Home / Opinião

OPINIÃO

Os deuses mestres do Oriente Médio e as suas colônias americanas

Quan­to ao as­pec­to Ar­que­o­ló­gi­co-Te­o­ló­gi­co, o que, as Três Amé­ri­cas, têm em co­mum com a Pré-His­tó­ria Uni­ver­sal e com as Ci­vi­li­za­ções do Ori­en­te-Mé­dio? É o te­ma do pre­sen­te ar­ti­go te­se.

Pon­tos co­muns pré-his­tó­ri­cos en­tre as ci­vi­li­za­ções do ori­en­te-mé­dio e das amé­ri­cas cen­tral e do sul:

- Cál­cu­los exa­tos de ca­len­dá­rios (Su­mé­rios, Ba­bi­lô­ni­os, Egíp­cios e In­cas).

- Cír­cu­los de pe­dras ori­en­ta­dos as­tro­no­mi­ca­men­te (Ori­en­te-Mé­dio, Pe­ru, Co­lôm­bia).

- Gi­gan­tes­cas mar­ca­ções no so­lo di­ri­gi­das ao céu (De­ser­tos da Ará­bia Sa­u­di­ta, Pe­ru:  Naz­ca; Chi­le).

- Téc­ni­cas de En­ge­nha­ria uti­li­za­das na cons­tru­ção de vas­tos e com­ple­xos ca­nais de ir­ri­ga­ção (Ba­bi­lô­ni­os, In­cas, Mai­as).

- Cons­tru­ções de pi­râ­mi­des de de­graus (Egi­to: Saka­ra; Mé­xi­co: Te­o­ti­hu­a­can; Me­so­po­tâ­mia: Tor­res de Zikku­rat).

Fa­tos que fo­ram ve­ri­fi­ca­dos, pes­so­al­men­te e lo­cal­men­te por:

Thor Heyer­dahl em su­as vi­a­gens atra­vés do At­lân­ti­co. Pe­lo Jor­na­lis­ta Ci­en­tí­fi­co Gerd Von Hassler, cons­ta­tan­do, in­clu­si­ve, a in­crí­vel se­me­lhan­ça de no­mes de deu­ses e ci­da­des do Ori­en­te-Mé­dio com as Amé­ri­cas.

E, pe­lo Pes­qui­sa­dor Es­cri­tor Erich Von Da­niken com o seu gran­de acer­vo de fo­tos do­cu­men­tais.

CO­IN­CI­DÊN­CIAS EN­TRE O LI­VRO SA­GRA­DO DOS MAI­AS (PO­POL VUH) E A BÍ­BLIA:

- No Po­pol Vuh: No Ca­pí­tu­lo “A Con­clu­são da Cri­a­ção” cons­ta que to­dos ti­nham um só idi­o­ma. “E era a ter­ra du­ma mes­ma lín­gua e du­ma mes­ma fa­la”. (Gen. 11.1).

- No Po­pol Vuh: No Ca­pí­tu­lo “A En­tra­da Dos Pa­tri­ar­cas” cons­ta: “Is­to au­xi­li­a­rá vo­cês quan­do me cha­ma­rem. Is­to aqui é o si­nal da uni­ão, mas ago­ra te­nho que pas­sar por al­gu­mas afli­ções”. “E dis­se Deus: Es­te é o si­nal do con­cer­to que po­nho en­tre mim e vós, e en­tre to­da a al­ma vi­ven­te, que es­tá con­vos­co, por ge­ra­ções eter­nas”. (Gen. 9.12)

Cons­ta que os Pa­is da Hu­ma­ni­da­de vi­e­ram do les­te, da Re­gi­ão da Me­so­po­tâ­mia. “As­sim o Se­nhor os es­pa­lhou da­li so­bre a fa­ce de to­da a ter­ra; e ces­sa­ram de edi­fi­car a ci­da­de”. (Gen. 11.8)

O HO­MEM – DA­DOS AR­QUE­O­LÓ­GI­COS:

An­ces­tra­is Pri­mi­ti­vos do Ho­mem = 3 Mi­lhões de Anos.

Ho­mo-Há­bi­lis (Evo­lu­ção dos Pri­mi­ti­vos) = 1,5 Mi­lhões de Anos.

DES­CO­BER­TAS AR­QUE­O­LÓ­GI­CAS:

- 10 Pe­ga­das Hu­ma­nas me­din­do 23,73 x 10,25 cm, com a ida­de de 250 mi­lhões de anos no no­ro­es­te de Mount Ver­non, des­co­ber­tas pe­lo Dr.Wil­burg G.Bur­roughs-Dep.Ge­o­lo­gia-Be­rea Col­le­ge-Ken­tucky-USA, em 1931.

- Os­sos de um Ho­mem Gi­gan­te, no La­go Elya­si-Áfri­ca Cen­tral, acha­do pe­lo an­tro­pó­lo­go ale­mão Dr.Lar­son Kohl em 1936.

- Es­que­le­to Hu­ma­no Gi­gan­te, em Hong-Kong, des­co­ber­to pe­los Drs.Gus­tav Von Ko­nizwald e Franz Wei­den­reich.

- Pe­ga­das Fos­si­li­za­das de 2 Pés Cal­ça­dos me­din­do 32,5 x 11,25 cm, apre­sen­tan­do sob o sa­pa­to es­quer­do um Tri­lo­bi­te (Pe­que­no ani­mal Pré-His­tó­ri­co) es­ma­ga­do, com a ida­de de 250 mi­lhões de anos, na Re­gi­ão de An­te­lo­pe Spings-Es­ta­do de Utha-USA, des­co­ber­tas pe­los Srs.Wil­li­an Me­is­ter e Fran­cis Sha­pe, em 1968.

- Pe­ga­da Fos­si­li­za­da de um Sa­pa­to mos­tran­do, ni­ti­da­men­te, a for­ma de sua So­la, com a ida­de de 15 mi­lhões de anos, em Fis­her Ca­nyon Con­da­do de Pers­hing-Ne­va­da-USA.

- Pe­ga­da de um Pé Gi­gan­te (59 x 18 cm), na Re­gi­ão de Mount Vic­to­ria, acha­da pe­lo Dr.Rex Gil­roy-Di­re­tor do Mount York Na­tu­ral His­tory Mu­seum, em 1970.

- Pé Gi­gan­te Fos­si­li­za­do em uma la­je de ar­gi­la, com 22 mi­lhões de anos, à 40 km à les­te de Lo­ve­lock (ja­zi­da car­bo­ní­fe­ra de Cow Ca­nyon).

- Pe­ga­das Fos­si­li­za­das Hu­ma­nas, com ida­de de 70 mi­lhões de anos, na Re­gi­ão de Val­de­ce­vil­la-Es­pa­nha.

- Pe­ga­das Hu­ma­nas Gi­gan­tes Fos­si­li­za­das ao la­do de Pe­ga­das de Di­nos­sau­ros, com 140 mi­lhões de anos, no Va­le dos Gi­gan­tes (Rio Pa­luxy-Glen Ro­se-Te­xas), des­co­ber­tas pe­lo Dr.Doug­herty, em 1971.

Acha­dos, que ao la­do das de­mais evi­dên­cias ci­ta­das, vêm a com­pro­var A Pre­sen­ça Hu­ma­na Não Ter­rá­quea Mui­to An­tes do Apa­re­ci­men­to Dos Nos­sos An­te­pas­sa­dos Mais Pri­mi­ti­vos, con­fir­ma­da não só pe­la Bí­blia (“Ha­via na­que­les di­as Gi­gan­tes na Ter­ra; e tam­bém de­pois, quan­do os fi­lhos de Deus en­tra­ram às fi­lhas dos ho­mens, e de­las ge­ra­ram fi­lhos: es­tes eram os va­len­tes que hou­ve na an­ti­gui­da­de, os va­rões de fa­ma”. Gen. 6.4) co­mo tam­bém por to­dos os Tex­tos An­ti­gos da Hu­ma­ni­da­de (Ve­das; Li­vro dos Vi­gi­lan­tes de He­noc; Ra­mai­a­na; Ko­ji­chi; Kan­jur; Tan­jur; Po­pol Vuh; Chi­lam Ba­lam; Ma­hab­ha­ra­ta; etc.).

A BÍ­BLIA:

É um Li­vro Sa­gra­do al­ta­men­te es­cla­re­ce­dor de to­do o nos­so pas­sa­do quan­do tra­du­zi­mos Deus (no sin­gu­lar) por Elo­him (no plu­ral), pa­la­vra he­brai­ca que ca­rac­te­ri­za Deus no seu sig­ni­fi­ca­do ori­gi­nal: “Aque­les que vi­e­ram do céu”, o que po­de ser com­pro­va­do pe­lo seu pró­prio tex­to: “Fa­ça­mos o ho­mem à nos­sa ima­gem, con­for­me à nos­sa se­me­lhan­ça; e do­mi­ne so­bre os pei­xes do mar, e so­bre as aves dos céus, e so­bre o ga­do, e so­bre to­da a ter­ra, e so­bre to­do o rép­til que se mo­ve so­bre a ter­ra”. (Gen. 1.26).

As­sim, pas­sa­mos a en­ten­der, de mo­do ló­gi­co, A ori­gem e o de­sen­vol­vi­men­to co­mum não só do ori­en­te-mé­dio e das amé­ri­cas, mas de to­da a hu­ma­ni­da­de cons­tan­te em to­dos os es­cri­tos sa­gra­dos an­ti­gos e nos acha­dos da ar­que­o­lo­gia, is­to é: Que mui­to de­pois de co­lo­ni­za­rem a ter­ra es­ta­be­le­cen­do as su­as mag­ní­fi­cas cons­tru­ções, os deu­ses (se­res mais evo­luí­dos téc­ni­ca e dou­tri­na­ria­men­te) aper­fei­ço­a­ram os nos­sos an­ces­tra­is pri­mi­ti­vos lhes en­si­nan­do gra­du­al­men­te o Cál­cu­lo; a Es­cri­ta; a Lei­tu­ra; a As­tro­no­mia; a Ma­te­má­ti­ca; a Fí­si­ca; a Quí­mi­ca; bem co­mo as Ar­tes que vi­e­ram a for­mar a ba­se de to­da a ci­vi­li­za­ção.

ÊXO­DO JU­DEU = ÊXO­DO AS­TE­CA:

No Êxo­do Ju­deu te­mos DEUS co­mo Di­vin­da­de e Moi­sés co­mo Lí­der. No As­te­ca, Huit­zi­lo­pochtli (Ado­ra­do pe­los As­te­cas, Mai­as e Tol­te­cas) co­mo Di­vin­da­de e Me­xi co­mo Lí­der.

Deus faz uma ali­an­ça co­mo o Po­vo Ju­deu. Huit­zi­lo­pochtli faz uma ali­an­ça com o Po­vo As­te­ca.

Deus or­de­na a sa­í­da do Egi­to pa­ra a Ter­ra Pro­me­ti­da (Ca­naã). Huit­zi­lo­pochtli or­de­na a sa­í­da de Aztlán pa­ra uma no­va Ter­ra de Abun­dân­cia.

Moi­sés re­ce­be os Man­da­men­tos no Mon­te Si­nai de uma Nu­vem Tro­ve­jan­te, da qual ou­ve ins­tru­ções. Me­xi re­ce­be os Man­da­men­tos no Mon­te Te­o­ti­lán de um Gran­de Pás­sa­ro Bri­lhan­te que lhe fa­la, em meio à tro­vões e re­lâm­pa­gos.

Deus uti­li­za a Ar­ca da Ali­an­ça, que só po­dia ser tran­spor­ta­da pe­los sa­cer­do­tes, pa­ra ins­tru­ir o Po­vo Ju­deu. Huit­zi­lo­pochtli faz uso de uma Cai­xa cons­tru­í­da de Jun­cos co­mo Apa­re­lho de Ins­tru­ção dos As­te­cas, sob a res­pon­sa­bi­li­da­de res­tri­ta dos sa­cer­do­tes.

O Po­vo Ju­deu ca­mi­nha pe­lo de­ser­to, acam­pan­do e le­van­tan­do acam­pa­men­to du­ran­te vá­rios anos. O Po­vo As­te­ca an­da de um lu­gar pa­ra ou­tro du­ran­te vá­rios anos.

Co­mo evi­den­ci­a­do, o Êxo­do do Po­vo As­te­ca (Mé­xi­co) foi se­me­lhan­te ao Êxo­do do Po­vo Ju­deu (Ori­en­te-Mé­dio).

QUET­ZAL­CO­ATL:

O deus Quet­zal­co­atl (Ser­pen­te Em­plu­ma­da) dos As­te­cas, ten­do co­mo o seu cor­res­pon­den­te ori­gi­nal a di­vin­da­de me­so­po­tâ­mi­ca su­mé­ria Enki (Sim­bo­li­za­do pe­la Ser­pen­te), foi cul­tu­a­do em to­da a Me­so­a­mé­ri­ca e na Amé­ri­ca do Sul com no­mes di­fe­ren­tes: Pe­los Mai­as co­mo Kukul­cán. Pe­los Tol­te­cas co­mo Ce-acatl. Pe­los In­cas co­mo Vi­ra­co­cha. Pe­los An­te­pas­sa­dos dos Ín­di­os Cai­a­pós (Al­to Ama­zo­nas-Bra­sil) co­mo Beb­go­ró­ro­ti.

E, se­gun­do nos con­tam as Tra­di­ções des­ses Po­vos, Quet­zal­co­atl era: Um Ho­mem de Pe­le Bran­ca, Bar­bu­do, Mui­to Al­to, Pos­su­i­dor de In­crí­veis Qua­li­da­des, e, su­jei­to a co­me­ter er­ros (Mes­ma ca­rac­te­rís­ti­ca do Se­nhor Bí­bli­co, co­mo re­la­ta­da em Gen. 6.6: “En­tão ar­re­pen­deu-se o Se­nhor de ha­ver fei­to o ho­mem so­bre a ter­ra, e pe­sou-lhe em seu co­ra­ção”.

O QUE NOS DI­ZEM AL­GUNS MA­NUS­CRI­TOS, ES­CA­VA­ÇÕES E MU­SEUS:

Egíp­cios: Akna­ton pos­su­ía 4 me­tros de al­tu­ra, e, sua es­po­sa Ne­fer­ti­ti, en­tre 3,5 a 4 me­tros. Seus fi­lhos apre­sen­ta­vam os mes­mos pa­drões ge­né­ti­cos, com al­tu­ra de 4 me­tros. Pos­su­í­am, tan­to os pa­is co­mo os fi­lhos, crâ­nios alon­ga­dos fo­ra do ti­po hu­ma­no.

Mé­xi­co: Es­ca­va­ções on­de crâ­nios com alon­ga­men­to pos­te­ri­or fo­ram en­con­tra­dos.

Mu­seu de Li­ma (Pe­ru): Mes­mo ti­po de crâ­nio e os­sa­da.

Ti­bet: Sar­có­fa­gos se se­res con­si­de­ra­dos deu­ses e vi­si­tan­tes es­te­la­res com mais de 4 me­tros de com­pri­men­to.

O LI­VRO DE MÓR­MON:

De ori­gem Ju­dai­ca, O li­vro de Mór­mon, con­tém a His­tó­ria do Po­vo Ne­fi­ta, La­ma­ni­ta e Ja­re­di­ta. Le­hi, des­cen­den­te de Jo­sé, é avi­sa­do por Deus pa­ra par­tir da ci­da­de de Je­ru­sa­lém, de­vi­do ao seu es­ta­do de ini­qui­da­de, a qual se­ria des­tru­í­da por Na­bu­co­do­no­sor. Né­fi, um dos 4 fi­lhos de Le­hi, ini­cia os re­gis­tros de seu po­vo por vol­ta do ano 600 a.C, os qua­is são le­va­dos pa­ra as Amé­ri­cas, com­ple­men­tan­do-os com o his­tó­ri­co de sua vi­a­gem e de sua gen­te nas ter­ras ame­ri­ca­nas. Des­cen­den­tes de Né­fi des­co­brem es­cri­tu­ras que re­la­ta­vam que, mi­lê­ni­os an­tes, na épo­ca da Que­da da Tor­re de Ba­bel, o Po­vo Ja­re­di­ta já ti­nha vin­do pa­ra as Amé­ri­cas. Mór­mon, des­cen­den­te de Né­fi, de­sen­ter­ra as pla­cas con­ten­do as an­ti­gas es­cri­tu­ras e his­tó­ri­co dos po­vos Ne­fi­ta e Ja­re­di­ta, acres­cen­tan­do fa­tos de sua épo­ca, en­tre­gan­do-as a seu fi­lho Mo­ro­ni. Mo­ro­ni acres­cen­ta al­guns fa­tos his­tó­ri­cos de sua épo­ca às pla­cas, en­ter­ran­do-as no Mon­te Cu­mo­ra (E.U.A) por vol­ta de 421 d.C. Em 21/09/1823, Jo­seph Smith, atra­vés de ori­en­ta­ções de Mo­ro­ni, o qual lhe ma­ni­fes­ta pes­so­al­men­te, de­sen­ter­ra as pla­cas, tra­du­zin­do-as pa­ra o in­glês, se­guin­do, após, di­ver­sas tra­du­ções em ou­tros idio­mas.

O Li­vro de Mór­mon trans­mi­te os Evan­ge­lhos se­gun­do a Dou­tri­na Cris­tã. Após a Res­su­rei­ção, JE­SUS Cris­to te­ria es­ta­do nas Amé­ri­cas, pas­san­do os seus en­si­na­men­tos na for­ma de um per­so­na­gem mis­te­ri­o­so en­tre o po­vo maia e in­ca, co­mo um ser al­to e cla­ro, o qual fa­la­va com as es­tre­las e com Deus di­re­ta­men­te, sen­do, tam­bém, iden­ti­fi­ca­do com o Deus Vi­ra­co­cha e Quet­zal­co­atl.

No Po­pol Vuh (Li­vro Sa­gra­do dos Mai­as) es­tá es­cri­to que os ser­vi­do­res de Deus trou­xe­ram os seus en­si­na­men­tos de ter­ras além mar, o que, co­in­ci­de com a tra­du­ção de Jo­seph Smith so­bre a tra­ves­sia do At­lân­ti­co pe­lo po­vo Ja­re­di­ta. Já que a tra­du­ção de Jo­seph Smith foi fei­ta no ano de 1823, e, o Po­pol Vuh só foi tra­du­zi­do por Wolfgang Cor­dan na dé­ca­da de 50 de nos­sa épo­ca, Smith não po­de­ria co­nhe­cer o seu con­te­ú­do an­tes des­se pe­rí­o­do, o que re­for­ça o seu grau de ver­da­de.

POR­TAN­TO, DI­AN­TE DOS FA­TOS APRE­SEN­TA­DOS, TE­MOS QUE:

1º) A Ter­ra, em seu re­mo­to pas­sa­do, foi co­lo­ni­za­da por ou­tros se­res mais evo­luí­dos.

2º) Mui­to an­tes do apa­re­ci­men­to do Ho­mem exis­ti­ram ou­tras ci­vi­li­za­ções na Ter­ra for­ma­das por Gi­gan­tes.

3º) De­pois do aper­fei­ço­a­men­to do Ho­mem, es­te pas­sou a ado­rar aos seus ben­fei­to­res co­mo Deu­ses.

4º) Pos­te­rior­men­te à di­ver­si­fi­ca­ção do idi­o­ma (da lín­gua) ca­da po­vo pas­sou a cul­tu­ar os mes­mos deu­ses com no­mes di­fe­ren­tes.

5º) As Tra­di­ções das Amé­ri­cas ti­ve­ram co­mo Ori­gem as do Ori­en­te-Mé­dio.

(Car­los Por­tel­la, pro­fes­sor, ad­mi­nis­tra­dor, es­cri­tor, ana­lis­ta e pes­qui­sa­dor de No­vos Mé­to­dos de En­si­no Apli­ca­dos à Edu­ca­ção e ao Pro­ces­so Com­por­ta­men­tal In­di­vi­dual e Co­le­ti­vo)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias