Home / Opinião

OPINIÃO

Trio do bem

Nes­tes tem­pos em que fa­lar de po­lí­ti­ca é si­nô­ni­mo de des­cren­ça, de­si­lu­são, des­con­fi­an­ça e de­ses­pe­ran­ça, um en­con­tro po­lí­ti­co com a pre­sen­ça ma­ci­ça de po­pu­la­res, ve­re­a­do­res, lí­de­res co­mu­ni­tá­rios, pre­si­den­tes de par­ti­dos, au­to­ri­da­des ecle­siás­ti­cas, pre­si­den­tes de en­ti­da­des de clas­se e fun­cio­ná­rios pú­bli­cos, to­dos con­ver­gin­do pa­ra um úni­co pro­pó­si­to – o bem do mu­ni­cí­pio – nos traz não só o alen­to e a mo­ti­va­ção, co­mo nos faz crer que a po­lí­ti­ca é de fun­da­men­tal im­por­tân­cia na vi­da das pes­so­as.

Es­te en­con­tro ocor­reu na quin­ta-fei­ra, 23, na ci­da­de de Vi­a­nó­po­lis, que tem à fren­te o jo­vem e atu­an­te pre­fei­to Issy Qui­nan Jú­ni­or (PP), que mais uma vez nos sur­pre­en­deu pe­la sua fi­de­li­da­de, hon­ra­dez, es­pí­ri­to pú­bli­co e sa­pi­ên­cia em su­as de­ci­sões e es­co­lhas po­lí­ti­cas.

Issy Qui­nan é um, den­tre os vá­rios dis­si­den­tes do Par­ti­do Pro­gres­sis­ta (PP), que não se­guiu a de­ci­são do atu­al pre­si­den­te, Ale­xan­dre Baldy, em apo­i­ar o MDB. É com­pre­en­sí­vel a sub­ser­vi­ên­cia do pre­si­den­te, pois ocu­pa um im­por­tan­te Mi­nis­té­rio no go­ver­no de Mi­chel Te­mer (MDB). Os que o acom­pa­nham de­vem ter lá seus mo­ti­vos, que res­pei­to.

Ro­ber­to Egí­dio Ba­les­tra (PP), de­ca­no na po­lí­ti­ca bra­si­lei­ra, dis­pu­tan­do ago­ra o seu no­no man­da­to con­se­cu­ti­vo na Câ­ma­ra Fe­de­ral, foi ou­tro que nos exem­pli­fi­cou o que é fi­de­li­da­de, com­pa­nhei­ris­mo, le­al­da­de e co­a­li­zão em prol da con­ti­nui­da­de do pro­gres­so que Go­i­ás ex­pe­ri­men­ta nas ges­tões do Tem­po No­vo. Se já o res­pei­ta­va, ho­je, o ad­mi­ro tam­bém pe­la co­ra­gem, al­ti­vez e fir­me­za na de­fe­sa de su­as con­vic­ções.

Mui­tos pre­gam re­no­va­ção, mas eu creio que mais do re­no­var, é pre­ci­so op­tar­mos por aque­les que são com­pe­ten­tes e apoi­am o mu­ni­cí­pio.

Ro­ber­to Ba­les­tra é o ver­da­dei­ro exem­plo do exer­cí­cio ple­no do mu­ni­ci­pa­lis­mo. Não é por aca­so que Ga­me­lei­ra de Go­i­ás, Sil­vâ­nia, Vi­a­nó­po­lis, In­hu­mas e di­ver­sos ou­tros mu­ni­cí­pios ca­mi­nham com ele, pois to­dos sa­bem o quan­to ele con­tri­bui com emen­das par­la­men­ta­res e co­nhe­ce bem os ca­mi­nhos com­ple­xos da bus­ca de re­cur­sos mi­nis­te­ri­ais.

Ro­ber­to Ba­les­tra é des­pren­di­do de vai­da­de po­lí­ti­ca; ca­so não o fos­se, te­ria aber­tu­ras le­gí­ti­mas pa­ra dis­pu­tar o go­ver­no, o Se­na­do e tan­tos ou­tros car­gos que sem­pre lhe fo­ram ofe­re­ci­dos. Op­tou e op­ta em ser com­pa­nhei­ro le­al a su­as ba­ses e cor­re­li­gi­o­ná­rios, co­lo­can­do, com le­gi­ti­mi­da­de e enor­me pres­tí­gio, seu no­me à re­e­lei­ção.

Ou­tro no­me apre­sen­ta­do aos pre­sen­tes pe­lo pre­fei­to Issy Qui­nan foi o de Se­bas­ti­ão Mon­tei­ro Gui­ma­rã­es, o Ti­ão Ca­ro­ço (PSDB), co­nhe­ci­do co­mo o “Rei de For­mo­sa”. Ti­ão foi pre­fei­to, de­pu­ta­do es­ta­du­al e Con­se­lhei­ro do Tri­bu­nal de Con­tas dos Mu­ni­cí­pios – TCM.

Tal qual Ro­ber­to Ba­les­tra, Ti­ão Ca­ro­ço pos­sui uma ga­ma de ser­vi­ços pres­ta­dos ao Es­ta­do de Go­i­ás, tra­zen­do con­si­go a ex­pe­ri­ên­cia, o es­pí­ri­to con­ci­li­a­dor e a ver­ve mu­ni­ci­pa­lis­ta, tão ne­ces­sá­ria aos mu­ni­cí­pios.

São as emen­das par­la­men­ta­res que pos­si­bi­li­tam inú­me­ras obras de in­fra­es­tru­tu­ra. Ami­go de lon­ga da­ta de Ti­ão Ca­ro­ço, ami­za­de que já vi­nha de seu pai, Issy Qui­nan de­cla­rou que a von­ta­de de ser pre­fei­to, foi es­ti­mu­la­da, pe­la ma­nei­ra di­fe­ren­ci­a­da e aus­pi­cio­sa de Ti­ão go­ver­nar.

Con­tou Issy Qui­nan que, as­sim co­mo o atu­al Con­se­lhei­ro Val­ce­nor Braz, Ti­ão foi um par­cei­ro im­por­tan­tís­si­mo pa­ra Vi­a­nó­po­lis; e se­rá um ex­ce­len­te re­pre­sen­tan­te do Mu­ni­cí­pio na As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va. Du­as par­ce­rias im­por­tan­tís­si­mas pa­ra a po­pu­la­ção vi­a­no­po­li­na, que me­re­cem não só aten­ção, mas o en­ga­ja­men­to pa­ra que te­nham ex­pres­si­va vo­ta­ção.

O pre­fei­to de Vi­a­nó­po­lis, com sua ora­tó­ria elo­quen­te, de­cla­rou aos pre­sen­tes que seu apoio vem de en­con­tro com quem já lhe es­ten­deu as mãos e apoi­ou o mu­ni­cí­pio. Pe­diu vo­tos pa­ra Ro­ber­to Ba­les­tra (PP), Ti­ão Ca­ro­ço (PSDB), Mar­co­ni Pe­ril­lo (PSDB) e Wil­der Mo­ra­is (DEM) ao Se­na­do e ao atu­al go­ver­na­dor Zé Eli­ton (PSDB), pa­ra o go­ver­no.

Uma das mais ra­ras ati­tu­des na po­lí­ti­ca é a gra­ti­dão. Mui­tos se es­que­cem fa­cil­men­te, por me­ros in­te­res­ses pes­so­ais, dos apoi­os re­ce­bi­dos, das obras des­ti­na­das e da aten­ção di­fe­ren­ci­a­da que sem­pre ti­ve­ram. Em Vi­a­nó­po­lis, bas­ta ob­ser­var o vo­lu­me de obras do go­ver­no que veio pe­las mãos de Mar­co­ni Pe­ril­lo e de Jo­sé Eli­ton, a quem pe­diu o apoio com mui­ta le­gi­ti­mi­da­de.

Es­cla­re­ceu o pre­fei­to, que o can­di­da­to do De­mo­cra­tas, Ro­nal­do Cai­a­do – a quem res­pei­ta co­mo pes­soa – te­ve nos cin­co man­da­tos de de­pu­ta­do fe­de­ral e dos qua­tro anos de Se­na­dor, um va­lor de emen­das de 384 mi­lhões de re­ais, dos qua­is, ne­nhum cen­ta­vo se­quer foi des­ti­na­do pa­ra Vi­a­nó­po­lis. Rei­te­rou que o ci­da­dão e o pre­fei­to têm que es­tar ao la­do de quem olha e apoia o seu mu­ni­cí­pio. Ar­re­ma­tou di­zen­do: quem não tem gra­ti­dão não tem ca­rá­ter, e que a po­pu­la­ção vi­a­no­po­li­na é de boa ín­do­le e sa­be­rá re­co­nhe­cer os que a aju­da­ram - e que sua ca­mi­sa con­ti­nua e con­ti­nu­a­rá azul.

As pa­la­vras do can­di­da­to Ti­ão Ca­ro­ço enal­te­ce­ram a fi­gu­ra pú­bli­ca de Issy Qui­nan. Rei­te­rou o que já dis­se o en­tão go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo, que já o cha­mou do no­vo mo­ço da ca­mi­sa azul. Pa­ra Ti­ão, a vi­da pú­bli­ca de Issy Qui­nan é prós­pe­ra e que o vê, ain­da, go­ver­nan­do Go­i­ás, fa­ce a sua po­pu­la­ri­da­de, seu es­pí­ri­to pú­bli­co, le­al­da­de, cre­di­bi­li­da­de e tra­ba­lho con­ti­nuo em prol de sua gen­te.

Con­cor­do com o can­di­da­to, pois as­ses­so­ro e acom­pa­nho de per­to a ad­mi­nis­tra­ção de Issy Qui­nan, que des­de 2013 não ti­rou um dia se­quer de fé­rias. Não an­da em car­ro ofi­ci­al. Tem uma equi­pe exí­gua e com­pe­ten­te. Va­lo­ri­za seus fun­cio­ná­rios e os tem co­mo par­cei­ros. Tem o apoio unâ­ni­me da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal em seus dois man­da­tos. Tem o mai­or ín­di­ce de apro­va­ção po­pu­lar do Es­ta­do. Tem es­pí­ri­to con­ci­li­a­dor. Tem a mar­ca do em­pre­en­de­ris­mo. É vi­si­o­ná­rio. Trans­for­mou seu mu­ni­cí­pio, sen­do mo­de­lo de ges­tão efi­ci­en­te. É o po­lí­ti­co que to­dos que­rem. É o ho­mem pú­bli­co que dig­ni­fi­ca sua clas­se.

Mais do que re­la­tar um en­con­tro po­lí­ti­co, ve­nho agra­de­cer ao pre­fei­to Issy Qui­nan, que, com su­as pa­la­vras, bem co­mo as de seus can­di­da­tos, fez com que eu emer­gis­se dos abis­sais da de­cep­ção e vol­tas­se a olhar a po­lí­ti­ca co­mo al­go ale­gre, que une, agre­ga e so­ma.

Ro­ber­to Ba­les­tra bem dis­se que a po­lí­ti­ca é a ar­te de so­mar. O que a man­têm vi­va e for­te é a le­al­da­de não a par­ti­dos, mas a pes­so­as: “Um ti­me po­de ter o jo­ga­dor em as­cen­são, mas se não ti­ver es­pí­ri­to de equi­pe, não ga­nha o cam­pe­o­na­to”.

Cor­re­tís­si­mos Issy Qui­nan; Tor­min Cha­ves; Na­di­a­ne Ba­tis­ta; Ro­ber­to Ba­les­tra; Ti­ão Ca­ro­ço; Aber­la­do Vaz, pre­fei­to de In­hu­mas; ve­re­a­do­res Cleydson Mas­ca­re­nhas, Ma­ria Aba­dia, Ed­son So­a­res, Mar­ce­lo Re­zen­de, Jú­lio Fer­rim, Ril­do Ba­tis­ta, Edi­nho Ma­ri­a­no e Ge­ral­do Jú­ni­or; ex-pre­fei­tos An­tô­nio, Se­bas­ti­ão Cai­xe­ta e Jo­ão Bos­co Gon­çal­ves; bem co­mo to­dos os pre­sen­tes na gran­de fes­ta de­mo­crá­ti­ca de Vi­a­nó­po­lis – re­ce­bam o apoio e o abra­ço des­te mo­des­to gan­du­la.

(Cle­ver­lan An­tô­nio do Va­le, ad­mi­nis­tra­dor de em­pre­sas, ges­tor pú­bli­co, pós-gra­du­a­do em Po­lí­ti­cas Pú­bli­cas e Do­cên­cia Uni­ver­si­tá­ria, pro­pri­e­tá­rio da Val­le As­ses­so­ria e Co­mu­ni­ca­ção, ar­ti­cu­lis­ta do DM – cle­ver­lan­va­[email protected])

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias