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OPINIÃO

O sucesso da agricultura começa com o correto manejo do solo

O ma­ne­jo do so­lo é o ca­mi­nho pa­ra ob­ten­ção de su­ces­so nas ati­vi­da­des agrí­co­las. Vá­ri­as ca­rac­te­rís­ti­cas do so­lo têm re­le­vân­cia, prin­ci­pal­men­te aque­les re­la­ci­o­na­dos aos atri­bu­tos fí­si­cos, co­mo lo­ca­li­za­ção, re­le­vo, ve­ge­ta­ção, ti­pos e graus de ero­são, su­pri­men­to de água (cli­ma), im­pe­di­men­tos à me­ca­ni­za­ção, e cu­ja uti­li­za­ção agrí­co­la de­pen­de tam­bém de con­di­ções de in­fra­es­tru­tu­ra e con­di­ções so­ci­o­e­co­nô­mi­cas. A per­fei­ta com­pre­en­são do so­lo, os ele­men­tos que o com­põe as­sim co­mo as su­as ca­rac­te­rís­ti­cas, per­mi­tem o en­ten­di­men­to da ba­se pa­ra o cor­re­to ma­ne­jo do so­lo, vi­san­do uma agri­cul­tu­ra efi­caz e du­rá­vel.

Es­se pro­ces­so con­sis­te no con­jun­to de me­di­das to­ma­das anual­men­te e a lon­go pra­zo pa­ra me­lho­rar e man­ter a pro­du­ti­vi­da­de das cul­tu­ras; eles se com­ple­men­tam e es­tão li­ga­dos ao mo­do de ex­plo­ra­ção. Um bom pla­ne­ja­men­to e a apli­ca­ção cui­da­do­sa de mé­to­dos agro­nô­mi­cos ga­ran­tem um al­to ren­di­men­to de pro­du­tos com qua­li­da­de e re­du­zem o im­pac­to ne­ga­ti­vo da cul­tu­ra so­bre o meio am­bi­en­te.

O pon­to ini­ci­al é clas­si­fi­ca­ção do so­lo, a qual sem­pre es­te­ve in­ti­ma­men­te li­ga­da ao uso agrí­co­la da ter­ra, pois foi ini­ci­al­men­te es­ta­be­le­ci­da pa­ra tais fins. Em um pri­mei­ro mo­men­to a clas­si­fi­ca­ção do so­lo da­rá a ideia da pro­fun­di­da­de de atri­bu­tos e de ho­ri­zon­tes de di­ag­nós­ti­co ori­en­tan­do so­bre a in­ten­si­da­de da li­mi­ta­ção e so­bre prá­ti­cas agrí­co­las a se­rem usa­das.

Com o co­nhe­ci­men­to das pro­pri­e­da­des fí­si­cas do so­lo se­rá pos­sí­vel en­ten­der os me­ca­nis­mos que go­ver­nam a fun­cio­na­li­da­de dos so­los. O en­ten­di­men­to do com­por­ta­men­to fí­si­co do so­lo es­tá as­so­cia­do ao seu uso e ma­ne­jo apro­pria­do, ou se­ja, ori­en­tar a ir­ri­ga­ção, pre­pa­ro e con­ser­va­ção de so­lo e água.

As­sim, o co­nhe­ci­men­to da re­ten­ção de água no so­lo per­mi­ti­rá ava­li­ar a ca­pa­ci­da­de do so­lo em ar­ma­ze­nar água, fa­tor que é in­flu­en­cia­do pe­la tex­tu­ra e es­tru­tu­ra do so­lo. Com o en­ten­di­men­to da água no so­lo é pos­sí­vel ma­ne­jar cor­re­ta­men­te a ir­ri­ga­ção, de­ter­mi­nan­do o mo­men­to, a quan­ti­da­de e co­mo apli­car a água no ci­clo ve­ge­ta­ti­vo da cul­tu­ra.

Me­di­an­te es­ses co­nhe­ci­men­tos bá­si­cos, as ope­ra­ções me­ca­ni­za­das se­rão in­se­ri­das no sis­te­ma de pro­du­ção agrí­co­la. Es­sas ope­ra­ções são a for­ma de ele­var a efi­ci­ên­cia glo­bal do pro­ces­so. Co­mo re­gra es­sen­cial às bo­as prá­ti­cas da me­ca­ni­za­ção agrí­co­la, os im­ple­men­tos de­vem ser ca­pa­zes de aten­der os re­qui­si­tos agro­nô­mi­cos das plan­tas, e não o opos­to.

Nes­se sen­ti­do, a agri­cul­tu­ra de pre­ci­são é uma fer­ra­men­ta fun­da­men­tal pa­ra o ma­ne­jo da va­ri­a­bi­li­da­de es­pa­cial e tem­po­ral as­so­cia­da à pro­du­ção agrí­co­la, quan­do se ob­je­ti­va in­cre­men­tar a pro­du­ti­vi­da­de das cul­tu­ras e a qua­li­da­de am­bien­tal. O co­nhe­ci­men­to de­ta­lha­do so­bre as áre­as de cul­ti­vo agrí­co­la per­mi­te de­fi­nir es­tra­té­gias de ma­ne­jo mais efi­ci­en­tes, es­pe­ci­al­men­te pa­ra o uso ra­ci­o­nal de in­su­mos.

Ape­sar dos re­cen­tes avan­ços tec­no­ló­gi­cos e ci­en­tí­fi­cos, o cli­ma ain­da é a va­ri­á­vel mais im­por­tan­te na pro­du­ção agrí­co­la. O cli­ma po­de exer­cer in­flu­ên­cia so­bre os es­tá­gios da ca­deia de pro­du­ção agrí­co­la, in­clu­in­do, co­lhei­ta, ar­ma­ze­na­gem, tran­spor­te e co­mer­cia­li­za­ção. Os prin­ci­pa­is ele­men­tos que afe­tam a pro­du­ção agrí­co­la são a ra­di­a­ção so­lar, a tem­pe­ra­tu­ra, a umi­da­de, a ve­lo­ci­da­de do ven­to, a pre­ci­pi­ta­ção e o fo­to­pe­rí­o­do. Da mes­ma for­ma que o cli­ma po­de fa­vo­re­cer as cul­tu­ras, per­mi­tem o de­sen­vol­vi­men­to de plan­tas da­ni­nhas. O con­tro­le de plan­tas da­ni­nhas é um pro­ble­ma re­le­van­te em áre­as de cul­ti­vos agrí­co­las , as qua­is se des­ta­cam pe­la ele­va­da ca­pa­ci­da­de de com­pe­ti­ção pe­los re­cur­sos na­tu­ra­is (água, luz, nu­tri­en­tes e es­pa­ço fí­si­co) com as cul­tu­ras. As re­co­men­da­ções atu­ais são pa­ra o uso de sis­te­mas in­te­gra­dos de ma­ne­jo do so­lo e da cul­tu­ra, en­vol­ven­do prá­ti­cas de co­ber­tu­ra con­tí­nu­as do so­lo.

A ma­nu­ten­ção da co­ber­tu­ra do so­lo é uma prá­ti­ca bá­si­ca pa­ra a con­ser­va­ção do so­lo. A con­ser­va­ção do so­lo re­pre­sen­ta o con­jun­to de prá­ti­cas agrí­co­las des­ti­na­das a pre­ser­var a fer­ti­li­da­de quí­mi­ca e as con­di­ções fí­si­cas e mi­cro­bio­ló­gi­cas do so­lo. O prin­cí­pio bá­si­co da con­ser­va­ção do so­lo de­ve ser o de man­ter a pro­du­ti­vi­da­de do so­lo pró­xi­ma à sua con­di­ção ori­gi­nal, ou o de re­cu­pe­rá-lo, ca­so sua pro­du­ti­vi­da­de se­ja bai­xa, usan­do-se, pa­ra tan­to, sis­te­mas de ma­ne­jo ca­pa­zes de con­tro­lar a ação dos agen­tes res­pon­sá­veis pe­la de­gra­da­ção e ero­são do so­lo. A mai­or par­te des­sas me­di­das co­in­ci­dem com aque­las re­co­men­da­das pa­ra o pre­pa­ro do so­lo, co­mo o uso de co­ber­tu­ra mor­ta, o plan­tio em ní­vel e a re­du­ção do uso de má­qui­nas e im­ple­men­tos.

A co­ber­tu­ra do so­lo tem na ma­té­ria or­gâ­ni­ca seu prin­ci­pal ali­a­do,  fun­cio­nan­do, de ma­nei­ra ge­ral, co­mo um com­po­nen­te que equi­li­bra o sis­te­ma de pro­du­ção. O ma­ne­jo es­co­lhi­do pas­sa pe­lo com­po­nen­te or­gâ­ni­co, que é uma al­ter­na­ti­va que vi­sa o au­men­to da ma­té­ria or­gâ­ni­ca do so­lo, sem o qual não se con­se­gue man­ter os mi­cror­ga­nis­mos no sis­te­ma. A ati­vi­da­de bi­o­ló­gi­ca de um so­lo in­clui to­das as re­a­ções me­ta­bó­li­cas ce­lu­la­res, su­as in­te­ra­ções e seus pro­ces­sos bi­o­quí­mi­cos me­di­a­dos ou con­du­zi­dos pe­los or­ga­nis­mos do so­lo. As­sim, pa­ra uma sus­ten­ta­bi­li­da­de de cul­ti­vos é im­pres­cin­dí­vel a ati­va­ção bi­o­ló­gi­ca do so­lo atra­vés das prá­ti­cas de ma­ne­jo do so­lo.

Com a con­ser­va­ção do so­lo pre­ser­va-se as ca­ma­das mais fér­te­is do so­lo, on­de ocor­rem os prin­ci­pa­is fa­to­res quí­mi­cos que in­flu­en­ciam a di­nâ­mi­ca de nu­tri­en­tes no so­lo. Es­ses fa­to­res quí­mi­cos são a com­po­si­ção mi­ne­ra­ló­gi­ca do so­lo, a dis­po­ni­bi­li­da­de de nu­tri­en­tes, a au­sên­cia de ele­men­tos tó­xi­cos, o te­or de ma­té­ria or­gâ­ni­ca, as re­a­ções de sor­ção e pre­ci­pi­ta­ção e a sa­li­ni­da­de. Da mes­ma for­ma que a tex­tu­ra e a es­tru­tu­ra, es­ses fa­to­res atuam de ma­nei­ra si­mul­tâ­nea, in­te­ra­gin­do en­tre si, e, por­tan­to, não de­vem ser con­si­de­ra­dos iso­la­da­men­te. A me­nor ou mai­or re­ser­va de nu­tri­en­tes no so­lo pa­ra as plan­tas es­tão as­so­cia­das com a com­po­si­ção mi­ne­ra­ló­gi­ca, her­da­da, na mai­o­ria dos ca­sos, do ma­te­ri­al de ori­gem. O ma­ne­jo quí­mi­co do so­lo per­mi­ti­rá con­ser­var a fer­ti­li­da­de do so­lo, que é uma fer­ra­men­ta fun­da­men­tal pa­ra a ob­ten­ção de boa pro­du­ti­vi­da­de, e po­de ser con­cei­tu­a­da co­mo a ca­pa­ci­da­de que o so­lo apre­sen­ta pa­ra que as plan­tas ne­le cul­ti­va­das pos­sam se de­sen­vol­ver e pro­du­zir co­lhei­tas com­pen­sa­do­ras, quan­do fa­vo­rá­veis se­jam os fa­to­res cli­má­ti­cos. A fer­ti­li­da­de do so­lo e a efi­ci­ên­cia de adu­bos mi­ne­ra­is e or­gâ­ni­cos são in­flu­en­cia­das por re­a­ções e equi­lí­bri­os inor­gâ­ni­cos e por pro­ces­sos me­ta­bó­li­cos de mi­cror­ga­nis­mos no so­lo.

So­los com bo­as pro­pri­e­da­des de fer­ti­li­da­de são aque­les ca­pa­zes de su­prir à cul­tu­ra im­plan­ta­da nu­tri­en­tes es­sen­ci­ais nas quan­ti­da­des e pro­por­ções ade­qua­das pa­ra o seu cres­ci­men­to e de­sen­vol­vi­men­to du­ran­te seu ci­clo, vi­san­do à ob­ten­ção de ga­nhos pro­du­ti­vos e per­mi­tin­do iden­ti­fi­car os prin­ci­pa­is fa­to­res que li­mi­tam tal ca­pa­ci­da­de, bem co­mo a ca­pa­ci­da­de de di­ag­no­se das con­di­ções do so­lo, pos­si­bi­li­tan­do as­sim, uma to­ma­da de de­ci­são pa­ra a sua cor­re­ção ou ma­nu­ten­ção.

A fer­ra­men­ta mais uti­li­za­da pa­ra de­ter­mi­nar a quan­ti­da­de ne­ces­sá­ria de nu­tri­en­tes pa­ra as cul­tu­ras é a aná­li­se do so­lo. Co­nhe­cer a fer­ti­li­da­de do so­lo me­di­an­te aná­li­se quí­mi­ca jun­ta­men­te com a tex­tu­ra do so­lo e o po­ten­ci­al de pro­du­ção da cul­ti­var a ser plan­ta­da é fun­da­men­tal pa­ra a de­fi­ni­ção das quan­ti­da­des de fer­ti­li­zan­tes a se­rem uti­li­za­das. Da mes­ma for­ma, o co­nhe­ci­men­to do his­tó­ri­co da área tam­bém de­ve ser con­si­de­ra­do, uma vez que os re­sí­duos das adu­ba­ções an­te­rio­res po­dem atin­gir ní­veis de to­xi­dez, em es­pe­ci­al pa­ra mi­cro­nu­tri­en­tes.

A efi­ci­ên­cia na apli­ca­ção dos fer­ti­li­zan­tes es­tá li­ga­da a cor­re­ta cor­re­ção da aci­dez e a eli­mi­na­ção do alu­mí­nio tó­xi­co do so­lo. A ca­la­gem é res­pon­sá­vel pe­la me­lho­ria das con­di­ções quí­mi­cas nas ca­ma­das su­per­fi­ci­ais do so­lo, prin­ci­pal­men­te no for­ne­ci­men­to de cál­cio e mag­né­sio pa­ra as plan­tas e neu­tra­li­za­ção da aci­dez. Por sua vez, a ges­sa­gem pro­vo­ca a me­lho­ria no sub­so­lo, au­men­tan­do o te­or de cál­cio e en­xo­fre e re­du­zin­do a to­xi­ci­da­de do Al no so­lo. Uma prá­ti­ca não sub­sti­tui a ou­tra, sen­do que cal­cá­rio e ges­so são in­su­mos com­ple­men­ta­res e não sub­sti­tu­ti­vos.

Com a de­vi­da cor­re­ção da aci­dez pe­la apli­ca­ção de cal­cá­rio e a me­lho­ria do am­bi­en­te do sub­so­lo pe­lo uso do ges­so, a cons­tru­ção do per­fil do so­lo se com­ple­ta com a adu­ba­ção. A adu­ba­ção é a prá­ti­ca agrí­co­la que con­sis­te no for­ne­ci­men­to de fer­ti­li­zan­tes ao so­lo, de mo­do a re­cu­pe­rar ou con­ser­var a sua fer­ti­li­da­de, su­prin­do a ca­rên­cia de nu­tri­en­tes e pro­por­ci­o­nan­do o ple­no de­sen­vol­vi­men­to das cul­tu­ras ve­ge­tais. A adu­ba­ção cor­re­ta au­men­ta a pro­du­ti­vi­da­de agrí­co­la.

As es­tra­té­gias co­mo o mo­ni­to­ra­men­to do so­lo e co­nhe­ci­men­to das ta­xas de ex­por­ta­ção de nu­tri­en­tes pe­las co­lhei­tas das cul­tu­ras e ava­li­a­ção do ba­lan­ço de nu­tri­en­tes no sis­te­ma é o ca­mi­nho pa­ra de­fi­nir a ne­ces­si­da­de de adu­ba­ção pa­ra uma de­ter­mi­na­da cul­tu­ra.

O co­nhe­ci­men­to re­la­ci­o­na­do às pro­pri­e­da­des do so­lo, co­mo as de­ri­va­das da fí­si­ca, quí­mi­ca, fer­ti­li­da­de, mi­cro­bio­lo­gia e bi­o­quí­mi­ca, com­bi­na­das com o co­nhe­ci­men­to de ma­te­má­ti­ca e da bi­o­lo­gia, tam­bém per­mi­te o es­tu­do da hi­dro­lo­gia e do ma­ne­jo das ba­cias hi­dro­grá­fi­cas agrí­co­las, bem co­mo as téc­ni­cas re­la­ci­o­na­das à ir­ri­ga­ção, dre­na­gem e eva­po­tran­spi­ra­ção, con­tro­le de es­co­a­men­to e ero­são, as­sim co­mo a me­ca­ni­za­ção agrí­co­la.

É des­ta for­ma que o Cur­so de Es­pe­cia­li­za­ção em So­los e Nu­tri­ção de Plan­tas or­ga­ni­za os te­mas das au­las pa­ra pro­por­ci­o­nar aos alu­nos o co­nhe­ci­men­to ge­ral so­bre o ma­ne­jo do so­lo, com o ob­je­ti­vo de oti­mi­zar ple­na­men­te a ex­plo­ra­ção do so­lo, ofe­re­cen­do a com­pre­en­são apro­fun­da­da do fun­cio­na­men­to do so­lo e de su­as re­a­ções sob di­fe­ren­tes con­di­ções. Den­tro des­te con­tex­to, o cur­so abor­da di­ver­sos te­mas que irão pro­por­ci­o­nar o co­nhe­ci­men­to pa­ra atin­gir ga­nhos de pro­du­ti­vi­da­de, mas sem es­que­cer de man­ter a qua­li­da­de do sis­te­ma e pre­ser­va­ção do so­lo. Mai­o­res in­for­ma­ções so­bre os cur­sos.

(Val­ter Ca­sa­rin, agrô­no­mo, en­ge­nhei­ro flo­res­tal, co­or­de­na­dor ci­en­tí­fi­co do ins­ti­tu­to Nu­tri­en­tes pa­ra a Vi­da e pro­fes­sor do Pro­gra­ma Sol­lo­A­gro de Edu­ca­ção Con­ti­nu­a­da da Esalq/USP)

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