Home / Opinião

OPINIÃO

Parabéns, Trindade: 98 anos de história, lutas e conquistas

Um pas­sa­do de gló­rias, um pre­sen­te de de­sa­fi­os e de de­sen­vol­vi­men­to, um fu­tu­ro pro­mis­sor. São 98 anos de mui­ta his­tó­ria, lu­tas e con­quis­tas. O 31 de agos­to é um dia de fes­ta pa­ra to­dos nós. O ani­ver­sá­rio de nos­sa ama­da Trin­da­de.

Po­de­mos olhar e per­ce­ber o nos­so mu­ni­cí­pio que ago­ra se des­ta­ca co­mo po­lo de de­sen­vol­vi­men­to. Fo­ram mui­tos os fa­tos des­de 1840, quan­do o ca­sal de agri­cul­to­res Cons­tan­ti­no Xa­vi­er e Ana Ro­sa en­con­tra­ram o me­da­lhão de bar­ro que por­ta­va a ima­gem da San­tís­si­ma Trin­da­de co­ro­an­do a Vir­gem Ma­ria.

Nes­se ato de amor e de fé, ori­gi­nou-se a mai­or de­vo­ção re­li­gi­o­sa do Cen­tro-Oes­te, uma das mai­o­res do Bra­sil e do mun­do. Re­ce­be­mos, to­dos os anos, mais de 5 mi­lhões de fi­éis. So­men­te du­ran­te os 10 di­as da ro­ma­ria são cer­ca de 3 mi­lhões.

Em 1894, che­ga­ram da Ale­ma­nha os pri­mei­ros mis­si­o­ná­rios re­den­to­ris­tas que mui­to fi­ze­ram e fa­zem pe­lo pro­gres­so de nos­sa ci­da­de, não só no cam­po da fé, mas tam­bém no de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co e so­ci­al.

Te­mos, sim, um pas­sa­do de gló­rias. Os pi­o­nei­ros ali­cer­ça­ram o nos­so mu­ni­cí­pio na fé, na cul­tu­ra e na es­pe­ran­ça. A nos­sa cen­te­ná­ria Igre­ja Ma­triz, co­ra­ção da ci­da­de, é guar­diã da his­tó­ria, de anos de lu­tas e de gló­rias.

Ao pa­ra­be­ni­zar a Ca­pi­tal da Fé, que­ro tam­bém cum­pri­men­tar ca­da um dos trin­da­den­ses que co­la­bo­ram e con­ti­nuam aju­dan­do a es­cre­ver es­sa his­tó­ria.

Nós que ama­mos a ci­da­de sem res­tri­ções, on­de quer que es­te­ja­mos, sen­ti­mos or­gu­lho de nos­sas raí­zes. A lu­ta é cons­tan­te. Mes­mo di­an­te das ad­ver­si­da­des, não es­mo­re­ce­mos e mui­to me­nos abai­xa­mos a ca­be­ça. Is­so é ser trin­da­den­se de co­ra­ção.

Já se pas­sa­ram 98 anos des­de que ho­mens e mu­lhe­res ab­ne­ga­dos lu­ta­ram pe­la nos­sa eman­ci­pa­ção po­lí­ti­ca de Cam­pi­ni­nha das Flo­res. Não me­di­ram es­for­ços pa­ra is­so. Al­can­ça­ram seus ob­je­ti­vos. Es­sa é a nos­sa he­ran­ça. É o que mo­ve a nos­sa ges­tão. Cul­ti­va­mos a fé pa­ra efe­tu­ar um tra­ba­lho de ex­ce­lên­cia em prol da po­pu­la­ção.

Qua­is se­rão os de­sa­fi­os dos pró­xi­mos anos? Se­jam qua­is fo­rem, os trin­da­den­ses es­tão pre­pa­ra­dos pa­ra en­fren­tá-los de pé, e com sor­ri­so na fa­ce. De­ter­mi­na­ção e con­fi­an­ça em di­as me­lho­res são ati­tu­des que bem de­fi­nem o ci­da­dão de nos­sa ama­da Trin­da­de.

An­tes de ser pre­fei­to, sou trin­da­den­se. Aqui nas­ci, apren­di com meus pa­is os va­lo­res de con­du­ta e de ci­vi­li­da­de que le­vei pa­ra a vi­da pú­bli­ca, e que sem­pre con­du­zi­rei co­mi­go. Aqui me ca­sei com Da­ir­des, abri­mos a nos­sa em­pre­sa, ti­ve­mos a nos­sa fa­mí­lia.

Eu amo Trin­da­de, a ci­da­de on­de nas­ci, e o lu­gar que es­co­lhi pa­ra vi­ver. A po­pu­la­ção con­fiou a mim a hon­ro­sa ta­re­fa de ser seu re­pre­sen­tan­te. Is­so só me en­che de or­gu­lho e de res­pon­sa­bi­li­da­de.

Me mo­ti­va mui­to tra­ba­lhar in­can­sa­vel­men­te pa­ra me­lho­rar a vi­da da po­pu­la­ção. Não can­sa­rei até o úl­ti­mo se­gun­do da mi­nha ges­tão na ta­re­fa de re­tri­bu­ir a con­fi­an­ça em mim de­po­si­ta­da. Va­mos jun­tos, con­ti­nu­ar es­cre­ven­do com tra­ba­lho a nos­sa his­tó­ria.

Pa­ra­béns, Trin­da­de! Nos­so pre­sen­te ali­cer­ça um fu­tu­ro pro­mis­sor. Que pos­sa­mos con­ti­nu­ar fir­mes. Que os pró­xi­mos anos ve­nham ain­da mais aben­ço­a­dos pe­lo Di­vi­no Pai Eter­no.

(Jâ­nio Dar­rot, pre­fei­to de Trin­da­de)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias