Home / Opinião

OPINIÃO

Uma análise psicológica e espiritualista

Du­ran­te vin­te e oi­to anos ve­nho apri­mo­ran­do meus co­nhe­ci­men­tos no que diz res­pei­to aos ca­sais em cri­se que me pro­cu­ram pa­ra tra­ta­men­to psi­co­te­rá­pi­co. O nú­me­ro é ca­da vez mais cres­cen­te quan­do es­cu­ta­mos um e ou­tro (ele e ela) e en­con­tra­mos que uma das prin­ci­pa­is cau­sas de con­fli­tos en­tre eles es­tá o ál­co­ol qua­se sem­pre em pri­mei­ro lu­gar.

Mi­nha ex­pe­ri­ên­cia, in­clu­si­ve com o ál­co­ol, não me dei­xa dú­vi­das de que, prin­ci­pal­men­te, no mo­men­to atu­al em que vi­ve nos­so Pa­ís, o con­su­mo de ál­co­ol en­tre ado­les­cen­tes e até mes­mo pré-ado­les­cen­tes, vem au­men­ta­do de ma­nei­ra as­sus­ta­do­ra.

Sa­be­mos que o ál­co­ol é tam­bém uma dro­ga (em mi­nha ex­pe­ri­ên­cia pro­fis­si­o­nal e pes­so­al a pi­or dro­ga é o ál­co­ol – qual­quer pes­soa tem aces­so) e seu uso con­tí­nuo e pre­co­ce po­de de­sen­ca­de­ar gran­des pre­ju­í­zos pa­ra quem de­le faz uso.

Não é a pri­mei­ra vez que os lei­to­res de meus ar­ti­gos nes­se con­cei­tu­a­do jor­nal pe­dem pa­ra es­cre­ver so­bre es­se as­sun­to, ten­do co­mo iní­cio a edi­ção de um li­vro in­ti­tu­la­do: Alcoolismo: Uma Re­fle­xão Psi­co­es­pi­ri­tual da Do­en­ça, edi­to­ra Kelps, com edi­ção es­go­ta­da e sua re­en­di­ção atu­a­li­za­da e re­vi­sa­da com no­vo tí­tu­lo: Re­e­du­can­do nos­sos ví­ci­os, aguar­da pa­tro­ci­na­do­res (rsrs).

Ar­ti­gos co­mo: Al­co­o­lis­mo Uni­ver­si­tá­rio, “Ál­co­o­a­no­re­xia” (pes­so­as que be­bem e não co­mem), Ál­co­ol-de­pres­são-ob­ses­são, Al­co­o­lis­mo: Uma Do­en­ça Si­len­cio­sa ti­ve­ram su­as re­per­cus­sões e com cer­te­za atin­giu seu prin­ci­pal ob­je­ti­vo: ten­tar es­cla­re­cer o pú­bli­co so­bre es­sa ter­rí­vel do­en­ça, que tem cei­fa­do cen­te­nas de pes­so­as e se­pa­ra ou­tras cen­te­nas de ca­sais.

Abrir a men­te à luz e o co­ra­ção ao amor, al­ber­gan­do a fa­mí­lia pa­de­cen­te dos ho­mens, de que fa­ze­mos par­te, é o im­po­si­ti­vo do Cris­to pa­ra to­dos os que cre­em e, es­pe­ci­al­men­te, pa­ra os es­pi­ri­tua­lis­tas, que pos­su­í­mos os an­tí­do­tos efi­ca­zes con­tra ob­ses­sões e ob­ses­so­res, com o so­cor­ro aos ob­si­di­a­dos e seus per­se­gui­do­res, sob a égi­de de Je­sus.

O al­co­o­lis­mo ca­da vez mais se tor­na um gra­ve pro­ble­ma de na­tu­re­za so­ci­al, Mé­di­ca, Psi­co­ló­gi­ca e Psi­qui­a­tra, que re­quer ur­gên­cia em sua as­sis­tên­cia, as­sim co­mo afe­ta e cor­rói a so­ci­e­da­de, em de­tri­men­to de seus pre­ju­í­zos mo­ra­is, or­gâ­ni­cos, emo­cio­nais e men­tais.

O con­su­mo de ál­co­ol en­vol­ve cri­an­ças mal ori­en­ta­das, jo­vens em de­sa­li­nho de con­du­ta, adul­tos e ido­sos ins­tá­veis, ge­ran­do al­tos ín­di­ces de in­to­xi­ca­ção agu­da e su­ba­gu­da em to­dos, co­mo con­se­quên­cia da fa­ci­li­da­de co­mo po­de ser con­su­mi­da, por fa­zer par­te do sta­tus da so­ci­e­da­de con­tem­po­râ­nea, re­pe­tin­do o que já ocor­re­rá no pas­sa­do.

Po­de­mos di­zer que to­dos aque­les que têm co­mo há­bi­to a be­bi­da al­có­o­li­ca, po­de e de­ve ser con­si­de­ra­do um al­co­o­lis­ta, en­tre­tan­to, vá­rios são os ti­pos de al­co­o­lis­tas: os que be­bem to­dos os di­as e não se em­bri­a­gam; os que be­bem so­men­te fi­nal de se­ma­na; mas com­pul­si­va­men­te; os que be­bem di­a­ria­men­te e se em­bri­a­gam; os que já per­de­ram o con­tro­le so­bre a be­bi­da – aque­les que não mais be­bem; mas são be­bi­dos pe­lo ál­co­ol, etc., e ca­da um des­ses tem as ex­pli­ca­ções so­bre o por­quê be­bem e ain­da jus­ti­fi­cam a “ne­ces­si­da­de” de be­ber e, ain­da ten­tam con­ven­cer-se, que ja­mais se tor­na­rá um al­co­o­lis­ta e que pa­ra a ho­ra que qui­ser – gran­de ilu­são.

Mui­tas mu­lhe­res que me pro­cu­ram com al­gum ti­po de con­fli­to na re­la­ção com ma­ri­do ou na­mo­ra­do vêm por vá­rios mo­ti­vos; mas o mais re­le­van­te é que seu par­cei­ro tem da­do mai­or va­lor à be­bi­da do que a ela mes­ma.

Sa­be­mos que em qua­se to­das as re­u­ni­ões di­tas so­ci­ais o ál­co­ol es­tá sem­pre pre­sen­te e ca­da vez mais pre­co­ce na vi­da de ho­mens e mu­lhe­res.

Fa­la­mos ou ou­vi­mos mui­tos co­men­tá­rios so­bre o crak, a ma­co­nha, a co­ca­í­na e ou­tras dro­gas; mas pou­co se tem pre­o­cu­pa­do com ex­ces­so do con­su­mo de ál­co­ol en­tre os jo­vens e adul­tos.

Não po­de­mos ne­gar que na úl­ti­ma dé­ca­da o nú­me­ro de mu­lhe­res al­co­o­lis­tas tem au­men­ta­do de ma­nei­ra as­sus­ta­do­ra. O ál­co­ol dei­xou de ser uma be­bi­da de “ho­mem” pa­ra se tor­nar uma be­bi­da con­su­mi­da por to­dos, não im­por­tan­do o se­xo, a ida­de ou po­si­ção so­ci­al. A Lei que diz: “Pro­i­bi­da a ven­da de be­bi­da al­co­óli­ca pa­ra me­no­res” só fi­ca no pa­pel, se me per­mi­tem as leis no Bra­sil fo­ram fei­tas pa­ra não ser cum­pri­da – is­so, in­fe­liz­men­te é um fa­to.

Co­mo es­cre­ve­mos no li­vro aci­ma ci­ta­do, o ál­co­ol é uma do­en­ça si­len­cio­sa, pro­gres­si­va e pro­ces­su­al.

Co­mo es­pi­ri­tua­lis­ta e es­tu­di­o­so do Es­pi­ri­tis­mo Ci­en­tí­fi­co, é tam­bém fa­to que, mui­tas pes­so­as que fa­zem uso do ál­co­ol, o fa­zem acom­pa­nha­dos de ir­mãos de­sen­car­na­dos (al­co­o­lis­tas du­ran­te sua vi­da na ter­ra), por­tan­to, nes­se ca­so, não é mais a quan­ti­da­de de ál­co­ol in­ge­ri­do; mas a por­ta que se abre pa­ra o pro­ces­so ob­ses­si­vo, in­de­pen­den­te da quan­ti­da­de, o be­be­dor per­de de ime­di­a­to o con­tro­le so­bre si mes­mo e se dei­xa en­tre­gue a de­se­qui­lí­brio de to­da or­dem, on­de fa­to­res or­gâ­ni­cos, psí­qui­cos e es­pi­ri­tual se po­ten­ci­a­li­za.

O nos­so ar­ti­go não tem co­mo fi­na­li­da­de re­cri­mi­nar quem be­be ou a in­ges­tão de be­bi­da al­có­o­li­ca; fa­lo aos meus pa­ci­en­tes que é pra­ze­ro­so to­mar uma “cer­ve­ji­nha” com os ami­gos, em­bo­ra não te­mos uma re­gra pa­ra uma do­sa­gem que não ve­nha pre­ju­di­car a pes­soa que be­be, mas ten­tar mos­trar que mui­tas pes­so­as são “alér­gi­cas” ao ál­co­ol e seus re­la­ci­o­na­men­tos amo­ro­sos po­de ser com­pro­me­ti­do.

Em­bo­ra Go­i­â­nia te­nha vá­rios par­ques e áre­as de la­zer, a mai­o­ria só po­de ser fre­quen­ta­do du­ran­te o dia, res­tan­do pa­ra as noi­tes os ba­res, bo­te­cos e bo­a­tes, as con­se­quên­cias tem si­do da­no­sas.

Te­mos que a “sín­dro­me de fi­nal de se­ma­na”, ou se­ja, du­ran­te a se­ma­na es­ta­mos en­vol­vi­dos com nos­so tra­ba­lho e es­tu­dos (quem es­tu­da cla­ro), mas quan­do che­ga sex­ta fei­ra ou fi­nais de se­ma­nas pro­lon­gan­do (fa­to ca­da vez mais co­mum em nos­so Pa­ís – o Pa­ís dos fe­ri­a­dos), pes­so­as se de­ses­pe­ram com re­ceio de fi­car con­si­go mes­mas e pro­cu­ram de­ses­pe­ra­da­men­te uma ma­nei­ra de ocu­par o tem­po e evi­tar a so­li­dão: fu­gi­mos en­tão nas re­u­ni­ões en­tre “ami­gos” re­gra­das a ál­co­ol, au­men­tan­do, em con­se­quên­cia, o nú­me­ro de es­tu­pros, es­pan­ca­men­to no lar, su­i­cí­dio, uso de ou­tras dro­gas, etc.

Num Pa­ís de cor­rup­tos, men­ti­ro­sos, la­drões, en­ga­na­do­res, anal­fa­be­tos, etc, te­mos to­dos os mo­ti­vos pa­ra nos em­bri­a­gar; en­tre­tan­to, es­ta­mos to­dos os di­as ven­do as man­che­tes on­de jo­vens mor­rem in­ge­rin­do be­bi­da al­có­o­li­cas em fes­tas.

Tam­bém é fa­to que se co­lo­car­mos no pa­pel os pre­ju­í­zos cau­sa­dos pe­la in­ges­tão de be­bi­das al­có­o­li­cas e de ou­tro la­do co­lo­car­mos os ga­nhos (se é que exis­te) ve­re­mos que os pre­ju­í­zos são sem­pre a mai­o­res.

Fi­nal­men­te, de­ve­mos sem­pre lem­brar que exis­te mui­tas ma­nei­ras de aju­dar os de­pen­den­tes de ál­co­ol; mas ne­nhum mé­to­do se­rá efi­caz se não exis­tir amor. Pois so­men­te a con­sci­ên­cia da do­en­ça é ca­paz de aler­tar o do­en­te pa­ra bus­car aju­da; mas po­de­mos aju­dar o do­en­te (fa­la­mos que há vá­rios ti­pos de al­co­o­lis­tas) a des­per­tar a con­sci­ên­cia dos ma­les que ele es­tá cau­san­do em sua vi­da; mas co­brar é, em mi­nha ex­pe­ri­ên­cia, o pi­or ca­mi­nho. So­men­te a adul­to, co­mo in­di­ví­duo, é se­nhor de seu pró­prio bar­co, di­re­tor de seu des­ti­no.

(Dr. Jo­sé Ge­ral­do Ra­be­lo, psi­có­lo­go ho­lís­ti­co, psi­co­te­ra­peu­ta es­pi­ri­tua­lis­ta, pa­rap­si­có­lo­go, fi­ló­so­fo clí­ni­co. Ar­tis­ta plás­ti­co, prof. Edu­ca­ção Fí­si­ca. Es­pe­cia­lis­ta em fa­mí­lia, de­pres­são, de­pen­dên­cia quí­mi­ca e al­co­o­lis­mo. Es­cri­tor e pa­les­tran­te. Wat­sapp – 984719412 – Cons. 36454010 e 4020 Email: ra­be­lo­jo­se­ge­ral­do@ya­hoo.com.br e/ou ra­be­lo­jo­se­ge­ral­[email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias