Home / Opinião

OPINIÃO

Um Brasil que não educa

Ora, tu­do bem se o cen­so de 1906, in­di­ca­va que o Bra­sil, dos seus 21 mi­lhões de ha­bi­tan­tes, 74,6% eram anal­fa­be­tos! Po­rém, é de es­tar­re­cer que pas­sa­dos 112 anos, ou se­ja, nes­te ano de 2018, ain­da te­mos no Pa­ís, 38 mi­lhões, ou 29% de bra­si­lei­ros com ida­de de 15 a 64 anos co­mo anal­fa­be­tos fun­cio­nais, ou que não con­se­guem ler pa­la­vras ou fra­ses, co­mo in­di­ca um es­tu­do fei­to pe­lo Ibo­pe In­te­li­gên­cia, e pu­bli­ca­do pe­lo Es­ta­dão! E des­tes, 10,5 mi­lhões, ou 8% dos ci­da­dã­os com ida­de de 15 a 64 anos são li­te­ral­men­te anal­fa­be­tos! É bom lem­brar que, o Bra­sil, até a dé­ca­da de 70 do sé­cu­lo pas­sa­do, era a eco­no­mia que mais cres­cia no mun­do! E pe­lo jei­to na­da fez pa­ra ofe­re­cer edu­ca­ção de qua­li­da­de, e er­ra­di­car o anal­fa­be­tis­mo! Uma ver­go­nha!  Já a Co­réia do Sul, que ti­nha uma eco­no­mia pau­pér­ri­ma e com mais anal­fa­be­tos que o Bra­sil, na dé­ca­da de 60, pas­sou a in­ves­tir pe­sa­do em edu­ca­ção, er­ra­di­cou o anal­fa­be­tis­mo, e a sua eco­no­mia pe­lo al­to grau de pro­du­ti­vi­da­de, ho­je, co­lo­ca o Bra­sil no bol­so... Es­pe­ro que nes­ta elei­ção de ou­tu­bro, o elei­tor não in­vis­ta seu vo­to em cor­rup­to, mas, na­que­le com­pro­me­ti­do com a me­lho­ra da edu­ca­ção no Pa­ís!

(Pau­lo Pa­nos­si­an, via e-mail)


STF se dá aumento!

Te­mos um ju­di­ci­á­rio len­to, pro­ces­sos e mais pro­ces­sos acu­mu­la­dos, mui­tos in­com­pe­ten­tes a pon­to de cau­sa­rem in­jus­ti­ça ju­rí­di­ca. Têm três mes­es de fé­rias por ano, re­mu­ne­ra­ções por tem­po de ser­vi­ço, pen­du­ri­ca­lhos ex­tras que fi­cam fo­ra de pa­ga­men­to de tri­bu­tos, se apo­sen­tam com sa­lá­rio in­te­gral, cu­ja mé­dia da apo­sen­ta­do­ria no ju­di­ci­á­rio che­ga a R$-29.000,00. Aos olhos dos mi­nis­tros do STF, que em qua­tro anos da ope­ra­ção La­va Ja­to não jul­ga­ram um úni­co po­lí­ti­co cor­rup­to, me­re­cem au­men­to de 16% mes­mo em ple­na re­ces­são, e cla­ro que te­rão apro­va­ção do con­gres­so, cu­ja me­ta­de dos con­gres­sis­tas es­tão en­vol­vi­dos na La­va Ja­to. Por­tan­to es­tão nas mãos do STF. Com es­se au­men­to as con­tas pú­bli­cas irão ao ca­os, por­que re­per­cu­ti­rá nos ou­tros po­de­res, des­tru­in­do o pou­co de re­cu­pe­ra­ção eco­nô­mi­ca que con­se­gui­mos des­de o im­pe­achment da ge­ren­to­na. E se al­guém con­tes­tar ou­vi­rá: “Vo­cê sa­be com quem es­tá fa­lan­do”?

(Be­a­triz Cam­pos, via e-mail)


Duas frases

“O Bra­sil tem jei­to” e “va­mos pas­sar o Pa­ís a lim­po”. Du­as fra­ses pron­tas que dor­mem nas res­pec­ti­vas pra­te­lei­ras em tem­pos nor­mais, in­ten­sa­men­te uti­li­za­das, no en­tan­to, em pe­rí­o­do elei­to­ral. A pri­mei­ra re­fe­re-se aos ru­mos er­ra­dos, as­su­mi­dos pe­las li­de­ran­ças ao lon­go da His­tó­ria, que cul­mi­nam ho­je com o show de bi­zar­ri­ces ir­ra­ci­o­nais que fa­zem o po­vo so­frer e im­plo­ram por cor­re­ções nun­ca re­a­li­za­das. A se­gun­da, tal­vez co­ro­lá­rio da pri­mei­ra, su­ge­re a ima­gem de um Pa­ís re­pre­sen­ta­do por eter­no ras­cu­nho à es­pe­ra de im­pro­vá­vel sal­va­dor da Pá­tria dis­pos­to a re­di­gir no­vo tex­to que to­dos fi­nal­men­te en­ten­dam o que es­tá es­cri­to. Re­co­men­da-se aos can­di­da­tos nos pro­ble­má­ti­cos plei­tos que se apro­xi­mam, mais ori­gi­na­li­da­de em su­as cam­pa­nhas e que evi­tem cha­vões va­zi­os que não en­ga­nam mais e na­da sig­ni­fi­cam.

(Pau­lo Ro­ber­to Go­taç, via e-mail)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias