ra­ci­da­de, afi­nal, sen­tem-se con­for­tá­veis com as no­tí­cias que con­fir­mam seus pon­tos de vis­ta e, ló­gi­co, que­rem evi­tar a fa­di­ga de te­rem que re­a­de­quar su­as opi­ni­ões.

(Már­cio Greik Vi­a­na, pro­fes­sor, psi­ca­na­lis­ta e jor­na­lis­ta. e-mail: pro­fes­sor­[email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias