Home / Opinião

OPINIÃO

O maior psicoterapeuta de todos os tempos

O Psi­co­te­ra­peu­ta pers­cru­ta a men­te e o Es­pí­ri­to. Fun­ção que es­tá na ori­gem da pa­la­vra psi­co­te­ra­pia: do gre­go psykhe-men­te e the­ra­peu­ein – cu­rar.

A psi­co­te­ra­pia pro­mo­ve o tra­ta­men­to de pro­ble­mas psi­co­ló­gi­cos co­mo a de­pres­são, an­sie­da­de, di­fi­cul­da­des de re­la­ci­o­na­men­to, en­tre mui­tos ou­tros pro­ble­mas de sa­ú­de men­tal.

Tra­ta-se de pro­ces­so di­a­lé­ti­co efe­tu­a­do en­tre um pro­fis­si­o­nal, que po­de ser um psi­có­lo­go ou um psi­qui­a­tra e seu pa­ci­en­te.

A Psi­co­te­ra­pia uti­li­za um con­jun­to de téc­ni­cas e mei­os pa­ra ana­li­sar e in­ter­vir nos pro­ble­mas emo­cio­nais , com­por­ta­men­tais, e em tran­stor­nos men­tais. Co­mo o ter­mo “psi­co” tam­bém sig­ni­fi­ca al­ma, po­de-se di­zer, eti­mo­lo­gi­ca­men­te, que diz res­pei­to ao tra­ta­men­to da al­ma.

Par­tin­do des­te en­ten­di­men­to po­de­re­mos ana­li­sar, ou en­ten­der me­lhor as ações de um te­ra­peu­ta que tran­scen­de to­das as ci­ên­cias fun­da­men­tais, abs­tra­tas, es­pe­cia­li­za­das, com­bi­na­das e apli­ca­das.

Seus fei­tos res­pon­dem, às mais pro­fun­das in­da­ga­ções fi­lo­só­fi­cas.

Fa­lou e en­si­nou co­mo quem tra­zia em si au­to­ri­da­de pró­pria e não co­mo os mes­tres da lei, que de si mes­mos pou­co ti­nham.

Ele, em seus en­si­na­men­tos tra­tou e tra­ta dos re­cur­sos plás­ti­cos da men­te, co­mo o co­nhe­ci­men­to do pas­sa­do – te­le­pa­tia – ou acon­te­ci­men­tos que ti­ve­ram lu­gar an­te­rior­men­te e se en­con­tram gra­va­dos nas men­tes das pes­so­as en­vol­vi­das na ma­ni­fes­ta­ção de seus atos de cu­ra e res­tau­ra­ção de cor­pos e al­mas.

Evi­den­ci­ou o co­nhe­ci­men­to de ocor­rên­cias no mun­do ex­te­ri­or pa­ra além de fa­tos e si­tu­a­ções (cla­ri­vi­dên­cia), sem o con­ta­to com im­pres­sões sen­so­ria­is e per­cep­ção do fu­tu­ro (pres­ci­ên­cia).

O fo­co de nos­so ar­ra­zo­a­do é o Cris­to, o ini­cia­dor da mais pu­ra mo­ral evan­gé­li­co cris­tã, que veio pa­ra li­ber­tar o ho­mem das amar­ras de si mes­mo, li­vran­do-o de se tor­nar re­fém de su­as in­fe­rio­ri­da­des.

As­su­miu-se co­mo cri­a­tu­ra hu­ma­na, em­bo­ra as evi­dên­cias o pre­nun­cias­sem co­mo Se­nhor, Mes­si­as, Fi­lho de Da­vi, San­to de Deus, Pro­fe­ta, Mes­tre, Pas­tor, Na­za­re­no – tra­zen­do con­si­go a mis­são de con­cre­ti­zar o Rei­no de Deus, um Rei­no de vi­da ple­na, em meio às cri­a­tu­ras hu­ma­nas.

No ano da era cris­tã 28, Jo­ão, o Ba­tis­ta, já es­ta­va pre­gan­do os no­vos tem­pos, e pro­va­vel­men­te, nes­se mes­mo ano, Je­sus da­va iní­cio à sua vi­da pú­bli­ca.

O evan­ge­lho de Lu­cas afir­ma que Je­sus ti­nha 30 anos quan­do co­me­çou a pre­gar.

Saiu pe­la Ga­li­leia, no ro­tei­ro en­tre Na­za­ré e Ca­far­naum, daí pa­ra a Ju­déia. Ru­mou pa­ra o nor­te, in­do até Ti­ro e Si­don, ou a De­cá­po­lis, na Sa­ma­ria, à re­gi­ão dos Ge­ra­se­nos, à les­te do la­go de Ti­be­rí­a­des.

Por to­da par­te acen­tu­a­va que não veio der­ro­gar a lei, mas cum­pri-la. An­te cer­tas prá­ti­cas, age di­fe­ren­te­men­te quan­to à ob­ser­va­ção do sá­ba­do, des­ta­can­do o cum­pri­men­to dos man­da­men­tos es­sen­ci­ais re­fe­ren­tes ao amor de Deus e do pró­xi­mo.

Fa­lou so­bre a lei, im­pe­ran­te em sua cul­tu­ra (a ju­dai­ca) com au­to­ri­da­de, rei­vin­di­can­do o di­rei­to de a cor­ri­gir.

Le­vou-a mais lon­ge: “Ou­vis­te o que foi di­to...Eu, po­rém, vos di­go(...). Is­so as­sus­tou, por­que a pa­la­vra de Moi­sés era con­si­de­ra­da ex­pres­são pri­vi­le­gi­a­da, por ser a pró­pria pa­la­vra de Deus.

Re­vo­lu­ci­o­nan­do pa­drões, Je­sus exor­tou a tu­do dei­xar pa­ra O se­guir.

Rei­vin­di­cou uma re­la­ção úni­ca com Deus, a quem cha­mou Pai, em­bo­ra não se au­to de­no­mi­nas­se Fi­lho de Deus, mas seu com­por­ta­men­to e pa­la­vra o re­ve­la­vam.

Agiu con­tra­ri­a­men­te ao ju­daís­mo: co­meu com os pu­bli­ca­nos, so­freu hu­mil­de­men­te, mor­reu na cruz, co­mo cri­mi­no­so.

Pre­gou o Rei­no de Deus, que es­ta­va pró­xi­mo, não co­mo um ter­ri­tó­rio, não com apa­rên­cia ex­te­ri­or. Nem po­der – se– ia di­zer: es­tá aquí.. ou es­tá ali... pois o Rei­no de Deus, afir­ma­va, es­tá den­tro de vós... É gra­tui­to...é a boa no­va.... Não es­tá dis­tan­te....Co­me­ça já, com a ale­gria de ser per­do­a­do... Es­pe­ra por to­dos nós...Res­ta que o ho­mem o aco­lha. E ele o fa­rá , quan­do ti­ver a con­sci­ên­cia es­cla­re­ci­da pe­la ra­zão.

O ape­lo re­cor­ren­te à con­sci­ên­cia: “que que­res de fa­ça”, “que­res ser cu­ra­do”, “a sua fé te sal­vou”, “vá e não pe­ques mais pa­ra que não te acon­te­ça coi­sa pi­or”, ou mes­mo nas ca­te­gó­ri­cas “ele ape­nas dor­me” , “eu tra­go a água vi­va”, fo­cam o des­per­tar da ra­zão e da sen­si­bi­li­da­de pa­ra as re­a­li­da­des da vi­da.

O des­per­tar pa­ra a re­a­li­da­de é apa­ná­gio do exer­cí­cio fun­da­men­tal da psi­co­te­ra­pia e nes­te que­si­to, Je­sus, o Cris­to de Deus se des­ta­ca co­mo o mai­or psi­co­te­ra­peu­ta de to­dos os tem­pos.

(El­zi Nas­ci­men­to – psi­có­lo­ga clí­ni­ca e es­cri­to­ra / El­zi­ta Me­lo Quin­ta – pe­da­go­ga – es­pe­cia­lis­ta em Edu­ca­ção e es­cri­to­ra. São res­pon­sá­veis pe­lo Blog Es­pí­ri­ta: lu­zes­do­con­so­la­dor.com. Elas es­cre­vem no DM às sex­tas-fei­ras e aos do­min­gos. E-mail: iop­ta@iop­ta.com.br (062) 3251 8867)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias