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OPINIÃO

Onde se esconde o racismo

O pen­sa­men­to con­ser­va­dor bra­si­lei­ro, de di­rei­ta ou es­quer­da his­tó­ri­ca, po­lí­ti­ca, fi­lo­só­fi­ca, pe­da­gó­gi­ca, fi­si­o­ló­gi­ca, te­o­ló­gi­ca etc., além de con­ser­var e man­ter o ra­cis­mo na men­te co­lo­ni­za­da das pes­so­as, dei­xan­do a fal­sa im­pres­são de que nem exis­te, o vem aflo­ran­do de di­ver­sos mo­dos, so­bre­tu­do nes­ses tem­pos em que os sen­ti­men­tos emo­cio­nais, sem­pre pe­ri­go­sos e sem con­sis­tên­cia de pe­re­ni­da­de, es­tão à flor da pe­le, co­mo acon­te­ce mui­to nes­ses pe­rí­o­dos cha­ma­dos elei­to­ra­is. Tra­ta-se de fe­nô­me­no ra­cis­ta que vem se dan­do mui­to bem no sis­te­ma po­lí­ti­co-eco­nô­mi­co ape­li­da­do ne­o­li­be­ra­lis­mo, há vá­ri­as dé­ca­das pre­sen­te nas so­ci­e­da­des do mun­do, cri­an­do e man­ten­do no­vas for­mas de es­cra­vi­dões, pre­sen­tes no Bra­sil com as su­as pe­cu­li­a­ri­da­des, in­clu­si­ve a de se­rem as mais dis­far­ça­das e hi­pó­cri­tas, de to­do mo­do aflo­ran­do o ra­cis­mo dis­si­mu­la­do ou en­co­ber­to do bra­si­lei­ro.

O mes­mo pen­sa­men­to con­ser­va­dor aju­dou a es­con­der o ra­cis­mo quan­do ad­mi­tiu que as “ra­ças” se dão bem quan­do se mis­tu­ram, na te­se de­fen­di­da pe­las idei­as tra­di­cio­na­lis­tas do so­ci­ó­lo­go  Gil­ber­to Freyre, atra­vés do li­vro “Ca­sa Gran­de & Sen­za­la”, edi­ção de 1933, obra de es­ti­lo agra­dá­vel, pa­re­cen­do mais li­te­rá­rio do que ci­en­tí­fi­co, ten­do o au­tor seus re­co­nhe­ci­dos mé­ri­tos; con­tu­do, es­con­den­do o nos­so ra­cis­mo su­til, dis­si­mu­la­do, fi­can­do a fal­sa im­pres­são de que nem exis­tia, che­gan­do a vi­rar slo­gan vir­tu­o­so de de­mo­cra­cia in­clu­si­ve  “ra­ci­al”, de­fen­di­da e di­vul­ga­da no pa­ís e no Al­gar­ve co­mo a mais sin­gu­lar e cris­tã das Amé­ri­cas, le­van­do o au­tor de Ca­sa Gran­de & Sen­za­la aos ní­veis mais ele­va­dos em seu pres­tí­gio in­te­lec­tu­al, na ver­da­de en­co­brin­do a mais de­plo­rá­vel das mal­da­des, o ra­cis­mo, mo­da­li­da­de bra­si­lei­ra, co­mo o te­nho mos­tra­do, na im­pren­sa e, so­bre­tu­do, no li­vro Ra­cis­mo à Bra­si­lei­ra: raí­zes his­tó­ri­cas, já reim­pres­so em 4ª edi­ção pe­la Edi­to­ra Ani­ta Ga­ri­bal­di.

Com a mis­tu­ra de ra­ças co­mo acon­te­ceu no Bra­sil, sem­pre pri­vi­le­gi­an­do o bran­co eu­ro­peu, por­tu­guês ou não; tra­tan­do e co­lo­can­do o ín­dio e o ne­gro na ber­lin­da, co­mo ain­da acon­te­ce, é que sur­giu a fór­mu­la dis­si­mu­la­da do pen­sa­men­to pé-de-boi ou con­ser­van­tis­ta, en­co­brin­do o ra­cis­mo atra­vés de slo­gans ou con­cei­tos co­mo o tal “ca­di­nho cul­tu­ral” ou de ra­ças, sem­pre re­pe­ti­do por ex­po­en­tes da vi­da ci­vil, so­bran­do pa­ra mi­li­ta­res da men­te cer­ta­men­te co­lo­ni­za­da, co­mo ocor­re com o pre­si­den­ci­al Ja­ir Bol­so­na­ro e seu can­di­da­to a vi­ce-pre­si­den­te, ge­ne­ral An­tô­nio Ha­mil­ton Mou­rão, di­zen­do em tom pro­fes­so­ral, apa­ren­te­men­te eru­di­to, du­ran­te um even­to em Ca­xi­as do Sul, no Rio Gran­de,  que o Bra­sil her­dou “in­do­lên­cia” da cul­tu­ra in­dí­ge­na e a “ma­lan­dra­gem” do afri­ca­no, re­al­çan­do em no­ta que o fez ba­se­a­do em “es­tu­di­o­sos ga­ba­ri­ta­dos”, ao que es­tou in­for­ma­do, sem de­cli­nar no­mes, quem sa­be, re­ca­in­do nos mes­mos que dis­si­mu­lam e en­co­brem o ra­cis­mo até em tes­es de dou­to­ra­men­to, ha­ven­do, por is­so, o dou­to ra­cis­mo aca­dê­mi­co, pos­to no li­vro ci­ta­do na pri­mei­ra edi­ção (1985).

O im­por­tan­te é que es­se mo­do dis­si­mu­la­do de es­con­der o ra­cis­mo, ado­ta­do pe­lo ge­ne­ral, foi pron­ta­men­te re­pu­di­a­do Bra­sil afo­ra. Em no­ta, o Con­se­lho In­di­ge­nis­ta Mis­si­o­ná­rio (CI­MI) dis­se que re­pu­dia ve­e­men­te­men­te a de­cla­ra­ção do ge­ne­ral e que ela ali­men­ta o ra­cis­mo. Se­gun­do a en­ti­da­de, a fa­la é in­jus­ta, in­ju­ri­o­sa e de­ve ser in­ves­ti­ga­da pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co em nos­so pa­ís”; acres­cen­tan­do: “Tais de­cla­ra­ções ex­pli­ci­tam pro­fun­da ig­no­rân­cia e ali­men­tam o ra­cis­mo de par­ce­la da so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra con­tra es­sas po­pu­la­ções his­to­ri­ca­men­te in­jus­ti­ça­das e mas­sa­cra­das em nos­so pa­ís”. Tam­bém em no­ta, a ONG Edu­ca­fro dis­se es­tar pre­o­cu­pa­da com a vi­são “equi­vo­ca­da” da par­ti­ci­pa­ção do po­vo ne­gro na cons­tru­ção do Bra­sil. Pa­ra a ONG, a fa­la do ge­ne­ral Mou­rão é “ofen­si­va” à co­mu­ni­da­de ne­gra. De sua par­te, por te­le­fo­ne, a pre­si­den­te da Co­mis­são de Igual­da­de Ra­ci­al da Or­dem dos Ad­vo­ga­dos do Bra­sil de São Pau­lo (OAB-SP), Cár­me­no Do­ra­de Frei­tas, dis­se que a fa­la do ge­ne­ral ca­rac­te­ri­za apo­lo­gia ao ra­cis­mo.

Sei que há mais re­pú­di­os à des­ven­tu­ra­da fa­la do ge­ne­ral, evi­den­ci­an­do ra­cis­mo de mo­do dis­si­mu­la­do, co­mo é mui­to co­mum no Bra­sil, on­de es­sas idei­as ana­crô­ni­cas di­fi­cil­men­te se mo­di­fi­cam ou se re­ci­clam, jus­ta­men­te por man­ter o ra­cis­mo ali es­con­di­di­nho, va­le di­zer, es­con­di­do ou su­mi­do na mais pro­fun­da sub­je­ti­vi­da­de das pes­so­as, até no sub­con­sci­en­te de sá­bi­os e le­tra­dos, de men­te co­lo­ni­zá­vel, de­cer­to elu­ci­da­dos por Freud, de to­do jei­to man­te­ne­do­res do ra­cis­mo dis­si­mu­la­do à bra­si­lei­ra, tam­bém cha­ma­do su­til, às ve­zes sur­pre­en­den­te, co­mo o do ge­ne­ral, ad­mi­tin­do que o ín­dio se­ria pre­gui­ço­so, na in­do­lên­cia, co­mo já foi con­si­de­ra­do des­de tem­pos pre­té­ri­tos, e o ne­gro com o es­tig­ma ou es­te­re­ó­ti­po de ma­lan­dro, co­mo já foi tra­ta­do e de­fi­ni­do até em nor­ma le­gal, jus­ti­fi­can­do se di­zer que “quan­do pa­ra­do é sus­pei­to, quan­do cor­ren­do é la­drão”, fa­to que mos­tra o quan­to o ra­cis­mo no Bra­sil é re­al, in­con­tro­ver­so, sem dei­xar de ser pi­lhé­ri­co, chis­to­so, às ve­zes  até pi­to­res­co, po­rém sem­pre apa­re­cen­do atra­vés de dis­si­mu­la­ções, co­mo a do ge­ne­ral.

O cer­to, pos­sí­veis lei­to­res, é que, se não bas­tas­se o la­do po­dre do ofí­cio po­lí­ti­co bra­si­lei­ro, se­cu­lar­men­te com­pro­va­do e  tan­to tem­po dis­far­ça­do ou no mí­ni­mo es­ma­e­ci­do, o pen­sa­men­to con­ser­va­dor alu­di­do, além de man­ter e pre­ser­var o ra­cis­mo, co­mo já ex­pos­to, de tão atra­sa­do e mes­qui­nho, vem, pa­ri pas­so, ten­tan­do eli­mi­nar os ver­da­dei­ros ide­ais dos Par­ti­dos Po­lí­ti­cos, tor­nan­do-os ins­ti­tu­i­ções ocas, es­pé­cie de cor­po sem al­ma, sem ide­o­lo­gia,  sem ru­mo e sem pro­je­tos pro­gra­má­ti­cos, res­tan­do-lhes so­men­te o no­me ou si­gla, pa­ra efei­to de re­gis­tro de can­di­da­tu­ras, no­tan­do-se que são mais de trin­ta sob a égi­de do Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral.

Se não fos­se su­fi­ci­en­te, o pen­sa­men­to ana­crô­ni­co ci­ta­do, quer eli­mi­nar e ti­rar de ce­na ain­da – pas­mem! – o pen­sa­men­to po­lí­ti­co, re­vo­lu­ci­o­ná­rio de Karl Marx, sem­pre po­lê­mi­co mas res­pei­ta­do, em âm­bi­to do co­mu­nis­mo ou não, a pon­to de se po­der di­zer que de­le nas­ceu a so­ci­e­da­de mo­der­na e que nun­ca se com­ple­ta, sem­pre ins­pi­ran­do os mais no­tá­veis es­cri­to­res e fi­ló­so­fos do uni­ver­so, na sua já lon­ga ten­ta­ti­va pa­ra com­pre­en­der os cons­tan­tes e con­ve­nien­tes con­fli­tos do ca­pi­ta­lis­mo, ob­je­to de es­tu­do e pro­fun­da aná­li­se na obra de Karl Marx, tal­vez a mais abran­gen­te, aju­dan­do-me a des­ven­dar as for­mas e es­tra­té­gias co­mo o ra­cis­mo bra­si­lei­ro se man­tém e se aflo­ra no am­bi­en­te so­ci­al, mais ve­zes usan­do tá­ti­cas do ca­ma­le­ão.

(Mar­ti­nia­no J. Sil­va, es­cri­tor, ad­vo­ga­do, mem­bro do Mo­vi­men­to Ne­gro Uni­fi­ca­do – MNU, da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras e Mi­nei­ren­se de Le­tras e Ar­tes, IHGGO, Ubego, AGI, mes­tre em His­tó­ria So­ci­al pe­la UFG, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio, ar­ti­cu­lis­ta do DM – mar­ti­nia­nojsil­va@ya­hoo.com.br)

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