Home / Opinião

OPINIÃO

O inverno é tempo de gripe e de problemas respiratórios

A che­ga­da da es­ta­ção, em ju­nho, traz com ela o au­men­to do nú­me­ro de ca­sos de ado­e­ci­men­to pro­vo­ca­dos por vá­rios agen­tes de in­fec­ções res­pi­ra­tó­ri­as, en­tre eles o ví­rus In­flu­en­za.

Em 2018, po­rém, têm cau­sa­do pre­o­cu­pa­ção bo­a­tos que cir­cu­lam nas re­des so­ci­ais e apon­tam a en­tra­da no Bra­sil de um so­ro­ti­po res­pon­sá­vel por mi­lha­res de ca­sos nos Es­ta­dos Uni­dos, o H3N2, e ocor­rên­cia de óbi­tos as­so­cia­dos a ou­tro so­ro­ti­po do ví­rus, o H2N3.

Em no­ta ofi­ci­al, no en­tan­to, o Mi­nis­té­rio da Sa­ú­de já es­cla­re­ceu que não exis­te cir­cu­la­ção de ví­rus In­flu­en­za H2N3 no Bra­sil.

A en­ti­da­de re­for­çou que man­tém vi­gi­lân­cia so­bre as va­ri­an­tes de In­flu­en­za pre­sen­tes no pa­ís, a par­tir de uma re­de de uni­da­des sen­ti­ne­las, e des­ta­cou que a va­ci­na anual­men­te ofe­re­ci­da pe­lo Sis­te­ma Úni­co de Sa­ú­de (SUS) pro­te­ge con­tra as va­ri­a­ções mais co­muns em cir­cu­la­ção dos ví­rus In­flu­en­za H1N1, H3N2 e In­flu­en­za B.

A cam­pa­nha de va­ci­na­ção de 2018 te­ve iní­cio em abril, e foi pror­ro­ga­da por mo­ti­vos de di­fi­cul­da­des lo­gís­ti­cas.

Lem­bra­mos que a me­lhor ma­nei­ra de pre­ve­nir as do­en­ças in­fec­cio­sas é a va­ci­na­ção con­for­me re­co­men­da­da por ór­gã­os co­mo a SBI, SBP, e Mi­nis­té­rio da Sa­ú­de.

(Lycia Mi­mi­ca, pro­fes­so­ra da Dis­ci­pli­na de Mi­cro­bio­lo­gia da Fa­cul­da­de de Ci­ên­cias Mé­di­cas da San­ta Ca­sa de São Pau­lo (FCMSCSP). Con­ta­to: lycia@pro­bac.com.br)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias