Home / Opinião

OPINIÃO

Sua excelência, o ouvinte

É de co­nhe­ci­men­to de to­dos, se­ja por meus sin­ge­los es­cri­tos ou pe­las pes­so­as do meu cír­cu­lo mais pró­xi­mo que o rá­dio é pre­sen­ça cons­tan­te em mi­nha vi­da. E não po­de­ria ser di­fe­ren­te, afi­nal des­de a mais ten­ra ida­de eu me en­can­ta­va com aque­la cai­xa de ta­ma­nho mé­dio que fi­ca­va em lu­gar de des­ta­que na sa­la da ca­sa sim­ples da Fa­zen­da No­va Amé­ri­ca, on­de pas­sei mi­nha pri­mei­ra in­fân­cia.

Ali­ás, é in­te­res­san­te in­for­mar que foi atra­vés do rá­dio que meu pai sou­be de meu nas­ci­men­to. Ocor­re que mi­nha mãe, por com­pli­ca­ções na gra­vi­dez, a par­tir do sex­to mês ha­via bus­ca­do me­lho­res re­cur­sos de sa­ú­de e se hos­pe­da­do na ca­sa de fa­mi­lia­res, na ci­da­de de Po­ran­ga­tu, que dis­ta­va 120 km da fa­zen­da. E por re­co­men­da­ção mé­di­ca lá fi­cou até que eu des­se as ca­ras por es­se mun­do.

A co­mu­ni­ca­ção en­tre pes­so­as àque­la épo­ca era mui­to di­fí­cil. As car­tas de­mo­ra­vam uma eter­ni­da­de pa­ra che­gar do des­ti­no – quan­do che­ga­vam. Res­ta­va o po­pu­lar e oni­pre­sen­te rá­dio.

E no dia do meu nas­ci­men­to, um co­nhe­ci­do da fa­mí­lia – por no­me de Zé Ben­tin, fi­lho de Zé Ben­to – que ro­ti­nei­ra­men­te bus­ca­va man­ti­men­tos em Aná­po­lis pa­ra abas­te­cer o co­mér­cio da pe­que­na ci­da­de on­de fi­ca­va a fa­zen­da, pas­sou na ca­sa de mi­nha tia e sou­be do acon­te­ci­do.

Ao che­gar a Aná­po­lis, dei­xou o ca­mi­nhão car­re­gan­do e to­mou um ôni­bus com des­ti­no a Go­i­â­nia, on­de foi di­re­to e à se­de da Rá­dio Bra­sil Cen­tral e atra­vés do pro­gra­ma Nos­sa Fa­zen­da, co­man­da­do pe­lo sa­u­do­so co­mu­ni­ca­dor Mo­ra­is Cé­sar, en­viou o re­ca­do pa­ra meu pai. Re­ca­do que não po­dia fal­tar: “mãe e fi­lho pas­sam bem” e ao fi­nal o tra­di­cio­nal “quem ou­vir por fa­vor co­mu­ni­car”. Foi as­sim que meu pai na­que­la lon­gín­qua dé­ca­da de 1960 sou­be de meu nas­ci­men­to: atra­vés das on­das do rá­dio.

O tem­po pas­sou e o pe­que­no me­ni­no ape­sar de al­gu­mas en­fer­mi­da­des bra­vas, co­mo sa­ram­po, foi vin­gan­do. Lo­go se tor­na­ra um ir­re­qui­e­to, cho­rão e aten­ta­do mo­le­que, pa­ra tris­te­za de mi­nhas ir­mãs mais ve­lhas que ti­nham a in­cum­bên­cia de cu­i­dar de mim.

E eu fi­ca­va en­cu­ca­do di­an­te da­que­la cai­xa on­de ho­mens, mu­lhe­res e cri­an­ças fa­la­vam a to­do mo­men­to. Na mi­nha in­gê­nua ca­be­ça de cri­an­ça não ca­bia mui­to a ideia que ho­men­zi­nhos vi­vi­am ali den­tro. Co­mo so­bre­vi­vi­am? E pa­ra on­de iam quan­do o rá­dio era des­li­ga­do?

Eu pro­cu­ra­va sem­pre fi­car por per­to quan­do meu pai, após um ár­duo dia de tra­ba­lho na ro­ça, pe­ga­va o vi­o­lão e di­an­te do ve­lho ABC – A voz de ou­ro, se pu­nha aten­ta­men­te a ou­vir e ti­ra­va “de ou­vi­do” can­ções, que pou­co tem­po de­pois re­pro­du­zi­ria à sua ma­nei­ra, por su­as mãos ru­des e ca­lo­sas, no vi­o­lão. De­pois, sou­be que eram can­ções de Bach, e a rá­dio era a BBC de Lon­dres.

O tem­po pas­sou e ti­ve a com­pre­en­são do que é o rá­dio e su­as ma­ra­vi­lhas. Até ho­je não con­si­go mais me dis­so­ci­ar do rá­dio. É atra­vés do rá­dio que eu, as­sim co­mo mi­lha­res de pes­so­as, to­mo co­nhe­ci­men­to das no­tí­cias mais re­cen­tes do meu guer­rei­ro Vi­la No­va, bem co­mo das no­vi­da­des da po­lí­ti­ca e ou­tros as­sun­tos do co­ti­dia­no.

Já há al­gum tem­po es­tou do ou­tro la­do, se­ja co­mo en­tre­vis­ta­dor, apre­sen­ta­dor ou lo­cu­tor de rá­dio, além de cro­nis­ta do Se­res­ta na Rá­dio Uni­ver­si­tá­ria. Sin­to a emo­ção de ver pes­so­as que não co­nhe­ço pes­so­al­men­te, mas que sei da bon­da­de de seu co­ra­ção, en­tra­rem con­ta­to com a emis­so­ra e fa­la­rem do meu tra­ba­lho, da mi­nha opi­ni­ão so­bre de­ter­mi­na­dos as­sun­tos, nem sem­pre con­cor­dan­do, mas dan­do a mim a opor­tu­ni­da­de de re­fle­tir so­bre aqui­lo que afir­mei. Não pos­so con­ter a emo­ção.

O es­tú­dio de uma emis­so­ra de rá­dio é uma pe­que­na sa­la, on­de não ca­be mui­ta gen­te. Mas o rá­dio é o ve­í­cu­lo que con­se­gui con­ver­gir pes­so­as de di­ver­sos pen­sa­men­tos, cre­dos e opi­ni­ões. E o co­ra­ção de um co­mu­ni­ca­dor, as­sim co­mo o de quem re­ce­be a men­sa­gem, é de ca­pa­ci­da­de in­fin­dá­vel.

As­sim é o rá­dio, ma­ra­vi­lho­so e tão im­por­tan­te na vi­da das pes­so­as. Na vi­da de pes­so­as que as ve­zes ten­tam re­su­mir em um úni­co no­me: ou­vin­te.

Mas eu acho pou­co; pre­fi­ro cha­mar: sua ex­ce­lên­cia, o ou­vin­te.

(Pau­lo Ro­lim, jor­na­lis­ta e pro­du­tor cê­ni­co Twit­ter: @ame­ri­co­ro­lim)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias