Home / Opinião

OPINIÃO

O crescimento econômico na construção do progresso e bem-estar

Quan­do a eco­no­mia cres­ce, pros­pe­ra, há mai­or cir­cu­la­ção de ri­que­za, se o pa­ís é bem go­ver­na­do, usa a po­lí­ti­ca co­mo ar­te, ins­tru­men­to, dis­po­si­ti­vo, ca­paz de fa­zer o es­ta­do fun­cio­nar com efi­cá­cia, de mo­do a pro­mo­ver a fe­li­ci­da­de, bem-es­tar da co­mu­ni­da­de, tem-se co­mo co­ro­lá­rio, a sa­tis­fa­ção qua­se uni­ver­sal, com o re­gi­me, em nos­so ca­so bra­si­lei­ro, a de­mo­cra­cia. En­tre­tan­to,  quan­do a po­lí­ti­ca, ins­tru­men­to, dis­po­si­ti­vo, no lu­gar de fa­zer o es­ta­do fun­cio­nar bem, pro­mo­ve o con­trá­rio, pas­sa a ras­tei­ra no po­vo, pri­ma-se, mui­to mais pe­lo pró­prio bem-es­tar dos go­ver­nan­tes, em de­tri­men­to do bem-es­tar da co­mu­ni­da­de, co­mo acon­te­ce na atu­a­li­da­de, do­mi­na­da pe­la po­lí­ti­ca pro­fis­si­o­nal, abas­te­ci­da pe­la cor­ren­te pa­tri­mo­ni­a­lis­ta, fo­men­ta, en­gen­dra, um cal­do de cul­tu­ra con­ta­gio­so, tão con­ta­gio­so, que aca­ba con­ta­mi­nan­do  to­da a so­ci­e­da­de, ou qua­se to­da, com  des­cren­ça, in­con­for­mi­da­de agu­ça­da no re­gi­me, mui­to mais ain­da, nos ocu­pan­tes do po­der. O mais pe­ri­go­so, nes­se ce­ná­rio, é que, com a fé aba­la­da na de­mo­cra­cia, ela mu­da de cren­ça, pas­sa de­fen­der a vol­ta ao go­ver­no di­ta­to­ri­al. Na­tu­ral que, sen­tin­do, na al­ma, as agru­ras de anos a fio de re­ces­são, re­che­a­da de cor­rup­ção, in­sol­vên­cia nas con­tas pú­bli­cas, en­ci­ma­da por dí­vi­da in­ter­na abis­mal, pas­sa a de­fen­der ou­tra mo­da­li­da­de de go­ver­nan­ça.

Por is­to lei­tor, é che­ga­da a ho­ra de pro­mo­ver, de for­ma pa­cí­fi­ca, or­dei­ra, co­mo de­ter­mi­na, o slo­gan do pa­vi­lhão na­ci­o­nal, a gran­de vi­ra­da, pas­san­do o pa­ís a lim­po, por meio do vo­to, ar­ma, fer­ra­men­ta mais po­de­ro­sa, va­li­o­sa, ge­ni­al do sis­te­ma de­mo­crá­ti­co, pois, dis­pen­sa e con­tra­ta, pre­mia e pu­ne, ao mes­mo tem­po, por meio de­le, to­da sor­te de go­ver­nan­tes. No en­tan­to, pa­ra cum­prir, com ma­es­tria, es­sa fa­ça­nha, o vo­to ser­vil tem que ser des­car­ta­do, se­ja o de ca­bres­to, se­ja o do com­pa­drio, sub­sti­tuin­do-o pe­lo vo­to con­sci­en­te, con­sci­en­te sa­pi­en­te, e, des­sa ma­nei­ra, re­a­li­zar a inu­si­ta­da, tão an­si­a­da mu­dan­ça, sub­sti­tuin­do to­dos que dor­mi­tam no go­ver­no há bas­tan­te tem­po, na con­tra­mão da his­tó­ria, por­quan­to, ao ar­re­pio das nor­mas, le­gi­ti­ma­men­te, re­pu­bli­ca­nas. Na re­a­li­da­de, eles, cal­ca­dos no co­mo­dis­mo, pou­co se im­por­tam, com a mi­ra­cu­lo­sa al­ter­nân­cia, mar­ca sin­gu­lar das so­ci­e­da­des li­vres, de­mo­crá­ti­cas, ou se­ja, tro­ca dos atu­ais, por ou­tros. Ade­mais, to­do con­ti­nuís­mo le­va, con­duz a fa­mi­li­o­cra­cia, e, es­ta, a oli­gar­quia, ini­mi­ga da de­mo­cra­cia, aman­te do po­der pe­lo po­der. Sim se­nhor, a ben­di­ta al­ter­nân­cia, de qua­tro em qua­tro anos, além de oxi­ge­nar a re­pú­bli­ca, der­ru­ba, de uma ca­ja­da­da só, os atu­ais ocu­pan­tes do po­der, no es­ta­do e uni­ão, ou fe­de­ral, cons­ti­tu­í­do pe­lo Con­gres­so Na­ci­o­nal.

Ima­gi­ne vo­cê, ou­tra me­di­da mais ex­cep­cio­nal ain­da, por meio de­le, con­sci­en­te, a so­ci­e­da­de elei­to­ra po­de re­du­zir o po­der le­gis­la­ti­vo, nas três es­fe­ras, pe­la me­ta­de, ali­vi­an­do a car­ga pe­sa­da, sus­ten­ta­da pe­lo ci­da­dão (ã) con­tri­buin­te, des­sa for­ma, pla­gi­an­do a mai­or e pri­mei­ra re­pú­bli­ca Ilu­mi­nis­ta da ter­ra, na­ção lí­der mun­di­al, por qua­se cem anos, que são os Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca do Nor­te. Se a mai­or re­pú­bli­ca do mun­do, pro­por­ci­o­nal­men­te, ao nú­me­ro de ha­bi­tan­tes, tem a me­ta­de de re­pre­sen­tan­tes no po­der le­gis­la­ti­vo, por­que car­gas d´água, nós bra­si­lei­ros, com di­fi­cul­da­des mil, in­sol­vên­cia fi­nan­cei­ra, va­mos con­ti­nu­ar sus­ten­tan­do, ta­ma­nha re­pre­sen­ta­ção le­gis­la­ti­va, nas três es­fe­ras? Con­tu­do, se de­pen­der de­les, oli­gar­cas do po­der, ja­mais se­re­mos al­for­ri­a­dos, li­vres, des­sa gi­gan­tes­ca car­ga, por is­so, é ne­ces­sá­rio que ca­da ci­da­dão/ci­da­dã, fa­ça cor­ren­te, for­me opi­ni­ão, con­sci­en­ti­zan­do a na­ção, pa­ra a gran­de mu­dan­ça, de pa­ra­dig­ma, va­len­do-se de ini­ci­a­ti­va, co­mo a da Lei da Fi­cha Lim­pa, do ar­ti­go 14 da cons­ti­tu­i­ção ci­da­dã, usan­do a sua alí­nea ter­cei­ra, ou C.

In­crí­vel lei­tor, mas, pu­ra ver­da­de, têm eles, mem­bros do po­der le­gis­la­ti­vo e, mes­mo, exe­cu­ti­vo, Ju­di­ci­á­rio, mais me­do de ple­bis­ci­to, re­fe­ren­dum, ini­ci­a­ti­va po­pu­lar, do que o di­a­bo da cruz, pro­va con­tun­den­te é o bai­xís­si­mo uso das três me­di­das cons­tan­tes do ar­ti­go 14, da mag­na car­ta. Ses­sen­ta e dois por cen­to da po­pu­la­ção bra­si­lei­ra, ain­da é, al­ti­va, la­bo­rio­sa, mes­mo com a atu­al cri­se, de­sem­pre­go não se aco­mo­da, se vi­ra, pro­cu­ra ou­tro ti­po de tra­ba­lho, man­tem-se ati­va, pro­du­zin­do ri­que­za pa­ra si e a na­ção, sub­si­di­an­do, in­clu­si­ve, o PIB, ora um tan­to na­ni­co. En­tre­tan­to, os oci­o­sos, se­mi oci­o­sos, a co­me­çar pe­los pre­sí­di­os mal con­tro­la­dos, con­ti­nu­ar pe­las ví­ti­mas da pa­ter­ni­da­de pou­co res­pon­sá­vel, mais ain­da, do es­ta­do mau ges­tor, pa­ter­na­lis­ta in­ve­já­vel, na era da tran­si­to­ri­e­da­de, sem um ou­sa­do pro­gra­ma de in­cen­ti­vo, ca­pa­ci­ta­ção, pre­pa­ro pa­ra o tra­ba­lho pro­du­ti­vo, de es­tí­mu­lo à im­plan­ta­ção de pe­que­nas in­dús­tri­as, fa­bri­cas de pro­ces­sa­men­to de ma­té­ria pri­ma pro­du­zi­da nas pró­pri­as ci­da­des in­te­rio­ra­nas.

Ve­ja só, es­sa fal­ta de vi­são e dis­po­si­ção obri­ga tais ma­té­rias pri­mas, a pas­se­a­rem pa­ra ser pro­ces­sa­das nos gran­des cen­tros, e, em se­gui­da, vol­ta­rem as ci­da­des de ori­gem, afim de ser con­su­mi­das, ex­tor­quin­do os mu­ni­cí­pios, en­ri­can­do a es­pe­cu­la­ção. No lu­gar de cri­ar em­pre­go, na fon­te ge­ra­do­ra, mais ri­que­za na mu­ni­ci­pa­li­da­de, pro­mo­ve o con­trá­rio, co­mo di­to, o pas­seio des­ne­ces­sá­rio, de­mais, a mi­gra­ção de pes­so­as a pro­cu­ra de um lu­gar ao sol, nas ca­pi­tais, po­den­do ge­rar ali, por fal­ta de po­lí­ti­ca de ori­en­ta­ção do es­ta­do, de­lin­quên­cia, fu­ga per­ni­cio­sa, pa­ra dro­gas e ban­di­tis­mo or­ga­ni­za­do, ca­ta­li­san­do in­se­gu­ran­ça, me­do, mal es­tar, a so­ci­e­da­de or­dei­ra, se­gui­do de des­con­ten­ta­men­to, com os go­ver­nan­tes, pou­ca fé no re­gi­me. Em­bo­ra a cri­se, re­ces­são, que se ar­ras­ta por vá­rios anos, os ban­cos pú­bli­cos, co­mo o BNDES, Cai­xa Eco­nô­mi­ca, BB, de­ten­to­res dos fun­dos de pen­sões, fun­do cons­ti­tu­ci­o­nais, fi­nan­cia­ram obras, gran­des obras, até pa­ra maus pa­ga­do­res, tan­to den­tro do pa­ís, co­mo lá fo­ra, nes­tes alhu­res, tam­bém há, maus em­pre­en­de­do­res.

Con­tu­do, mes­mo, com a tão ba­da­la­da po­lí­ti­ca de in­clu­são so­ci­al, con­sub­stan­ci­a­da ao dis­cur­so ma­vi­o­so de can­to de se­reia, on­de, pas­sa fel na bo­ca do elei­tor fa­lan­do que é mel, e, ele, elei­tor, ilu­di­do em sua Boa fé, ain­da ex­cla­ma, que me­zi­nho gos­to­so! O Mu­da Bra­sil, po­de­ria, ho­je, ter cre­di­ta­do em seu fa­vor, mi­rí­a­de de pe­que­nos em­pre­en­de­do­res no meio ur­ba­no e ru­ral, fun­da­do em ou­sa­do pro­gra­ma de cré­di­to ori­en­ta­do e su­per­vi­si­o­na­do, on­de o can­di­da­to, ao ter seu pro­je­to apro­va­do, jun­to com o cré­di­to, re­ce­be­ria tam­bém ori­en­ta­ção se­gu­ra, aba­li­za­da, du­ran­te a apli­ca­ção dos re­cur­sos, de téc­ni­cos pre­pa­ra­dos pa­ra a mis­são de as­se­gu­rar a boa apli­ca­ção do fi­nan­cia­men­to, se­gui­da de eman­ci­pa­ção so­ci­o­e­co­nô­mi­ca da em­pre­sa be­ne­fi­ciá­ria, ur­ba­na ou ru­ral.

En­tre­tan­to, o ma­la­ba­ris­mo em vo­ga con­ta­giou ne­ga­ti­va­men­te os ges­to­res pú­bli­cos, des­vi­an­do-os de tra­ba­lho de ta­ma­nha en­ver­ga­du­ra, tan­to pa­ra o meio ur­ba­no, co­mo pa­ra o meio ru­ral. Nes­te, no lu­gar de me­lho­rar, ain­da mais, os ser­vi­ços de ex­ten­são ru­ral, que eram bons, bu­ro­cra­ti­zou sua ad­mi­nis­tra­ção, em cer­tos ca­sos, cor­rom­pen­do-os. De mo­do que, as ver­bas exis­ti­am, con­ti­nuam exis­tin­do, mas, as li­be­ra­ções eram fei­tas me­di­an­te pro­pi­nas, tal qual, o pro­pi­no­du­to da Pe­tro­bras. En­fim, a bai­xa pou­pan­ça, ora, pou­co mais de 10% do PIB, nos Ti­gres asi­á­ti­cos, che­ga a ul­tra­pas­sar 50%, so­la­pou a dis­po­si­ção que res­ta­va. Aqui, o con­fis­co, in­fla­ção ga­lo­pan­te, ar­ru­i­nou, de­ses­ti­mu­lou os pou­pa­do­res. Pou­pan­ça bai­xa, bai­xo in­ves­ti­men­to, ten­do, co­mo co­ro­lá­rio, bai­xo cres­ci­men­to eco­nô­mi­co, re­ces­são, su­bli­man­do o pa­no­ra­ma, na atu­al con­jun­tu­ra, de des­pe­sas mai­o­res do que re­cei­tas: in­sol­vên­cia. As ver­bas da­que­les Ban­cos, bem apli­ca­das, ori­en­ta­das, po­de­ri­am rom­per o atu­al de­sa­fio, da es­tag­na­ção.

(Jo­si­as Lu­iz Gui­ma­rã­es, ve­te­ri­ná­rio pe­la UFMG, pós-gra­du­a­do em fi­lo­so­fia po­lí­ti­ca pe­la PUC-GO, pro­du­tor ru­ral)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias