Home / Opinião

OPINIÃO

O povo organizado, protagonista da nova sociedade

O Pa­pa Fran­cis­co além de ser um lí­der re­li­gi­o­so emer­ge tam­bém co­mo um dos mai­o­res lí­de­res ge­o­po­lí­ti­cos atu­ais. Ele tem um la­do. Não re­pro­duz um dis­cur­so equi­lis­tra, pró­prio dos pon­tí­fi­ces pas­sa­dos. Pe­lo fa­to de ter cla­ra­men­te um la­do, o dos po­bres, das ví­ti­mas e da vi­da ame­a­ça­da, anun­cia ede­nun­cia. De­nun­cia um sis­te­ma que ido­la­tra o di­nhei­ro e se faz as­sas­si­no dos po­bres e de­pre­da­dor da na­tu­re­za. En­ten­de-se-: é o sis­te­ma e a cul­tu­ra do ca­pi­tal. Te­mos que ou­vir su­as pa­la­vras por­que é de al­guém que tem con­sci­ên­cia dos ris­cos que pe­sam so­bre to­da a hu­ma­ni­da­de e a na­tu­re­za.

Não se li­mi­ta à de­nún­cia. Anun­cia co­mo se viu in­du­bi­ta­vel­men­te no dia 9 de ju­lho de 2015, por oca­si­ção de sua vi­si­ta à Bo­lí­via. Re­a­li­zou-se o II.En­con­tro Mun­di­al dos Mo­vi­men­tos So­ci­ais em San­ta Cruz de la Sier­ra. Cha­mou a si os re­pre­sen­tan­tes dos mo­vi­men­tos pa­ra com eles, que sen­tem na pró­pria pe­le as fe­ri­das da ex­plo­ra­ção, a fim de dis­cu­ti­rem as cau­sas de seus pa­de­ci­men­tos. Ne­nhum dos pa­pas an­te­rio­res te­ve es­se ou­sa­dia.

Mui­tos re­pre­sen­tan­tes bra­si­lei­ros mar­ca­ram lá sua pre­senç.a. O dis­cur­so é um ver­da­dei­ro ro­tei­ro pa­ra as lu­tas em di­re­ção de um ti­po no­vo de ci­vi­li­za­ção, já que a nos­sa es­tá em cres­cen­te ero­são e não pos­sui in­ter­na­men­te os mei­os de so­lu­ção pa­ra os pro­ble­mas ame­a­ça­do­res que ela cri­ou pa­ra si e pa­ra o nos­so fu­tu­ro. O dis­cur­so pos­sui du­as par­tes: na pri­mei­ra es­ta­be­le­ce as me­tas fun­da­men­tais que de­vem abran­ger a to­dos.São os­fa­mo­sos três T: Ter­ra pa­ra mo­rar e tra­ba­lhar ne­la; Tra­ba­lho pa­ra ga­ran­tir o sus­ten­to das pes­so­as; Te­to pa­ra abri­gar as pes­so­as por­que não são ani­mais ao re­len­to.

A se­gun­da par­te é pro­gra­má­ti­ca e re­pre­sen­ta um de­sa­fio. Diz aos re­pre­sen­tan­tes dos mo­vi­men­tos so­ci­ais. Re­su­min­do su­as pa­la­vras afir­ma: não es­pe­rem na­da de ci­ma, dos ges­to­res do sis­te­ma vi­gen­te, pois vem sem­pre mais do mes­mo que per­pe­tua e apro­fun­da a mi­sé­ria. Se­jam vo­cês mes­mos os pro­ta­go­nis­tas de um no­vo es­ti­lo de so­ci­e­da­de, com um no­va for­ma de pro­du­ção or­gâ­ni­ca, sin­to­ni­za­da com a na­tu­re­za; com uma dis­tri­bui­ção jus­ta dos be­ne­fí­ci­os e com um con­su­mo só­brio; se­jam os pro­fe­tas do no­vo fun­da­do na jus­ti­ça so­ci­al e na so­li­da­ri­e­da­de. E dá três con­se­lhos: fa­çam que a eco­no­mia sir­va à vi­da e não ao mer­ca­do; pro­mo­vam a jus­ti­ça so­ci­al, ba­se pa­ra a paz du­ra­dou­ra; e cu­i­dem da Mãe Ter­ra sem a qual ne­nhum pro­je­to se tor­na pos­sí­vel.

Es­tas ori­en­ta­ções do Pa­pa Fran­cis­co nos ilu­mi­nam no meio da tor­men­ta de nos­sa plu­ri­cri­se atu­al.

O le­ga­do des­ta cri­se se­rá se­gu­ra­men­te um ou­tro ti­po de so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra, on­de os de­ze­nas de mo­vi­men­tos so­ci­ais de ho­mens e de mu­lhe­res pos­su­i­rão um pro­ta­go­nis­mo de­ter­mi­nan­te.

Se­rá um no­vo ti­po de ci­da­da­nia que re­ge­ne­rá o Bra­sil. Só ci­da­dã­os ati­vos po­dem fun­dar uma so­ci­e­da­de de­mo­crá­ti­co-par­ti­ci­pa­ti­va,só­cio-eco­ló­gi­ca, co­mo sis­te­ma aber­to e sem­pre per­fec­tí­vel. Por is­so, o di­á­lo­go, a par­ti­ci­pa­ção, a vi­vên­cia da cor­re­ção éti­ca e a bus­ca da tran­spa­rên­cia cons­ti­tu­em su­as vir­tu­des mai­o­res.

Fun­da­men­tal­men­te po­de­mos di­zer: há no Bra­sil dois pro­je­tos an­ta­gô­ni­cos dis­pu­tan­do a he­ge­mo­nia: o pro­je­to dos en­di­nhei­ra­dos, an­ti­gos e no­vos, ar­ti­cu­la­dos com as cor­po­ra­ções trans­na­cio­nais que que­rem um Bra­sil com po­pu­la­ção me­nor do que re­al­men­te é. Es­te Bra­sil, as­sim, acre­di­tam eles, da­ria pa­ra ge­ren­ciá-lo, em seu be­ne­fí­cio, sem mai­o­res pre­o­cu­pa­ções. Os res­tan­tes mi­lhões que se las­quem pois sem­pre ti­ve­ram que se acos­tu­mar a vi­ver e a so­bre­vi­ver na ne­ces­si­da­de.

O ou­tro pro­je­to quer cons­tru­ir um Bra­sil pa­ra to­dos, de­mo­crá­ti­co, pu­jan­te, so­be­ra­no, ati­vo e al­ti­vo fa­ce às pres­ses dos po­de­ro­sos ex­ter­nos e in­ter­nos, es­tes que que­rem re­co­lo­ni­zar o Bra­sil e fa­ze-lo me­ro ex­por­ta­dor de com­mo­di­ti­es.

Os dois gol­pes que co­nhe­ce­mos na fa­se re­pu­bli­ca­na, o de 1964 e do 2016, fo­ram tra­ma­dos e da­dos em fun­ção da vo­ra­ci­da­de dos en­di­nhei­ra­dos que não pos­su­em um pro­je­to de na­ção, ape­nas pa­ra si, co­mo­for­ma de ga­ran­tir seus pri­vi­le­gios.

Os que de­ram o gol­pe em 2016 em­bar­ca­ram nes­se pro­je­to con­tra o po­vo. Na ver­da­de, eles não têm na­da a ofe­re­cer pa­ra os mi­lhões de bra­si­lei­ros que es­tão às mar­gens do de­sen­vol­vi­men­to hu­ma­no, se­não mais em­po­bre­ci­men­to e dis­cri­mi­na­ção.

Es­ta oli­gar­quia de en­di­nhei­ra­dos,no en­tan­to, não é por­ta­do­ra de es­pe­ran­ça e, por is­so, é con­de­na­da a vi­ver sob per­ma­nen­te me­do de que, uma dia, es­ta si­tu­a­ção pos­sa se re­ver­ter e per­der seus pri­vi­lé­gios.

Eis a nos­sa es­pe­ran­ça: de que o fu­tu­ro aca­be per­ten­cen­do aos hu­mi­lha­dos e ofen­di­dos de nos­sa his­tó­ria que, um dia – e ele che­ga­rá – her­da­rão as bon­da­des que a Mãe Ter­ra re­ser­vou pa­ra to­dos. Ale­gres, se sen­ta­rão jun­tos à me­sa, na gran­de co­men­sa­li­da­de dos li­ber­tos, go­zan­do dos fru­tos de sua re­sis­tên­cia, de sua in­dig­na­ção e de sua co­ra­gem de mu­da­re de su­as vi­tó­rias. En­tão co­me­ça­rá uma no­va his­tó­ria do Bra­sil, da qual fo­ram os prin­ci­pa­is pro­ta­go­nis­tas, ho­mens e mu­lhe­res e da qual nos po­de­mos hon­rar.

(Le­o­nar­do Boff, te­ó­lo­go e fi­ló­so­fo, es­cre­veu Bra­sil: con­clu­ir a re­fun­da­ção ou pro­lon­gar a de­pen­dên­cia, Vo­zes 2018)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias