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OPINIÃO

O Brasil racional

Em meio ao ca­os ins­ta­la­do nos mais di­ver­sos se­to­res do mer­ca­do, exis­te um ví­rus que se pro­pa­ga si­len­cio­sa­men­te que tem cor­roí­do o bom de­sem­pe­nho e a pro­du­ti­vi­da­de de pro­fis­si­o­nais de di­ver­sas es­fe­ras de atu­a­ção cau­san­do uma in­sa­tis­fa­ção con­ta­gi­an­te tan­to em pro­fis­si­o­nais quan­to em cli­en­tes.

Bom, por fa­lar em sa­tis­fa­ção, o que se vê nos di­as atu­ais, com to­dos es­ses ma­ni­fes­tos, que já se tor­na­ram co­muns, é jus­ta­men­te um re­fle­xo do ób­vio que não tem si­do en­xer­ga­do. A ne­ces­si­da­de da evo­lu­ção nas re­la­ções in­ter­pes­so­ais. Es­sa é, tal­vez, o mai­or de­sa­fio do ser hu­ma­no que de­se­ja ir além das su­as pró­pri­as fron­tei­ras.

Um dos pes­qui­sa­do­res mais po­pu­la­res da atu­a­li­da­de, o PhD Da­ni­el Go­le­man, mos­tra no seu li­vro “In­te­li­gên­cia Emo­cio­nal”, que pa­ra que o ser hu­ma­no te­nha su­ces­so, ele pre­ci­sa de­sen­vol­ver o QE (quo­ci­en­te emo­cio­nal), ou a in­te­li­gên­cia emo­cio­nal. In­te­li­gên­cia emo­cio­nal, em re­su­mo, é a ca­pa­ci­da­de de se re­la­ci­o­nar con­si­go mes­mo e se au­to mo­ti­var e se re­la­ci­o­nar com os ou­tros de for­ma ple­na. Es­sa é a cha­ve pa­ra que em­pre­sa e pes­so­as al­can­cem o ver­da­dei­ro su­ces­so. Ele ci­ta que “na ver­da­de, o in­te­lec­to não po­de dar o me­lhor de si sem a in­te­li­gên­cia emo­cio­nal”. (2012, p.530)

É ne­ces­sá­rio apren­der com em­pre­sas que in­ves­tem cons­tan­te­men­te em tec­no­lo­gi­as de me­lho­ri­as pa­ra aten­der me­lhor seus cli­en­tes ex­ter­nos e ob­tém su­ces­so ex­tre­mo. Co­mo é o ca­so da Zap­pos.com que cons­tru­iu ob­ses­si­va­men­te uma em­pre­sa ba­se­a­da na cul­tu­ra de pres­tar o me­lhor aten­di­men­to ao con­su­mi­dor e en­ga­jar os fun­cio­ná­rios em um pro­pó­si­to mai­or. Elas vi­sam mui­to mais no “co­mo” o fun­cio­ná­rio vai se com­por­tar e não no “o que” ele tem de ha­bi­li­da­des no cur­rí­cu­lo pa­ra ofe­re­cer. O que mais acon­te­ce é con­tra­tar pes­so­as pe­lo cur­rí­cu­lo e dis­pen­sá-las pe­los com­por­ta­men­tos e com is­so lá se vai o tur­no­ver. O gran­de de­sa­fio é in­ves­tir de ma­nei­ra sá­bia, ou se­ja, uti­li­zar as fer­ra­men­tas cor­re­tas e de fa­to efi­ca­zes.

Du­as fer­ra­men­tas que tem se mos­tra­do re­al­men­te efi­ca­zes, quan­do se fa­la de com­por­ta­men­to de al­ta per­for­man­ce, a pri­mei­ra: o Co­a­ching In­te­gral Sis­tê­mi­co, de­sen­vol­vi­da pe­lo PhD Pau­lo Vi­ei­ra, que já im­pac­tou mais de 20 mil pes­so­as, di­re­ta e in­di­re­ta­men­te e a se­gun­da: fer­ra­men­tas de As­sessment, que tra­çam o per­fil com­por­ta­men­tal do ser hu­ma­no tra­zen­do luz pa­ra su­as po­ten­ci­a­li­da­de e seus pon­tos de me­lho­ria.

(Ir­cley Oli­vei­ra, mas­ter co­ach e mas­ter trai­ner da Fe­bra­cis Bra­sí­lia. Con­ta­to: ir­cle­yo­li­vei­ra@fe­bra­cis.com.br)

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