Home / Opinião

OPINIÃO

Paulo Vargas, agora cidadão goianiense de fato e de direito

Já ti­ve o pri­vi­lé­gio de es­cre­ver al­gu­mas li­nhas so­bre o gran­de eco­no­mis­ta Pau­lo Var­gas (PV) aqui nes­se es­pa­ço de­mo­crá­ti­co do Di­á­rio da Ma­nhã, Ca­der­no Opi­ni­ão Pú­bli­ca, edi­ta­do pe­la que­ri­da co­le­ga Meyri­tha­nia Mi­chelly. Na­tu­ral da vi­zi­nha ci­da­de de Le­o­pol­do Bu­lhões, PV, que tem es­pe­cia­li­za­ções em Ad­mi­nis­tra­ção de Em­pre­sas e Pla­ne­ja­men­to Es­tra­té­gi­co, de­di­cou pra­ti­ca­men­te to­da uma vi­da ao Sesi/Senai, du­as ins­ti­tu­i­ções do Sis­te­ma S.

Ho­je, PV in­te­gra a equi­pe de exe­cu­ti­vos da Fe­de­ra­ção das In­dús­tri­as do Es­ta­do de Go­i­ás (Fieg), exer­cen­do os car­gos de Di­re­tor Re­gi­o­nal do Senai, Su­pe­rin­ten­den­te do Sesi e Co­or­de­na­dor Ad­mi­nis­tra­ti­vo das áre­as com­par­ti­lha­das das ins­ti­tu­i­ções, além de ser mem­bro do Co­mi­tê Exe­cu­ti­vo de Pla­ne­ja­men­to da Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal da In­dús­tria (CNI). Con­tri­bui efe­ti­va­men­te pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel e à com­pe­ti­ti­vi­da­de da in­dús­tria de Go­i­ás.

A ver­da­de é que Sesi e Senai atuam co­mo pro­ve­do­res de so­lu­ções pa­ra a in­dús­tria, con­tri­buin­do pa­ra ele­var a com­pe­ti­ti­vi­da­de das em­pre­sas e me­lho­rar a qua­li­da­de de vi­da dos tra­ba­lha­do­res. E re­a­li­za um tra­ba­lho tão sig­ni­fi­ca­ti­vo, que, ho­je, são ins­ti­tu­i­ções re­co­nhe­ci­das co­mo par­cei­ras in­dis­pen­sá­veis pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel do pa­ís, es­pe­ci­al­men­te no se­tor in­dus­tri­al. PV faz ques­tão de atri­bu­ir o cré­di­to das re­a­li­za­ções do Sesi e do Senai à to­da equi­pe de co­la­bo­ra­do­res, dos in­te­gran­tes dos Con­se­lhos Re­gi­o­nais e dos De­par­ta­men­tos Na­ci­o­nais das ins­ti­tu­i­ções, bem co­mo da Di­re­to­ria da Fieg. “E, so­bre­tu­do, dos cli­en­tes pe­la con­fi­an­ça de­po­si­ta­da em nós”, en­fa­ti­za PV.

Sin­to­ni­za­do com o meio em­pre­sa­ri­al e ór­gã­os do go­ver­no, Pau­lo Var­gas tem pro­cu­ra­do ori­en­tar as ações do Senai e do Sesi de for­ma a in­te­rio­ri­zar as opor­tu­ni­da­des de qua­li­fi­ca­ção téc­ni­ca e edu­ca­ção bá­si­ca nos prin­ci­pa­is po­los e ci­da­des do in­te­ri­or do Es­ta­do. Os re­sul­ta­dos des­se pla­ne­ja­men­to têm per­mi­ti­do ao Senai am­pli­ar sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te as ofer­tas de gra­tu­i­da­de de ca­pa­ci­ta­ção téc­ni­ca a po­pu­la­ção, em es­pe­ci­al aos mais jo­vens que as­pi­ram aden­trar ao mer­ca­do de tra­ba­lho.

O Senai, em for­ma de ação con­jun­ta com Pre­fei­tu­ras, Sin­di­ca­tos, Em­pre­sas, es­tá le­van­do opor­tu­ni­da­des de qua­li­fi­ca­ção pro­fis­si­o­nal pa­ra mais per­to da po­pu­la­ção, in­te­rio­ri­zan­do o aten­di­men­to. O Sesi foi e es­tá sen­do be­ne­fi­ci­a­do com uma sé­rie de me­lho­ra­men­tos, am­pli­a­ções, re­for­mas e adap­ta­ções em su­as uni­da­des, o que per­mi­tiu a ins­ti­tu­i­ção fa­zer mais pa­ra o tra­ba­lha­dor da in­dús­tria em Edu­ca­ção, Sa­ú­de, La­zer e Res­pon­sa­bi­li­da­de So­ci­al.

To­dos os anos, são cons­tru­í­dos ou re­for­ma­dos gi­ná­sios de es­por­tes, sa­las de au­las, la­bo­ra­tó­rios. Em al­gu­mas uni­da­des, des­ta­ca-se a Es­co­la de Tem­po In­te­gral pa­ra as sé­ri­es ini­ci­ais do en­si­no fun­da­men­tal. Ini­ci­a­ti­va con­jun­ta do Sesi e Senai, é exem­plo pa­ra to­do o Pa­ís o Ebep, En­si­no Bá­si­co ar­ti­cu­la­do com Edu­ca­ção Pro­fis­si­o­nal, for­man­do téc­ni­cos de ní­vel mé­dio em di­ver­sas ha­bi­li­ta­ções pa­ra a in­dús­tria. Afo­ra os pro­je­tos At­le­ta do Fu­tu­ro, Co­zi­nha Bra­sil e as ações de Edu­ca­ção Cor­po­ra­ti­va por meio das Uni­da­des Mó­veis de In­clu­são Di­gi­tal e Mul­ti­u­so, bem co­mo as ações de qua­li­fi­ca­ção bá­si­ca do Senai pa­ra os por­ta­do­res de ne­ces­si­da­des es­pe­ci­ais, pos­si­bi­li­tan­do-lhes me­lho­res con­di­ções de aces­sar a co­lo­ca­ções no mer­ca­do de tra­ba­lho.

En­fim, em Go­i­ás, o Sesi e o Senai, nos úl­ti­mos anos, am­pli­a­ram su­as áre­as de atu­a­ção e mar­cam pre­sen­ça es­tra­te­gi­ca­men­te em to­dos os po­los pro­du­ti­vos do Es­ta­do. Im­por­tan­te res­sal­tar que o no­me Pau­lo Var­gas, um ho­mem a res­pei­tar, es­tá iden­ti­fi­ca­do com to­das as ações do Sesi e Senai. Hu­mil­de, con­si­de­ra-se ape­nas uma en­gre­na­gem nes­se tra­ba­lho emo­cio­nan­te. O cer­to é que PV já foi al­vo de re­co­nhe­ci­men­tos pú­bli­cos que emo­cio­nam e gra­ti­fi­cam qual­quer ser hu­ma­no. En­tre eles, des­ta­ca­mos: Co­men­da Go­mes de Sou­za Ra­mos – Aná­po­lis/2012; Co­men­da Por­tal do Ara­gu­aia – Aru­a­nã; Co­men­da da Or­dem do Mé­ri­to Anhan­gue­ra – Es­ta­do de Go­i­ás/2007; Me­da­lha do Mé­ri­to Le­gis­la­ti­vo Pe­dro Lu­do­vi­co Tei­xei­ra – As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va/2006; Me­da­lha do Mé­ri­to Mi­nis­tro Aqui­no Por­to – Si­mel­go; Me­da­lha do Ses­qui­cen­te­ná­rio da Po­lí­cia Mi­li­tar do Es­ta­do de Go­i­ás – 2008; e Co­men­da Lu­iz Cai­a­do de Go­doy, da Gran­de Lo­ja Ma­çô­ni­ca do Es­ta­do de Go­i­ás – 2015.

E, nes­ta sex­ta-fei­ra, 17, PV é al­vo de no­va ho­me­na­gem. Vai re­ce­ber da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Go­i­â­nia, o Tí­tu­lo Ho­no­rí­fi­co de Ci­da­dão Go­i­a­ni­en­se, uma ini­ci­a­ti­va do ve­re­a­dor Eli­as Vaz (PSB), apro­va­da pe­la una­ni­mi­da­de dos seus pa­res. E o pre­si­den­te da Câ­ma­ra de Go­i­â­nia, ve­re­a­dor An­drey Aze­re­do (MDB), es­tá con­vi­dan­do o po­vo pa­ra a so­le­ni­da­de, que se­rá re­a­li­za­da no Au­di­tó­rio da FI­EG, à Ave­ni­da Ara­gu­aia nº 1544, Edi­fí­cio Al­ba­no Fran­co, Ca­sa da In­dús­tria, Se­tor Les­te Vi­la No­va, às 9h30. Es­ta­re­mos lá!

(Jo­ão Nas­ci­men­to, jor­na­lis­ta)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias