Home / Opinião

OPINIÃO

A destruição do patrimônio fluminense

Ain­da es­ta­mos cho­ca­dos com o in­cên­dio que des­tru­iu o Mu­seu Na­ci­o­nal da Quin­ta da Boa Vis­ta. Mes­mo que nem to­dos os seus bens te­nham si­do de­vo­ra­dos pe­lo fo­go, ain­da há ques­tões a se­rem apu­ra­das em be­ne­fí­cio dos es­cla­re­ci­men­tos ne­ces­sá­rios. Por exem­plo, por que o Con­se­lho Uni­ver­si­tá­rio da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do Rio de Ja­nei­ro re­cu­sou a ofer­ta de 80 mi­lhões de dó­la­res atra­vés do BID pa­ra re­cu­pe­rar o Mu­seu an­tes do in­cên­dio? A des­cul­pa pa­re­ce ex­tre­ma­men­te es­far­ra­pa­da: a UFRJ te­ria de abrir mão do co­man­do da en­ti­da­de e per­de­ria, as­sim, o seu con­tro­le. Ali­ás, quan­do se es­tra­nha que o Ca­ne­cão es­tá há se­te anos em pe­ti­ção de mi­sé­ria, po­den­do tam­bém pe­gar fo­go, a des­cul­pa é a mes­ma: não se po­de ce­der o seu co­man­do a ter­cei­ros, co­mo se is­so fos­se  na ver­da­de um cri­me. O ex­ces­so de po­li­ti­za­ção das uni­ver­si­da­des pú­bli­cas dá is­so co­mo con­se­quên­cia. Não fa­zem (por­que não têm di­nhei­ro) nem dei­xam fa­zer.

Nes­sas con­di­ções, é um ver­da­dei­ro mi­la­gre que não te­nham ha­vi­do ou­tros in­cên­di­os pa­vo­ro­sos em pré­di­os pú­bli­cos. As ra­zões são ver­da­dei­ra­men­te pu­e­ris.

O fe­nô­me­no não ocor­re ape­nas no âm­bi­to da UFRJ, on­de, ali­ás, já hou­ve ou­tra meia dú­zia de in­cên­di­os. Po­de­mos exem­pli­fi­car com o fo­go no Te­a­tro Vil­la-Lo­bos, do go­ver­no do Es­ta­do. Já se pas­sou um bom tem­po sem que pro­vi­dên­cias fos­sem to­ma­das (e o Te­a­tro fe­cha­do). É a mes­ma coi­sa que vi­ti­ma o Ca­ne­cão, fe­cha­do há se­te anos, de­pois de me­mo­rá­veis tem­po­ra­das de mú­si­ca po­pu­lar bra­si­lei­ra, co­mo as do Eras­mo e Ro­ber­to Car­los. Po­de­mos pres­cin­dir des­ses shows? Tu­do is­so com a con­vic­ção de que o Rio é a ca­pi­tal cul­tu­ral do pa­ís e dis­põe ain­da dos me­lho­res equi­pa­men­tos de shows e ex­po­si­ções, mas acho que tem al­gu­ma coi­sa em­per­ra­da no sis­te­ma.

Na dis­cus­são das cau­sas do in­cên­dio do Mu­seu Na­ci­o­nal, sur­giu um da­do im­por­tan­te: de to­dos os re­cur­sos trans­fe­ri­dos à UFRJ na­da me­nos de 87% são des­ti­na­dos ao pa­ga­men­to de pes­so­as. So­bra mui­to pou­co pa­ra a aqui­si­ção de equi­pa­men­tos de pro­te­ção dos bens a se­rem ex­pos­tos. A equa­ção não fe­cha ade­qua­da­men­te e a ame­a­ça de aci­den­tes la­men­tá­veis são ir­re­cor­rí­veis.

É cla­ro que tais aci­den­tes co­lo­cam em ris­co a nos­sa cre­di­bi­li­da­de e a ca­pa­ci­da­de de li­dar de for­ma com­pe­ten­te com es­ses fe­nô­me­nos. Ago­ra mes­mo, no au­ge da tra­gé­dia que se aba­teu so­bre a nos­sa cul­tu­ra, es­ta­mos sa­ben­do que al­gu­mas or­ga­ni­za­ções in­ter­na­cio­nais ofe­re­ce­ram pa­ra re­por pe­ças que ser­vi­ri­am pa­ra en­ri­que­cer o nos­so acer­vo, mas os ob­stá­cu­los são sem­pre os mes­mos: a bu­ro­cra­cia im­pe­de que is­so se fa­ça de mo­do na­tu­ral. Ao con­trá­rio, de­ci­sões in­ter­nas dos ór­gã­os co­le­gi­a­dos das uni­ver­si­da­des im­pe­dem que es­se co­man­do se­ja di­vi­di­do com en­ti­da­des in­ter­na­cio­nais. Pa­re­ce que há mes­mo uma pre­fe­rên­cia pe­lo ris­co de per­da to­tal do que cri­ar uma par­ce­ria in­te­li­gen­te que vi­a­bi­li­ze o co­man­do cor­re­to do em­pre­en­di­men­to. Te­mos que re­pen­sar nis­so tu­do!

(Ar­nal­do Niski­er, da Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Le­tras e pre­si­den­te do Ciee/RJ)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias