Home / Opinião

OPINIÃO

A saudade de Liberato Póvoa, que virou celebração de sua infância, que já não há

Co­nhe­ci Li­be­ra­to Pó­voa em Pal­mas nos di­as pi­o­nei­ros da ca­pi­tal to­can­ti­nen­se. Ele era de­sem­bar­ga­dor, um dos mais jo­vens do Bra­sil. Ti­nha si­do ju­iz de Di­rei­to nos gro­tões to­can­ti­nen­ses. Fez car­rei­ra de es­cri­tor ju­rí­di­co e ago­ra vem se im­pon­do co­mo au­tor de crô­ni­cas re­gi­o­na­lis­tas. Sua úl­ti­ma obra é Que sa­u­da­des de São Jo­sé do Du­ro! Ti­pos e Cau­sos. Tra­ta-se de uma com­pi­la­ção de crô­ni­cas pu­bli­ca­das aqui no Di­á­rio da Ma­nhã. Na ver­da­de, re­mi­nis­cên­cias da gen­te e da pai­sa­gem de sua ci­da­de na­tal, Di­a­nó­po­lis, an­ti­go Ar­rai­al de São Jo­sé do Du­ro.

Li­be­ra­to dá à sua es­cri­ta uma atra­en­te cor lo­cal. Mas não se per­de em ma­nei­ris­mos fol­cló­ri­cos, não abu­sa do pi­to­res­co. Só­brio, mas com le­ve­za, sem mui­ta gra­vi­da­de. Ele ape­nas ver­na­cu­li­za o fa­lar do ta­ba­réu do ser­tão, cri­an­do uma sin­ta­xe par­ti­cu­lar. Não che­ga a ser ori­gi­nal nis­so. Gui­ma­rã­es Ro­sa, Gra­ci­li­a­no Ra­mos, Jor­ge Ama­do – to­dos fa­zi­am coi­sas as­sim. Que­rem mes­mo sa­ber? Foi Dan­te quem in­ven­tou es­se ne­gó­cio. Ao in­vés de ver­se­jar em la­tim, co­mo Oví­dio, Ju­ve­nal, seus com­pa­tri­o­tas, pre­fe­riu es­cre­ver a sua Di­vi­na Co­mé­dia em Vul­gar, is­to é, na lín­gua que o co­mum do po­vo fa­la­va, o oc­ci­ta­no, que, gra­ças ao po­e­ta, emer­giu co­mo o idi­o­ma ita­li­a­no de ho­je em dia.

O pro­ble­ma de al­guns re­gi­o­na­lis­tas é que eles, às ve­zes, exa­ge­ram na do­se. Afe­tam in­ge­nui­da­de cai­pi­ra e, nis­so, aca­bam re­du­zin­do o ti­po so­ci­al do ser­tão a uma ca­ri­ca­tu­ra ri­dí­cu­la, sín­te­se gro­tes­ca do bom sel­va­gem rous­se­au­nia­no. Pen­so que de­ve ser por is­so, em par­te, que o re­gi­o­na­lis­mo per­deu pres­tí­gio en­tre nós, nos úl­ti­mos anos. Ho­je em dia, ne­nhum can­di­da­to a es­cri­tor quer ser re­gi­o­na­lis­ta. E 11 en­tre 10 crí­ti­cos li­te­rá­rios ca­lu­ni­am to­do di­a­ria­men­te o re­gi­o­na­lis­mo, lan­çan­do mal­di­ções so­bre os gran­des es­cri­to­res que hon­ra­ram a es­co­la.

O pre­con­cei­to an­tir­re­gi­o­na­lis­ta de nos­sos crí­ti­cos é pu­ra ma­ni­fes­ta­ção de alie­na­ção po­lí­ti­ca e de men­ta­li­da­de co­lo­ni­za­da. Só fa­lam ve­ne­no. É neu­ro­se de po­bre que, ten­do en­ri­ca­do um ti­qui­nho, sen­te ver­go­nha do seu pas­sa­do pro­le­tá­rio e ten­ta apa­gá-lo. Nin­guém mais odeia um po­bre do que um ex-po­bre.

Não ob­stan­te, é o re­gi­o­na­lis­mo que re­fe­ren­cia a li­te­ra­tu­ra bra­si­lei­ra lá fo­ra. O mun­do cul­to das es­tra­nhas ado­ra a es­té­ti­ca re­gi­o­na­lis­ta. Jor­ge Ama­do, Ro­sa e Éri­co Ve­rís­si­mo con­ti­nuam sen­do tra­du­zi­dos e li­dos em to­do o mun­do, não dan­do a mí­ni­ma pa­ra os que es­cre­vem so­bre os dra­mi­nhas sen­ti­men­ta­loi­des dos pe­que­no-bur­gues­es das gran­des ca­pi­tais. Só os com es­pí­ri­to de vi­ra-la­ta não gos­tam das sa­gas ser­ta­ne­jas. Me­lhor as­sim: so­bra mais pa­ra nós, que gos­ta­mos. Lem­bro-me de ter ou­vi­do, em uma li­vra­ria na Ave­ni­da Champs Eli­seé, per­to de on­de mo­rou Mar­cel Proust, uma jo­vem com ares de uni­ver­si­tá­ria de­man­dar ao ven­de­dor: “Vo­cê tem aí o Di­a­dor­ram?” O ven­de­dor lhe pas­sou um gros­so vo­lu­me, que a mo­ça com­prou to­da fe­liz. Fui ver de per­to: “Di­a­dor­ram” é Di­a­do­rim, o tí­tu­lo da edi­ção fran­ce­sa de Gran­des Ser­tões: ve­re­das.

Não adi­an­ta, pois, os es­no­bes tor­ce­rem o na­riz. A fei­jo­a­da, o sam­ba, os fil­mes de Gla­u­ber Ro­cha e a li­te­ra­tu­ra re­gi­o­na­lis­ta são coi­sas nos­sas, ex­pres­sões ge­nu­í­nas da bra­si­li­da­de. Quan­do re­cu­pe­rar­mos o or­gu­lho de ser­mos bra­si­lei­ros, na ba­ta­ta, sa­be­re­mos dar va­lor a li­vros co­mo es­te de Li­be­ra­to, que veio à lu­me – gos­ta­ram do “à lu­me”? – pe­la fa­mo­sa ca­sa edi­to­ra lá da Vi­la Fa­ma, a Kelps.

Sim, meus ca­ros e ca­ras lei­to­ras, a pro­sa de Li­be­ra­to é nos­tál­gi­ca. Mas nos­tal­gia não des­me­re­ce nin­guém. É ques­tão de do­se. A de Li­be­ra­to é par­ci­mo­ni­o­sa. Ele fa­la com ter­nu­ra das pes­so­as com quem con­vi­veu, do po­vo mi­ú­do do ser­tão, sem ca­ir na pi­e­gui­ce. Exal­ta-lhes a dig­ni­da­de, a al­ti­vez sem pre­sun­ção e sem ar­ro­gân­cia dos que ain­da vi­vem nos gro­tões. Gen­te in­cul­ta, na mai­o­ria das ve­zes; qua­se sem­pre sá­bia, po­rém. Gen­te que de­sen­vol­veu ao mais ele­va­do pa­ta­mar a ar­te de bem vi­ver. De vi­ver bem, ape­sar dos pe­sa­res.

Do que mais Li­be­ra­to tem nos­tal­gia é da­que­le mo­do de vi­da tí­pi­co das co­mu­ni­da­des ser­ta­ne­jas de an­ti­ga­men­te, dos tem­pos da me­ni­ni­ce de­le, tem­pos in­do­len­tes que fo­ram tam­bém os da mi­nha me­ni­ni­ce. Quem foi me­ni­no no Bra­sil an­tes dos ge­ne­ra­is fas­cis­tas te­rem ins­ta­la­do uma di­ta­du­ra es­cro­ta nes­te Pa­ís ain­da se lem­bra de que aque­les fo­ram tem­pos de vi­da tran­qui­la, sem so­bres­sal­tos, sem afli­ção em fa­ce do dia de ama­nhã, um dia que ha­ve­ria de ser co­mo os ou­tros. E aca­ba sen­do.

Eram tem­pos em que ha­via dig­ni­da­de na po­bre­za. O Bra­sil do Cen­tro-Oes­te não co­nhe­cia aque­la mi­sé­ria de­gra­dan­te de que fa­la­va Vic­tor Hu­go em seus ro­man­ces. O po­bre não era mi­se­rá­vel. O po­bre, por mais po­bre que fos­se, ti­nha um te­to pa­ra mo­rar, um quin­tal­zi­nho on­de en­gor­da­va o lei­tão, cri­a­va umas ga­li­nhas e plan­ta­va seus le­gu­mes. Não ha­via su­per­mer­ca­dos em shop­ping cen­ters. Em ca­sa mes­mo de um tu­do se fa­zia. Me­ni­no ti­nha lom­bri­ga mais por ig­no­rân­cia dos pa­is so­bre sa­ne­a­men­to bá­si­co do que por fal­ta do de-co­mer.

Eram tem­pos em que não se sa­bia o que fos­se in­fla­ção. Mes­mo por­que di­nhei­ro não ha­via. Co­mo diz lá ve­lha mo­di­nha ba­i­a­na: “Di­nhei­ro não cor­re, mas de fo­me nin­guém mor­re.” Mor­ria-se de fo­me no Nor­des­te por cau­sa das se­cas que da­vam pre­tex­to ao la­ti­fún­dio pa­ra ex­pul­sar cam­po­nês. Mas em Go­i­ás, e na­que­le pa­ís vi­zi­nho que cha­má­va­mos de “Nor­te de Go­i­ás”, vi­via-se a vi­da des­pre­o­cu­pa­da­men­te. Mes­mo os mui­to ri­cos não ti­nham tan­tos lu­xos e fa­ci­li­da­des co­mo têm os bur­gues­es os­ten­ta­do­res de ho­je em dia. Tan­to o co­ro­nel quan­to o va­quei­ro se lo­co­mo­vi­am a ca­va­lo. O que os dis­tin­guia, so­ci­al­men­te, é que as es­po­ras de um eram de pra­ta.

Li­be­ra­to la­men­ta es­se tem­po que se foi. Co­mo um Proust do ser­tão, só que me­nos pro­li­xo, sai de pe­na em pu­nho em bus­ca do tem­po per­di­do. Mas a Li­be­ra­to fal­ta, tal­vez, uma com­pre­en­são ci­en­tí­fi­ca do por­quê de as coi­sas não ser­vem mais co­mo cos­tu­ma­vam a ser. Nem po­de­mos exi­gir de um li­te­ra­to que fa­ça ci­ên­cia so­ci­al. Bal­zac nun­ca ra­ci­o­ci­nou em ter­mos de lu­ta de clas­se; to­da­via, Marx viu em sua li­te­ra­tu­ra o re­tra­to sem re­to­ques da bur­gue­sia re­a­ci­o­ná­ria do pe­rí­o­do áu­reo do ca­pi­ta­lis­mo. Vic­tor Hu­go tam­bém não era so­ci­ó­lo­go ou his­to­ri­a­dor. Na ver­da­de, Com­te ain­da nem ti­nha cu­nha­do o ter­mo “so­ci­o­lo­gia”. Mas re­tra­tou co­mo nin­guém a du­ra re­a­li­da­de do pro­le­ta­ri­a­do e des­mas­ca­rou a su­pos­ta mag­na­ni­mi­da­de do sis­te­ma ju­di­ci­á­rio cri­a­do pe­la bur­gue­sia co­mo al­ter­na­ti­va à ju­ris­pru­dên­cia me­di­e­val. Je­an Val­je­an que o di­ga.

O mal-es­tar da
mo­der­ni­da­de

Os bons tem­pos de ou­tro­ra, aque­les tem­pos idí­li­cos que os an­ti­gos cha­ma­vam de tem­pos da “far­tu­ra”, não fo­ram des­tru­í­dos por aca­so. O de­sen­vol­vi­men­to ca­pi­ta­lis­ta o ma­tou. O ca­pi­ta­lis­mo, no seu avan­ço ine­xo­rá­vel, des­trói as so­ci­e­da­des tra­di­cio­nais, re­duz a es­com­bro as mais ve­ne­rá­veis tra­di­ções. Sub­sti­tui pe­lo mo­der­nis­mo, ou mo­der­ni­da­de, a ve­lha cul­tu­ra idí­li­ca das so­ci­e­da­des agro­pas­to­ris. Tu­do que é só­li­do der­re­te no ar. Es­ta de­nún­cia es­tá lá no Ma­ni­fes­to Co­mu­nis­ta com to­das as le­tras pa­ra bom lei­tor en­ten­der. A li­te­ra­tu­ra re­gi­o­na­lis­ta é o tes­te­mu­nho que de­cla­ra a pro­ce­dên­cia do li­be­lo mar­xis­ta.

A li­te­ra­tu­ra re­gi­o­na­lis­ta é o gri­to de dor em fa­ce da opres­são mo­der­na. É a po­é­ti­ca do que Freud cha­mou de “mal-es­tar da ci­vi­li­za­ção”. O pa­ra­do­xo dos tem­pos atu­ais é que a hu­ma­ni­da­de, em­bo­ra te­nha atin­gi­do o mais al­to grau de de­sen­vol­vi­men­to ma­te­ri­al, pa­ra tor­nar a vi­da mais fá­cil e mais con­for­tá­vel, es­tá a hu­ma­ni­da­de ca­da dia mais in­fe­liz, in­sa­tis­fei­ta, frus­tra­da, e nem mes­mo a re­li­gi­ão nos con­so­la. O ópio tam­bém per­deu seus po­de­res en­tor­pe­cen­tes. Aqui­lo de que não pre­ci­sa­mos é o que mais de­se­ja­mos.

O re­gi­o­na­lis­mo é, as­sim, a pri­mei­ra trin­chei­ra da lu­ta cul­tu­ral con­tra a mo­der­ni­da­de. É o mo­men­to em que per­ce­be­mos que a mo­der­ni­da­de é de­su­ma­ni­zan­te, alie­nan­te, opres­so­ra e di­a­bó­li­ca. Só os cí­ni­cos ou os mui­to in­gê­nuos po­dem de­fen­dê-la. Se­rei con­des­cen­den­te pa­ra com os que iden­ti­fi­cam na mo­der­ni­da­de o ad­ven­to do no­vo. Com­pa­de­cei-vos, Se­nhor, dos que ve­em na mo­der­ni­da­de uma on­da no­vi­da­dei­ra, que é o con­cei­to que de­la fa­zem os pu­bli­ci­tá­rios, es­ses se­res vis que acen­dem ve­la a Ma­mom, o deus di­nhei­ro.

A mo­der­ni­da­de é a cul­tu­ra da bur­gue­sia in­dus­tri­al, ci­ta­di­na, hos­til a tu­do que re­me­ta à vi­da cam­pes­tre e aos va­lo­res da vi­da co­mu­ni­tá­ria. Mo­der­ni­da­de é a cul­tu­ra que con­fe­re ex­ce­lên­cia ao vul­gar e que ten­ta, men­ti­ro­sa­men­te, nos con­ven­cer de que o “no­vo”, ou o re­cen­te, é o que há de me­lhor e ape­te­cí­vel. E ain­da zom­ba de nós que cul­ti­va­mos ou­tros va­lo­res, que nos ba­te­mos por uma éti­ca não men­su­rá­vel fi­nan­cei­ra­men­te. Marx e En­gels, Freud, Vic­tor Hu­go e Zo­la, Ni­etzsche, Ki­erke­ga­ard, Sar­tre, os con­tra­cul­tu­ra­lis­tas dos anos 60, ca­da qual por su­as pe­cu­li­a­res ra­zões, fo­ram os mais fe­ro­zes crí­ti­cos da mo­der­ni­da­de e de­nun­ci­a­ram su­as ma­ze­las, su­as men­ti­ras, sua im­pos­tu­ra. En­tre nós, cou­be aos re­gi­o­na­lis­tas a ta­re­fa de des­mas­ca­rar o im­pos­tor. Vi­da lon­ga a to­dos eles!

Não exis­te mais a mí­ni­ma pos­si­bi­li­da­de de vol­ta­rem os tem­pos da far­tu­ra. Di­a­nó­po­lis não vol­ta­rá a ser o São Jo­sé do Du­ro dos tem­pos de Abí­lio Wol­ney, ou dos tem­pos do me­ni­no Li­be­ra­to. Fi­ca­rá pa­ra sem­pre co­mo um qua­dro, ca­da vez mais des­bo­ta­do, na pa­re­de da me­mó­ria. Um qua­dro que só não des­bo­ta­rá de to­do por­que Li­be­ra­to es­tá sem­pre re­pin­tan­do-o.

Mas dei­xa es­tar. A mo­der­ni­da­de tam­bém pas­sa­rá, co­mo se pas­sa­ram to­dos os rei­nos des­te mun­do. E dia vi­rá que um no­vo rei­no de jus­ti­ça so­ci­al e de pro­gres­so cul­tu­ral tra­rá de vol­ta um no­vo tem­po de far­tu­ra, só que em ou­tras ba­ses. Dia vi­rá em que a tec­no­lo­gia es­ta­rá a ser­vi­ço do ho­mem, e não en­ga­ja­da na ta­re­fa vil de em­bur­re­cer, e em­bru­te­cer, as pes­so­as. Nes­se dia, a gló­ria de São Jo­sé do Du­ro, e de tan­tas vi­las ser­ta­ne­jas des­te Bra­sil, se­rá res­tau­ra­da em to­do o seu co­mo­ven­te es­plen­dor. Não pa­ra ce­le­bra­ções nos­tál­gi­cas, mas pa­ra o brin­de do ho­mem no­vo re­en­con­tra­do com sua per­di­da hu­ma­ni­da­de. Es­pe­re, pois, Li­be­ra­to, o dia que já vem vin­do, que es­se dia vai che­gar! Brin­de­mos a is­so.

(Hel­vé­cio Car­do­so, jor­na­lis­ta)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias