Home / Opinião

OPINIÃO

Resgatar a democracia mínima contra o “Estado pós-democrático”

A de­mo­cra­cia em nos­so pa­ís e em ge­ral no mun­do es­tá em pe­ri­go­sa ero­são. O Ju­iz de Di­rei­to no Rio de Ja­nei­ro e Prof. uni­ver­si­tá­rio Ru­bens Ca­sa­ra, foi um dos pri­mei­ros a de­nun­ci­ar o sur­gi­men­to de um “Es­ta­do pós-de­mo­crá­ti­co” va­le di­zer, um “Es­ta­do”(que se as­sim ain­da po­de­mos cha­mar) que rom­pe com o pac­to so­ci­al con­fi­gu­ra­do na cons­ti­tu­i­ção e pe­las  leis e se re­ge pe­lo au­to­ri­ta­ris­mo, pe­lo ar­bí­trio e pe­la vi­o­lên­cia em re­la­cão pa­ra com a so­ci­e­da­de, es­pe­ci­al­men­te pa­ra com os mais vul­ne­rá­veis. No Bra­sil is­so es­tá len­ta­men­te acon­te­cen­do. Um STF sem gran­de­za e al­heio à gra­vi­da­de do que es­tá ocor­ren­do, dei­xa tu­do pas­sar, até a vi­o­la­ção do sa­gra­do pre­cei­to da pre­sun­ção da ino­cên­cia até a com­pro­va­ção da ma­te­ri­a­li­da­de do cri­me (ca­so Lu­la).

A lu­ta ago­ra é re­con­quis­tar a de­mo­cra­cia, mes­mo a de  bai­xa in­ten­si­da­de, pa­ra evi­tar a dis­so­lu­ção do la­ço so­ci­al que nos per­mi­te mi­ni­ma­men­te con­vi­ver. Ca­so con­trá­rio, en­tra­re­mos no ca­os e na bar­bá­rie  co­mo se no­ta em al­guns lu­ga­res no Bra­sil de gran­de vi­o­lên­cia.

Não dei­xa­re­mos de re­cla­mar, co­mo o fa­zem os mo­vi­men­tos so­ci­ais de ba­se, uma de­mo­cra­cria par­ti­ci­pa­ti­va e po­pu­lar ou uma de­mo­cra­cia co­mu­ni­tá­ria que os an­di­nos nos es­tão en­si­nan­do com o seu ide­al do “bem-vi­ver e do bem-con­vi­ver”, inau­gu­ran­do pe­la pri­mei­ra vez no mun­do o cons­ti­tu­ci­o­na­lis­mo eco­ló­gi­co, ao in­se­rer na Lei Mai­or os di­rei­tos da na­tu­re­za e da Mãe Ter­ra (Pa­cha-Ma­ma). Com is­so an­te­ci­pam o que se­rá se­gu­ra­men­te o no­vo pac­to na­tu­ral ar­ti­cu­la­do com o so­ci­al da fu­tu­ra so­ci­e­da­de mun­di­al se não a des­tru­ir­mos an­tes.

Re­cor­da­re­mos sem­pre as li­ções do gran­de ju­ris­ta e fi­ló­so­fo Nor­ber­to Bob­bio com sua de­mo­cra­cia co­mo va­lor uni­ver­sal a ser vi­vi­do na fa­mí­lia, na oc­mu­ni­da­de, na es­co­la, nos sin­di­ca­tos,nos par­ti­dos e no Es­ta­do. Mor­reu com uma pro­fun­da frus­tra­ção fa­ce à vi­o­lên­cia do ter­ro­ris­mo, até do Es­ta­do, nos USA.

Não po­de­mos per­der o so­nho do gran­de ami­go do Bra­sil Bo­a­ven­tu­ra de Sou­za San­tos com sua De­mo­cra­cia sem fim. Ela é  sem fim por­que é um pro­je­to aber­to que sem­pre po­de ser en­ri­que­ci­do quan­to mai­or for a par­ti­ci­pa­ção hu­ma­na e a res­pon­sa­bi­li­za­ção que os ci­da­dã­os vão as­su­min­do na cons­tru­ção do bem co­mum e do bem vi­ver e con­vi­ver e re­de­fi­ni­rem su­as re­la­ções pa­ra com a na­tu­re­za na for­ma de si­ner­gia, de co­o­pe­ra­ção e  de cui­da­do.

Ade­mais, a de­mo­cra­cia, co­mo sis­te­ma aber­to faz com que po­de­re­mos es­tar ca­mi­nhan­do ru­mo a uma su­per­de­mo­cra­cia  pla­ne­tá­ria nas pa­la­vras do gran­de as­ses­sor de Mit­te­rand, Jac­ques At­ta­li (cf. Uma bre­ve his­to­ria do fu­tu­ro, 2008) Es­sa for­ma de de­mo­cra­cia se­rá a al­ter­na­ti­va sal­va­do­ra fa­ce a um su­per­con­fli­to que, dei­xa­do em li­vre cur­so, po­de­rá pôr em ris­co a per­ma­nên­cia da es­pé­cie hu­ma­na.. Es­ta su­per­de­mo­cra­cia re­sul­ta­rá de uma con­sci­ên­cia pla­ne­tá­ria co­le­ti­va que se dá con­ta da uni­da­de da es­pé­cie hu­ma­na, mo­ran­do nu­ma úni­ca Ca­sa Co­mum, no pla­ne­ta Ter­ra, pe­que­no, com bens e ser­vi­ço na­tu­ra­is es­cas­sos, su­per­con­su­mis­ta e su­per­po­vo­a­do e ame­a­ça­do pe­las mu­dan­ças cli­má­ti­cas que es­tão afe­tan­do a bi­os­fe­ra, a bi­o­di­ver­si­a­de e a nós pró­prios.

A Car­ta da Ter­ra uti­li­za du­as ex­pres­sões que as­si­na­lam o no­vo pa­ra­dig­ma de ci­vi­li­za­ção: al­can­çar “um mo­do de vi­da sus­ten­tá­vel“(n.14) e “a sub­sis­tên­cia sus­ten­tá­vel de to­dos os se­res”. Aqui emer­ge um  de­sign eco­ló­gi­co, quer di­zer, uma ou­tra for­ma de or­ga­ni­zar a re­la­ção com a na­tu­re­za, o flu­xo das ener­gi­as e as for­mas de  pro­du­ção e de con­su­mo que aten­dam as ne­ces­si­da­des hu­ma­nas, que nos per­mi­tem ser mais com me­nos e que fa­vo­re­çam a re­ge­ne­ra­ção da vi­ta­li­da­de da Ter­ra.

Por fim, eu por mi­nha par­te, fru­to dos es­tu­dos em cos­mo­lo­gia e eco­lo­gia, te­nho pro­pos­to uma de­mo­cra­cia só­cio-eco­ló­gi­ca que re­pre­sen­ta­ria o pon­to mais avan­ça­do da in­te­gra­ção do ser hu­ma­no com a na­tu­re­za. Ela se ins­cre­ve­ria den­tro do no­vo pa­ra­dig­ma cos­mo­ló­gi­co que vê a uni­da­de do pro­ces­so cos­mo­gê­ni­co den­tro do qual se si­tua tam­bém a na­tu­re­za  e a so­ci­e­da­de e ca­da pes­soa in­di­vi­dual­men­te.

Se­rá uma ci­vi­li­za­ção bi­o­cen­tra­da que de­vol­ve­rá o equi­lí­brio per­di­do à Mãe Ter­ra e ga­ran­ti­rá o fu­tu­ro de nos­sa ci­vi­li­za­ção. To­dos e a na­tu­re­za in­tei­ra se­re­mos ci­da­dã­os, ha­bi­tan­do cui­da­do­sa e jo­vi­al­men­te a Ca­sa Co­mum.

(Le­o­nar­do Boff es­cre­veu Co­mo cu­i­dar da Ca­sa Co­mum, Vo­zes 2017)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias