Home / Opinião

OPINIÃO

A saga de uma família

Ori­gens, his­tó­ri­as e ge­ne­a­lo­gia da fa­mí­lia Pe­rei­ra Bar­bo­sa, por Isai­as Bar­bo­sa da Sil­va e As­sir Bar­bo­sa da Sil­va. Le­van­tar a Ár­vo­re Ge­ne­a­ló­gi­ca de Fa­mí­lia pa­ra pre­ser­vá-la à pos­te­ri­da­de não é tra­ba­lho fá­cil, é tra­ba­lho her­cú­leo, mas sem­pre tem al­guém que se pre­dis­põe a fa­zer. Es­tou sem­pre acon­se­lhan­do, ali­ás, su­ge­rin­do, que as pes­so­as que têm um cer­to es­tu­do e gos­te de his­tó­ria, his­tó­ria e não só es­tó­ria (cau­sos), e re­si­de em ci­da­des tra­di­cio­nais, que fa­çam o es­tu­do dos seus an­te­pas­sa­dos, seus fun­da­do­res e pa­ren­tes, de co­mo che­ga­ram às re­gi­ões inós­pi­tas e fun­da­ram os seus “de-mo­ra­rem”, oca­si­o­nan­do a evo­lu­ção e o sur­gi­men­to das no­vas fa­mí­lias. Sa­be­mos que pa­ra le­van­tar a ár­vo­re ge­ne­a­ló­gi­ca de uma fa­mí­lia de­pen­de de mui­to es­for­ço, gas­tos, di­fi­cul­da­des de co­mu­ni­ca­ção e até de in­com­pre­en­são. É um tra­ba­lho ex­te­nu­an­te de amor e con­si­de­ra­ção aos seus des­cen­den­tes, além das tra­di­ções, co­mo no ca­so dos Pe­rei­ra-Bar­bo­sa, que se ins­ta­la­ram, vin­dos de Por­tu­gal, em Mi­nas Ge­ra­is, Rio de Ja­nei­ro, São Pau­lo, Go­i­ás... Por­tu­gal on­de ha­via mui­tas “bar­bas de bo­de ou bar­ba de ve­lho” (plan­tas). A bus­ca em to­do ter­ri­tó­rio bra­si­lei­ro, pes­qui­san­do os des­cen­den­tes, con­san­guí­ne­os ou ado­ti­vos que os­ten­tam o no­me da fa­mí­lia.

Des­tas fa­mí­lias, Pe­rei­ra-Bar­bo­sa, hou­ve des­mem­bra­men­tos, sur­gin­do, en­tão, as fa­mí­lias Al­ves, Cas­ti­lho, Fir­mi­no, For­tes, Mar­ques, Mar­tins...

Fi­quei sa­tis­fei­to em ter co­nhe­ci­do vá­ri­as pes­so­as em lu­ga­res on­de se ins­ta­la­ram os Bar­bo­sa-Pe­rei­ra, co­mo em Ara­go­i­â­nia, Gua­pó, Pal­mei­ras de Go­i­ás, Var­jão, Ale­gre­te (Edea), Ce­za­ri­na... Em Aba­dia de Go­i­ás, cu­jo pri­mei­ro no­me foi Pos­to do Nê­go For­tes, fui ami­go de­le, ale­gre fo­li­ão. Le­vei um pa­ren­te seu, ali re­si­den­te, a par­ti­ci­par do Gran­de con­cur­so Gre­mi de In­hu­mas, o Do­má, que se tor­nou fa­mo­so can­ta­dor cai­pi­ra, fo­li­ão de Reis e exe­cu­tor de vi­o­la.

Es­te tra­ba­lho do Isai­as e As­sir, po­de ser con­si­de­ra­do tam­bém co­mo li­te­rá­rio, pois foi mui­to bem es­cri­to, me­ti­cu­lo­so nas pes­qui­sas, Por­tu­guês cor­re­to, sen­do os au­to­res pas­to­res evan­gé­li­cos atu­an­do em Ipo­rá, que já se cha­mou Co­mér­cio Ve­lho, Rio Cla­ro e Ita­ju­bá, on­de re­si­de o meu ne­to Ga­bri­el Or­ten­cio Mo­ra­is, ca­sa­do com a Ne­i­de, des­cen­den­te dos Pe­rei­ra-Bar­bo­sa. Tam­bém nes­te tra­ba­lho há con­tri­bui­ção pa­ra a His­tó­ria do Bra­sil, prin­ci­pal­men­te de Go­i­ás.

In­te­res­san­te o ca­pí­tu­lo on­de os au­to­res tra­tam das vi­das dos an­te­pas­sa­dos com as di­fi­cul­da­des, usos e cos­tu­mes, as mo­ra­di­as, as mu­lhe­res dan­do-à-luz até mais de uma de­ze­na de fi­lhos, quan­do não mor­ria du­ran­te o par­to. E sem em­pre­ga­da, sem­pre a fi­lha mais ve­lha, a “din­di­nha” aju­dan­do a cri­ar a fi­lha­ra­da.

Com tu­do, os au­to­res ex­tra­po­lam, es­cre­ven­do, co­mo dis­se, os am­bi­en­tes ru­ra­is, mó­veis rús­ti­cos, ani­mais, es­tra­das, co­mér­cio, con­tan­do a ver­da­dei­ra es­tó­ria, es­tó­ria he­roi­ca dos des­bra­va­do­res do ser­tão bra­si­lei­ro, no ca­sos, o Cen­tro-Oes­te. Ain­da, his­tó­ri­as in­te­res­san­tes ocor­ri­das no seio das fa­mí­lias, não co­mo li­te­ra­tu­ra, mas ca­sos sim­ples que mar­ca­ram pes­so­as sem­pre in­te­res­san­tes que têm nas fa­mí­lias. A mai­or par­te do li­vro é ocu­pa­da pe­las bi­o­gra­fi­as, ali­ás, ci­ta­ções, des­cri­ções rá­pi­das das mi­lha­res de pes­so­as des­cen­den­tes em úl­ti­mos graus dos Pe­rei­ra-Bar­bo­sa.

Es­te tra­ba­lho, por­tan­to, é per­fei­to e po­de­rá ser mo­de­lo pa­ra no­vos pes­qui­sa­do­res, que as pes­so­as tra­di­cio­nais de seus ber­ços de­vem e têm obri­ga­ção pa­ra fa­zer a ár­vo­re ge­ne­a­ló­gi­ca da sua ci­da­de. O tem­po dis­tor­ce as ver­da­des, o tem­po tu­do mu­da, até o pen­sa­men­to das pes­so­as, en­tão, mãos à obra, fa­ça a ár­vo­re ge­ne­a­ló­gi­ca da sua ci­da­de. Co­nhe­ço mui­tos que já fi­ze­ram e ou­tros que es­tão fa­zen­do, pa­ra quem os pa­ra­be­ni­zo, pois te­mos em nos­so Ins­ti­tu­to vá­rios li­vros que es­tão dis­po­ní­veis a quem se in­te­res­sar.

Da mi­nha ár­vo­re ge­ne­a­ló­gi­ca sei mui­to pou­co. Sei que dos Hor­ten­cio te­nho so­men­te o meu tio re­si­den­te em São Pau­lo, com 90 anos, ir­mão do meu pai, o Hei­tor, e de mi­nha mãe tam­bém ape­nas um tio, o An­tô­nio Ri­ci­e­ri Ba­ri­a­ni, pa­dre Re­den­to­ris­ta em Trin­da­de, que de­ve­rá com­ple­tar nes­te Na­tal, 102. Es­tá lú­ci­do. Foi ele quem con­se­guiu al­guns da­dos so­bre a fa­mí­lia Ba­ri­a­ni, in­do vá­ri­as ve­zes à Itá­lia. Te­mos o es­cu­do da fa­mí­lia.

Há pes­so­as que man­tem em seu no­me o de to­dos os seus fa­mi­lia­res. Em Go­i­â­nia te­mos o his­to­ri­a­dor fe­cun­do, fun­da­dor de aca­de­mi­as e que pro­cu­ra man­ter a his­tó­ria das fa­mí­lias go­i­a­nas em dia, com vas­tos de­poi­men­tos nes­te Di­á­rio da Ma­nhã: Ben­to Fleury Cu­ra­do Al­ves Jayme...

Eu tam­bém po­de­ria se­guir o ca­mi­nho do Ben­to, as­si­nan­do Wal­do­mi­ro Ba­ri­a­ni Or­ten­cio Di Ga­e­ta­no Cas­tel­lan Di An­ge­lo D´’al­lo­ca D’Ace­chi Brig­hi­ro­li Ber­tol­di...

Cu­ri­o­si­da­de - O ca­so da mu­dan­ça do no­me de San­to An­tô­nio do Ale­gre­te pa­ra Edeia, pa­ra on­de fo­ram vá­rios mem­bros da fa­mí­lia Pe­rei­ra-Bar­bo­sa, me en­vol­ve. Quan­do pu­bli­quei o meu Di­ci­o­ná­rio do Bra­sil Cen­tral, cons­tou:

Edeia – Gen­tí­li­co: edei­en­se. To­po­ní­mia: ór­gã­os se­xu­ais: “Gran­de par­te da po­pu­la­ção de Edeia se en­ver­go­nha do no­me da ci­da­de, cu­jas ori­gens eti­mo­ló­gi­cas do gre­go sig­ni­fi­cam ‘ór­gã­os se­xu­ais mas­cu­li­nos. Iní­cio do po­vo­a­men­to: 1915. Fun­da­do­res: An­tô­nio Mar­tins da Ro­cha, Cân­di­do Mar­tins Ro­cha, Fe­li­pe Al­ves de Fa­ria, Jo­sé Al­ves de Fa­ria, Le­an­dro Mar­tins dos An­jos, Mi­za­el Ma­cha­do, Or­si­no Ro­dri­gues de Re­zen­de e Pau­lo Bu­e­no. Pri­mei­ro no­me: San­to An­tô­nio do Ale­gre­te.

Cons­ta que pre­ten­de­ram tro­car o no­me da ci­da­de, mas uma pro­fes­so­ra ilu­mi­na­da pro­vou que o no­me es­ta­va cer­to, pois sig­ni­fi­ca vi­ri­li­da­de, cri­a­ti­vi­da­de, pro­gres­so...

Va­mos fi­can­do por aqui e ben­di­zen­do os au­to­res, ir­mãos Isai­as e Asssir, pe­lo mag­ní­fi­co tra­ba­lho, pre­o­cu­pa­dos tam­bém com a His­tó­ria de Go­i­ás.

(Bariani Ortencio, mem­bro e te­sou­rei­ro de to­das as en­ti­da­des cul­tu­ra­is de Go­i­â­nia, Ba­ri­a­nior­ten­[email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias