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OPINIÃO

O mal-estar dos professores

O pro­je­to To­dos pe­la Edu­ca­ção e a Fun­da­ção do Ban­co Itaú, de­no­mi­na­da Itaú So­ci­al, di­vul­ga­ram pes­qui­sa que con­tem­plou o te­ma da sa­tis­fa­ção dos pro­fes­so­res com a pro­fis­são do­cen­te.

Se­gun­do es­sa pes­qui­sa, ape­nas 21% dos do­cen­tes se sen­tem ple­na­men­te re­a­li­za­dos e sa­tis­fei­tos com a pro­fis­são.

São nú­me­ros, de fa­to, alar­man­tes. Mas é ne­ces­sá­rio ana­li­sar es­ses da­dos le­van­do-se em con­si­de­ra­ção, nes­sa “fo­to­gra­fia”, aqui­lo que apa­re­ce de ime­di­a­to da­qui­lo que per­ma­ne­ce nas en­tre­li­nhas, nas bor­das das ima­gens.

O Bra­sil con­so­li­dou, a par­tir da dé­ca­da de 1970, um só­li­do sis­te­ma de pós-gra­du­a­ção, por mais pa­ra­do­xal que is­so pos­sa pa­re­cer num pa­ís que até ho­je tem in­con­sis­tên­cias no âm­bi­to da edu­ca­ção bá­si­ca.

Mas o fa­to é que, a par­tir da­que­la épo­ca, o pa­ís pas­sou a pro­du­zir de mo­do sis­te­ma­ti­za­do um nú­me­ro sig­ni­fi­ca­ti­vo de dis­ser­ta­ções e tes­es so­bre edu­ca­ção.

O pri­mei­ro dou­to­ra­do em Edu­ca­ção foi de­fen­di­do em São Pau­lo, em 1971.

À me­di­da que os Pro­gra­mas de Pós-Gra­du­a­ção em Edu­ca­ção se es­tru­tu­ra­ram al­guns te­mas se mos­tra­ram mais pre­sen­tes do que ou­tros.

Se por um la­do as ques­tões que re­la­ci­o­na­vam edu­ca­ção e po­lí­ti­ca e edu­ca­ção e tra­ba­lho fo­ram bus­ca­das por cen­te­nas de pes­qui­sa­do­res, por ou­tro la­do a pes­qui­sa edu­ca­cio­nal bra­si­lei­ra ocu­pou-se con­ti­nua­men­te com o te­ma da pro­fis­são do­cen­te, sua pro­fis­si­o­na­li­da­de e seus te­mas es­pe­cí­fi­cos.

É im­por­tan­te lem­brar es­se pas­sa­do re­cen­te não exa­ta­men­te pa­ra afir­mar que a ini­ci­a­ti­va do To­dos pe­la Edu­ca­ção e do Itaú So­ci­al não é iné­di­ta, mas sim pa­ra re­co­nhe­cer sua im­por­tân­cia e as­si­na­lar que o te­ma faz par­te da tra­di­ção bra­si­lei­ra de pes­qui­sa edu­ca­cio­nal.

Na dé­ca­da de 1990, por exem­plo, en­tre as “quei­xas do­cen­tes” mais re­cor­ren­tes des­pon­ta­va o te­ma da fal­ta de ho­mo­ge­ne­i­da­de nas tur­mas, com alu­nos com di­fe­ren­tes tra­je­tó­ri­as e ca­pi­tal cul­tu­ral, to­dos re­u­ni­dos na mes­ma sa­la de au­la, pro­por­ci­o­nan­do “en­tra­ves” ao tra­ba­lho do­cen­te.

Es­sas “quei­xas” pro­por­ci­o­na­vam den­sas aná­li­ses a res­pei­to do quan­do a edu­ca­ção na for­ma es­co­lar, ou se­ja, nas di­nâ­mi­cas que exi­gem tra­ba­lhos sin­cro­ni­za­dos e si­mul­tâ­ne­os, pro­du­zia, ao mes­mo tem­po em que in­clu­ía e es­co­la­ri­za­va, ex­clu­sões e es­co­la­ri­za­ções in­com­ple­tas.

Nes­te iní­cio do sé­cu­lo 21 tor­nou-se mais in­ten­so o la­men­to em re­la­ção à de­te­rio­ra­ção das con­di­ções de tra­ba­lho.

Nes­se sen­ti­do, an­tes que as ques­tões sa­la­ri­ais des­pon­tas­sem co­mo exem­plo da des­va­lo­ri­za­ção do tra­ba­lho do pro­fes­sor é im­por­tan­te lem­brar que pre­do­mi­na­vam quei­xas re­la­ci­o­na­das à ins­ta­bi­li­da­de.

Con­ti­nua­men­te os pro­fes­so­res se quei­xa­vam de que ti­nham que tra­ba­lhar em mui­tas es­co­las ao mes­mo tem­po, pois ne­nhu­ma ofe­re­cia con­di­ções de es­ta­bi­li­da­de e per­ma­nên­cia.

Por­tan­to, ten­ta­vam cha­mar aten­ção pa­ra as ca­rac­te­rís­ti­cas que o tra­ba­lho do­cen­te es­ta­va ad­qui­rin­do. Tor­na­va-se, em mui­tas cir­cun­stân­cias, um tra­ba­lho iti­ne­ran­te e fra­ci­o­na­do.

E sem­pre des­pon­ta­va o re­gis­tro de que o pro­fes­sor de­pen­dia de car­gas exaus­ti­vas de tra­ba­lho pa­ra con­se­guir com­ple­tar ga­nhos mí­ni­mos à sub­sis­tên­cia.

O iní­cio do sé­cu­lo XXI “es­ta­bi­li­zou” uma no­va quei­xa, a de que os pro­fes­so­res se sen­ti­am “pou­co pre­pa­ra­dos”.

Es­sa quei­xa co­in­ci­de com os re­sul­ta­dos de uma di­nâ­mi­ca le­va­da a efei­to na dé­ca­da de 1990 quan­do uma es­pan­to­sa aber­tu­ra de li­cen­cia­tu­ras pri­va­das foi in­cen­ti­va­da com prin­cí­pios me­ra­men­te mer­can­tis.

Em­pre­sas edu­ca­cio­nais fo­ram es­ti­mu­la­das a ofe­re­cer os “cur­sos mais ba­ra­tos”, en­tre os qua­is do­mi­nan­te­men­te as li­cen­cia­tu­ras.

Se a Lei de Di­re­tri­zes e Ba­ses da Edu­ca­ção Na­ci­o­nal, LDB 9494/1996, exi­giu que a for­ma­ção de pro­fes­so­res fos­se obri­ga­to­ri­a­men­te de­ri­va­da da cer­ti­fi­ca­ção em ní­vel su­pe­ri­or, uma vi­tó­ria po­lí­ti­ca sem som­bra de dú­vi­da, por ou­tro la­do, os cui­da­dos go­ver­na­men­tais com a es­tru­tu­ra­ção do en­si­no su­pe­ri­or fo­ram nu­los, e es­ti­mu­la­ram gran­de mer­can­ti­li­za­ção e ex­pres­si­va e cons­tran­ge­do­ra op­ção pe­lo ali­gei­ra­men­to.

Nes­te mo­men­to, a in­sa­tis­fa­ção do­cen­te so­ma vá­rios as­pec­tos des­se pas­sa­do re­cen­te.

O pro­fes­sor não se en­con­tra in­sa­tis­fei­to ape­nas com de­fa­sa­gens sa­la­ri­ais.

Es­tá em an­da­men­to um pro­ces­so de res­sig­ni­fi­ca­ção das pa­la­vras va­lo­ri­za­ção e des­va­lo­ri­za­ção.

No âm­bi­to da des­va­lo­ri­za­ção se ins­ta­la uma ques­tão que ine­vi­ta­vel­men­te se di­ri­ge à so­ci­e­da­de e ao Es­ta­do em par­ti­cu­lar.

A ques­tão que se apre­sen­ta diz res­pei­to aos li­mi­tes do des­res­pei­to. Até on­de nos­sa so­ci­e­da­de ca­mi­nha­rá até que re­co­nhe­ça a do­cên­cia co­mo cen­tral na pró­pria or­ga­ni­za­ção do Es­ta­do e do pa­ís?

Na so­ma das pes­qui­sas en­con­tra­mos um ator so­ci­al, o pro­fes­sor, me­nos quei­xo­so de seus ga­nhos e mais um su­jei­to po­lí­ti­co a fa­lar de re­co­nhe­ci­men­to e le­gi­ti­mi­da­de.

Re­co­nhe­ci­men­to e le­gi­ti­mi­da­de são pa­la­vras cha­ve da de­mo­cra­cia.

Diz res­pei­to a ser pos­sí­vel in­di­car ra­pi­da­men­te o que im­por­ta, o que pre­do­mi­na, o que é im­pres­cin­dí­vel.

Que o in­cô­mo­do dos pro­fes­so­res tra­ga pa­ra nos­sas lu­tas po­lí­ti­cas a sub­stân­cia que ali­men­ta a con­vic­ção de que re­cons­tru­ir o pa­ís pas­sa, ne­ces­sa­ria­men­te, pe­la es­cu­ta res­pei­to­sa e re­ve­ren­te das quei­xas des­ses que não são sa­cer­do­tes re­a­li­zan­do um ofí­cio ba­se­a­do na en­tre­ga pes­so­al e no “cha­ma­do vo­ca­cio­nal”.

São sim, co­mo já afir­ma­va Emi­le Durkheim no fim do sé­cu­lo 19, pro­fis­si­o­nais e su­jei­tos po­lí­ti­cos ca­pa­zes de elu­ci­dar os que nos fal­tou no pas­sa­do, o que nos pren­de no pre­sen­te e o que ha­ve­rá de nos eman­ci­par no fu­tu­ro.

(Gilberto Alvarez, di­re­tor do Cur­si­nho da Po­li e pre­si­den­te da Fun­da­ção Po­li­Sa­ber)

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